TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 8 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 08/03

Santo do Dia

IV SEMANA DA QUARESMA
Hoje a Igreja celebra : S. João de Deus, religioso, fundador, +1550
S. João de Ávila, confessor, +1569
São Miguel Kosaki de Isco, terceiro franciscano, mártir, +1597

Livro de Jeremias 11,18-20

Leitura do Livro do Profeta Jeremias:
18Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. 19Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra mim: "Vamos cortar a árvore em toda a sua força, eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado". 20E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 7,2-3.9-10.11-12

- Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.
- Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.
- Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: vinde salvar-me do inimigo, libertai-me! Não aconteça que agarrem minha vida como um leão que despedaça a sua presa, sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me!
- Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.
- Julgai-me, Senhor Deus, como eu mereço e segundo a inocência que há em mim! Ponde um fim à iniqüidade dos perversos, e confirmai o vosso justo, ó Deus-Justiça, vós que sondais os nossos rins e corações.
- Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.
- O Deus vivo é um escudo protetor, e salva aqueles que têm reto coração. Deus é juiz, e ele julga com justiça, mas é um Deus que ameaça cada dia.
- Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 7,40-53

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: "Este é, verdadeiramente, o Profeta". 41Outros diziam: "Ele é o Messias". Mas alguns objetavam: "Porventura o Messias virá da Galiléia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?" 43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: "Por que não o trouxestes?" 46Os guardas responderam: "Ninguém jamais falou como este homem". 47Então os fariseus disseram-lhes: "Também vós vos deixastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!"50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51"Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?" 52Eles responderam: "Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galiléia não surge profeta". 53E cada um voltou para sua casa.- Palavra da Salvação.- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Pela sua cruz, Cristo reune os homens divididos e dispersos
A nova aliança instituiu-a Cristo, como novo testamento no Seu sangue (cfr. 1 Cor. 11,25), chamando o Seu povo de entre os judeus e os gentios, para formar um todo, não segundo a carne mas no Espírito e tornar-se o Povo de Deus...: «raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo conquistado... que outrora não era povo, mas agora é povo de Deus» (1 Ped. 2, 9-10). Este povo messiânico, ainda que não abranja de facto todos os homens, e não poucas vezes apareça como um pequeno rebanho, é, contudo, para todo o género humano o mais firme germe de unidade, de esperança e de salvação. Estabelecido por Cristo como comunhão de vida, de caridade e de verdade, é também por Ele assumido como instrumento de redenção universal e enviado a toda a parte como luz do mundo e sal da terra (cfr. Mt. 5, 13-16)... Aos que se voltam com fé para Cristo, autor de salvação e princípio de unidade e de paz, Deus chamou-os e constituiu-os em Igreja, a fim de que ela seja para todos e cada um sacramento visível desta unidade salutar. Destinada a estender-se a todas as regiões, ela entra na história dos homens, ao mesmo tempo que transcende os tempos e as fronteiras dos povos. Caminhando por meio de tentações e tribulações, a Igreja é confortada pela força da graça de Deus que lhe foi prometida pelo Senhor para que não se afaste da perfeita fidelidade por causa da fraqueza da carne, mas permaneça digna esposa do seu Senhor, e, sob a acção do Espírito Santo, não cesse de se renovar até, pela cruz, chegar à luz que não conhece ocaso.

Concílio Vaticano II
Constituição Apostólica sobre a Igreja, "Lumen Gentium", nº. 9

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

sexta-feira, 7 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 07/03


Santo do Dia

IV SEMANA DA QUARESMA
Hoje a Igreja celebra :
S. Saturnino, mártir, séc. IV
S. Pedro Sukeyiro, terceiro franciscano, mártir, +1597

Livro de Sabedoria 2,1.12-22

Leitura do Livro da Sabedoria:
1aDizem entre si os ímpios, em seus falsos raciocínios: 12"Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. 13Ele declara possuir o conhecimento de Deus e chama-se Filho de Deus. 14Tornou-se uma censura aos nossos pensamentos e só o vê-lo nos é insuportável; 15sua vida é muito diferente da dos outros, e seus caminhos são imutáveis. 16Somos comparados por ele à moeda falsa e foge de nossos caminhos como de impurezas; proclama feliz a sorte final dos justos e gloria-se de ter a Deus por pai. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovaremos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é filho de Deus, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos.
19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro".21Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos, 22não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 34(33),17-18.19-20.21.23

- Do coração atribulado está perto o Senhor.
- Do coração atribulado está perto o Senhor.
- O Senhor volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.
- Do coração atribulado está perto o Senhor.
- Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.
- Do coração atribulado está perto o Senhor.
- Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, e nenhum deles haverá de se quebrar. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera.
- Do coração atribulado está perto o Senhor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 7,1-2.10.25-30

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo João.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galiléia. Evitava andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas. 25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: "Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é". 28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: "Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou". 30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Procuravam, então, prendê-lo, mas ninguém Lhe deitou a mão, porque ainda não chegara a Sua hora.
Procurar Jesus é muitas vezes um bem, porque é o mesmo que procurar o Verbo, a verdade e a sabedoria. Mas vocês vão dizer que as palavras “procurar Jesus” são por vezes pronunciadas a propósito dos que lhe querem mal. Por exemplo: “Procuravam, então, prendê-lo, mas ninguém Lhe deitou a mão, porque ainda não chegara a Sua hora”. “Eu sei que sois a descendência de Abraão, mas vós procurais matar-me porque a Minha palavra não tem cabimento em vós” (Jo 8,37). “Mas vós procurais matar-me, a Mim que vos disse a verdade que ouvi a Deus!” (Jo 8,40).Estas palavras… não se opõem a esta outra: “Quem procura encontra” (Mt 7,8). Existem sempre diferenças entre os que procuram Jesus: nem todos O procuram sinceramente para a sua salvação e para obter a Sua ajuda. Há homens que O procuram por inumeráveis razões muito longínquas do bem. É por isso que só os que O procuraram de coração sincero encontraram a paz, aqueles de quem se pode verdadeiramente dizer que procuram o Verbo que está com Deus (Jo 1,1), para que Ele os leve a Seu Pai… Ele ameaça ir-se embora se não é acolhido: “Eu vou-me embora: vós haveis de Me procurar” (Jo 8,21)… Ele sabe de quem se afasta e junto de quem permanece sem ser ainda encontrado, para que se O procuram O encontrem no tempo favorável.
Orígenes (cerca 185-253), padre e teólogo
Comentário a S. João, 19,12
Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

quinta-feira, 6 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 06/03


Santo do Dia

IV SEMANA DA QUARESMA
A Igreja celebra hoje:
S. Cónon de Isáuria, o jardineiro, mártir, +251
Santo Olegário, bispo, +1136
Beato Jeremias de Valáquia, presbítero, +1625


Livro de Êxodo 32,7-14

Leitura do Livro do Êxodo:
Naqueles dias, 7o Senhor falou a Moisés: "Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito. 8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!"9E o Senhor disse ainda a Moisés: "Vejo que este é um povo de cabeça dura. 10Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação". 11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: "Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? 12Não permitais, te peço, que os egípcios digam: Foi com má intenção que ele os tirou, para fazê-los perecer nas montanhas e exterminá-los da face da terra. Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniqüidade do teu povo.13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo: Tornarei os vossos descendentes tão numerosos quanto as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre". 14E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer a seu povo.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 106(105),19-20.21-22.23

- Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!
- Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo! Construíram um bezerro no Horeb e adoraram uma estátua de metal; eles trocaram o seu Deus, que é sua glória, pela imagem de um boi que come feno.
- Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!
- Esqueceram-se do Deus que os salvara, que fizera maravilhas no Egito; no país de Cam fez tantas obras admiráveis, no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.
- Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!
- Até pensava em acabar com sua raça, se não tivesse Moisés, o seu eleito, interposto, intercedendo junto a ele, para impedir que sua ira os destruísse.
- Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 5,31-47
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo João.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31"Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: 46Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Foi de mim que falaram na Escritura

“O rosto de Moisés resplandecia porque ele tinha falado com Deus. Aarão e todos os Israelitas o viram… e tiveram medo de se aproximarem dele… Quando Moisés acabou de lhes falar, cobriu o rosto com um véu” (Ex 34,29s). O brilho com o qual o rosto de Moisés resplandecia, era Cristo que brilhava nele; mas não se mostrou aos olhos dos Hebreus; eles não o viram… Todo o Antigo Testamento se nos apresenta velado, como Moisés, o símbolo de toda a profecia. Por detrás desse véu, estendido sobre os livros dos profetas, aparece Cristo, augusto juiz, sentado sobre o seu trono de glória…Se Moisés estava velado, que outro profeta poderia descobrir a face? Por conseguinte, a seguir a ele, todos estavam velados nos seus discursos. Simultaneamente, anunciavam e cobriam; apresentavam a sua mensagem, e ao mesmo tempo encobriam-na com um véu… É porque Jesus brilhava nos seus livros que um véu o escondia aos olhos, véu que proclamava a todo o universo que as palavras das Santas Escrituras tinham um sentido escondido…Nosso Senhor levantou este véu quando explicou os mistérios ao universo inteiro. Pela sua vinda, o Filho de Deus descobriu o rosto de Moisés velado até então, palavras ininteligíveis. A nova aliança veio iluminar a velha; o mundo pode enfim apoderar-se dessas palavras que mais nada encobre. O Senhor, nosso Sol, elevou-se sobre o mundo e iluminou toda a criatura; mistério, enigmas são finalmente esclarecidos. O véu que cobria os livros foi levantado e o mundo contempla o Filho de Deus com o rosto descoberto.
Jacques de Saroug (cerca 449-521), monge e bispo sírio
Homilia sobre o véu de Moisés
Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

quarta-feira, 5 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 05/03

Santo do Dia

IV SEMANA DA QUARESMA
Hoje a Igreja celebra :
S. João José da Cruz, religioso, +1737,Santo Adriano, mártir, +308
S. Teófilo, bispo, +195

Livro de Isaías 49,8-15

Leitura do Livro do Profeta Isaías:
Isto diz o Senhor: "Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 9para dizer aos que estão presos: Saí! e aos que estão nas trevas: Mostrai-vos. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes dágua.11Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 12Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim". 13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres.
14Disse Sião: "O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!" 15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém não me esquecerei de ti.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 145(144),8-9.13-14.17-18

- Misericórdia e piedade é o Senhor.
- Misericórdia e piedade é o Senhor.
- Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
- Misericórdia e piedade é o Senhor.
- O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.
- Misericórdia e piedade é o Senhor.
- É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.
- Misericórdia e piedade é o Senhor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 5,17-30

Jesus Cristo, sois bendito, sois o Ungido de Deus Pai!
– Eu sou a ressurreição, eu sou a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá!
JesusCristo, sois bendito, sois o Ungido de Deus Pai!
- O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: "Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho". 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. 19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: "Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. 21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. 24Em verdade, em verdade, eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo.
27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. 30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Os mortos vão ouvir a voz do Filho de Deus

[Cristo fala]
Os que não me reconheceram não tiveram esse benefício; Estive escondido para os que não me possuíam. Estou junto daqueles que me amam. Todos os os meus perseguidores estão mortos; Os que me sabiam vivo procuraram-me. Ressuscitei, estou com eles, falo pela sua boca. Eles repeliram os seus perseguidorese sobre eles lancei o jugo do meu amor. Como o braço do noivo sobre a noiva (cf. Ct 2,6),assim é o meu jugo sobre os que me conhecem. Como a tenda das núpcias armada em casa do noivo, assim o meu amor protege aqueles que crêem em mim. Eu não fui condenado,embora o parecesse. Não pereci, embora o tenham imaginado. A mansão dos mortos viu-mee foi vencida, a morte deixou-me partir, e a muitos outros, comigo. Fui fel e vinagre para ela; Desci, com ela, toda a profundidade da sua mansão, e a morte rendeu-se, não pôde suportar o meu rosto. Reuni entre os seus mortos uma assembleia de vivos (cf. 1P3,19; 4,6). Falei-lhes com lábios vivos, de modo que a minha palavra não fosse vã. Correram para mim os que estavam mortos; e gritaram dizendo: «Tem piedade de nós, Filho de Deus, procede conosco conforme a tua graça. Faz-nos sair dos laços das trevas, abre-nos a porta, para que cheguemos a ti. Vemos que a nossa mortenão se apoderou de ti. Sejamos também libertados contigo, pois és o nosso Salvador». Ouvi as suas vozes, e a sua fé, guardei-a no meu coração. Na sua fronte tracei o meu nome(Ap 14,1) Eles são livres e pertencem-me.
Aleluia!

Odes de Salomão (texto cristão hebraico do início do sec.II)
nº. 42

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

terça-feira, 4 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 04/03

Santo do dia

IV SEMANA DO TEMPO DA QUARESMA
Hoje a Igreja celebra : S. Casimiro, príncipe da Polónia, penitente, +1484
S. Lúcio I, papa, mártir, +254
Beato Cristóvão de Milão, presbítero, +1485


Livro de Ezequiel 47,1-9.12

Leitura da Profecia de Ezequiel:Naqueles dias, 1o anjo fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, ao sul do altar.2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até a porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 3Quando o homem saiu na direção leste, tendo uma corda de medir na mão, mediu quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos tornozelos.4Mediu mais quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos joelhos. 5Mediu mais quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me à cintura. Mediu mais quinhentos metros, e era um rio que eu não podia atravessar. Porque as águas haviam crescido tanto, que se tornaram um rio impossível de atravessar, a não ser a nado. 6Ele me disse: "Viste, filho do homem?" Depois fez-me caminhar de volta pela margem do rio. 7Voltando, eu vi junto à margem muitas árvores, de um e de outro lado do rio. 8Então ele me disse: "Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis.9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio. 12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 46(45),2-3.5-6.8-9

— Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.
Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.
— O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares.
Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.
— Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.
Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.
— Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó! Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo.
Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.


Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 5,1-3.5-16

— O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
Glória a vós, Senhor.
1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: "Queres ficar curado?" 7O doente respondeu: "Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente". 8Jesus disse: "Levanta-te, pega tua cama e anda". 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: "É sábado! Não te é permitido carregar tua cama". 11Ele respondeu-lhes: "Aquele que me curou disse: Pega tua cama e anda". 12Então lhe perguntaram: "Quem é que te disse: Pega tua cama e anda?" 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: "Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior". 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

A pia baptismal dá-nos a cura
Descei, irmãos, e revesti-vos do Espírito Santo nas águas baptismais;Uni-vos aos seres espirituais que servem o nosso Deus.Bendito Aquele que instituiu o Baptismo para o perdão dos filhos de Adão!Esta água é o fogo secreto que ferra a marca em seu rebanho,com os três nomes espirituais que espantam o Mal (cf. Ap 3, 12)...João atestou do nosso Salvador: «Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo» (Mt 3,11).Eis, irmãos, o fogo e o Espírito, no verdadeiro Baptismo.Mais poder tem na verdade o Baptismo, do que o Jordão, esse riachozinho:com suas vagas de água e de óleo santo, ele lava o pecado de todos os humanos.Eliseu, mergulhando nele sete vezes, limpara Naaman da lepra (2R 5,10);mas o Baptismo purifica-nos dos pecados que estão escondidos na alma.Moisés baptizara o povo no mar (1Cor 10, 2),sem lhe poder, contudo, lavar por dentro o coração,manchado como estava do pecado.Agora, eis que um padre, semelhante a Moisés, lava da alma as suas manchas,e, com o óleo, marca os cordeiros novos para o Reino...Pela água nascente do rochedo foi a sede do povo saciada (Ex 17,1s);Por Cristo e pela sua fonte, eis saciada a sede das nações...Do lado de Cristo, eis que corre uma fonte que dá a vida (Jo 19, 34);bebendo dela, os povos sequiosos esqueceram suas queixas.Verte, Senhor, sobre a minha fraqueza, o teu orvalho;pelo teu sangue, perdoa os meus pecados.Que eu seja incluído no número dos teus santos, à tua direita.

Santo Efrem (c.306-373), diácono na Síria, doutor da Igreja
Quinto hino para a Epifania

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

segunda-feira, 3 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 03/03

Santo do Dia

IV SEMANA DA QUARESMA
Hoje a Igreja celebra :
S. Marino, centurião romano, mártir, +260
Santo Astério, mártir, +260
Beato Inocêncio de Berzo, presbítero, +1890


Livro de Isaías 65,17-21

Leitura do Livro do Profeta Isaías:
Assim fala o Senhor: 17Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. 18Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria. 19Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. 20Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos, passará por maldito. 21Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos. - Palavra do Senhor.- Graças a Deus.

Livro de Salmos 30,2.4.5-6.11-13

- Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!
- Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!
- Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!
- Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!
- Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.
- Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!
- Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!
- Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 4,43-54

- Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
- Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; então, o senhor, nosso Deus, convosco estará!
- Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo João.
- Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galiléia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galiléia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus tinha feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galiléia, onde havia transformado água em vinho. Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judéia para a Galiléia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: "Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais". 49O funcionário do rei disse: "Senhor, desce, antes que meu filho morra!" 50Jesus lhe disse: "Podes ir, teu filho está vivo". O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. 51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: "A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde". 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: "Teu filho está vivo". Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judéia para a Galiléia.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Se não virdes sinais extraordinários e prodígios, não acreditais

«Aquele que pretender sondar a majestade divina será oprimido pela sua glória» (Pr 25, 27 Vulg). Deus não deu ao homem inteligência suficiente para que lhe seja possível o conhecimento total […]; o que te é exigido, é uma fé sólida e uma vida pura, e não um conhecimento universal. Se por vezes não consegues compreender e apreender o que está abaixo de ti, como poderás compreender o que te está acima? Abandona-te a Deus, submete a tua razão à fé, e ser-te-á dada a luz necessária.Alguns são tentados sobre a fé e o Santíssimo Sacramento; pode haver nisso uma sugestão do inimigo. Não te deixes portanto assaltar pelas dúvidas que o diabo te inspira, nem te atormentes com os pensamentos que ele te sugere, mas crê na palavra de Deus, crê nos seus santos e profetas, que de ti fugirá o espírito maligno. É por vezes muito proveitoso aos servos de Deus sofrer estas tribulações. De facto, não é aos infiéis e aos pecadores que o diabo tenta, pois sabe que os tem já na mão; é aos fiéis e aos que querem a Deus que ele tenta, por todos os meios, para os possuir.Caminha pois na senda do Senhor com fé simples e inabalável; aproxima-te d’Ele com humildade e respeito, e tudo aquilo que não puderes compreender, confia-o a Deus todo-poderoso. Deus não engana ninguém, mas bem pode enganar-se aquele que confia demasiado em si próprio. Deus está com os simples, revela-se aos humildes, «dá inteligência aos pequenos» (Sl 118,130), indica o caminho às almas puras, mas oculta a sua graça aos curiosos e soberbos. A razão humana é muitas vezes dada ao erro, mas a verdadeira fé é infalível. A razão e a investigação racional devem seguir a fé; não precedê-la, nem combatê-la.

Imitação de Cristo, tratado espiritual do séc. XV
IV, 18

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

domingo, 2 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 02/03

Santo do Dia

IV DOMINGO DA QUARESMA
Quarto domingo da Quaresma (semana IV do saltério)
Hoje a Igreja celebra : Santa Inês de Praga, religiosa, +1282
S. Simplício, papa, +483

Livro de 1º Samuel 16,1.6-7.10-13

Leitura do Primeiro Livro de Samuel:
Naqueles dias, o Senhor disse a Samuel: 1bEnche o chifre de óleo e vem para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos. 6Assim que chegou, Samuel viu a Eliab e disse consigo "Certamente é este o ungido do Senhor!"7Mas o Senhor disse-lhe: "Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração".10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: "O Senhor não escolheu a nenhum deles". 11E acrescentou: "Estão aqui todos os teus filhos?"Jessé respondeu: Resta ainda o mais novo que está apascentando as ovelhas". E Samuel ordenou a Jessé: "Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa enquanto ele não chegar".
12Jessé mandou buscá-lo. Era Davi, ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: "Levanta-te, unge-o: é este!"13aSamuel tomou o chifre com óleo e ungiu a Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia o espírito do Senhor se apoderou de Davi.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 23(22),1-3.3-4.5.6

- O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma.
- O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma.
- O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma./ Pelos prados e campinas verdejantes/ ele me leva a descansar./ Para as águas repousantes me encaminha,/ e restaura as minhas forças.
- O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma.
- Ele me guia no caminho mais seguro,/ pela honra do seu nome./ Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,/ nenhum mal eu temerei./ Estais comigo com bastão e com cajado,/ eles me dão a segurança!
- O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma.
- Preparais à minha frente uma mesa,/ bem à vista do inimigo;/ com óleo vós ungis minha cabeça,/ e o meu cálice transborda.
- O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma.
- Felicidade e todo bem hão de seguir-me,/ por toda a minha vida;/ e, na casa do Senhor, habitarei/ pelos tempos infinitos.
- O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma.

Carta aos Efésios 5,8-14

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:Irmãos:

8Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. 9E o fruto da luz chama-se: bondade, justiça, verdade. 10Discerni o que agrada ao Senhor. 11Não vos associeis às obras das trevas, que não levam a nada; antes, desmascarai-as. 12O que essa gente faz em segredo, tem vergonha até de dizê-lo.13Mas tudo que é condenável torna-se manifesto pela luz; e tudo o que é manifesto é luz. 14É por isso que se diz: "Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 9,1-41

- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, ? segundo João.
- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: "Vai lavar-te na piscina de Siloé" (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego - pois ele era mendigo - diziam: "Não é aquele que ficava pedindo esmola?" 9Uns diziam: "Sim, é ele!" Outros afirmavam: "Não é ele, mas alguém parecido com ele".Ele, porém, dizia: "Sou eu mesmo!" 13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: "Colocou lama sobre os meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!" 16Disseram, então, alguns dos fariseus: "Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado". Mas outros diziam: "Como pode um pecador fazer tais sinais?"17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: "E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?" Respondeu: "É um profeta".34Os fariseus disseram-lhe: "Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?" E expulsaram-no da comunidade.35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: "Acreditas no Filho do Homem?" 36Respondeu ele: "Quem é, Senhor, para que eu creia nele?" 37Jesus disse: "Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo". Exclamou ele: 38"Eu creio, Senhor!" E prostrou-se diante de Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Ele foi, lavou-se e regressou a ver

Deus todo-poderoso, nosso Benfeitor, Criador do Universo,Escuta os meus gemidos, que estou em perigo.Liberta-me do medo e da angústia;Liberta-me com a tua força poderosa, Tu que tudo podes.Senhor Cristo, rasga as malhas desta rede que me envolve com a espada da tua cruz vitoriosa, que é a arma da vida.Por todos os lados esta rede me envolve, me aprisiona, a mim, cativo, para me fazer perecer;Conduz para o repouso os meus cambaleantes e oblíquos passos.Cura a febre que me sufoca o coração.Perante ti sou culpado, liberta-me da inquietação, fruto da invenção diabólica,Faz desaparecer a escuridão da minha alma angustiada [.].Renova-me na alma a imagem de luz da glória do teu nome, grande e poderoso.Intensifica o brilho da tua graça na beleza do meu rostoE na efígie dos olhos do meu espírito, a mim, que do barro nasci (Gn 2,7).Corrige em mim, refaz, com maior fidelidade, a imagem que reflecte a tua (Gn 1,26).Com a tua pureza luminosa faz desaparecer as minhas trevas, a mim, que sou pecador.Inunda a minha alma com a tua luz divina, viva, eterna, celeste,Para que em mim se torne maior a semelhança com o Deus Trinitário.Só Tu, ó Cristo, és bendito com o PaiPara louvor do teu Espírito SantoPelos séculos dos séculos. Ámen.

Gregório de Narek (c. 944 - c. 1010), monge e poeta arménio
Livro de orações, n.° 40

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho