TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 5 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 05/07

Santo do dia

XIII SEMANA DO TEMPO COMUM
Hoje a Igreja celebra :
(Memória Facultativa)

Livro de Amós 9,11-15

Leitura da Profecia de Amós:
Assim diz o Senhor: 11Naquele dia, reerguerei a tenda de Davi, em ruínas, e consertarei seus estragos, levantando-a dos escombros, e reconstruindo tudo, como nos dias de outrora; 12deste modo possuirão todos o resto de Edom e das outras nações, que são chamadas com o meu nome, diz o Senhor, que tudo isso realiza.13Eis que dias virão, diz o Senhor, em que se seguirão de perto quem ara e quem ceifa, o que pisa as uvas e o que lança a semente; os montes destilarão vinho e as colinas parecerão liquefazer-se. 14Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo; eles reconstruirão as cidades devastadas, e as habitarão, plantarão vinhas e tomarão o vinho, cultivarão pomares e comerão seus frutos. 15Eu os plantarei sobre o seu solo e eles nunca mais serão arrancados de sua terra, que eu lhes dei", diz o Senhor teu Deus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 85,9.11-12.13-14

- O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
- O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
- Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração.
- O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
- A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.
- O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
- O Senhor nos dará tudo o que é bom, e nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.
- O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 9,14-17

Aclamação (Jo 10,27)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Minhas ovelhas escutam minha voz,/ eu as conheço e elas me seguem.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho (Mt 9,14-17)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?" 15Disse-lhes Jesus: "Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.16Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

«O Esposo está com eles»

O pecado de Adão foi comunicado a todo o género humano, a todos os seus filhos [...] Portanto, é necessário que a justiça de Cristo seja comunicada a todo o género humano; tal como Adão, pelo pecado, fez perder a vida à sua descendência, também Cristo, pela justiça, dará a vida aos seus filhos [cf Rm 5,19ss) [...].No fim dos tempos, Cristo recebeu de Maria uma alma e a nossa carne. A esta carne, veio Ele salvá-la; Ele não a entregou na morada dos mortos (Sl 15,10), mas uniu-a ao seu espírito e fê-la sua. São as núpcias do Senhor, a sua união a uma só carne, a fim de que, segundo «o grande mistério», sejam «dois uma só carne»: Cristo e a Igreja (Ef 5,31). O povo cristão nasceu destas núpcias, sobre as quais desceu o Espírito do Senhor. Essas sementes vindas do céu dispersaram-se na substância das nossas almas e aí se misturaram. Desenvolvemo-nos então nas entranhas da nossa Mãe e, crescendo no seu seio, recebemos a vida em Cristo. É por isso que o apóstolo Paulo diz: «o primeiro homem, Adão, foi feito um ser vivente e o último Adão, um espírito que vivifica.»É assim que Cristo gera filhos na Igreja através dos seus padres, como o diz o mesmo apóstolo: «porque fui eu que vos gerei em Cristo Jesus, pelo Evangelho» (1 Cor 4,15). E é assim pelo Espírito de Deus: Cristo faz nascer o homem novo formado no seio da sua mãe e posto no mundo na pia baptismal, pelas mãos do padre, com a fé por testemunho. [...] É pois preciso acreditar que podemos nascer [...] e que é Cristo quem nos dá a vida. O apóstolo João o diz: «A quantos O receberam, aos que nele crêem, deu-lhes o poder de se tirnarem filhos de Deus». Ele deu o poder de serem filhos de Deus» (Jo 1,12).
São Paciano de Barcelona ( ? - c.390), bispo
Homilia sobre o batismo
Fonte: Site Arautos do Evangelho

sexta-feira, 4 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 04/07

Santo do dia

XIII SEMANA DO TEMPO COMUM
Hoje a Igreja celebra :
Santa Isabel de Portugal, rainha, +1336
(Memória Facultativa)
Rainha Santa Isabel
Filha do rei D. Pedro II de Aragão e da rainha D. Constança. Pensa-se que tenha nascido em princípios de 1270. Em Barcelona? Não sabemos ao certo. Casou-se em 1282 com D. Dinis, rei de Portugal. Neta de Jaime I o Conquistador, bisneta de Frederico II da Alemanha, deles herdou a energia tenaz e a força de alma. Mas caracterizava-se principalmente pela bondade imensa e pelo espírito equilibrado e justo de Santa Isabel da Hungria, sua parente próxima. Era mulher cheia de doçura e de bondade. Gostava da vida interior e do trabalho silencioso, jejuava dias sem conta ao longo do ano, comovia-se com os que erravam, rezava pelo Livro de Horas, cosia e fazia bordados na companhia das damas e distribuía esmolas aos necessitados. Aos 20 anos foi mãe de D. Afonso IV, o Bravo, que foi a sua cruz. Caso único na 1ª dinastia portuguesa, a vida deste homem foi pura e nisto se vê influência de sua mãe.Era discreta esta jovem rainha que obrigava o filho a obedecer ao pai (ele era o rei), que fingia ignorar as andanças do rei e que criava os seus filhos ilegítimos. Na política peninsular de então, o seu poder moderador fez-se sentir profundamente. Serviu de juiz nas rixas entre D. Dinis, seu irmão e seu turbulento filho.Após a morte de D. Dinis, vestiu o hábito de Santa Clara. Construiu mosteiros e hospitais. Morreu em Estremoz a 4 de Julho de 1336. Foi canonizada a 25 de Maio de 1625 pelo papa Urbano VIII. Portugal venera-a com a antonomásia de Rainha Santa.

Livro de Amós 8,4-6.9-12

Leitura da Profecia de Amós.:4Ouvi isto, vós que maltratais os humildes e causais a prostração dos pobres da terra; 5vós que andais dizendo: "Quando passará a lua nova, para vendermos bem a mercadoria? E o sábado, para darmos pronta saída ao trigo, para diminuir medidas, aumentar pesos, e adulterar balanças, 6e dominar os pobres com dinheiro e os humildes com um par de sandálias, e para pôr à venda o refugo do trigo?"9Acontecerá que naquele dia, diz o Senhor Deus, farei com que o sol se ponha ao meio-dia e em pleno dia escureça a terra; 10mudarei em luto vossas festas e em pranto todos os vossos cânticos; farei vestir saco a todas as cinturas e tornarei calvas todas as cabeças, o país porá luto, como por um filho único, e o final desse dia terminará em amargura. 11Eis que virão dias, diz o Senhor, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a palavra do Senhor. 12Os homens vaguearão de um mar a outro mar, circulando do norte para o oriente, em busca da palavra do Senhor, mas não a encontrarão. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

Livro de Salmos 119,2.10.20.30.40.131

- O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus.
- O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus.
- Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus! De todo o coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei!
- O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus.
- Minha alma se consome o tempo todo em desejar as vossas justas decisões. Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.
- O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus.
- Como anseio pelos vossos mandamentos! Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo! Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.
- O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 9,9-13

Aclamação (Mt 11,28)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Vinde a mim, todos vós que estais cansados,/ e descanso eu vos darei, diz o Senhor.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho (Mt 9,9-13)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: "Segue-me!" Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: "Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?" 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: "Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: Quero misericórdia e não sacrifício. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

«Porque é que o vosso Mestre come com os cobradores de impostos e os pecadores?»

Nosso Senhor escolheu Mateus, o cobrador de impostos, para encorajar os colegas deste a virem com ele também. Ele viu pecadores, chamou-os e fez que se sentassem junto de si. Um espectáculo admirável: os anjos ficam de pé, trémulos, enquanto os publicanos, sentados, se divertem. Os anjos enchem-se de temor perante a grandeza do Senhor, enquanto os pecadores comem e bebem com Ele. Os escribas sufocam de ódio e de despeito, e os publicanos exultam perante a sua misericórdia. O céu viu este espectáculo, ficando em grande admiração; o inferno também o viu e ficou louco. Satanás viu e enfureceu-se; a morte viu e enfraqueceu; os escribas viram e ficaram muito perturbados com isso.Havia alegria nos céus e júbilo entre os anjos porque os rebeldes tinham sido convencidos, os recalcitrantes tinham ganho sensatez e os pecadores tinham sido corrigidos, e porque os publicanos tinham sido justificados. Tal como Nosso Senhor não renunciou à ignomínia da cruz apesar das exortações dos seus amigos (Mt 16,22), Ele não renunciou à companhia dos publicanos apesar da zombaria dos seus inimigos. Desprezou a zombaria e desdenhou o elogio, fazendo assim o que é o melhor para os homens.
Santo Efrém (c. 2006-373), diácono na Síria, doutor da Igreja
Comentário ao Evangelho ou Diatessaron, 5, 17
Fonte: Site Arautos do Evangelho

quinta-feira, 3 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 03/07

Santo do dia

SÃO TOMÉ, APÓSTOLO E MÁRTIR. FESTA
S. Leão II, papa, +683
Santo Anatólio, bispo, séc. III

São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus. Era israelita. O seu nome consta na lista dos quatro evangelistas. O Evangelho de São João dá-lhe grande destaque. Em João 11,16, ele incita os discípulos a seguir Jesus e a morrer com ele na Judéia: "Tomé, chamado Dídimo, disse então aos discípulos: 'Vamos também nós, para morrermos com ele!'"É ele que pergunta a Jesus, durante a Última Ceia, sobre o caminho que conduz ao Pai: 'Senhor (diz Tomé), não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?' Diz-lhe Jesus: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim'" (João 14,5-6). Tomé encontrou Jesus Ressuscitado (João 21,2). Temperamento audacioso e cheio de generosidade, percorreu as etapas da fé e professou que Jesus era realmente Deus e Senhor. Oito dias depois, achavam-se os discípulos, de novo, dentro de casa, e Tomé com eles. Jesus veio, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco!". Disse depois a Tomé: "Põe teu dedo aqui e vê minhas mãos! Estende tua mão e põe-na no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!" Respondeu-lhe Tomé: "Meu Senhor e meu Deus!" (João 20,26-28).Com este acto de fé e de amor a Jesus, apagou a sua dureza e deixou à Igreja a melhor jaculatória: "Mais nos serviu para a nossa fé, diz S. Gregório Magno, a incredulidade de Tomé do que a fé dos discípulos fiéis". Felizes os que acreditamos sem ter visto, só em virtude da palavra dos que viram!

Carta aos Efésios 2,19-22

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 117,1.2

- Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
- Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
- Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos festejai-o!
- Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
- Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!
- Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 20,24-29

Aclamação (Jo 20,29)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Acreditaste, Tomé, porque me viste./ Felizes os que crêem sem ter visto.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho (Jo 20,24-29)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor!

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!" Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei".26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". 27Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel". 28Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" 29Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

S. Tomé quer seguir Cristo onde quer que Ele vá e compreender tudo o que Ele diz

Quando Jesus, num momento crítico da sua vida, decidiu ir a Betânia para ressuscitar Lázaro, aproximando-se assim perigosamente de Jerusalém (cf. Mc 10, 32), Tomé disse aos seus condiscípulos: "Vamos nós também, para morrermos com Ele" (Jo 11, 16). Esta sua determinação em seguir o Mestre é deveras exemplar e oferece-nos um precioso ensinamento: revela a disponibilidade total a aderir a Jesus, até identificar o próprio destino com o dEle e querer partilhar com Ele a prova suprema da morte. De facto,... quando os Evangelhos usam o verbo "seguir" é para significar que para onde Ele se dirige, para lá deve ir também o seu discípulo. Deste modo, a vida cristã define-se como uma vida com Jesus Cristo...: morrer juntos, viver juntos, estar no seu coração como Ele está no nosso. Uma segunda intervenção de Tomé está registada na Última Ceia. Naquela ocasião Jesus, predizendo a sua partida iminente, anuncia que vai preparar um lugar para os discípulos para que também eles estejam onde Ele estiver; e esclarece: "E, para onde Eu vou, vós sabeis o caminho" (Jo 14, 4). É então que Tomé intervém e diz: "Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos nós saber o caminho?" (Jo 14, 5)... Estas suas palavras fornecem a Jesus a ocasião para pronunciar a célebre definição: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14, 6). Portanto, Tomé é o primeiro a quem é feita esta revelação, mas ela é válida também para todos nós e para sempre... Ao mesmo tempo, a sua pergunta confere também a nós o direito, por assim dizer, de pedir explicações a Jesus. Com frequência nós não o compreendemos. Temos a coragem para dizer: não te compreendo, Senhor, ouve-me, ajuda-me a compreender. Desta forma, com esta franqueza que é o verdadeiro modo de rezar, de falar com Jesus, exprimimos a insuficiência da nossa capacidade de compreender, ao mesmo tempo colocamo-nos na atitude confiante de quem espera luz e força de quem é capaz de as doar.
Papa Bento XVIAudiência geral do dia 27/9/06
(trad. DC 2367, p. 958 © Libreria Editrice Vaticana)
Fonte: Site Arautos do Evangelho

quarta-feira, 2 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 02/07

Santo do dia

XIII SEMANA DO TEMPO COMUM
S. Bernardino Realino, presbítero, +1616
S. João Francisco Régis, presbítero, +1640
S. Ciro, mártir, séc. IV
S. Francisco de Jerónimo, presbítero, +1716
Beato Julião Maunoir, presbítero, +1683
Beato António Baldinucci, presbítero, +1717

Livro de Amós 5,14-15.21-24

Leitura da Profecia de Amós:

14Buscai o bem, não o mal, para terdes mais vida, só assim o Senhor Deus dos exércitos vos assistirá, como tendes afirmado. 15Odiai o mal, amai o bem, restabelecei a justiça no julgamento, talvez o Senhor Deus dos exércitos se compadeça do resto da tribo de José. 21"Aborreço, rejeito vossas festas, diz o Senhor, não me agradam vossas assembléias de culto. 22Se me oferecerdes holocaustos, não aceitarei vossas oblações e não farei caso de vossos gordos animais de sacrifício. 23Livra-me da balbúrdia dos teus cantos, não quero ouvir a toada de tuas liras. Que a justiça seja abundante como água e a vida honesta, como torrente perene".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 50,7.8-9.10-11.12-13.16-17

- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Escuta, ó meu povo, eu vou falar; ouve, Israel, eu testemunho contra ti: Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus!- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Porque as feras da floresta me pertencem e os animais que estão nos montes aos milhares. Conheço os pássaros que voam pelos céus e os seres vivos que se movem pelos campos.
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Não te diria, se com fome eu estivesse, porque é meu o universo e todo ser. Porventura comerei carne de touros? Beberei, acaso, o sangue de carneiros?
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 8,28-34

Aclamação (Tg 1,18)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Deus nos gerou pela palavra da verdade/ como as primícias de suas criaturas.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Evangelho (Mt 8,28-34)
- OSenhor esteja convosco..
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: "Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?".30Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: "Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos". 32Jesus disse: "Ide". Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

A libertação dos cativos

Naquele dia, Jesus Cristo entrou no abismo conquistando os infernos. Naquele dia, «Ele despedaçou as portas de bronze, quebrou os ferrolhos de ferro», como disse Isaías (Is 45,2). Reparemos bem nestas expressões. Não é dito que «abriu» as portas de bronze, nem que as tirou de seus gonzos, mas que «as despedaçou», para nos fazer compreender que deixou de haver prisão, para dizer que Jesus aniquilou a morada dos prisioneiros. Prisão onde já não haja portas nem ferrolhos deixa de poder ter cativos os seus reclusos. Essas portas, Jesus despedaçou-as; quem poderia voltar a pô-las? E os ferrolhos que quebrou: que homem poderia voltar a colocá-los?Quando os príncipes da Terra soltam os prisioneiros, enviando cartas de indulto, deixam ficar as portas e os guardas da prisão, para demonstrar àqueles que saem que podem ter de ali voltar, eles ou outros. Cristo não age desta maneira. Ao despedaçar as portas de bronze, dá testemunho de que não voltará a haver prisão, nem morte.Porquê portas «de bronze»? Porque a morte era impiedosa, inflexível, dura como o diamante. Nunca antes, durante todos os séculos que precederam a Jesus Cristo, recluso algum pudera fugir, até ao dia em que o Soberano dos céus desceu ao abismo para daí arrancar as vítimas.

São João Crisóstomo (c. 345-407), bispo de Antioquia e posteriormente de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilia sobre a palavra «cemitério» e sobre a cruz

Fonte: Site Arautos do Evangelho

terça-feira, 1 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 01/07

Santo do dia

XIII SEMANA DO TEMPO COMUM
Hoje a Igreja celebra o Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo Santo Aarão, irmão de Moisés

Preciosíssimo Sangue de Cristo

Em 1848, o Papa Pio IX foi expulso de Roma pelas forças revolucionárias. No ano seguinte, os exércitos franceses permitiram-lhe voltar à Cidade Eterna, após um ataque que durou de 28 de Julho a 1 de Julho. Invocando e dando graças pelo sangue derramado por Jesus por amor aos homens de todos os tempos, o Sumo Pontífice criou esta festa, situando-a no dia em que lhe foi possível voltar a Roma. S. Pio X alargou a festa à Igreja Universal. Nos nossos dias é celebrada solenemente em algumas congregações religiosas.


Livro de Amós 3,1-8.4,11-12

Leitura da Profecia de Amós:
3,1Ouvi, filhos de Israel, a palavra que disse o Senhor para vós e para todas as tribos que eu retirei do Egito: 2"Dentre todas as nações da terra, somente a vós reconheci; por isso usarei o castigo por todas as vossas iniqüidades. 3Se duas pessoas caminham juntas, não é porque estão de acordo? 4Se o leão ruge na selva, não é porque encontrou a presa? Se no covil rosna o filhote do leão, não é porque agarrou sua parte?5Acaso, sem armadilha, se prende uma ave no chão? Acaso dispara a armadilha, antes de capturar a presa? 6Se ressoa na cidade o toque da trombeta, não fica a população apavorada? Se acontece uma desgraça na cidade, não foi o Senhor que fez? 7Pois nada fará o Senhor Deus, que não revele o plano a seus servos, os profetas. 8Ruge o leão, quem não terá medo? Falou o Senhor Deus, quem não será seu profeta?"4,11"Eu arrasei-vos, como arrasei Sodoma e Gomorra, e ficastes como um tição, retirado da fogueira; e, contudo, não voltastes para mim", diz o Senhor. 12Por isso, assim te tratarei, Israel; e, porque sabes como te vou tratar, prepara-te, Israel, para ajustar contas com o teu Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 5,4-6.6-7.8

- Na vossa justiça, guiai-me, Senhor!
- Na vossa justiça, guiai-me, Senhor!
- Não sois um Deus a quem agrade a iniqüidade, não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos.
- Na vossa justiça, guiai-me, Senhor!
- Detestais o que pratica a iniqüidade e destruís o mentiroso. Ó Senhor, abominais o sanguinário, o perverso e enganador.
- Na vossa justiça, guiai-me, Senhor!
- Eu, porém, por vossa graça generosa, posso entrar em vossa casa. E, voltado reverente ao vosso templo, com respeito vos adoro.
- Na vossa justiça, guiai-me, Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 8,23-27

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. 25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: "Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!" 26Jesus respondeu: "Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?" Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: "Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?"

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

"Quem é este?"

Se alguém quer honrar a Deus, que se prostre diante de seu Filho. Sem isso, o Pai não aceita ser adorado. Do alto do céu, o Pai fez ouvir as suas palavras: «Este é o meu filho muito querido, em quem pus todo o meu amor». O Pai encontra a sua alegria no Filho. Se também tu não achares a tua alegria nele, não terás a vida... Depois de ter reconhecido que há um só Deus, reconhece também que há o Filho único de Deus: «crê num só Senhor Jesus Cristo» (Credo). Dizemos «um só» porque só ele é Filho, mesmo que tenha muitos nomes... «Ele é chamado Cristo» (quer dizer, ungido), um Cristo que não recebeu a sua unção de mãos humanas, mas que foi ungido desde toda a eternidade pelo Pai, para exercer em favor dos homens o sacerdócio supremo... É chamado o «Filho do Homem», não porque tenha a sua origem na terra, como cada um de nós, mas porque há-de vir sobre as nuvens para julgar os vivos e os mortos. É chamado «Senhor», não abusivamente como os senhores humanos, mas porque a senhoria lhe pertence por natureza desde toda a eternidade. É chamado, muito correctamente, «Jesus» (quer dizer, «O Senhor salva»), pois Ele salva curando. É chamado «Filho», não só porque uma adopção o elevou a esse título, mas porque foi gerado segundo a sua natureza.Há ainda muitas outras denominações do nosso Salvador... No interesse de cada um, Cristo mostra-se sob diversos aspectos. Para os que precisam de alegria, faz-se «vinha», para os que precisam de entrar, é «a porta»; e, para os que querem apresentar as suas orações, aí está ele, «Sumo Sacerdote» e «Mediador». Para os pecadores, fez-se também «cordeiro», para ser imolado por eles. Faz-se «tudo para todos», permanecendo ele mesmo aquilo que é por natureza.
(Referências bíblicas: Mt 3,17; Mt 1,16; Mt 24,30; Dn 7,13; Mt 24,30; Lc 2,11; Mt 1,21; Mt 3,17; Jo 15,1; Jo 10, 7; Hb 7,26; 1Tm 2,5; Act 8,32; 1Cor 9,22)
S. Cirilo de Jerusalém (313-350), bispo de Jerusalém, doutor da IgrejaCatequeses baptismais, nº 10

Fonte: Arautos do Evangelho

segunda-feira, 30 de junho de 2008

LITURGIA DO DIA - 30/06

Santo do dia

XIII SEMANA DO TEMPO COMUM
1ª semana do Saltério.Ofício do dia de semana e
Missa à escolha ou(Vermelho)
Ofício e Missa da memória

Livro de Amós 2,6-10.13-16

Leitura da Profecia de Amós:
6Isto diz o Senhor: "Pelos três crimes de Israel, pelos seus quatro crimes, não retirarei a palavra: porque eles vendem o justo por dinheiro e o indigente pelo preço de um par de chinelos; 7pisam, na poeira do chão, a cabeça dos pobres, e impedem o progresso dos humildes; filho e pai vão à mesma mulher, profanando meu santo nome; 8deitando-se junto a qualquer altar, usando roupas que foram entregues em penhor, bebem vinho à custa de pessoas multadas, na casa de Deus.9Entretanto, eu tinha aniquilado, diante deles, os amorreus, homens espadaúdos como cedros e robustos como carvalhos, destruindo-lhes os frutos na ramada e arrancando-lhes as raízes. 10Fui eu que vos fiz sair da terra do Egito e vos guiei pelo deserto, durante quarenta anos, para ocupardes a terra dos amorreus. 13Pois bem, eu vos calcarei aos pés, como calca o chão a carroça carregada de feixes; 14o mais ágil não conseguirá fugir, o mais forte não achará força, o valente não salvará a vida; 15o arqueiro não resistirá de pé, o corredor veloz não terá pernas para escapar, nem se salvará o cavaleiro; 16o mais corajoso dentre os corajosos fugirá nu, naquele dia", diz o Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 50(49),16-17.18-19.20-21.22-23

- Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!
- Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!
- "Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!
- Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!
- Quando vias um ladrão, tu o seguias e te juntavas ao convívio dos adúlteros. Tua boca se abriu para a maldade e tua língua maquinava a falsidade.
- Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!
- Assentado, difamavas teu irmão, e ao filho de tua mãe injuriavas. Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.
- Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!
- Entendei isto, todos vós que esqueceis Deus, para que eu não arrebate a vossa vida, sem que haja mais ninguém para salvar-vos! Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus".
- Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 8,18-22

Aclamação (Sl 94)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz./ Não fecheis os corações como em Meriba!
- Aleluia, aleluia, aleluia.


Evangelho (Mt 8,18-22)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: "Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás". 20Jesus lhe respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça". 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: "Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai". 22Mas Jesus lhe respondeu: "Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Segue-me

Balaão tinha profetizado: «Como são formosas as tuas moradas, ó Jacob, e as tuas tendas, Israel» ( Nm 24,5). Aqui, Jacob é o símbolo dos homens perfeitos em acções e em obras, e Israel, daqueles que buscam a sabedoria e o conhecimento... Daquele que cumpriu todo o seu dever e atinge a perfeição das obras, dir-se-á que essa perfeição das obras é a sua morada, a sua bela casa. Pelo contrário, para os que trabalham na sabedoria e no conhecimento, não há termo para os seus esforços - pois onde está o limite da Sabedoria de Deus? Quanto mais nos aproximarmos dela, mais profundidade lhe descobriremos; quanto mais a escutarmos, melhor entenderemos o seu carácter inefável e incompreensível; pois a sabedoria de Deus é incompreensível e inestimável. A estas pessoas, portanto, que avançam no caminho da sabedoria de Deus, Balaão não gaba as suas casas, pois não chegaram ao termo da viagem, mas admira as tendas com as quais se deslocam sempre e progridem sempre...Quem faz progresso no conhecimento das coisas de Deus e adquire alguma experiência nesse domínio sabe-o bem: apenas chegado a qualquer conclusão, a qualquer compreensão dos mistérios espirituais, a alma descansa aí, como sob uma tenda; e depois de ter descoberto outras regiões a partir das suas primeiras descobertas..., dobrando a sua tenda de qualquer maneira, acampa mais acima e aí estabelece, por um momento, a morada do seu espírito... É assim que, sempre «lançada para diante» (Fl 3,13), ela avança como os nómadas com as suas tendas. Nunca chega o momento em que a alma incendidada pelo fogo do conhecimento de Deus se pode dar tempo para repousar; ela vai-se sempre lançando do bem para o melhor, e do melhor para o mais alto.

Origenes (c. 185-253), padre e teólogo
Homilias sobre os Números, nº 17
Fonte: Site Arautos do Evangelho

domingo, 29 de junho de 2008

LITURGIA DO DIA - 29/06

Santo do dia

XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
SÃO PEDRO E SÃO PAULO APÓSTOLOS. SOLENIDADE.
INICIO DO ANO PAULINO DECRETADO POR S. S. BENTO XVI
DIA DO PAPA.
Ofício solene próprio.Missa própria: Glória,
Credo, Prefácio Próprio.

Livro dos Actos dos Apóstolos 12,1-11

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 1o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja, para torturá-los. 2Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3E, vendo que isso agradava aos judeus, mandou também prender a Pedro. Eram os dias dos Pães ázimos.4Depois de prender Pedro, Herodes colocou-o na prisão, guardado por quatro grupos de soldados, com quatro soldados cada um. Herodes tinha a intenção de apresentá-lo ao povo, depois da festa da Páscoa.5Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele.6Herodes estava para apresentá-lo. Naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes; e os guardas vigiavam a porta da prisão.7Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela. O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: "Levanta-te depressa!" As correntes caíram-lhe das mãos.8O anjo continuou: "Coloca o cinto e calça tuas sandálias!" Pedro obedeceu e o anjo lhe disse: "Põe tua capa e vem comigo!"9Pedro acompanhou-o, e não sabia que era realidade o que estava acontecendo por meio do anjo, pois pensava que aquilo era uma visão.10Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por uma rua e logo depois o anjo o deixou.11Então Pedro caiu em si e disse: "Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!"


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 34(33),2-9
- De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
- De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
- Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor;/ que ouçam os humildes e se alegrem!
- De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
- Comigo engrandecei ao Senhor Deus,/ exaltemos todos juntos o seu nome!/ Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu,/ e de todos os temores me livrou.
- De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
- Contemplai a sua face e alegrai-vos,/ e vosso rosto não se cubra de vergonha!/ Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido,/ e o Senhor o libertou de toda angústia.
- De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
- O anjo do Senhor vem acampar/ ao redor dos que o temem, e os salva./ Provai e vede quão suave é o Senhor!/ Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
- De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

2ª Carta a Timóteo 4,6-8.17-18

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo:
Caríssimo, 6quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa.17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão.18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 16,13-19

Aclamação
- Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia
- Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.
-Tu és Pedro e sobre esta pedra/ Eu irei construir minha Igreja;/ E as portas do inferno/ Não irão derrotá-la.
- Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.


Anúncio do Evangelho
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós!
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?"14Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas".15Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo".17Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

«Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu»

O Senhor reconheceu em Pedro o intendente fiel, a quem confiou as chaves do Reino, e em Paulo um mestre qualificado, a quem encarregou de ensinar na Igreja. Para prometer aos que foram formados por Paulo que encontrariam a salvação, era preciso que Pedro os acolhesse para lhes dar repouso. Quando Paulo tiver aberto os corações com a sua pregação, Pedro abrirá às almas o Reino dos Céus. Assim, pois, também Paulo recebeu de Cristo uma espécie de chave, a chave da ciência, que permite abrir em profundidade os corações endurecidos para a fé, para em seguida trazer à superfície, por uma revelação espiritual, aquilo que se encontrava escondido no interior. Trata-se de uma chave que deixa escapar da consciência a confissão do pecado e que nela encerra para sempre a graça do mistério do Salvador.Ambos receberam, pois, chaves das mãos do Senhor; um deles recebeu a chave da ciência, o outro a chave do poder; este dispensa as riquezas da imortalidade, aquele distribui os tesouros da sabedoria. Porque há tesouros do conhecimento, como está escrito: «O mistério de Deus, isto é, Cristo, no Qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência» (Col, 2, 2-3).

São Máximo de Turim (?-c. 420), bispo
Sermão CC1
Fonte: Site Arautos do Evangelho