Santo do dia : S. José de Calasanz, presbítero, educador, +1648, S. Luís (IX), rei de França, +1270, Beato Miguel de Carvalho, presbítero, mártir, +1624
LEITURAS
1ª Carta aos Tessalonicenses 3,7-13.
Encontrámos reconforto em vós, irmãos, graças à vossa fé, no meio de todas as nossas angústias e tribulações. Agora sentimo-nos com mais vida, porque estais firmes no Senhor. Que acção de graças poderemos nós dar a Deus por toda a alegria que gozamos, devido a vós, diante do nosso Deus? Nós que, noite e dia, insistentemente, pedimos para rever o vosso rosto e completar o que falta à vossa fé? Que o próprio Deus, nosso Pai, e Nosso Senhor Jesus nos encaminhem até vós. O Senhor vos faça crescer e superabundar de caridade uns para com os outros e para com todos, tal como nós para convosco; que Ele confirme os vossos corações irrepreensíveis na santidade diante de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de Nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.
Livro de Salmos 90(89),3-4.12-13.14.17.
Tu podes reduzir o homem ao pó, dizendo apenas: "Voltai ao pó, seres humanos!"Mil anos, diante de ti, são como o dia de ontem, que passou, ou como uma vigília da noite. Ensina nos a contar assim os nossos dias, para podermos chegar ao coração da sabedoria.Volta, Senhor! Até quando... Tem compaixão dos teus servos. Sacia nos pela manhã com os teus favores, para podermos cantar e exultar todos os dias. Venham sobre nós as graças do Senhor, nosso Deus! Confirma em nosso favor a obra das nossas mãos.
Naquele tempo. disse Jesus aos seus discípulos: «Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Ficai sabendo isto: Se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a casa. Por isso, estai também preparados, porque o Filho do Homem virá na hora em que não pensais.» «Quem julgais que é o servo fiel e prudente, que o senhor pôs à frente da sua família para os alimentar a seu tempo? Feliz esse servo a quem o senhor, ao voltar, encontrar assim ocupado. Em verdade vos digo: Há-de confiar-lhe todos os seus bens. Mas, se um mau servo disser consigo mesmo: 'O meu senhor está a demorar’, e começar a bater nos seus companheiros, a comer e a beber com os ébrios, o senhor desse servo virá no dia em que ele não o espera e à hora que ele desconhece; vai afastá-lo e dar-lhe um lugar com os hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade Jesus, The Word to be spoken, cap. 10
«Feliz esse servo a quem o senhor, ao voltar, encontrar assim ocupado»
Se às vezes temos a impressão de que o Mestre se foi embora, não será por nos termos afastado desta ou daquela irmã? Uma coisa nos assegurará sempre o céu: os actos de caridade e a gentileza com que tenhamos preenchido a nossa vida. Nunca saberemos o bem que um simples sorriso pode suscitar. Aos outros dizemos como Deus é grande, compreensivo e indulgente― seremos nós a prova viva disso mesmo? Dar-se-ão eles verdadeiramente conta de que essa grandeza, essa compreensão e essa indulgência vivem em nós?
Nenhum comentário:
Postar um comentário