TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 4 de outubro de 2008

LITURGIA DO DIA - 04/10

Santo do dia
São Francisco de Assis, Patrono da Itália
Diácono e Religioso Fundador
São Crispo, Discípulo de S. Paulo (I Século)

Livro de Job 42,1-3.5-6.12-16

Leitura do Livro de Jó:
1Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 2"Reconheço que podes tudo e que para ti nenhum pensamento é oculto. - 3Quem é esse que ofusca a Providência, sem nada entender? - Falei, pois, de coisas que não entendia, de maravilhas que ultrapassam a minha compreensão. 5Conhecia o Senhor apenas por ouvir falar, mas, agora, eu o vejo com meus olhos. 6Por isso me retrato e faço penitência no pó e na cinza".12O Senhor abençoou a Jó no fim de sua vida mais do que no princípio; ele possuía agora catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13Teve outros sete filhos e três filhas: 14a primeira chamava-se "Rola", a segunda "Cássia", e a terceira "Azeviche". 15Não havia em toda a terra mulheres mais belas que as filhas de Jó. Seu pai lhes destinou uma parte da herança, entre os seus irmãos. 16Depois desses acontecimentos, Jó viveu cento e quarenta anos, e viu seus filhos e os filhos de seus filhos até a quarta geração. E Jó morreu velho e repleto de anos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 119,66.71.75.91.125.130

- Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.
- Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.
- Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!
- Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.
- Para mim foi muito bom ser humilhado, porque assim eu aprendi vossa vontade!
- Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.
- Sei que os vossos julgamentos são corretos, e com justiça me provastes, ó Senhor!
- Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.
- Porque mandastes, tudo existe até agora; todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem!
- Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.
- Sou vosso servo: concedei-me inteligência, para que eu possa compreender vossa Aliança!
- Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.
- Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.
- Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 10,17-24

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: "Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome". 18Jesus respondeu: "Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu". 21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar". 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: "Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Afasta teu coração da tristeza

Quando o homem indeciso fracassa um propósito, a tristeza toma-lhe conta da alma, ela consterna o Santo Espírito e expulsa-O... Afasta pois do teu coração a tristeza e não apagues o Espírito Santo que em ti habita (1 Ts 5, 19), não vá ele falar a Deus em teu desabono e abandonar-te. Porque o Espírito de Deus, que te foi posto na carne, não suporta a tristeza nem a perturbação.Cobre-te de alegria e faz disso um deleite. Eis o que agrada a Deus; eis o que Ele acolhe favoravelmente. Pois todo o homem alegre age bem, pensa bem e espezinha a tristeza. O homem triste, ao contrário, age sempre mal; primeiro, faz o mal porque entristece o Espírito Santo, que alegre foi dado ao homem; depois, cai na impiedade por não orar ao Senhor e por não O louvar. Porque a oração do homem triste nunca tem força para se elevar até ao altar de Deus... Tal como o vinagre, misturado no vinho, lhe adultera o sabor, também a tristeza, misturada com o Santo Espírito, enfraquece a eficácia da oração. Purifica pois o coração dessa tristeza perniciosa, e viverás para Deus, assim como todos os que se tiverem despojado da tristeza e coberto da alegria.

Hermas (séc. II)
O Pastor, 10º preceito
Fonte: Site A.E.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Santo do dia

Bem-aventurados André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Presbíteros e Companheiros Mártires do Brasil (+1645)
Memória. Missa com Prefácio Comum ou dos Mártires.
Primeira Sexta-Feira do mês. Desagravo ao Sagrado Coração de Jesus.
São Dionísio, o Areopagita, discípulo de São Paulo (+ 95)
Santo Evaldo, o Negro, e Santo Evaldo, o Branco, Mártires da Alemanha (Renânia) (+ 695)

Livro de Job 38,1.12-21.40,3-5

Leitura do Livro de Jó.

O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse: “Alguma vez na vida deste ordens à manhã, ou indicaste à aurora o seu lugar, para que ela apanhe a terra pelos quatro cantos, e sejam dela sacudidos os malfeitores? A terra torna a argila compacta, e tudo se apresenta em trajes de gala, mas recusa-se a luz aos malfeitores e quebra-se o braço rebelde. Chegaste perto das nascentes do Mar, ou pousaste no fundo do Oceano? Foram-te franqueadas as portas da Morte, ou viste os portais das Sombras? Examinaste a extensão da Terra? Conta-me, se sabes tudo isso! Qual é o caminho para a morada da luz, e onde fica o lugar das trevas? Poderias alcançá-las em seu domínio e reconhecer o acesso à sua morada? Deverias sabê-lo, pois já tinhas nascido e grande é o número dos teus anos!” Jó respondeu ao Senhor, dizendo: "Fui precipitado. Que te posso responder? Porei minha mão sobre a boca. 5Falei uma vez, não replicarei; uma segunda vez, mas não falarei mais”.

Livro de Salmos 139(138),1-3.7-8.9-10.13-14

— Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
— Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.
R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
— Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.
R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
— Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.
R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
— Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras!
R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 10,13-16

Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

Comentários

Quem vos escuta é a mim que escuta; quem vos rejeita é a mim que rejeita

A Igreja deve ser fiel a Cristo, já que é o Seu Corpo e continua a Sua missão. É necessário que ela « caminhe pela mesma via de Cristo, via de pobreza, obediência, serviço e imolação própria até à morte, da qual Ele saiu vitorioso pela sua ressurreição ». A Igreja, portanto, tem o dever de fazer todo o possível para cumprir a sua missão no mundo e alcançar todos os povos; e tem também o direito, que lhe foi dado por Deus, de levar a termo o seu plano. A liberdade religiosa, por vezes ainda limitada e cerceada, é a premissa e a garantia de todas as liberdades que asseguram o bem comum das pessoas e dos povos. É de se auspiciar que a autêntica liberdade religiosa seja concedida a todos, em qualquer lugar, e para isso a Igreja se empenha a fim de que tal aconteça nos vários Países, especialmente nos de maioria católica, onde ela alcançou uma maior influência. Não se trata porém, de um problema de maioria ou de minoria, mas de um direito inalienável de toda a pessoa humana.Por outro lado, a Igreja dirige-se ao homem no pleno respeito da sua liberdade: a missão não restringe a liberdade, pelo contrário, favorece-a. A Igreja propõe, não impõe nada: respeita as pessoas e as culturas, detendo-se diante do sacrário da consciência Aos que se opõem com os mais diversos pretextos à actividade missionária, a Igreja repete: Abrí as portas a Cristo.
João Paulo IIEncíclica « Redemptoris missio », § 39
Fonte: Site A.E.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Santo do dia

SANTOS ANJOS DA GUARDA. MEMÓRIA.
Hoje a Igreja celebra : Santos Anjos da Guarda

Livro de Êxodo 23,20-23

Leitura do Livro do Êxodo:
Assim diz o Senhor: 20"Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 91(90),1-2.3-4.5-6.10-11
- O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
- O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
- Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: "Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente".
- O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
- O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
- O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
- Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.
- O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
- Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.
- O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.
- Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus Anjos para em todos os caminhos te guardarem.
- O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 18,1-5.10

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Os santos anjos da gurda: a unidade do universo visível e invisível

Desde a Encarnação até a Ascensão, a vida do Verbo Encarnado é cercada da adoração e do serviço dos anjos. Quando Deus "introduziu o Primogénito no mundo, disse: - Adorem-no todos os anjos de Deus" (Hb 1,6). O canto de louvor deles ao nascimento de Cristo não cessou de ressoar no louvor da Igreja: "Glória a Deus..." (Lc 2,14). Protegem a infância de Jesus, servem a Jesus no deserto, reconfortam-no na agonia, embora tivesse podido ser salvo por eles da mão dos inimigos, como outrora fora Israel. São ainda os anjos que "evangelizam", anunciando a Boa Nova da Encarnação e da Ressurreição de Cristo. Estarão presentes no retorno de Cristo, que eles anunciam ao serviço do juízo que o próprio Cristo pronunciará.Do mesmo modo, a vida da Igreja beneficia com a ajuda misteriosa e poderosa dos anjos.Na sua Liturgia, a Igreja associa-se aos anjos para adorar o Deus três vezes Santo; ela invoca a sua assistência (assim em "Para o Paraíso te levem os anjos", da Liturgia dos defuntos, ou ainda no "hino querubínico" da Liturgia bizantina). Além disso, festeja mais particularmente a memória de certos anjos (São Miguel, São Gabriel, São Rafael, os anjos da guarda).Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua protecção e por sua intercessão. "Cada fiel é ladeado por um anjo como protector e pastor para conduzi-lo à vida." Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus.
Catecismo da Igreja Católica§333-336
Fonte: Site A.E.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

LITURGIA DO DIA - 01/10


virgem, doutora da Igreja (+ Lisieux, França, 1897)

Livro de Job 9,1-12.14-16

Leitura do Livro de Jó.

Jó respondeu a seus amigos e disse: Sei muito bem que é assim: como poderia o homem ser justo diante de Deus? Se quisesse disputar com ele, entre mil razões não haverá uma para rebatê-lo. Ele é sábio de coração e poderoso em força; quem poderia enfrentá-lo e ficar ileso? Ele desloca as montanhas, sem que elas percebam e as derruba em sua cólera. Ele abala a terra em suas bases e suas colunas vacilam. Ele manda ao sol que não brilhe e guarda escondidas as estrelas. Sozinho desdobra os céus, e caminha sobre as ondas do mar. Criou a Ursa e o Órion, as Plêiades e as constelações do Sul. Faz prodígios insondáveis, maravilhas sem conta. Se passa junto de mim, não o vejo, e quando se afasta, não o percebo. Se ele apanha uma presa, quem ousa impedi-lo? Quem pode dizer-lhe: — ‘Que está fazendo?’ Quem sou eu para replicar-lhe, e contra ele escolher meus argumentos? Ainda que eu tivesse razão, não poderia replicar, e deveria pedir misericórdia ao meu juiz. Se eu clamasse e ele me respondesse, não creio que daria atenção à minha voz”.

Livro de Salmos 88(87),10-11.12-13.14-15

— Chegue a minha oração até a vossa presença!
R. Chegue a minha oração até a vossa presença!
— Clamo a vós, ó Senhor sem cessar, todo o dia, minhas mãos para vós se levantam em prece. Para os mortos, acaso, faríeis milagres? Poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?
R. Chegue a minha oração até a vossa presença!
— No sepulcro haverá quem vos cante o amor e proclame entre os mortos a vossa verdade? Vossas obras serão conhecidas nas trevas, vossa graça, no reino onde tudo se esquece?
R. Chegue a minha oração até a vossa presença!
— Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, minha prece se eleva até vós desde a aurora. Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minha’alma? E por que escondeis vossa face de mim?
R. Chegue a minha oração até a vossa presença!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 9,57-62

Naquele tempo, enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

Comentários

Quem olha para trás, [...] não está apto para o Reino do Senhor

Meus caros, Paulo, o apóstolo dos pagãos, não contradiz a nossa fé quando diz: «Ainda que tenhamos conhecido a Cristo à maneira humana, agora já não o conhecemos assim» (2 Co 5,16). A ressurreição do Senhor não pôs um termo à sua carne; transformou-a. O aumento da sua força não destruiu a sua substância; a qualidade mudou; a natureza não foi aniquilada. Crucificaram aquele corpo, ferrando-o a pregos: tornou-se inacessível ao sofrimento. Deram-lhe a morte: tornou-se imortal. Assassinaram-no: tornou-se incorruptível. E bem podemos dizer que a carne humana de Cristo não é, com efeito, a que tínhamos conhecido; porque nela deixou de haver vestígio de sofrimento ou de fraqueza. Continua a mesma na sua essência, mas já não é a mesma quanto à glória. Porque nos surpreendemos então que S. Paulo assim se exprima a propósito do corpo de Jesus Cristo, quando diz, ao falar de todos os cristãos que vivem segundo o espírito: «de agora em diante, não conhecemos ninguém à maneira humana». Ele quer desta maneira dizer que a nossa ressurreição começou em Jesus Cristo. N Ele, que morreu por nós, toda a esperança tomou corpo. Deixou de haver em nós dúvida, hesitação, espera desiludida: as promessas começaram a cumprir-se e conseguimos já ver, com os olhos da fé, a graça com que amanhã seremos cumulados. A nossa natureza elevou-se; então, na alegria, já possuímos o objecto da nossa fé [...].Que o povo de Deus tome consciência de que se «está em Cristo, é uma nova criação» (2 Co 5,17). Que compreenda bem Quem o escolheu, e a Quem ele próprio escolheu. Que o ser renovado não volte à instabilidade do seu antigo estado. Que «depois de deitar a mão ao arado» não pare de trabalhar, que cuide do grão que semeou, que não se volte para trás, para o que abandonou [...] È esta a via da salvação; é esta a maneira de imitar a ressurreição que começou com Cristo.
São Leão Magno ( ? - c.461), papa e doutor da Igreja
Sermão 71, para a ressurreição do Senhor; PL 54, 388
Fonte: Site A.E.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 30/09

Santo do dia

SÃO JERÔNIMO. PRESBÍTERO E DOUTOR
Ofício da memória.Missa própria: Prefácio Comum ou dos Pastores.

Livro de Job 3,1-3.11-17.20-23

Leitura do Livro de Jó:

1Jó abriu a boca e amaldiçoou o seu dia, 2dizendo: 3"Maldito o dia em que nasci e a noite em que fui concebido. 11Por que não morri desde o ventre materno, ou não expirei ao sair das entranhas? 12Por que me acolheu um regaço e uns seios me amamentaram? 13Estaria agora deitado e poderia descansar, dormiria e teria repouso, 14com os reis e ministros do país, que construíram para si sepulcros grandiosos; 15ou com os nobres, que amontoaram ouro e prata em seus palácios. 16Ou, então, enterrado como aborto, eu agora não existiria, como crianças que nem chegaram a ver a luz. 17Ali acaba o tumulto dos ímpios, ali repousam os que esgotaram as forças. 20Por que foi dado à luz um infeliz e vida àqueles que têm a alma amargurada? 21Eles desejam a morte que não vem e a buscam mais que um tesouro; 22eles se alegrariam por um túmulo e gozariam ao receberem sepultura. 23Por que, então, foi dado à luz o homem a quem seu próprio caminho está oculto, a quem Deus cercou de todos os lados?"

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 88(87),2-3.4-5.6.7-8

- Chegue a minha oração até a vossa presença.
- Chegue a minha oração até a vossa presença.
- A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, e de noite se eleva até vós meu gemido. Chegue a minha oração até a vossa presença, inclinai vosso ouvido a meu triste clamor!
- Chegue a minha oração até a vossa presença.
- Saturada de males se encontra a minhalma, minha vida chegou junto às portas da morte. Sou contado entre aqueles que descem à cova, toda gente me vê como um caso perdido!
- Chegue a minha oração até a vossa presença.
- O meu leito já tenho no reino dos mortos, como um homem caí­do que jaz no sepulcro, de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre e excluiu por completo de sua atenção.
- Chegue a minha oração até a vossa presença.
- Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, nos locais tenebrosos da sombra da morte. Sobre mim cai o peso do vosso furor, vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.
- Chegue a minha oração até a vossa presença.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 9,51-56

Aclamação (Mc 10,45)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Veio o Filho do Homem, a fim de servir/ e dar sua vida em resgate por muitos.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho (Lc 9,51-56)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: "Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?" 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Recusaram-se a acolhê-lo, porque se dirigia para Jerusalém

Há duas cidades; uma chama-se Babilónia, a outra Jerusalém. O nome de Babilónia significa «confusão»; Jerusalém significa «visão de paz». Olhem verdadeiramente a cidade de confusão para melhor conhecerem a visão de paz; suportem a primeira, aspirem à segunda.O que é que permite distinguir estas duas cidades? Podemos desde já separar uma da outra? Elas estão mescladas uma na outra e, desde o aparecimento do género humano, encaminham-se assim até ao fim dos tempos. Jerusalém nasceu com Abel, Babilónia com Caim... As duas cidades materiais foram construídas mais tarde, mas elas representam simbolicamente as duas cidades imateriais cujas origens remontam ao início dos tempos e que devem durar aqui em baixo até ao fim dos séculos. O Senhor então separá-las-á, quando puser uns à sua direita e outros à sua esquerda (Mt 25,33)...Mas há qualquer coisa que distingue, mesmo agora, os cidadãos de Jerusalém dos cidadãos de Babilónia: são dois amores. O amor a Deus faz Jerusalém; o amor ao mundo faz Babilónia. Perguntem quem amam e saberão de onde são. Se acharem que são cidadãos de Babilónia, arranquem da vossa vida a cobiça, plantai em vós a caridade; se acharem que são cidadãos de Jerusalém, suportai pacientemente o cativeiro, tende esperança na vossa libertação. Com efeito, muito cidadãos da nossa santa mãe Jerusalém (Ga 4,26) estavam de início cativos de Babilónia...Como pode despertar-se em nós o amor a Jerusalém, nossa pátria, da qual a duração do exílio nos fez perder a lembrança? É o próprio Pai quem, a partir de lá, nos escreve e reaviva em nós pelas suas cartas, que são as Santas Escrituras, a nostalgia do regresso.

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hippone (Norte de África) e doutor da IgrejaSermão sobre o Salmo 64
Fonte: Site A.E.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 29/09

Santo do dia
SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL,
ARCANJOS. FESTA
Ofício festivo próprio. II Semana do Saltério.
Na Hora Média, antífonas e salmos do dia de semana.
Missa própria: Glória, Prefácio dos Anjos.

São Miguel Arcanjo Neste dia a Igreja universal celebra a festa dos arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael. "Miguel" que significa: "Quem como Deus?" é o defensor do Povo de Deus no tempo de angústia. É o padroeiro da Igreja universal e aquele que acompanha as almas dos mortos até o céu.

São Gabriel "Gabriel" - que significa "Deus é forte" ou "aquele que está na presença de Deus" - aparece no assim chamado evangelho da infância como mensageiro da Boa Nova do Reino de Deus, que já está presente na pessoa de Jesus de Nazaré, nascido de Maria. É ele quem anuncia o nascimento de João Baptista e de Jesus. Anuncia, portanto, o surgimento de uma nova era, um tempo de esperança e de salvação para todos os homens. É ele quem, pela primeira vez, profere aquelas palavras que todas as gerações hão-de repetir para saudar e louvar a Virgem de Nazaré: "Ave, cheia de graça. O Senhor é convosco".

Arcanjo São Rafael "Rafael"- que quer dizer "medicina dos deuses" ou "Deus cura" - foi o companheiro de viagem de Tobias. É o anjo benfazejo que acompanha o jovem Tobias desde Nínive até à Média; quem o defende dos perigos e patrocina o seu casamento com Sara. É ele quem tira da cegueira o velho Tobias. É aquele que cura, que expulsa os demónios. São Rafael é o companheiro de viagem do homem, seu guia e seu protector nas adversidades.

Livro de Daniel 7,9-10.13-14

Leitura da Profecia de Daniel:

9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.Ou (escolhe-se uma das leituras)Ap 12,7-12aLeitura do Apocalipse de São João:7Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, 8mas foi derrotado, e não se encontrou mais o seu lugar no céu. 9E foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele. 10Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: "Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Porque foi expulso o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite diante do nosso Deus. 11Eles venceram o Dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu próprio testemunho, pois não se apegaram à vida, mesmo diante da morte. 12aPor isso, alegra-te, ó céu, e todos os que viveis nele".

- Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

Livro de Salmos 138(137),1-2.2-3.4-5

- Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor! - Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor! - Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
- Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor! - Eu agradeço o vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
- Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor! - Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: "como a glória do Senhor é grandiosa!".
- Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 1,47-51

Aclamação (Sl 102)

- Aleluia, aleluia, aleluia. - Aleluia, aleluia, aleluia.- Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes,/ seus ministros que fazeis sua vontade!
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Jo 1,47-51)

- O Senhor esteja convosco. - Ele está no meio de nós. - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João. - Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". 48Natanael perguntou: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi". 49Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel". 50Jesus disse: "Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!" 51E Jesus continuou: "Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".

- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Comentários

«Bendizei ao Senhor, todos os Seus anjos, sempre dóceis à Sua palavra» (Sl 103,20)

Muitas páginas da Sagrada Escritura atestam que os anjos existem... Mas é preciso saber que a palavra «anjo» designa a sua função: ser mensageiro. E chamam-se «arcanjos» os que anunciam os acontecimentos mais importantes. É assim que o arcanjo Gabriel é enviado à Virgem Maria; para esta função, para anunciar o maior de todos os acontecimentos, impunha-se enviar um anjo da mais elevada categoria...Semelhantemente, quando se trata de estender um poder extraordinário, é Miguel que é o enviado. Com efeito, a sua acção como o seu nome, querem dizer: «Quem é como Deus?», fazem compreender aos homens que ninguém pode fazer o que pertence apenas a Deus realizar. O antigo inimigo, que desejou por orgulho fazer-se semelhante a Deus, dizia: «Subirei aos céus, estabelecerei o meu trono acima das estrelas de Deus, serei semelhante ao Altíssimo» (Is. 14,13). Mas o Apocalipse diz-nos que no fim dos tempos, assim que ele for abandonado à sua própria força, antes de ser eliminado pelo suplício final, deverá combater contra o arcanjo Miguel: «Travou-se uma batalha no céu: Miguel e os seus anjos pelejavam contra o Dragão. E o Dragão também combatia juntamente com os seus anjos. Mas não prevaleceram; o Dragão e os seus anjos foram precipitados na terra» (Ap 12, 7-9).À Virgem Maria, foi pois Gabriel, cujo nome significa «Força de Deus», que foi enviado; não vinha ele anunciar aquele que quisera manifestar-se num condição humilde, para triunfar do orgulho do demónio? Era pois pela «Força de Deus» que devia ser anunciado aquele que vinha como «o Senhor forte e poderoso, o Senhor herói nas batalhas» (Sl 24,8). Quanto ao arcanjo Rafael, o seu nome significa «Deus cura». Com efeito, foi ele que libertou da escuridão os olhos de Tobias, tocando-os como um médico vindo do alto (Tb 12,14). Aquele que foi enviado para tratar o justo na sua enfermidade bem pode ser apelidado de «Deus cura».

S. Gregório o Grande (c. 540-604), papa e doutor da IgrejaCatequeses sobre o Evangelho, 34, 8-9
Fonte: Site A.E.

domingo, 28 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 28/09

Santo do dia

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM
II Semana do Saltério.Ofício dominical comum.Missa própria: Glória, Credo, Prefácio dos Domingos Comuns. Hoje, se não fosse Domingo, a Igreja celebra : S. Venceslau, rei da Boémia, mártir, +935
S. Lourenço Ruiz e companheiros, mártires, ++1633-37

Livro de Ezequiel 18,25-28

Leitura da Profecia de Ezequiel:

Assim diz o Senhor: 25"Vós andais dizendo: A conduta do Senhor não é correta. Ouvi, vós da casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou antes é a vossa conduta que não é correta?26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. 27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. 28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá, não morrerá".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 25(24),4-5.6-7.8-9

- Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixão.
- Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixão.
- Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,/ e fazei-me conhecer a vossa estrada!/ Vossa verdade me oriente e me conduza,/ porque sois o Deus da minha salvação;/ em vós espero, ó Senhor, todos os dias!
- Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixão.
- Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura/ e a vossa compaixão que são eternas!/ Não recordeis os meus pecados quando jovem,/ nem vos lembreis de minhas faltas e delitos!/ De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia/ e sois bondade sem limites, ó Senhor!
- Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixão.
- O Senhor é piedade e retidão,/ e reconduz ao bom caminho os pecadores./ Ele dirige os humildes na justiça,/ e aos pobres ele ensina o seu caminho.
- Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixão.

Carta aos Filipenses 2,1-11

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:
Irmãos: 1Se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, 2tornai então completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade. 3Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, 4e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro. 5Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus. 6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até à morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. 10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: "Jesus Cristo é o Senhor!" - para a glória de Deus Pai.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 21,28-32

Aclamação
- Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
Minhas ovelhas escutam minha voz,
minha voz estão elas a escutar;
eu conheço, então, minhas ovelhas,
que me seguem, comigo a caminhar!
- Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
Anúncio do Evangelho (Mt 21,28-32)
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e ­anciãos do povo: 28"Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha! 29O filho respondeu: Não quero. Mas depois mudou de opinião e foi.30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: Sim, senhor, eu vou. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?"Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: "O primeiro".Então Jesus lhes disse: "Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele".- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Comentários

Os cobradores de impostos e as meretrizes vão preceder-vos no Reino de Deus

As portas estão abertas a todo aquele que, em sinceridade, com o coração, se voltar para Deus, e o Pai recebe com alegria um filho que verdadeiramente se arrependa. Qual é o sinal do arrependimento verdadeiro? Não voltar a cair em velhos erros e arrancar do coração, pela raiz, os pecados que nos punham em perigo de morte. Quando estes estiverem apagados, Deus virá habitar-nos. Porque, como diz a Escritura, um pecador que se converte e se arrepende encontrará no Pai e nos anjos do céu uma imensa e incomparável alegria (Lc 15,10). Eis por que o Senhor disse : «Eu quero a misericórdia e não os sacrifícios » (Os 6, 6; Mt 9,13); « Não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim na sua conversão » (Ez 33,11). «Mesmo que os vossos pecados sejam como escarlate, tornar-se-ão brancos como a neve. Mesmo que sejam vermelhos como a púrpura, ficarão brancos como a lã.» (Is 1, 18).Só Deus, de facto, pode remir os pecados e não imputar erros, ainda que o Senhor Jesus nos exorte a perdoar, em cada dia, aos irmãos que se arrependem. E se nós, que somos maus, sabemos dar coisas boas aos outros (Mt 7,11), quanto não será capaz de dar «o Pai das misericórdias» (2 Cor 1,3)? O Pai de toda a consolação, que é bom, cheio de compaixão, de misericórdia e de paciência por natureza, espera os que se convertem. E a verdadeira conversão supõe que deixemos de pecar e que não olhemos mais para trás [...]. Lamentemos amargamente, pois, os erros cometidos e peçamos ao Pai que os esqueça. Ele pode, na sua misericórdia, desfazer o que foi feito e, com o orvalho do Espírito, apagar as nossas faltas passadas.

Clemente de Alexandria (150 - c.215), teólogoHomilia «Que rico será salvo?», 39-40
Fonte: Site A. E.