TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 27 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 27/09

Santo do dia

SÃO VICENTE DE PAULO,

PRESBÍTERO. MEMÓRIA.
Ofício da memória.

Missa própria: Prefácio Comum ou

dos Pastores.

Livro de Eclesiastes 11,9-10.12,1-8

Leitura do Livro do Eclesiastes:

11,9Alegra-te, jovem, na tua adolescência, e que o teu coração repouse no bem nos dias da tua juventude; segue as aspirações do teu coração e os desejos dos teus olhos: fica sabendo, porém, que de tudo isso Deus te pedirá contas. 10Tira a tristeza do teu coração, e afasta a malícia do teu corpo, pois a adolescência e a juventude são vaidade. 12,1Lembra-te do teu Criador nos dias da juventude, antes que venham os dias da desgraça e cheguem os anos dos quais dirás: "Não sinto prazer neles"; - 2antes que se obscureçam o sol, a luz, a lua e as estrelas, e voltem as nuvens depois da chuva; 3quando os guardas da casa começarem a tremer, e se curvarem os homens robustos; quando as poucas mulheres cessarem de moer, e ficarem turvas as vistas das que olham pelas janelas 4e se fecharem as portas que dão para a rua; quando enfraquecer o ruí­do do moinho, e os homens se levantarem ao canto dos pássaros, e silenciarem as vozes das canções, 5e houver medo das alturas e sobressaltos no caminho, enquanto a amendoeira floresce, o gafanhoto se arrasta e a alcaparra perde o seu gosto, porque o homem se encaminha para a morada eterna, e os que choram já rondam pelas ruas; - 6antes que se rompa o cordão de prata e se despedace a taça de ouro, a jarra se parta na fonte, a roldana se arrebente no poço, - 7antes que volte o pó à terra, de onde veio, e o sopro de vida volte a Deus que o concedeu. 8Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, tudo é vaidade.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 90(89),3-4.5-6.12-13.14.17

- Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
- Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
- Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: "Voltai ao pó, filhos de Adão!" Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.
- Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
- Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.
- Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
- Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!
- Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
- Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.
- Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 9,43-45

Aclamação (2Tm 1,10)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte;/ fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Lc 9,43b-45)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 43todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44"Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens". 45Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens

Depois de O terem flagelado, coroado de espinhos e de Lhe vestirem um manto de escárnio, os soldados romanos levaram Jesus a Pilatos. Este militar de coração duro ficou aparentemente incomodado com a visão daquele homem destruído, alquebrado. Apresentou-O à multidão, declarando: «Idou anthropos; Ecce homo», que traduzimos habitualmente por «Eis o homem!» (Jo 19,5). Mas em grego isto quer dizer mais exactamente: «Vede, isto é o homem!» Na boca de Pilatos, estas palavras eram as de um cínico que queria dizer: «Nós gloriamo-nos de ser homens, mas agora, vede pois, ei-lo, este verme de terra é o homem! Como é desprezível e pequeno!» Nestas palavras cínicas, o evangelista João reconheceu igualmente palavras proféticas que transmitiu à cristandade.Sim, Pilatos tem razão quando diz: «Vede, isto é o homem!» NEle, em Jesus Cristo, podemos ler o que o homem é, o projecto de Deus, e que tratamento lhe reservamos. Em Jesus dilacerado, podemos ver como o homem consegue ser cruel, pequeno e mesquinho. NEle, podemos ler a história do ódio do homem e a história do pecado. NEle, no seu amor que sofre por nós, podemos ver ainda melhor a resposta de Deus: Sim, isto é o homem, que Deus amou até ao pó, que Deus amou a ponto de o seguir até ao derradeiro sofrimento da morte. Mesmo na humilhação extrema, ele é o chamado de Deus, o irmão de Jesus Cristo, chamado a tomar parte do amor eterno de Deus.A pergunta «O que é o homem?» encontra resposta na imitação de Jesus Cristo. Fazendo nossos os seus passos, podemos aprender, dia após dia, o que é o homem, na paciência do amor e no sofrimento com Jesus Cristo, tornando-nos, assim, homens. Então, quereremos erguer os olhos para Aquele que Pilatos, que a Igreja, nos apresentam. O homem é Ele. Oremos-Lhe, pedindo que nos ensine a nos tornarmos verdadeiramente homens, a sermos homens.
Cardeal Joseph Ratzinger [Papa Bento XVI]Sermões para a Quaresma 1981, n.º 3

Fonte: Site A.E.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 26/09

Santo do dia

XXV SEMANA DO TEMPO COMUM
Ofício do dia de semana e Missa à escolha ou
(Vermelho) Santos Cosme e Damião, Mártires.
Memória FacultativaOfício e Missa da memória.
São Cosme e São Damião sofreram martírio em Ciro (na Síria), provavelmente durante a perseguição de Diocleciano, nos inícios do século IV. A data de 27 de Setembro corresponde provavelmente à dedicação da basílica que o papa Félix IV mandou construir em honra deles no Foro Romano; e é ainda meta mais de turistas que de devotos, pelo esplêndido mosaico que lhe decora a ábside. Sabemos que os dois irmãos curavam "todas as enfermidades, não só das pessoas, mas também dos animais", fazendo tudo gratuitamente. Em grego são chamados de "anargiros", isto é, sem dinheiro.Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas "os dardos voltavam para trás e feriam a muitos, porém os santos nada sofriam ". Foram obrigados a recorrer à espada para a decapitação, honra reservada só aos cidadãos romanos e somente assim os dois mártires, juntamente com outros três irmãos, puderam prestar seu testemunho a Cristo.Seus restos mortais, segundo consta, encontram-se em Ciro na Síria, repousando numa basílica a eles consagrada. Da Síria o seu culto alcançou Roma e dali se espalhou por toda a Igreja do Ocidente.

Livro de Eclesiastes 3,1-11

Leitura do Livro do Eclesiastes:

1Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo o que acontece debaixo do céu. 2Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta. 3Tempo de matar e tempo de salvar; tempo de destruir e tempo de construir. 4Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar. 5Tempo de atirar pedras e tempo de as amontoar; tempo de abraçar e tempo de separar. 6Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de esbanjar. 7Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. 8Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.9Que proveito tira o trabalhador de seu esforço? 10Observei a tarefa que Deus impôs aos homens, para que nela se ocupassem. 11As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto o homem jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 144(143),1-2.3-4

- Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
- Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
- Bendito seja o Senhor, meu rochedo. Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo. É meu escudo: é nele que espero.
- Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
- Que é o homem, Senhor, para vós? Por que dele cuidais tanto assim, e no filho do homem pensais? Como o sopro de vento é o homem, os seus dias são sombra que passa
- Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 9,18-22

Aclamação (Mc 10,45)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Veio o Filho do Homem, a fim de servir/ e dar sua vida em resgate por muitos.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho (Lc 9,18-22)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.
Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: "Quem diz o povo que eu sou?" 19Eles responderam: "Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou". 20Mas Jesus perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "O Cristo de Deus". 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: "O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Fonte: Site A.E.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 25/09

Santo do dia

XXV SEMANA DO TEMPO COMUM
Hoje a Igreja celebra :
S. Firmino, bispo, mártir, séc. III

Livro de Eclesiastes 1,2-11

Leitura do Livro do Eclesiastes:
2"Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade". 3Que proveito tira o homem de todo o trabalho com o qual se afadiga debaixo do sol? 4Uma geração passa, outra lhe sucede, enquanto a terra permanece sempre a mesma. 5O sol se levanta, o sol se deita, apressando-se para voltar a seu lugar, donde novamente torna a levantar-se. 6Dirigindo-se para o sul e voltando para o norte, ora para cá, ora para lá, vai soprando o vento, para retomar novamente o seu curso. 7Todos os rios correm para o mar, e contudo o mar não transborda; voltam ao lugar de onde saíram para tornarem a correr. 8Tudo é penoso, difícil para o homem explicar. A vista não se cansa de ver, nem o ouvido se farta de ouvir. 9O que foi será; o que aconteceu, acontecerá: 10não há nada de novo debaixo do sol. Uma coisa da qual se diz: "Eis aqui algo de novo", também esta já existiu nos séculos que nos precederam. 11Não há memória do que aconteceu no passado, nem também haverá lembrança do que acontecer, entre aqueles que viverão depois.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 90(89),3-4.5-6.12-13.14.17

- Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
- Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
- Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: "Voltai ao pó, filhos de Adão!" Pois mil anos para nós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.
- Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
- Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.
- Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!
- Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
- Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.
- Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 9,7-9

Aclamação (Jo 14,6)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Sou o Caminho, a Verdade e a Vida;/ ninguém vem ao Pai, senão por mim.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho (Lc 9,7-9)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: "Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?" E procurava ver Jesus.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Fonte: Site A.E.

LITURGIA DO DIA - 24/09

Santo do dia

XXV SEMANA DO TEMPO COMUM
Ofício do dia de semana e Missa à escolha
Hoje a Igreja celebra :
Nossa Senhora das Mercês
S. Vicente Maria Strambi, bispo, +1824
Nossa Senhora das Mercês
Em 621, os visigodos tornaram-se senhores de toda a Espanha. Em 711, vieram os árabes que os repeliram para as montanhas das Astúrias e conquistaram quase toda a Península. Foram precisos seis séculos para os expulsar. Durante este período foram levados para África grande número de cristãos. Os que abraçavam o islamismo eram tratados como homens livres; os outros eram vendidos como escravos. Para os libertar era necessário pagar o resgate. Como nem todas as famílias tinham posses para libertar seus familiares, S. Pedro Nolasco fundou, em 1218, a Ordem das Mercês ou da Redenção dos Cativos. A própria Virgem, numa aparição, incitou a isso. Pedro contou a sua visão a S. Raimundo de Penhaforte e ao rei Jaime I, de Aragão. Os três conseguiram pôr em prática o projecto. Graças ao seu heroísmo e à generosidade dos cristãos, a obra foi fecunda em resultados e só terminou com o desaparecimento da pirataria. Dizia o Breviário Romano que "foi com o fim de agradecer a Deus e à Santíssima Virgem os benefício de tal Instituição que se estabeleceu a festa de Nossa Senhora das Mercês". O nome feminino, Mercedes, vem deste título especial da Virgem Maria.

Livro de Provérbios 30,5-9

Leitura do Livro dos Provérbios:
5A Palavra de Deus é comprovada. Ele é um escudo para os que nele se abrigam. 6Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te repreenda e passes por mentiroso! 7Duas coisas eu te pedi; não mas recuses, antes de eu morrer: 8afasta de mim a falsidade e a mentira, não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário. 9Não aconteça que, saciado, eu te renegue e diga: "quem é o Senhor?" Ou que, empobrecido, eu me ponha a roubar e profane o nome de meu Deus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 119,29.72.89.101.104.163

- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei quanto um presente!
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- É eterna, ó Senhor, vossa palavra, ela é tão firme e estável quanto o céu.
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- De todo mau caminho afasto os passos, para que eu siga fielmente as vossas ordens.
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- De vossa lei eu recebi inteligência, por isso odeio os caminhos da mentira.
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- Eu odeio e detesto a falsidade, porém amo vossas leis e mandamentos!
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 9,1-6.

Aclamação (Mc 1,15)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o Reino de Deus está chegando!
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Lc 9,1-6)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: "Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles". 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Fonte:Site A.E.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 23/09

Santo do dia

SÃO PIO DE PIETRELCINA, PRESBÍTERO. MEMÓRIA
Ofício da memória. Paramentos brancos.
Missa própria: Prefácio Comum ou do Santo.

Livro de Provérbios 21,1-6.10-13

Leitura do Livro dos Provérbios:
1O coração do rei nas mãos do Senhor é como água corrente; ele o dirige para onde quer. 2O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem sonda os corações. 3Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios. 4Olhar arrogante e coração orgulhoso, a lâmpada dos malvados não é senão o pecado. 5Os projetos do homem aplicado produzem abundância, mas todos os apressados só alcançam indigência. 6Tesouros adquiridos com língua mentirosa são ilusão passageira dos que procuram a morte. 10A alma do malvado deseja o mal, ele olha sem piedade para o seu próximo. 11Quando se castiga o zombador, aprende o imbecil, e quando o sábio é instruído, ele adquire mais saber. 12O justo observa a casa do ímpio e leva os ímpios à desgraça. 13Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre, também há de clamar, mas não será ouvido.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 119,1.27.30.34.35.44

- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei quanto um presente!
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- É eterna, ó Senhor, vossa palavra, ela é tão firme e estável quanto o céu.
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- De todo mau caminho afasto os passos, para que eu siga fielmente as vossas ordens.
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- De vossa lei eu recebi inteligência, por isso odeio os caminhos da mentira.
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- Eu odeio e detesto a falsidade, porém amo vossas leis e mandamentos!
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 8,19-21

Aclamação (Lc 11,28)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus!
- Aleluia, aleluia, aleluia.


Evangelho (Lc 8,19-21)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver". 21Jesus respondeu: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Ela vivia de fé como nós

Como eu gostava de ser padre para pregar acerca da Virgem Santa! Uma só vez bastava-me para dizer tudo o que penso a esse respeito.Teria, primeiro, feito entender a que ponto se conhece mal a sua vida Não precisaria de dizer coisas inacreditáveis ou que não se sabem; por exemplo, que muito pequenita, aos três anos, a Virgem Santa foi ao Templo oferecer-se a Deus com sentimentos ardentes de amor e absolutamente extraordinários; quando ela lá foi talvez simplesmente para obedecer a seus pais... Para que um sermão sobre a Virgem me agrade e me faça bem, preciso de ver a sua vida real, não a sua vida suposta; e estou certa de que a sua vida real devia ser muito simples. Mostram-na inabordável, era preciso mostrá-la imitável, fazer ressaltar as suas virtudes, dizer que ela vivia de fé, como nós; dar provas pelo Evangelho onde lemos: «eles não compreenderam o que lhes dizia» (Lc 2,50). E esta outra, não menos misteriosa: «Os seus pais ficavam admirados com o que diziam dele» (Lc 2,33). Essa admiração supõe uma certa estranheza, não acham?Sabe-se bem que a Virgem é a rainha do Céu e da terra, mas é mais mãe que rainha, e não é preciso dizer, por causa das suas prerrogativas, que ela eclipsa a glória de todos os santos, como o sol ao nascer faz desaparecer as estrelas. Meu Deus! Eu penso exactamente o contrário, creio que ela aumentará muito o esplendor dos eleitos. Está certo falar das suas prerrogativas, mas não é preciso dizer que isso... Quem sabe se alguma alma não iria mesmo sentir um certo afastamento em relação a uma criatura tão superior e não diria para consigo: «Se assim é, mais vale brilhar tanto quanto se possa num cantinho».O que a Virgem tinha a mais do que nós é que ela não podia pecar, que estava isenta de pecado original, mas, por outro lado, teve muito menos sorte do que nós porque não tinha Virgem Santa para amar, e é uma grande doçura a mais para nós.

Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, doutora da IgrejaÚltimos Diálogos, 21/08/1897
Fonte: Site A.E.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 22/09

Santo do dia

XXV SEMANA DO TEMPO COMUM
Hoje a Igreja celebra : S. Maurício e companheiros (soldados romanos), mártires, séc. III
Beato José Calasanz e companheiros, mártires, +1648

Livro de Provérbios 3,27-34

Leitura do Livro dos Provérbios:
Meu filho, 27não recuses um favor a quem dele necessita, se tu podes fazê-lo. 28Não digas ao próximo: "Vai embora, volta amanhã, então te darei", quando podes dar logo! 29Não trames o mal contra o próximo, quando ele vive contigo cheio de confiança. 30Não abras processo contra alguém sem motivo, se não te fez mal algum! 31Não invejes o homem violento, e não escolhas nenhum de seus caminhos, 32porque o Senhor detesta o perverso, mas reserva sua amizade aos íntegros. 33O Senhor amaldiçoa a casa do ímpio, mas abençoa a morada dos justos. 34Ele zomba dos zombadores, mas concede o seu favor aos humildes.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 15(14),2-3.3-4.5

- O justo habitará no monte santo do Senhor.
- O justo habitará no monte santo do Senhor.
- Aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.
- O justo habitará no monte santo do Senhor.
- Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.
- O justo habitará no monte santo do Senhor.
- Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!
- O justo habitará no monte santo do Senhor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 8,16-18

Aclamação (Mt 5,16)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz./ Vendo eles vossas obras, dêem glória ao Pai celeste.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho (Lc 8,16-18)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16"ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Prestai atenção ao modo como escutais

Escuta em silêncio. Porque o teu coração transborda com um milhão de coisas, tu não podes escutar nele a voz de Deus. Mas assim que te pões à escuta da voz de Deus no teu coração pacificado, ele enche-se de Deus. Isso requer muitos sacrifícios. Se pensamos que queremos rezar, temos de nos preparar para isso. Sem desfalecimento. Não são senão as primeiras etapas em direcção à oração, mas se não as concluímos com determinação, nunca alcançaremos a última etapa, a presença de Deus.É por isso que a aprendizagem deve ser feita desde o início: colocar-se à escuta da voz de Deus no seu coração; e, no silêncio do coração, Deus põe-se a falar. Depois, da plenitude do coração sobe o que a boca deve dizer. Aí opera-se a fusão. No silêncio do coração, Deus fala e tu só tens que escutar. Depois, uma vez que o teu coração entra em plenitude, porque ele se encontra repleto de Deus, repleto de amor, repleto de compaixão, repleto de fé, compete à tua boca pronunciar-se.Lembra-te, antes de falares, que é necessário escutar e só então, das profundezas de um coração aberto, podes falar e Deus entende-te.
Bem aventurada Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da CaridadeNo Greater Love (trad. Não há amor maior)
Fonte: Site A.E.

domingo, 21 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 21/09

Santo do dia

XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM
1ª semana do Saltério.Ofício dominical comum.Missa própria: Glória, Credo, Prefácio dos domingos comuns. Hoje, se não fosse Domingo, a Igreja celebraria : S. Mateus, apóstolo e evangelista

Livro de Isaías 55,6-9

Leitura do Livro do Profeta Isaías:
6Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto. 7Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinações; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para nosso Deus, que é generoso no perdão.8Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos, e vossos caminhos não são como os meus caminhos, diz o Senhor. 9Estão meus caminhos tão acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos, quanto está o céu acima da terra.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 145(144),2-3.8-9.17-18

- O Senhor está perto da pessoa que o invoca!
- O Senhor está perto da pessoa que o invoca!
- Todos os dias haverei de bendizer-vos,/ hei de louvar o vosso nome para sempre./ Grande é o Senhor e muito digno de louvores,/ e ninguém pode medir sua grandeza.
- O Senhor está perto da pessoa que o invoca!
- Misericórdia e piedade é o Senhor,/ ele é amor, é paciência, é compaixão./ O Senhor é muito bom para com todos,/ sua ternura abraça toda criatura.
- O Senhor está perto da pessoa que o invoca!
- É justo o Senhor em seus caminhos,/ é santo em toda obra que ele faz./ Ele está perto da pessoa que o invoca,/ de todo aquele que o invoca lealmente.
- O Senhor está perto da pessoa que o invoca!

Carta aos Filipenses 1,20-24.27

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:
Irmãos: 20cCristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. 21Pois, para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22Entretanto, se o viver na carne significa que meu trabalho será frutuoso, neste caso, não sei o que escolher.23Sinto-me atraído para os dois lados: tenho o desejo de partir, para estar com Cristo - o que para mim seria de longe o melhor - 24mas para vós é mais necessário que eu continue minha vida neste mundo. 27aSó uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 20,1-16

Aclamação
- Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
Vem abrir nosso coração, Senhor,/ ó Senhor, abre o nosso coração,/ e, então, da palavra do teu Filho,/ vamos ter, ó Senhor, compreensão!
- Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos:
1"O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo. 5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três da tarde, e fez a mesma coisa. 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: Por que estais aí o dia inteiro desocupados? 7Eles responderam: Porque ninguém nos contratou. O patrão lhes disse: Ide vós também para a minha vinha. 8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. 11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro.13Então o patrão disse a um deles: Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?16aAssim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Fonte: Site A.E.