TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 12 de dezembro de 2009

LITURGIA DO DIA - 12/12

Santo do dia
Sábado da 2a semana do Advento
Hoje a Igreja celebra : Santa Joana Francisca de Chantal, religiosa, +1641, Nossa Senhora de Guadalupe
LEITURAS

Livro de Eclesiástico 48,1-4.9-11.
Levantou-se, depois, o pro-feta Elias, impetuoso como o fogo; as suas palavras eram ardentes como um facho. Fez vir sobre eles a fome e, no seu zelo, reduziu-os a poucos. Com a palavra do Senhor fechou o céu e assim fez cair fogo por três vezes. Quão glorioso te tornaste, Elias, pelos teus prodígios! Quem pode gloriar-se de ser como tu? tu foste arrebatado num redemoinho de fogo, num carro puxado por cavalos de fogo; tu foste escolhido, nos decretos dos tempos, para abrandar a ira antes de enfurecer, reconciliar os corações dos pais com os filhos e restabelecer as tribos de Jacob. Felizes os que te viram e os que morreram no amor; pois, nós também viveremos certamente.
Livro de Salmos 80(79),2-3.15-16.18-19.
Ó pastor de Israel, escuta, Tu que conduzes José como um rebanho, Tu que tens o teu trono sobre os querubiMostra a tua grandeza às tribos de Efraim, Benjamim e Manassés! Desperta o teu poder e vem salvar nos!Ó Deus do universo, volta, por favor, olha lá do céu e vê: cuida desta vinha!Trata da cepa que a tua mão direita plantou, dos rebentos que fizeste crescer para nós.Mas estende a tua mão sobre o teu escolhido, sobre o homem que para ti fortaleceste.E nunca mais nos afastaremos de ti; conserva nos a vida e invocaremos o teu nome.
Evangelho segundo S. Mateus 17,10-13.
Os discípulos fizeram a Jesus esta pergunta: «Então, porque é que os doutores da Lei dizem que Elias há-de vir primeiro?» Ele respondeu: «Sim, Elias há-de vir e restabelecerá todas as coisas. Eu, porém, digo vos: Elias já veio, e não o reconheceram; trataram-no como quiseram. Também assim hão de fazer sofrer o Filho do Homem.» Então, os discípulos compreenderam que se referia a João Baptista.

Fonte: Evangelho Quotidiano

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

LITURGIA DO DIA - 11/12



Santo do dia
Sexta-feira da 2a semana do Advento
LEITURAS
Livro de Isaías 48,17-19.
Eis o que diz o SENHOR, teu redentor, o Santo de Israel: «Eu sou o SENHOR teu Deus, que te dou lições para teu bem, que te guio pelo caminho que deves seguir. Ah! Se tivesses atendido ao que Eu mandava! O teu bem-estar seria como um rio, a tua felicidade como as ondas do mar. A tua posteridade seria como a areia, como os seus grãos, os frutos do teu ventre. O teu nome não seria aniquilado, nem destruído diante de mim.»
Livro de Salmos 1,1-2.3.4.6.
Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem toma parte na reunião dos libertinos;antes põe o seu enlevo na lei do SENHOR e nela medita dia e noite.É como a árvore plantada à beira da água corrente: dá fruto na estação própria e a sua folhagem não murcha; em tudo o que faz é bem sucedido.Mas os ímpios não são assim! São como a palha que o vento leva.O SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à perdição.
Evangelho segundo S. Mateus 11,16-19.
«Com quem poderei comparar esta geração? É semelhante a crianças sentadas na praça, que se interpelam umas às outras, dizendo: 'Tocámos flauta para vós e não dançastes; entoámos lamentações e não batestes no peito!’ Na verdade, veio João, que não come nem bebe, e dizem dele: 'Está possesso!’ Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'Aí está um glutão e bebedor de vinho, amigo de cobradores de impostos e pecadores!’ Mas a sabedoria foi justificada pelas suas próprias obras.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por Liturgia latina Hino do Advento: Rorate caeli (trad. Liturgia coral do povo de Deus)

Converter-se aos apelos repetidos do Deus que vem

Ó Senhor, não Te irrites nem guardes a lembrança dos nossos pecados. Eis que Sião, a Tua cidade santa, se tornou num deserto tal como Jerusalém, onde os nossos antepassados cantavam os Teus louvores, o lugar da Tua santidade e a habitação da Tua glória. Céus, derramai a vossa justiça e das nuvens venha a Salvação (cf. Is 64, 8ss.; 45, 8).Pecámos e tornámo-nos semelhantes aos pagãos. Murchávamos como folhas mortas, e os nossos pecados levaram-nos para longe de Ti. Escondeste-nos a Tua face e quebraste-nos por causa dos nossos pecados. Céus, derramai a vossa justiça e das nuvens venha a Salvação (cf. Is 64, 5ss.).Vê, Senhor, o abatimento do Teu povo e envia Aquele que deverá vir! Envia o Cordeiro, o soberano do Universo, do rochedo do deserto até à montanha da Filha de Sião, e que Ele nos livre do jugo dos nossos pecados. Céus, derramai a vossa justiça e das nuvens venha a Salvação (cf. Ap 5, 12; Sl 77, 15; Is 9, 3).Consola-te, consola-te ó meu povo, porque em breve virá o teu Salvador e teu Rei. Porque te deixas consumir pela tristeza? Ter-se-á a tua dor apossado de novo de ti? Eu te salvarei, não temas. Pois eu sou o teu Salvador, teu Senhor e teu Deus, o Santo de Israel, teu pastor, teu redentor. Céus, derramai a vossa justiça e das nuvens venha a Salvação (cf. Is 40, 1ss.).
Fonte: Evangelho Quotidiano

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

LITURGIA DO DIA - 10/12

Santo do dia
Quinta-feira da 2a semana do Advento
LEITURAS
Livro de Isaías 41,13-20.
Porque Eu, o SENHOR, teu Deus, tomo-te pela mão, e digo-te: ‘Não tenhas medo, Eu mesmo te ajudarei!’ Não tenhas medo, pobre vermezinho de Jacob, mísero insecto de Israel. Eu próprio te ajudarei. oráculo do SENHOR. O teu redentor é o Santo de Israel. Farei de ti uma grade aguçada, nova e armada de dentes; trilharás as montanhas e as triturarás. Reduzirás a palha as colinas. Tu as joeirarás e levá-las-á o vento, e o vendaval as espalhará. Exultarás, então, no SENHOR, gloriar-te-ás no Santo de Israel. Os pobres e os necessitados buscam água e não a encontram. Têm a língua ressequida pela sede. Mas Eu, o SENHOR, os atenderei; Eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. Farei brotar rios nos morros escalvados e fontes do fundo dos vales. Transformarei o deserto num reservatório e a terra árida em arroios de água. Plantarei no deserto cedros e acácias, murtas e oliveiras. Farei crescer na terra seca o cipreste, ao lado do ulmeiro e do buxo, para que vejam e saibam, considerem e compreendam, de uma vez por todas, que é a mão do SENHOR que faz estas coisas, que o Santo de Israel as realizou.
Livro de Salmos 145,1.9.10-11.12-13.
Exaltarei a tua grandeza, ó meu rei e meu Deus; hei-de bendizer o teu nome para sempre. SENHOR é bom para com todos; a sua ternura repassa todas as suas obras. Louvem-te, SENHOR, todas as tuas criaturas; todos os teus fiéis te bendigam. Dêem a conhecer a glória do teu reino e anunciem os teus feitos poderosos, para mostrar aos homens as tuas proezas e o esplendor glorioso do teu reino. teu reino é um reino para toda a eternidade e o teu domínio estende-se por todas as gerações.
Evangelho segundo S. Mateus 11,11-15.
Em verdade vos digo: Entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista; e, no entanto, o mais pequeno no Reino do Céu é maior do que ele. Desde o tempo de João Baptista até agora, o Reino do Céu tem sido objecto de violência e os violentos apoderam se dele à força. Porque todos os Profetas e a Lei anunciaram isto até João. E, quer acrediteis ou não, ele é o Elias que estava para vir. Quem tem ouvidos, oiça!»

Comentário ao Evangelho do dia feito por São Gregório Magno (c. 540-604), papa e Doutor da Igreja Homilia 20 sobre os Evangelhos, § 14 (a partir da trad. Le Barroux rev.)

«O Reino dos Céus tem sido objecto de violência e os violentos apoderam se dele à força»

João Baptista recomenda-nos que realizemos grandes coisas: «Produzi frutos dignos do arrependimento» e ainda: «Quem tem duas capas, que partilhe com aquele que não tem; quem tem de comer, que proceda do mesmo modo» (Lc 3, 8.11). Não será isto dar a compreender claramente o que afirma Aquele que é a Verdade: «Desde o tempo de João Baptista até afora, o Reino dos Céus tem sido objecto de violência e os violentos apoderam se dele à força»? Estas palavras vêm-nos do alto; nós devemos meditá-las com grande atenção. É preciso procurar como pode o Reino dos Céus ser tomado pela força. Quem pode fazer violência ao céu? E se é verdade que o Reino dos Céus se toma pela força, porque é que isso só é verdade depois do tempo de João Baptista e não antes?A antiga Lei [...] martirizava os pecadores com penas rigorosas, mas sem os trazer à vida pela penitência. Mas João Baptista, anunciando a graça do Redentor, prega a penitência a fim de que o pecador, morto em consequência do seu pecado, viva pelo efeito da sua conversão: foi pois verdadeiramente desde então que o Reino dos Céus se abriu aos que o tomavam pela força. O que é o Reino dos Céus, senão a morada dos justos? [...] São os humildes, os castos, os doces, os misericordiosos que chegam às alegrias do alto. Mas quando os pecadores [...] emendam as suas faltas pela penitência, também obtêm a vida eterna e entram nessa terra que lhes era estrangeira. Assim [...], ordenando a penitência aos pecadores, João ensinou-lhes a fazer violência ao Reino dos Céus.Irmãos bem amados, reflictamos pois, também nós, em todo o mal que temos feito e choremos. Aprendamos da herança dos justos pela penitência. O Todo-Poderoso quer aceitar esta violência da nossa parte; Ele quer que, pelas nossas lágrimas, nos deleitemos no Reino que não nos era devido de acordo com os nossos méritos.
Fonte: Evangelho Quotidiano

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

LITURGIA DO DIA - 09/12

Santo do dia

Quarta-feira da 2a semana do Advento

Hoje a Igreja celebra : Beato Bernardo Maria Silvestrelli, presbítero, +1911

LEITURAS

Livro de Isaías 40,25-31.

«A quem, pois, me comparareis, que seja igual a mim?» pergunta o Deus Santo. Levantai os olhos ao céu e vede! Quem criou todos estes astros? Aquele que os conta e os faz marchar como um exército. A todos Ele chama pelos seus nomes. É tão grande o seu poder e tão robusta a sua força, que nem um só falta à chamada. Porque andas falando, Jacob, e murmurando, Israel: «O SENHOR não compreende o meu destino, o meu Deus ignora a minha causa!» Porventura não sabes? Será que não ouviste? O SENHOR é um Deus eterno, que criou os confins da terra. Não se cansa nem perde as forças. É insondável a sua sabedoria. Ele dá forças ao cansado e enche de vigor o fraco. Até os adolescentes se cansam e se fatigam e os jovens tropeçam e vacilam. Mas aqueles que confiam no SENHOR renovam as suas forças. Têm asas como a águia, correm sem se cansar, marcham sem desfalecer.

Livro de Salmos 103(102),1-2.3-4.8.10.

Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo. Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e não esqueças nenhum dos seus benefícios. Ele quem perdoa as tuas culpas e cura todas as tuas enfermidades. Ele quem resgata a tua vida do túmulo e te enche de graça e de ternura. SENHOR é misericordioso e compassivo, é paciente e cheio de amor. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos castigou segundo as nossas culpas.

Evangelho segundo S. Mateus 11,28-30.

«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.»

Comentário ao Evangelho do dia feito por Beato Jan van Ruusbroec (1293-1381), cónego regular As Núpcias Espirituais, 1 (a partir da trad. de Louf, Bellefontaine, 1993, p. 49)

«Vinde a Mim, [...] porque sou manso e humilde de coração»

A terceira vinda de Cristo pertence ainda ao futuro. Acontecerá seja no momento do Julgamento, seja na hora da morte [...].O julgamento de Cristo será justo porque Ele, sendo o Filho do Homem, é também a sabedoria do Pai, à qual cabe todo o julgamento. Com efeito, para Ele todos os corações são transparentes e manifestos, no céu, na terra e no inferno [...]. O modo como Cristo, nosso esposo e juiz, procede no momento desse julgamento consiste em recompensar e castigar pela justiça, pois Ele a cada um dá segundo os seus méritos. A cada homem bom, e por cada boa obra produzida em Deus, concede a recompensa sem limites que é Ele próprio, e que criatura alguma saberá merecer. De facto, como Ele colabora em todas as obras da criatura, é graças à força divina d'Ele próprio que a criatura merece Cristo em recompensa, e isso é feito com toda a equidade [...].Na Sua primeira vinda, na qual Deus Se fez homem, viveu em humildade e morreu pelo amor que nos tem. Devemos segui-Lo, na nossa vida exterior, praticando os costumes perfeitos das virtudes e, interiormente, com caridade e verdadeira humildade. Na segunda vinda, que é a presente e na qual Deus surge inundando com a graça cada coração que ama, devemos desejá-Lo e orar-Lhe em cada dia, para nos mantermos erguidos e rectos e crescermos em novas virtudes. Na Sua terceira vinda, que será a do Julgamento ou a da hora da nossa própria morte, devemos esperá-Lo e desejá-Lo, com confiança e respeito, para sermos libertados do exílio presente e penetrarmos, por fim, na morada da glória.

Fonte: Evangelho Quotidiano


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

LITURGIA DO DIA - 08/12

Santo do dia


IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA, Padroeira principal de Portugal - Solenidade


Imaculada Conceição

ndário da Igreja disponível este dia

LEITURAS


Livro de Génesis 3,9-15.20.


Mas o Senhor Deus chamou o homem e disse-lhe: «Onde estás?» Ele respondeu: «Ouvi a tua voz no jardim e, cheio de medo, escondi-me porque estou nu.» O Senhor Deus perguntou: «Quem te disse que estás nu? Comeste, porventura, da árvore da qual te proibi comer?» O homem respondeu: «Foi a mulher que trouxeste para junto de mim que me ofereceu da árvore e eu comi.» O Senhor Deus perguntou à mulher: «Por que fizeste isso?» A mulher respondeu: «A serpente enganou-me e eu comi.» Então, o Senhor Deus disse à serpente: «Por teres feito isto, serás maldita entre todos os animais domésticos e entre os animais selvagens. Rastejarás sobre o teu ventre, alimentar-te-ás de terra todos os dias da tua vida. Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta esmagar-te-á a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar.» Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela seria mãe de todos os viventes.


Livro de Salmos 98,1.2.3-4.


Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque Ele fez maravilhas! A sua mão direita e o seu santo braço lhe deram a vitória.O SENHOR anunciou a sua vitória, revelou aos povos a sua justiça.Lembrou se do seu amor e da sua fidelidade em favor da casa de Israel. Todos os confins da terra presenciaram o triunfo libertador do nosso Deus.Aclamai o SENHOR, terra inteira, exultai de alegria e cantai.


Carta aos Efésios 1,3-6.11-12.


Bendito seja o Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que no alto do Céu nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. Foi assim que Ele nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis na sua presença, no amor. Predestinou-nos para sermos adoptados como seus filhos por meio de Jesus Cristo, de acordo com o beneplácito da sua vontade, para que seja prestado louvor à glória da sua graça, que gratuitamente derramou sobre nós, no seu Filho bem amado. Foi também em Cristo que fomos escolhidos como sua herança, predestinados de acordo com o desígnio daquele que tudo opera, de acordo com a decisão da sua vontade, para que nos entreguemos ao louvor da sua glória, nós, que previamente pusemos a nossa esperança em Cristo.


Evangelho segundo S. Lucas 1,26-38.


Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

Comentário ao Evangelho do dia feito por São João de Damasco (c. 675-749), monge, teólogo, Doutor da Igreja Homilia para a Natividade da Virgem, 7, 10 (a partir da trad. SC 80, p. 63 rev.)

«Eis que faço novas todas as coisas» (Ap 21, 5)

Hoje, o Criador de todas os coisas, o Deus Verbo, compôs uma obra nova, retirada do coração do Pai para ser escrita, como que com uma rosa, pelo Espírito que é a língua de Deus. [...] Filha santíssima de Joaquim e de Ana, que escapaste aos olhares dos Principados e das Potestades e às setas inflamadas do Malvado (Col 1, 16; Ef 6, 16), tu viveste na câmara nupcial do Espírito, foste preservada intacta para seres Esposa de Deus e Mãe de Deus por natureza. [...] Filha amada de Deus, honra de teus pais, todas as gerações te chamam bem-aventurada, como tu própria afirmaste com verdade (Lc 1, 48). Digna filha de Deus, beleza da natureza humana, reabilitação de Eva, nossa primeira mãe! Pois pelo teu nascimento aquela que tinha caído é levantada. [...] Se, pela primeira Eva, «entrou a morte no mundo» (Rom 5, 12), porque ela se colocou ao serviço da serpente, em contrapartida, Maria enganou a serpente enganadora fazendo-se escrava da vontade divina, e assim introduziu a imortalidade no mundo.Tu és mais preciosa do que toda a criação, porque de ti somente recebeu o Criador em herança as primícias da nossa humanidade. A Sua carne foi feita da tua carne, o Seu sangue do teu; Deus alimentou-Se com o teu leite, os teus lábios tocaram nos lábios de Deus. [...] Na presciência da tua dignidade, o Deus do universo amou-te; e, por te amar, predestinou-te e, nos últimos tempos (1Ped 1, 20), chamou-te à existência. [...]Que Salomão, o sapiente, se cale; que Salomão não volte a dizer que «não há nada de novo debaixo do sol» (Ecl 1, 9).

Fonte: Evangelho Quotidiano

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

LITURGIA DO DIA - 07/12

Santo do dia

Segunda-feira da 2a semana do Advento

Hoje a Igreja celebra : Santo Ambrósio, bispo, Doutor da Igreja, +397

LEITURAS

Livro de Isaías 35,1-10.

O deserto e a terra árida vão alegrar-se, a estepe exultará e dará flores belas como narcisos. Vai cobrir-se de flores e transbordar de júbilo e de alegria. Tem a glória do Líbano, a formosura do monte Carmelo e da planície de Saron. Verão a glória do SENHOR, e o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos débeis, robustecei os joelhos vacilantes. Dizei aos que têm o coração pusilânime: «Tomai ânimo, não temais!» Eis o vosso Deus, que vem para vos vingar. DEUS vem em pessoa retribuir-vos e salvar-vos. Então se abrirão os olhos do cego, os ouvidos do surdo ficarão a ouvir, o coxo saltará como um veado, e a língua do mudo dará gritos de alegria; porque as águas jorraram no deserto e as torrentes na estepe. A terra queimada mudar-se-á em lago, e as fontes brotarão da terra seca. No covil onde repousavam os chacais, crescerão canas e juncos. Haverá ali uma estrada e um caminho que se chamará Via Sagrada. Nenhum impuro passará por ele; é para aqueles que por ele devem andar e os menos espertos não se perderão. Ali não haverá leões, e nenhum animal feroz por ali passará. Apenas passarão os remidos. Os que o SENHOR libertar é que passarão por ela. Chegarão a Sião entre cânticos de júbilo com a alegria estampada nos seus rostos, transbordando de gozo e de alegria; nos seus corações, não haverá mais tristeza nem aflição.

Livro de Salmos 85(84),9-10.11-12.13-14.

Prestarei atenção ao que diz o SENHOR Deus; Ele promete paz para o seu povo e para os seus amigos e para todos os que se voltam para Ele de coração.A salvação está perto dos que o temem e a sua glória habitará na nossa terra.O amor e a fidelidade vão encontrar-se. Vão beijar-se a justiça e a paz.Da terra vai brotar a verdade e a justiça descerá do céu.O próprio SENHOR nos dará os seus bens e a nossa terra produzirá os seus frutos.A justiça caminhará diante dele e a paz, no rasto dos seus passos.

Evangelho segundo S. Lucas 5,17-26.

Um dia, quando Jesus ensinava, estavam ali sentados alguns fariseus e doutores da Lei, que tinham vindo de todas as localidades da Galileia, da Judeia e de Jerusalém; e o poder do Senhor levava-o a realizar curas. Apareceram uns homens que traziam um paralítico num catre e procuravam fazê-lo entrar e colocá-lo diante dele. Não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao tecto e, através das telhas, desceram-no com a enxerga, para o meio, em frente de Jesus. Vendo a fé daqueles homens, disse: «Homem, os teus pecados estão perdoados.» Os doutores da Lei e os fariseus começaram a murmurar, dizendo: «Quem é este que profere blasfémias? Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?» Mas Jesus, penetrando nos seus pensamentos, tomou a palavra e disse-lhes: «Que estais a pensar em vossos corações? Que é mais fácil dizer: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te e anda'? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, o poder de perdoar pecados, ordeno-te disse ao paralítico: Levanta-te, pega na enxerga e vai para tua casa.» No mesmo instante, ergueu-se à vista deles, pegou na enxerga em que jazia e foi para a sua casa, glorificando a Deus. Todos ficaram estupefactos e glorificaram a Deus, dizendo cheios de temor: «Hoje vimos maravilhas!»

Comentário ao Evangelho do dia feito por Aelred de Rielvaux (1110-1167), monge cisterciense Sermão para a Natividade

«Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?»

Ó infeliz Adão! Que procuravas tu para além da presença divina? Mas, ingrato, aí estás tu a ruminar o mal que fizeste: «Não, eu serei como Deus!» (cf. Gn 3, 5) Que orgulho intolerável! Acabas de ser feito de barro e de lodo e, na tua insolência, queres ser comparável a Deus? [...] Foi assim que o orgulho engendrou a desobediência, causa da nossa infelicidade. [...]Que humildade poderia compensar um tal orgulho? Que obediência de homem poderia redimir uma tal falta? Cativo, como poderia ele libertar um cativo? Impuro, poderia ele libertar um impuro? Meu Deus, irá então a vossa criatura perecer? «Ter-se-á Deus esquecido da Sua compaixão, ou terá fechado com ira o Seu coração?» [Sl 77 (76), 10] Ó, não! «Os desígnios que tenho acerca de vós [são] desígnios de prosperidade e não de calamidade», diz o Senhor (Jr 29, 11). Apressa-Te então, Senhor: vem depressa! Vê as lágrimas dos pobres. Escuta, «chegue junto de ti o gemido dos cativos» [Sl 79 (78), 11]. Que tempo de felicidade, que dia amado e desejado surgirá quando a voz do Pai gritar: «Por causa da aflição dos humildes e dos gemidos dos pobres, Me levantarei» [Sl 12 (11), 6] [...] Sim, «Salva-nos, Senhor, pois cada vez há menos justos!» [Sl 12 (11), 2].

Fonte: Evangelho Quotidiano

domingo, 6 de dezembro de 2009

LITURGIA DO DIA - 06/12

Santo do dia

2º Domingo do Advento - C


Segundo Domingo do Advento (semana II do saltério)


Hoje a Igreja celebra : S. Nicolau, bispo, +342

LEITURAS

Livro de Baruc 5,1-9.


Jerusalém, tira as vestes de luto e de aflição; reveste-te para sempre dos adornos da glória que te vem de Deus. Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus, e põe sobre a tua cabeça o diadema da glória do Eterno, porque Deus vai mostrar o teu esplendor a todos os que vivem debaixo do céu. Eis o nome que Deus te dará para sempre: «Paz da Justiça e Glória da Piedade!» Levanta-te, ó Jerusalém, põe-te no alto e olha para o Oriente! Contempla os teus filhos reunidos desde o nascente ao poente pela voz do Santo, invocando alegremente a Deus. Quando partiram iam a pé, levados pelo inimigo. Deus, porém, fá-los voltar para ti, em triunfo, como em cortejo real. Deus mandou rebaixar todos os altos montes e colinas elevadas, e encher os vales até aplanar a terra, a fim de que Israel caminhe com segurança, guiado pela glória de Deus. Os bosques e todas as árvores aromáticas darão sombra a Israel, por ordem do Senhor. Na verdade, o próprio Deus conduzirá Israel, com júbilo, à luz da sua majestade, com a justiça e a misericórdia que dele procedem.


Livro de Salmos 126(125),1-2.3.147(146),4-5.126,6.


Quando o SENHOR mudou o destino de Sião, parecia-nos viver um sonho. nossa boca encheu-se de sorrisos e a nossa língua de canções. Dizia-se, então, entre os pagãos: «O SENHOR fez por eles grandes coisas!» Sim, o SENHOR fez por nós grandes coisas; por isso, exultamos de alegria. Ele fixa o número das estrelas e chama a cada uma pelo seu nome. Grande e poderoso é o nosso Deus; a sua sabedoria não tem limites. ida vão a chorar, carregando e lançando as sementes; no regresso cantam de alegria, transportando os feixes de espigas.


Carta aos Filipenses 1,4-6.8-11.


Sempre, em toda a minha oração por todos vós. É uma oração que faço com alegria, por causa da vossa participação no anúncio do Evangelho, desde o primeiro dia até agora. E é exactamente nisto que ponho a minha confiança: aquele que em vós deu início a uma boa obra há-de levá-la ao fim, até ao dia de Cristo Jesus. Pois Deus é minha testemunha de quanto anseio por todos vós, com a afeição de Cristo Jesus. E é por isto que eu rezo: para que o vosso amor aumente ainda mais e mais em sabedoria e toda a espécie de discernimento, para vos poderdes decidir pelo que mais convém, e assim sejais puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo, repletos do fruto da justiça, daquele que vem por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.


Evangelho segundo S. Lucas 3,1-6.


No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes, tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe, tetrarca da Itureia e da Traconítide, e Lisânias, tetrarca de Abilena, sob o pontificado de Anás e Caifás, a palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto. Começou a percorrer toda a região do Jordão, pregando um baptismo de penitência para remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: «Uma voz clama no deserto: 'Preparai o caminho do Senhor e endireitai as suas veredas. Toda a ravina será preenchida, todo o monte e colina serão abatidos; os caminhos tortuosos ficarão direitos e os escabrosos tornar-se-ão planos. E toda a criatura verá a salvação de Deus.'»



Fonte: Evangelho Quotidiano