TRANSLATOR GOOGLE

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

LITURGIA DO DIA - 21/12

Últimos dias feriais do Advento - 21 de Dezembro




Livro de Cântico dos Cânticos 2,8-14.


Eis a voz de meu amado! Ei-lo que chega, correndo pelos montes, saltando sobre as colinas. O meu amado é semelhante a um gamo ou a um filhote de gazela. Ei-lo que espera, por detrás do nosso muro, olhando pelas janelas, espreitando pelas frinchas. Fala o meu amado e diz-me: Ele Levanta-te! Anda, vem daí,ó minha bela amada! Eis que o Inverno já passou, a chuva parou e foi-se embora; despontam as flores na terra, chegou o tempo das canções, e a voz da rola já se ouve na nossa terra; a figueira faz brotar os seus figos e as vinhas floridas exalam perfume. Levanta-te! Anda, vem daí, ó minha bela amada! Minha pomba, nas fendas do rochedo, no escondido dos penhascos, deixa-me ver o teu rosto, deixa-me ouvir a tua voz. Pois a tua voz é doce e o teu rosto, encantador.


Livro de Salmos 33(32),2-3.11-12.20-21.


Louvai o SENHOR com a cítara; cantai-lhe salmos com a harpa de dez cordas.Cantai lhe um cântico novo, tocai com arte por entre aclamações.Só o plano do Senhor permanece para sempre, e os desígnios do seu coração, por todas as idades.Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que Ele escolheu para sua herança.A nossa alma espera no Senhor; Ele é o nosso amparo e o nosso escudo.Nele se alegra o nosso coração e em seu nome santo confiamos.


Evangelho segundo S. Lucas 1,39-45.


Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.»


Comentário ao Evangelho do dia feito por Liturgia bizantina Hino acatista à Mãe de Deus (séc. VII)


«O menino saltou de alegria no meu seio»



Com o Menino em seu seio, Maria dirigiu-se à pressa para casa de sua prima Isabel. Ao ouvir a saudação de Maria, logo o menino se regozijou, saltando de alegria como que para cantar à Mãe de Deus:

Alegra-te, tu que és botão da flor imortal

Alegra-te, tu que és pomar de onde brota o fruto de vida

Alegra-te, jardim do Senhor, amigo dos homens (Sb 1,6)

Alegra-te, gérmen do crescimento da vida

Alegra-te, tu que és campo onde se produz a abundância da redenção

Alegra-te, mesa santa da reconciliação para o pecado

Alegra-te, tu que nos cultivas um jardim de beleza

Alegra-te, tu que preparas, para a nossa alma, um refúgio de paz

Alegra-te, que és incenso de oferenda agradável a Deus (Gn 8,21)

Alegra-te, pois que em ti o universo inteiro encontra reconciliação

Alegra-te, tu que és graça de Deus para todos os homens

Alegra-te, advogada nossa junto do Senhor

Alegra-te, Esposa não desposada


Ficou o prudente José em extrema perturbação, com a alma sacudida por uma tempestade de pensamentos: ele, que era conhecedor da tua virgindade, agora duvidava de ti, ó mãe imaculada.

Mas, quando soube que O que tivera sido gerado em ti provinha do Espírito Santo (Mt 1,20), exclamou: «Aleluia, aleluia, aleluia».


Quando os pastores ouviram os anjos cantar a incarnação de Cristo, correram para junto do seu Bom Pastor, a contemplar o Cordeiro recém-nascido no colo de Maria. Exultaram, cantando:Alegra-te, mãe do Cordeiro e do Bom Pastor (Jo 1,29; 10,14)

Alegra-te, redil onde as ovelhas se reúnem (Jo 10,16)

Alegra-te, protecção contra os lobos que as arrebatam (v. 12) Alegra-te, pois tu abres as portas do paraíso

Alegra-te, pois os céus rejubilam com a terra (Lc 2,14)

Alegra-te, pois os homens exultam com os anjos

Alegra.te, pois tu dás segurança à palavra dos apóstolos

Alegra-te, pois tu dás força ao testemunho dos mártires

Alegra-te, coluna firme que nos seguras a fé

Alegra-te, pois tu conheces o esplendor da graça

Alegra-te, pois que por ti os infernos se esvaziaram

Alegra-te, pois, por ti, nos cobrimos de glória Alegra-te, Esposa não desposada. [...]


Quando contemplamos este singular nascimento, sentimo-nos estranhos no mundo habitual e o espírito volta-se para as realidades do alto, porque foi descendo aqui, humilhando-Se, que o Altíssimo Se revelou aos homens, para elevar todos os que Lhe cantam: «Aleluia, aleluia, aleluia».


Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: