TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 29 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 29/03

Santo do dia

OITAVA DA PÁSCOA
(Glória, Prefácio Pascal I) (Paramentos de cor Branca)
Hoje a Igreja celebra : Santo Eustáquio (ou Eustásio), monge, +629
S. José de Arimateia, séc. I
Beata Joana Maria de Maillé, viúva (+1414)
S. Vitorino, bispo e mártir (séc. II)
S. Quirino, bispo e mártir, +309

Livro dos Actos dos Apóstolos 4,13-21

Leitura dos Atos dos Apóstolos:Naqueles dias, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas 13ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 14No entanto viam, de pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário. 15Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 16"Que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus". 18Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19Pedro e João responderam: "Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! 20Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos". 21Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 118,1.14-15.16-18.19-21

- Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.
- Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.
- Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! "Eterna é a sua misericórdia!" O Senhor é minha força e o meu canto, e tornou-se para mim o Salvador. "Clamores de alegria e de vitória ressoem pelas tendas dos fiéis.
- Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.
- A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas! O Senhor severamente me provou, mas não me abandonou às mãos da morte.
- Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.
- Abri-me vós, abri-me as portas da justiça: quero entrar para dar graças ao Senhor! "Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!" Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!
- Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Marcos 16,9-15

Aclamação (Sl 117)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Este é o dia que o Senhor fez para nós,/ alegremo-nos e nele exultemos!
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Evangelho (Mc 16,9-15)

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
- Glória a vós, Senhor.

9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. 12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!"

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Os que tinham sido seus companheiros estavam no luto e em lágrimas… Ele disse-lhes: ‘Ide por todo o mundo anunciar a Boa Nova’

Não estejamos presos às coisas deste mundo; que os bens da terra não desviem o nosso olhar do céu. Tomemos por passado o que já não é praticamente nada; que o nosso espírito, agarrado ao que deve viver, fixe o seu desejo nas promessas de eternidade. Embora sejamos ainda "salvos na esperança" (Rom 8,24), embora possuamos ainda uma carne sujeita á corrupção e à morte, podemos com certeza afirmar que podemos no entanto viver fora da carne, se escaparmos à influência das suas paixões. Não, nós não merecemos mais o nome desta carne da qual nós fizemos por calar os apelos... Que o povo de Deus tome portanto consciência que ele é «uma criatura nova em Cristo» (2Cor 5,17). Que compreenda bem quem o escolheu, e quem ele próprio escolheu. Que o novo ser não retorne á inconstância do seu estado velho. Que «aquele que pôs a mão no arado» (Lc 9,62) não cesse de trabalhar, que vele pelo grão que semeou, que não retorne ao passado que abandonou. Que ninguém volte a cair na degradação da qual se separou. E se, porque a carne é fraca, alguém sofre ainda de uma das suas doenças, que tome a firme resolução de se curar e de se engrandecer. Esta é a via da salvação; esta é a forma de imitar a ressurreição começada em Cristo... Que os nossos passos deixem as areias movediças para caminhar sobre a terra firme, porque está escrito: «O Senhor firma os passos do homem e compraz-se nos seus caminhos. Mesmo que caia, não ficará por terra, porque o Senhor lhe estenderá a mão» (Sl 36,23s).Irmãos bem amados, guardai bem estas reflexões no vosso espírito, não apenas para celebrar as festas da Páscoa, mas para santificar toda a vossa vida.

S. Leão Magno (? - cerca 461), papa e doutor da Igreja
Sermão 58, o vigésimo sobre a Paixão

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

sexta-feira, 28 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 28/03

Santo do dia

OITAVA DA PASCOA
(Glória, Prefácio Pascal IParamentos de Cor Branca)
Santa Gisela, rainha, abadessa, +1065
S. Gontrão, rei e confessor, +514
S. Sisto III, papa, +440

Livro dos Actos dos Apóstolos 4,1-12

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, depois que o paralítico fora curado, 1Pedro e João ainda estavam falando ao povo, quando chegaram os sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e os saduceus. 2Estavam irritados porque os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam a ressurreição dos mortos na pessoa de Jesus.3Eles prenderam Pedro e João e os colocaram na Prisão até o dia seguinte, porque já estava anoitecendo. 4Todavia, muitos daqueles que tinham ouvido a pregação acreditaram. E o número dos homens chegou a uns cinco mil. 5No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém os chefes, os anciãos e os mestres da Lei. 6Estavam presentes o sumo Sacerdote Anás, e também Caifás, João, Alexandre, e todos os que pertenciam às famílias dos sumos sacerdotes. 7Fizeram Pedro e João comparecer diante deles e os interrogavam: "Com que poder ou em nome de quem vós fizestes isso?"8Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: "Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos - que este homem está curado, diante de vós. 11Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular.12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 118(117),1-2.4.22-24.25-27

- A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora pedra angular.
- A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora pedra angular.
- Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! "Eterna é a sua misericórdia!" A casa de Israel agora o diga: "Eterna é a sua misericórdia!" Os que temem o Senhor agora o digam: "Eterna é a sua misericórdia!"
- A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora pedra angular.
- "A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: Que maravilhas ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!
- A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora pedra angular.
- Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade!" Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
- A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora pedra angular.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 21,1-14

Aclamação (Sl 117)- Aleluia, Aleluia, Aleluia. - Aleluia, Aleluia, Aleluia.- Este é o dia que o Senhor fez para nós,/ alegremo-nos e nele exultemos!- Aleluia, Aleluia, Aleluia.Evangelho (Jo 21,1-14)- O Senhor esteja convosco.- Ele está no meio de nós.- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.- Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus. 3Simão Pedro disse a eles: "Eu vou pescar". Eles disseram: "Também vamos contigo". Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: "Moços, tendes alguma coisa para comer?" Responderam: "Não". 6Jesus disse-lhes: "Lançai a rede à direita da barca, e achareis". Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: "É o Senhor!" Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: "Trazei alguns dos peixes que apanhastes".11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: "Vinde comer". Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Ao nascer do dia, Jesus estava de pé na margem

Convidados para as núpcias do Cordeiro (Ap 19,9),Revestidos de uma veste de luz,Atravessámos as águas do Mar Vermelho (Ex 14)Cantemos a Cristo, que nos abre o caminho.A Ele, cujo Corpo vestido de glóriaSe imolou no altar da cruz,A Ele que derramou o Seu sangue pela vida do mundo.Ao bebê-lo, vivemos no Seu amor.Protegidos na noite desta PáscoaContra os golpes do Anjo Exterminador (Ex 12, 13),Ele arrancou-nos a todos à servidãoE as águas abriram-se sob os nossos passos.Hoje, a nossa Páscoa é Cristo (1 Cor 5, 7),Ele é o Cordeiro imolado pelos nossos pecados,Ele deu-nos a Sua carne como alimento,O pão puríssimo, o ázimo sincero.Ele é a vítima verdadeiramente dignaPela qual foi o inferno aniquilado,Ele liberta a terra inteira outrora cativa,Voltando a dar-lhe os bens da vida.Jesus Cristo ergue-Se do túmulo,Regressa vencedor dos infernosAcorrenta os tiranos, dissipa as trevasE abre-nos as portas do céu.Glória a Ti, Cristo, nosso Salvador,A Ti, que hoje triunfas de entre os mortos,Glória ao Pai e ao Espírito que nos ilumina,A Vós que reinais pelos séculos sem fim. Ámen, Aleluia!

Liturgia latina
Hino de Vésperas da Oitava de Páscoa: Ad Coenam Agni providi

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

quinta-feira, 27 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 27/03

Santo do dia

V DIA DA OITAVA DA PÁSCOA
(Glória, Prefácio Pascal I)
(Paramentos de Cor Branca)
Hoje a Igreja celebra :
S. João Damasceno, presbítero, Doutor da Igreja, +749
S. João do Egipto, eremita, +374
S. Ruperto, religioso, bispo, +718
Beato José Sebastião Polczar, religioso, bispo, +1924
Santo Alexandre
Santo Alberto Chmielowski, religioso, fundador, +1916


Livro dos Actos dos Apóstolos 3,11-26

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 11como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado "Pórtico de Salomão". 12Ao ver isso, Pedro dirigiu-se ao povo: "Israelitas, por que vos espantais com o que aconteceu? Por que ficais olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar com nosso próprio poder ou piedade? 13O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 14Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. 16Graças à fé no nome de Jesus, este Nome acaba de fortalecer este homem que vedes e reconheceis. A fé que vem por meio de Jesus lhe deu perfeita saúde na presença de todos vós. 17E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados. 20Assim podereis alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E ele enviará Jesus, o Cristo, que vos foi destinado.21No entanto, é necessário que o céu o receba, até que se cumpra o tempo da restauração de todas as coisas, conforme disse Deus, nos tempos passados, pela boca de seus santos profetas. 22Com efeito, Moisés afirmou: O Senhor Deus fará surgir, entre vós irmãos, um profeta como eu. Escutai tudo o que ele vos disser. 23Quem não der ouvidos a esse profeta, será eliminado do meio do povo. 24E todos os profetas que falaram, desde Samuel e seus sucessores, também eles anunciaram estes dias. 25Vós sois filhos dos profetas e da aliança, que Deus fez com vossos pais, quando disse a Abraão: Através da tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. 26Após ter ressuscitado o seu servo, Deus o enviou em primeiro lugar a vós, para vos abençoar, na medida em que cada um se converta de suas maldades".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 8,2.5.6-7.8-9

- Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso amor por todo o universo!- Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso amor por todo o universo!
- Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso amor por todo o universo!
- Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso amor por todo o universo!
Perguntamos: "Senhor, que é o homem para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?"
- Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso amor por todo o universo!
- Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes:
- Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso amor por todo o universo!
- As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas.
- Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso amor por todo o universo!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 24,35-48

Aclamação (Sl 117) - Aleluia, Aleluia, Aleluia. - Aleluia, Aleluia, Aleluia. - Este é o dia que o Senhor fez para nós,/ alegremo-nos e nele exultemos!
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.Evangelho (Lc 24,35-48)- O Senhor esteja convosco.- Ele está no meio de nós.- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas. - Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: "A paz esteja convosco!"37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: "Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho".40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: "Tendes aqui alguma coisa para comer?" 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: "São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos". 45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: "Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

A paz esteja convosco

O coração de cada cristão deve representar a Igreja Católica, dado que o próprio Espírito faz de toda a Igreja, e de cada um dos seus membros, Templo de Deus (1 Co 3, 16). Assim como opera a unidade na Igreja que, entregue a si própria, se dividiria em numerosas parcelas, assim também torna una a alma, apesar dos seus diversos gostos e das suas faculdades, das suas tendências contraditórias. Assim como dá a paz à multiplicidade das nações, que estão, por natureza, em discórdia umas com as outras, assim também submete a alma a uma gestão ordenada, estabelecendo a razão e a consciência como soberanas sobre os aspectos inferiores da nossa natureza. [...] E tenhamos a certeza de que estas duas operações do nosso divino Consolador dependem uma da outra. Enquanto os cristãos não procurarem a unidade e a paz interiores no seu próprio coração, nunca a Igreja viverá em paz e unidade no seio deste mundo que a rodeia. E, de forma bastante semelhante, enquanto a Igreja se encontrar, por todo o mundo, no lamentável estado de desordem que constatamos, não haverá nenhum país específico - parte simples desta Igreja - que não se encontre necessariamente num estado de grande confusão religiosa.É algo em que faremos bem em meditar na hora presente, porque nos equilibrará as esperanças e nos dissipará as ilusões; não podemos esperar ter paz em nós se estivermos em guerra fora de nós.

Cardeal John Henry Newman (1801-1890), sacerdote, fundador de comunidade religiosa, teólogo
Sermões sobre os temas do dia

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

quarta-feira, 26 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 26/03

Santo do dia

OITAVA DA PÁSCOA
(Glória, Prefácio Pascal I)
(Paramentos Brancos)
S. Bráulio de Zaragoza, bispo, +651
Santos Emanuel e companheiros mártires, séc. V?
S. Ludgero, bispo, +809

Livro dos Actos dos Apóstolos 3,1-10

Leitura dos Atos dos Apóstolos:Naqueles dias, 1Pedro e João subiram ao Templo para a oração das três horas da tarde. 2Então trouxeram um homem, coxo de nascença, que costumavam colocar todos os dias na porta do Templo, chamada Formosa, a fim de que pedisse esmolas aos que entravam. 3Quando viu Pedro e João entrando no Templo, o homem pediu uma esmola. 4Os dois olharam bem para ele e Pedro disse: "Olha para nós!" 5O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa. 6Pedro então lhe disse: "Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!"7E pegando-lhe a mão direita, Pedro o levantou. Na mesma hora, os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. 8Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. E entrou no Templo junto com Pedro e João, andando, pulando e louvando a Deus. 9O povo todo viu o homem andando e louvando a Deus. 10E reconheceram que era ele o mesmo que pedia esmolas, sentado na porta Formosa do Templo. E ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido com ele.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 105(104),1-2.3-4.6-7.8-9

- Exulte o coração dos que buscam o Senhor.
- Exulte o coração dos que buscam o Senhor.
- Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas!
- Exulte o coração dos que buscam o Senhor.
- Glorificai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face!
- Exulte o coração dos que buscam o Senhor.
- Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.
- Exulte o coração dos que buscam o Senhor.
- Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.
- Exulte o coração dos que buscam o Senhor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 24,13-35

Aclamação (Sl 117) - Aleluia, Aleluia, Aleluia. - Aleluia, Aleluia, Aleluia. - Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!- Aleluia, Aleluia, Aleluia. Evangelho (Lc 24,13-35) - O Senhor esteja convosco.- Ele está no meio de nós.- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.- Glória a vós, Senhor.13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: "Que ides conversando pelo caminho?" Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles chamado Cléofas, lhe disse: "Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?".19Ele perguntou: "Que foi?" Os discípulos responderam: "O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu".25Então Jesus lhes disse: "Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?" 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. 28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: "Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!" Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía.31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: "Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?" 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: "Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!" 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

«Fica connosco»

Os dois discípulos encontravam-se em Emaús. Tinham uma aparência comum, como a de tantas outras pessoas que por aquelas paragens passavam. E foi aí que, com toda a naturalidade, Jesus lhes apareceu e com eles caminhou, entabulando uma conversa que os fez esquecer o cansaço [...]. Jesus ia no caminho. Senhor, como Tu és grandioso! Comoves-me por condescenderes em caminhar connosco, em procurar-nos nesta nossa labuta de todos os dias. Senhor, concede-nos a simplicidade do espírito. Dá-nos um olhar puro, uma inteligência clara para podermos compreender-Te quando nos apareces sem qualquer marca exterior de glória.Ao chegarem ao burgo, o trajecto termina e, sem se darem conta de que foram feridos no mais profundo do seu coração pela palavra e pelo amor de Deus feito homem, os dois discípulos lamentam que Ele Se vá embora. Porque Jesus despede-Se deles, fazendo «menção de seguir para diante». Nosso Senhor nunca se impõe. Depois de termos entrevisto a pureza do amor que nos pôs na alma, Ele quer que O chamemos de livre vontade. Devemos pois retê-Lo com todas as nossas forças, e pedir-Lhe : «Fica connosco, pois a noite vai caindo e já o dia já está no ocaso, começa a fazer-se noite».Somos assim: sempre pouco audazes, talvez por falta de sinceridade, ou por pudor. No fundo pensamos : Fica connosco, porque as trevas cercam a nossa alma e só Tu és a luz, só Tu podes acalmar esta sede que nos consome [...] E Jesus fica connosco. Abrem-se-nos os olhos como se abriram a Cléofas e ao companheiro, no momento em que Cristo parte o pão ; e ainda que de novo Ele desapareça da nossa vista, nós seremos capazes de nos pôr ao caminho - começa a fazer-se noite - para falar dEle aos outros, porque a alegria não cabe num coração só.

São José Maria Escriva de Balaguer (1902-1975), padre, fundador
Homilia, in «Amigos de Dios»

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

terça-feira, 25 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 25/03

Santo do dia

OITAVA DA PÁSCOA
(Glória, Prefácio Pascal I,
Paramentos Brancos)

Anunciação do Senhor
S. Tarásio, patriarca, séc. VIII

Livro dos Actos dos Apóstolos 2,36-41

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36"Que todo povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes".37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, que devemos fazer?" 38Pedro respondeu: "Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si". 40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: "Salvai-vos dessa gente corrompida!" 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 33(32),4-5.18-19.20.22

- Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.
- Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.
- Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
- Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.
- Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
- Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.
- No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
- Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 20,11-18

Aclamação (Sl 117)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
— Este é o dia que o Senhor fez para nós,/ alegremo-nos e nele exultemos!
Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Jo 20,11-18)

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram". 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: "Mulher, por que choras? A quem procuras?" Pensando que era o jardineiro, Maria disse: "Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar".16Então Jesus disse: "Maria!" Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: "Rabuni" (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: "Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus". 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor!", e contou o que Jesus lhe tinha dito.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Maria Madalena, enviada para anunciar a ressurreição
Aquele que perscruta no mais íntimo dos corações (Sl 7,10) sabendo que Maria lhe reconhecerá a voz, chamava a sua ovelha pelo nome, como fazem os pastores (Jo 10,4), dizendo : «Maria !» Ela logo responde : «Sim, é o meu pastor quem me chama, Ele vem à minha procura e quer contar comigo, acrescentando-me às suas noventa e nove ovelhas (Lc 15,4). Vejo atrás d’Ele legiões de santos, exércitos de justos […]. Sei bem quem Ele é, Este que me chama ; tinha-o dito, é o meu Senhor, é Aquele que oferece a ressurreição aos pecadores.Levada pelo fervor do amor, a jovem mulher quis deter Aquele que completou toda a criação […]. Mas o Criador […] ergueu-a até ao mundo divino, dizendo : «Não me detenhas ; Pensas que sou um simples mortal ? Eu sou Deus, não me detenhas […] Ergue os olhos ao céu e olha o mundo celeste ; é aí que Me deves procurar. Porque eu subo para o meu Pai, que não abandonei. Estive sempre com Ele desde o início dos tempos, partilho o seu trono, recebo as mesmas honras, Eu, que ofereço aos pecadores a ressurreição.Que de ora em diante a tua língua proclame estas coisas e as explique aos filhos do Reino que esperam que Eu desperte ; Eu sou Aquele que vive. Vai depressa, Maria, reúne os meus discípulos. Serás uma trombeta de som poderoso ; toca um canto de paz aos ouvidos temerosos dos meus amigos escondidos, desperta-os a todos desse seu sono, para que venham ao meu encontro. Diz-lhes : ‘O Esposo acordou, saiu do seu túmulo. Apóstolos, deixai essa tristeza mortal, porque Ele ergueu-Se, Aquele que oferece aos pecadores a ressurreição’» […]Maria exclama : «E de repente o meu luto fez-se júbilo, em tudo vi alegria. Não hesito em dizê-lo : recebi glória igual à de Moisés (Ex 33,18s). Vi, ouvi, vi, não no monte mas no sepulcro, velado não pela nuvem, mas por um corpo, o Senhor dos seres incorpóreos e das nuvens, seu Senhor de ontem, de agora e de todo sempre. Ele disse-me : ‘Maria, apressa-te ! Como pomba queem seu bico leva um raminho de oliveira, vai anunciar a boa nova aos descendentes de Noé (Gn 8,11). Diz-lhes que a morte foi aniquilada e que ressuscitou Aquele que aos pecadores oferece a ressurreição’».

S. Romano, o Melodista ( ? – c.560), compositor de hinos
Hino 40

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

segunda-feira, 24 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 24/03

Santo do dia

OITAVA DA PÁSCOA
(Glória, Prefácio Pascal I,
Paramentos de cor branca)
Beato Diogo José de Cádiz, religioso, +1801
Santa Catarina da Suécia, virgem, religiosa, +1381

Livro dos Actos dos Apóstolos 2,14.22-32

Leitura dos Atos dos Apóstolos:No dia de Pentecostes, 14Pedro de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 22"Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis. 23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse. 25Pois Davi dele diz: Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção. 28Deste-me a conhecer os caminhos da vida e a tua presença me encherá de alegria.29Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu sepulcro está entre nós até hoje. 30Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono. 31É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção. 32Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas". - Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

Livro de Salmos 16(15),1-2.5.7-8.9-10.11

- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor; Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!
- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
- Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.
- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
- Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranqüilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.
- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
- Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!
- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 28,8-15

- O Senhor esteja convosco.- Ele está no meio de nós.- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.- Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: "Alegrai-vos!" As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.10Então Jesus disse a elas: "Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão". 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: "Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis". 15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Anúncio da Ressurreição

Durante a oitava da Páscoa, a Igreja continua a celebrar a ressurreição de Jesus, que inaugura a cinquentena pascal, o “grande domingo” continuado, como disse Santo Atanásio. A ressurreição de Cristo não foi tão só um momento da história, mas o seu ponto mais alto e a explicação de toda a história humana e da vida e morte do homem. As aparições de Cristo ressuscitado centrarão o evangelho de cada dia; e o incipiente caminhar da primeira comunidade cristã refletir-se-á nas primeiras leituras, que contêm o primeiro anúncio dos apóstolos.
O evangelho de hoje contém dois episódios relacionados com a ressurreição do Senhor. O primeiro é a aparição de Jesus a Maria Madalena e Maria de Tiago, que foram visitar o sepulcro. Ali ouviram o anúncio do anjo: “Jesus, o crucificado, não está aqui: ressuscitou, como havia dito... Ide depressa dizê-lo aos seus discípulos”. É então quando lhes sai ao encontro o próprio Jesus, que lhe diz: “Alegrai-vos... Não tenhais medo: ide comunicar aos meus irmãos que vão para a Galileia; ali me verão”.
A segunda parte do evangelho fala do “invento” sobre o sepulcro vazio de Jesus. Os sumos sacerdotes e os anciãos compram o silêncio e a mentira dos guardas do sepulcro, únicas testemunhas diretas da ressurreição: “Dizei que os seus discípulos foram de noite e roubaram o corpo enquanto vós dormíeis... e esta história foi-se difundindo entre os judeus até hoje”. Desta resenha sobre a fábula do sepulcro vazio, exclusiva de S. Mateus, se deduz o clima conflituoso entre a velha sinagoga e a jovem Igreja.
Mas, os discípulos de Jesus encarregaram-se de dizer a verdade, como vemos na primeira leitura, tirada do livro dos Atos dos Apóstolos, que será a fonte da primeira leitura diária durante todo o tempo pascal. Assim, se vem fazendo desde o século IV. A leitura de hoje contém o primeiro kerigma ou discurso missionário de S. Pedro, que é uma proclamação pública e um testemunho pessoal de Cristo ressuscitado: “Deus ressuscitou Jesus, e nós somos testemunhas”.
Assim se expressava Pedro no dia de Pentecostes, quando as pessoas se espantavam de ouvir cada um na sua língua os apóstolos. “Estes não estão embriagados, como pensais, é que realiza-se agora a efusão do Espírito de Deus, predita pelo profeta Joel para os tempos messiânicos. E de seguida passa a anunciar-lhes Jesus de Nazaré, homem acreditado por Deus diante do povo mediante sinais e prodígios. Não obstante, o povo judeu crucificou-o “pela mão de pagãos”; mas Deus o ressuscitou. Na sua ressurreição culmina “o plano previsto e sancionado por Deus” e cumpre-se a profecia do salmo”: “Não me entregarás à morte nem deixarás o teu fiel conhecer a corrupção” (Salmo Responsorial).
Continuar este testemunho apostólico da ressurreição de Cristo é o encargo da Igreja e dos cristãos de todos os tempos. Não podemos procurar entre os mortos o que vive, o vivente por antonomásia. A ressurreição de Jesus, mistério central da nossa fé e dado certo e real, embora não verificável pelos métodos das ciências, é o acontecimento salvador que nos enche de júbilo e que, baseados na fé apostólica da Igreja, temos de acreditar, proclamar e testemunhar mediante a nossa vida de ressuscitados com Cristo.
Testemunhar a ressurreição de Jesus é afirmar em primeiro lugar que a sua situação pessoal mudou por completo, porque Deus Pai pôs a sua assinatura e rubrica em tudo o que disse e fez Jesus, cujo caminho era o do próprio Pai. Mas há algo mais. A ressurreição de Cristo não se limita a ele só, pois de fato inaugura uma nova era e um mundo novo, em que não é a morte que tem a última palavra, mas a vida sem fronteiras para todo o homem e mulher que acreditem no Filho ressuscitado de Deus.
Hoje nasce o homem novo, a nova humanidade redimida, como todo o esplendor com que saiu no princípio das mãos do seu Criador. Quando confessamos Cristo ressuscitado não dizemos simplesmente que a sua tumba ficou vazia, mas que vive para nos dar vida. Por tudo isso: anunciamos a tua morte, proclamamos a tua ressurreição. Vem, Senhor Jesus!


Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

domingo, 23 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 23/03

Santo do Dia

PÁSCOA DO SENHOR
RESSURREIÇÃO DO SENHOR

(Paramentos Brancos)

Livro dos Actos dos Apóstolos 10,34.37-43

Livro dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37"Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.
39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz.
40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos.
42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. 43Todos os profetas dão testemunho dele: "Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!

Livro de Salmos 118(117),1-2.16-17.22-23

- Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!
- Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!
- Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!/ "Eterna é a sua misericórdia!"/ A casa de Israel agora o diga:/ "Eterna é a sua misericórdia!"
- Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!
- A mão direita do Senhor fez maravilhas,/ a mão direita do Senhor me levantou./ Não morrerei, mas, ao contrário, viverei/ para cantar as grandes obras do Senhor!
- Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!
- A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso;/ Que maravilhas ele fez a nossos olhos!
- Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!

Carta aos Colossenses 3,1-4

Carta de São Paulo apóstolo aos Colossenses:
Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!
Seqüência (2 coros)
— Cantai, cristãos, afinal:/ “Salve, ó vítima pascal!”/ Cordeiro inocente, o Cristo/ abriu-nos do Pai o aprisco.
— Por toda ovelha imolado,/ do mundo lava o pecado./ Duelam forte e mais forte:/ é a vida que enfrenta a morte.
— O rei da vida, cativo,/ é morto, mas reina vivo!/ Responde, pois, ó Maria:/ no teu caminho o que havia?
— “Vi Cristo ressuscitado,/ o túmulo abandonado./ Os anjos da cor do sol,/ dobrado ao chão o lençol...
— O Cristo, que leva aos céus,/ caminha à frente dos seus!”/ Ressuscitou de verdade./ Ó Rei, ó Cristo, piedade!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 20,1-9

Aclamação

- Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!/ Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!
1. O nosso Cordeiro Pascal foi imolado,/ Celebremos, pois, a festa, na sinceridade e verdade!

Anúncio do Evangelho
(Jo 20,1-9)
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós!
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, ? segundo João.
- Glória a vós, Senhor!

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido tirada do túmulo.
2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram".
3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.
6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.
8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.
9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!

Profissão de Fé

Creio em Deus Pai todo-poderoso,/ criador do céu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,/ que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;/ nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia,/ subiu aos céus;/ está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Espírito Santo;/ na Santa Igreja Católica;/ na comunhão dos santos;/ na remissão dos pecados;/ na ressurreição da carne;/ na vida eterna.
Amém.

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho