TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 12 de abril de 2008

LITURGIA DO DIA - 12/04

Santo do dia

III SEMANA DA PÁSCOA
(Prefácio Pascal, Paramentos de cor branca)
Hoje a Igreja celebra :

S. Victor de Braga, mártir, +300
S. Zenão, bispo, séc. IV
S. Júlio I, papa, +3
Santa Ida, viúva, +1113

Livro dos Actos dos Apóstolos 9,31-42

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 31a Igreja vivia em paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo. 32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida. 33Encontrou aí um homem chamado Enéias, que estava paralítico e, há oito anos, jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: "Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!" Imediatamente Enéias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor. 36Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as obras boas que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias, ela ficou doente e morreu. Então levaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38Como Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: "Vem depressa até nós!"39Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito, quando vivia com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: "Tabita, levanta-te!" Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 116(115),12-13.14-15.16-17

- Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
- Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
- Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.
- Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
- Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos.
- Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
- Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, vosso servo que nasceu de vossa serva; mas me que­brastes os grilhões da escravidão: Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.
- Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 6,60-69

Aclamação (Jo 6,63c.68c)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Senhor, tuas palavras são espírito, são vida;/ só tu tens palavras de vida eterna!

Evangelho (Jo 6,60-69)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: "Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?" 61Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: "Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?" 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: "Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não ­crêem". Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou: "É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai". 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: "Vós também vos quereis ir embora?" 68Simão Pedro respondeu: "A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

"Senhor, a quem iremos?"

Duas reações díspares.
Com o texto evangélico de hoje termina o sexto capítulo do Evangelho de S. João, que seguimos desde sexta-feira da semana passada. Hoje, notamos as duas reações díspares a todo o discurso de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre o "pão da vida", que é a sua própria Carne. Uma reação é negativa. Outra, positiva. A insistência fundamental de Jesus neste final de discurso é disjuntiva entre fé ou incredulidade. Pela fé optarão os doze pela boca do apóstolo Pedro, e pela incredulidade a maioria do povo e dos discípulos. É a grande crise com que, segundo S. João, termina o mistério profético de Jesus por terras da Galiléia.
O protagonismo dos interlocutores de Cristo ao longo deste capítulo de S. João foi passando da "multidão" na "multiplicação dos pães" e, na base da mesma, para os "judeus" depois, e para os "discípulos" agora, para acabar finalmente nos "doze", entre os quais se destaca o apóstolo S. Pedro.
Se antes foram os judeus que criticavam Jesus, porque disse que ele é o "pão vivo descido do céu" e que lhes daria a comer a sua carne, agora são os até então seus discípulos que concluem sentir-se defraudados: "Este modo de falar é duro, quem pode fazer caso disso?"
Estão decididos a abandonar Jesus, mas antes ele recorda-lhes o porquê da fé e da incredulidade: "Isto faz-vos vacilar? E se virdes o Filho do homem subir aonde estava antes? O Espírito é que dá vida; a carne - isto é, a débil condição humana - não serve para nada... Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se isso não for concedido pelo Pai".
A reação positiva, a fé, está expressa na decisão do grupo dos doze, em cujo nome fala o apóstolo Pedro. "A partir desse momento, muitos discípulos de Jesus voltaram atrás e não desistiram de andar com Ele.
Então, Jesus volta para os doze: Também vós quereis partir? Simão Pedro respondeu: Senhor, a quem vamos? Tu tens palavras de vida eterna; nós cremos e sabemos que tu és o Santo, consagrado por Deus" Profissão de fé que recorda a de Pedro em Cesaréia de Felipe: Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo(Mt. 16,16).

A opção por Jesus
Na vida de todo o cristão, há momentos em que se apresenta uma situação e uma pergunta similar à do Evangelho de hoje. Que Deus seguimos ou que ídolo adoramos? Continuamos com Jesus ou abandonamo-lo? Quando nos cansamos de seguir o bem, a verdade e o amor e a justiça, quando nos fartamos de ir à missa, quando nos pesa a fidelidade a Deus e aos irmãos, quando o mal nos circunda e assedia, quando a dúvida e a incredulidade nos oprimem, parece insuportável o modo cristão de pensar e de atuar, somos tentados a dizer: Quem pode convertê-lo em norma da sua vida? Somente um santo ou um doido, e eu não sou nenhum dos dois, nem santo nem doido!
Então, Jesus pergunta-nos: Também tu queres partir e deixar-me? Constantemente, temos de escolher entre vários deuses e senhores. Ou o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo - e só então poderemos chamar-nos cristãos - ou o deus dinheiro, o deus poder, o deus prazer e sexo, soberba, egoísmo, vaidade e beleza, bem-estar e consumo. Mas, nenhum desses segundos nos oferece garantia nem tem palavras de vida eterna.
Todos vamos procurando na vida algo que nos encha, nos satisfaça, nos realize como pessoas, enfim, nos dê a felicidade. Assim procede já a criança, embora de modo consciente e egoísta. Do mesmo modo, o jovem que procurar um lugar na sociedade, um posto de trabalho e um amor que dê cor à sua vida. Da mesma maneira, o adulto, os casados e os pais de família que desejam levar adiante o lar e os filhos, para quem sonham o melhor. Até mesmo o idoso mantém a sua secreta esperança em algum bem terreno, material ou espiritual.
No aspecto religioso, se detecta uma aspiração insatisfeita. A estrutura pessoal inteira, com toda a sua complexidade, sente-se submetida, hoje em dia, a tensões internas e externas que, com freqüência, provocam crises de identidade ou personalidade. Depois, de muito pensar, nos damos conta que só há uma pessoa, e esta com "P" maiúsculo, de verdade, nos pode salvar: Jesus Cristo. Se queremos optar pela vida em plenitude, sem limite nem ocaso, teremos de repetir com S. Pedro, sem medo nem complexos, num mundo que prefere os ídolos: Senhor, a quem iremos? Só Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos em ti, ó Filho de Deus!

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

sexta-feira, 11 de abril de 2008

LITURGIA DO DIA - 11/04

Santo do dia

III SEMANA DA PÁSCOA
Hoje a Igreja celebra :
Nossa Senhora dos Prazeres
Santo Estanislau, bispo, mártir, +1097
(Memória; Prefácio Pascal ou do Santo, Paramento: cor branca)

Livro dos Actos dos Apóstolos 9,1-20

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 1Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. 3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que me persegues?"5Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor?" A voz respondeu: "Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer". 7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu. 10Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: "Ananias!" E Ananias respondeu: "Aqui estou, Senhor!" 11O Senhor lhe disse: "Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando". 12E numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13Ananias respondeu: "Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome".15Mas o Senhor disse a Ananias: "Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa". 17Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: "Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo".18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 117,1.2

- Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
- Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
- Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
- Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
- Pois comprovado é o seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!
- Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 6,52-59

Aclamação (Jo 6,56)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Quem come a minha carne e bebe o meu sangue,/ em mim permanece e eu vou ficar nele.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Evangelho (Jo 6,52-59)

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" 53Então Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre". 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

A Eucaristia, penhor da ressurreição

Se a carne não se salva, também o Senhor não nos redimiu com o seu Sangue, nem o cálice da Eucaristia é uma comunhão do seu Sangue, nem o pão que partimos é a comunhão do seu Corpo. O sangue, efetivamente, não procede senão das veias, da carne e da restante substância humana, dessa substância que o Verbo de Deus assumiu em toda a sua realidade e pela qual nos resgatou com o seu Sangue, como diz o Apóstolo: NEle temos a redenção pelo seu Sangue, a remissão dos pecados.
E porque somos seus membros e os alimentamos das criaturas que nos proporciona, fazendo nascer o sol e cair a chuva segundo a sua vontade, Ele afirmou que aquele cálice, fruto da criação, é o seu Sangue que fortalece o nossos sangue, e confirmou que aquele pão, fruto também da criação, é o seu Corpo que fortalece os nossos corpos.
Uma vez que o cálice de vinho misturado com água e o pão natural, ao receberem a palavra de Deus, se transformam na Eucaristia do Sangue e do Corpo de Cristo, com os quais se alimenta revigora a substância da nossa carne, como há quem negue que a carne é capaz de receber o dom de Deus, que é a vida eterna, essa carne que se alimenta do Sangue e Corpo de Cristo e se torna membro do seu Corpo?
O ramo da videira, mergulhado na terra, frutifica no tempo devido, e o grão de trigo, caindo na terra e dissolvendo-se, multiplica-se pelo Espírito de Deus que sustenta todas as coisas. Em seguida, pela arte da fabricação, são transformados para uso do homem e, recebendo a palavra de Deus, convertem-se na Eucaristia, que é o Corpo e o Sangue de Cristo. Assim também os nossos corpos, nutridos pela Eucaristia, depositados na terra e nelas desintegrados, ressuscitarão a seu tempo, quando o Verbo de Deus lhes conceder a ressurreição para glória de Deus Pai. É Ele que reveste o corpo mortal com a sua imortalidade e dá gratuitamente a incorruptibilidade à carne corruptível, porque é na fraqueza do homem que se manifesta o poder de Deus.

Do Tratado de Santo Ireneu, Bispo. «Contra as heresias»
(Livro 5, 2, 2-3; SC 153, 30-38)

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

quinta-feira, 10 de abril de 2008

LITURGIA DO DIA - 10/04

Santo do dia

III SEMANA DEPOIS DA PÁSCOA
Hoje a Igreja celebra :
S. Macário de Antioquia, bispo, +1012
Ezequiel, profeta
Santo António Neyrot, mártir, +1460
Santa Gema Galgani, virgem, +1903
S. Terêncio e 39 companheiros mártires, +250
S. Frutuoso, bispo

Livro dos Actos dos Apóstolos 8,26-40

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo:
"Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto". Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: "Aproxima-te desse carro e acompanha-o". 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: "Tu compreendes o que estás lendo?"31O eunuco respondeu: "Como posso, se ninguém mo explica?" Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: "Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra".34E o eunuco disse a Filipe: "Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?" 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37Então o eunuco disse a Filipe: "Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?"38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 66(65),8-9.16-17.20

- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
- Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.
- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
- Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!
- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
- Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!
- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 6,44-51

Aclamação (Jo 6,51)- Aleluia, Aleluia, Aleluia.- Aleluia, Aleluia, Aleluia.- Eu sou o pão vivo, descido do céu,/ quem deste pão come, sempre há de viver.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.Evangelho (Jo 6,44-51)- O Senhor esteja convosco.- Ele está no meio de nós.- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.- Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44"Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: Todos serão discípulos de Deus. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

O encontro da fé

Pão vivo descido do céu. No texto imediatamente precedente, S. João conta-nos que os judeus se puseram a murmurar conta Nosso Senhor Jesus Cristo, porque Ele ter dito: "Eu sou o pão que desceu do Céu" e para menoscabá-lO, acrescentavam: "Não conhecemos o seu pai e a sua mãe? Como diz agora que desceu do céu?" As palavras de Jesus soava-lhes como uma loucura arrogante. É o escândalo sempre atual da encarnação de Deus. A lógica puramente humana não pode conceber que um Deus se possa encarnar.O próprio Jesus começa por reconhecer que o mistério de sua Pessoa não se pode apreender intelectualmente, mas somente pela fé. E a fé é um dom de Deus. Por isso, adeverte-os: "Não murmureis (quer dizer, não sejais incrédulos!). Em verdade vos digo: o que crê tem a vida eterna". Cristo fala no presente: o que responde à atração, ao amor do Pai, o que crê, já tem a vida eterna, incoativamente. É a escatologia presente ou realizada, própria do Evangelho de S. João, e que se completa com a futura: "Eu o ressuscitarei no último dia".Entretanto, no temos que há uma condição para se alcançar essa vida eterna, tem de haver uma atitude responsável de quem recebe essa promessa: escutar a Deus. "Todo o que escuta o ensinamento que vem do Pai e o entendeu vem a mim".A segunda parte do Evangelho constitui o núcleo do discurso sobre o pão da vida. Jesus se revela ao dizer "eu sou", tal e qual como Javé no Antigo Testamento. Jesus se auto-define como o pão que dá a vida eterna ao dele se alimenta. Esta é a grande diferença do maná do deserto. Este além de ser perecível ele mesmo, não pode impedir a morte de quem o comia. Em contraposição, Jesus declara: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, para a vida do mundo.Esta frase introduz claramente o tema eucarístico, como se verá no Evangelho de amanhã.
O encontro da fé. O nosso caminhar nesta vida nada mais é do que ir ao encontro de Deus na fé. Jesus dizia aos judeus: Não murmureis entre vós, ninguém pode vir a mim se não o atrair o Pai que me enviou. Pois bem, no seu comentário a esta passagem, Santo Agostinho pergunta em que consiste esta atração do Pai que suscita a fé. E responde o grande doutor: é o amor, porque o amor é o nosso próprio peso. Os judeus que criticavam as palavras de Jesus, pão da vida, não acreditavam nele, porque não eram capazes de amar.Cristo Jesus é a palavra pessoal de Deus que quer comunicar-se com o homem. Toda a palavra é destinada ao diálogo com um interlocutor, para o encontro entre o tu e o eu, a fim de constituir entre ambos o "nós" comunitário.Vejamos, quais são os graus do encontro interpessoal, ou seja, entre pessoas:Primeiro grau: o contato num espaço e tempo determinados, que pode ficar apenas numa saudação ocasional, nada mais.Segundo grau: o diálogo e a conversão, em que entra em jogo a palavra e o interesse pelo outro, as suas idéias e atividades.Terceiro grau: a comunhão, a reciprocidade, a coincidência afetiva e, finalmente, o embricamento total, sobretudo, no amor pelos mesmos objetivos, o mesmo ideal de vida. Aqui culmina o encontro, que não necessita de um encadeamento de verdades lógicas, porque é algo vivencial, baseia-se mais no amor que no puro conhecimento.O encontro da fé segue a mesma gradação. Primeiramente, a Pessoa de Cristo, a sua palavra e o pão do seu Corpo é o "lugar" de referência a Deus, pois Jesus no-lo revela, como palavra Pessoal que é do Pai.Num segundo passo, segue-se a fé como diálogo com Deus, como opção e resposta nossa à sua palavra e iniciativa salvadora.Finalmente, no terceiro passo, sucederá a visão de Deus cara a cara (visão beatífica): comunhão e encontro que já não necessitam da fé. "Agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que seremos. Sabemos que quando se manifestar seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal qual é" (1 Jo. 3,2).

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

quarta-feira, 9 de abril de 2008

LITURGIA DO DIA - 09/04

Santo do dia

III SEMANA DA PÁSCOA
(Pf. Pascal, Cor Branca)

Santa Cacilda, princesa moura, eremita, +1007
Santo Acácio de Amida, bispo, séc. V
Santa Maria de Cléofas, discípula de Jesus
Santa Valdetrudes, viúva, +688

Livro dos Actos dos Apóstolos 8,1-8

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
1bNaquele dia, começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judéia e da Samaria.2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia.7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 66(65),1-3.4-5.6-7

- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: "Como são grandes vossas obras"!
- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
- Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome! "Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens"!
- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
- O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!
- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 6,35-40

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35"Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Deus quer a salvação do homem

Com o texto evangélico de hoje, que começa por repetir o último versículo do de ontem, principia o discurso propriamente dito do pão da vida, que é o próprio Jesus. Estes discurso reflete o gênio do evangelista S. João, tal como o sermão da montanha revela a habilidade de S. Mateus.
Hoje, no discurso do pão da vida, S. João sublinha fortemente a vontade salvadora do Pai, Deus, por meio de Seu Filho, Jesus Cristo.
"Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vem a mim eu não o rejeitarei; porque desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nada do que ele me deu, mas que o ressuscite no último dia". É porque Deus não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva, que enviou o Seu Filho ao mundo não para condenar o homem, mas para o salvar. "Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade" (1 Tm. 2,4).
A todo aquele que se aproxime dEle, Jesus não o deitará fora - alusão à expulsão de Adão do paraíso, como vimos ontem - , porque "a vontade do Pai é que todo que vê o filho e crê nele tenha vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia". Daqui se depreende que não há elites especiais, nem monopólios a respeito da salvação de Deus por meio de Cristo. A salvação destina-se a todo o homem e mulher que, reconhecendo-se pecador e necessitado de cura, crê em Jesus Cristo, o Filho ressuscitado de Deus.
Este é o núcleo do Evangelho, isto é, da boa nova que iam difundindo os membros dispersos da perseguida comunidade de Jerusalém, como vemos na primeira leitura. A lei do crescimento de toda a pequena comunidade é a mesma por que passou a de Jerusalém: pela perseguição e pela cruz com Cristo, o grão de trigo produz uma colheita esplêndida ao morrer no sulco, feito pelo arado.
Assim, a diáspora que a perseguição da primitiva comunidade de Jerusalém provocou, contribuiu para a difusão do nome de Cristo entre os samaritanos, cuja cidade se encheu de alegria pela atuação do diácono Felipe.
No livro dos Atos dos Apóstolos, Lucas mostra como, segundo o mandato de Cristo, na Sua ascensão, a boa nova chegou aos confins da terra (conhecida de então): primeiro Palestina, depois Ásia Menor, de seguida a Grécia e, finalmente, Roma.

Discurso eucarístico ou sapiencial?

Alguns autores, com base em textos sapienciais do Antigo Testamento que comparam o maná do deserto à sabedoria que Deus dá ao homem, explicam o pão da vida e revelação divina que Jesus transmite ao que crê nele. O pão da vida seria a sua doutrina. É sabido que entre os Padres houve quem interpretasse o discurso do pão da vida em sentido alegórico e espiritual, não eucarístico nem sacramental. Assim, pensavam Clemente e Fílon de Alexandria, Orígenes e Eusébio. Posteriormente também os reformadores (Lutero, Calvino, Zwinglio etc.) do século XVI.
Para outros, porém, o pão da vida é a carne de Cristo, isto é, o pão eucarístico. Assim, afirmavam os Santos Padres João Crisóstomo, Gregório Niceno, Cirilo de Jerusalém, Cirilo de Alexandria e outros.
O Concílio de Trento recordou esta passagem evangélica, mas não optou por nenhuma das duas interpretações, nem parte para não dar razão os hussitas, que exigiam a comunhão eucarística sob as duas espécies.
Contudo, esta divisão de opiniões mantém-se até hoje em dia entre os biblistas. Uns defendem uma interpretação sapiencial de todo o discurso: assim, o pão da vida é a revelação de Deus por meio da palavra de Jesus. Outros crêem que na primeira parte do discurso é exclusivamente sapiencial, referida à revelação e à fé em Cristo como condição de vida eterna (Jo. 6, 35-50); e que a segunda, agregada posteriormente é eucarística: o pão é a carne de Jesus, garantia de vida eterna (vv. 51-58).
Finalmente, uns terceiros, talvez o maior número hoje em dia opinião que todo o discurso é simultaneamente sapiencial e eucarístico. O pão da vida refere-se ao mesmo tempo à revelação de Jesus e à conseqüente resposta de fé (aspecto que predomina na primeira parte), e também ao Corpo eucarístico de Jesus (idéia sacramental justaposta que se acentua mais na segunda parte).

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

terça-feira, 8 de abril de 2008

LITURGIA DO DIA - 08/04

Santo do dia

III SEMANA DA PÁSCOA
(Prefácio: Pascal, Paramentos: Cor Branca)
Hoje a Igreja celebra :

S. Gualter (Valter) de Pontoise, abade, +1099
S. Perpétuo, bispo, séc. V
S. Dionísio, bispo, +180
Beata Júlia Billiart, virgem, fundadora, +1816
Beata Constança de Aragão, mãe da rainha Santa Isabel, +1300
Chagas Gloriosas de Nosso Senhor Jesus Cristo
Santa Cacilda

Livro dos Actos dos Apóstolos 7,51-60.8,1

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, Estêvão disse ao povo, aos anciãos e aos doutores da lei: 51"Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e como vossos pais agiram, assim fazeis vós! 52A qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual, agora, vós vos tornastes traidores e assassinos. 53Vós recebestes a Lei, por meio de anjos, e não a observastes!"54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para a céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: "Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus".57Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: "Senhor Jesus, acolhe o meu espírito". 60Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: "Senhor, não os condenes por este pecado". E, ao dizer isto, morreu. 8,1aSaulo era um dos que aprovavam a execução de Estêvão.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 31(30),3-4.6.7.8.17.21

- Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
- Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
- Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
- Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
- Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Quanto a mim, é ao Senhor que me confio, vosso amor me faz saltar de alegria.
- Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
- Mostrai serena a vossa face ao vosso servo e salvai-me pela vossa compaixão! Na proteção de vossa face os defendeis bem longe das intrigas dos mortais.
- Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 6,30-35

Aclamação (Jo 6,35ab)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu sou o pão da vida,/ quem vem a mim não terá fome;/ assim nos fala o Senhor.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Evangelho (Jo 6,30-35)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30"Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: Pão do céu deu-lhes a comer".32Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo". 34Então pediram: "Senhor, dá-nos sempre desse pão". 35Jesus lhes disse: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede". - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Comentários

Não foi Moisés quem vos deu o pão que vinha do céu; é o meu Pai que vos dá o verdadeiro pão que vem do céu

Tendo amado os seus, o Senhor amou-os até ao fim. Sabendo que era chegada a hora de partir deste mundo para regressar ao Pai, no decorrer duma refeição, lavou-lhes os pés e deu-lhes o mandamento do amor. Para lhes deixar uma garantia deste amor, para jamais se afastar dos seus e para os tornar participantes da sua Páscoa, instituiu a Eucaristia como memorial da sua morte e da sua ressurreição, e ordenou aos seus Apóstolos que a celebrassem até ao seu regresso, «constituindo-os, então, sacerdotes do Novo Testamento» (Concílio de Trento)...Celebrando a última ceia com os seus Apóstolos, no decorrer do banquete pascal, Jesus deu o seu sentido definitivo à Páscoa judaica. Com efeito, a passagem de Jesus para o seu Pai, pela sua morte e ressurreição - a Páscoa nova - é antecipada na ceia e celebrada na Eucaristia, que dá cumprimento a Páscoa judaica e antecipa a Páscoa final da Igreja na glória do Reino.Ao ordenar que repetissem os seus gestos e palavras, «até que Ele venha» (1 Cor 11, 26), Jesus não pede somente que se lembrem dEle e do que Ele fez. Tem em vista a celebração litúrgica, pelos apóstolos e seus sucessores, do memorial de Cristo, da sua vida, morte, ressurreição e da sua intercessão junto do Pai.

Catecismo da Igreja Católica
§ 1337-1341

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

segunda-feira, 7 de abril de 2008

LITURGIA DO DIA - 07/04

Santo do dia

III SEMANA DA PÁSCOA
São João Batista de la Salle, Presbítero e Fundador (+1719)
(Memória, Prefácio Pascal ou Pastores, Paramentos de cor branca)

Livro dos Actos dos Apóstolos 6,8-15

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga de Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão. 10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 11Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: "Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus". 12Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao Sinédrio.13Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: "Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu". 15Todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão, e viram seu rosto como o rosto de um anjo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 119(118),23-24.26-27.29-30

- Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.
- Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.
- Que os poderosos reunidos me condenem; o que me importa é o vosso julgamento! Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.
- Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.
- Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios!
- Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.
- Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.
- Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 6,22-29

Aclamação (Mt 4,4b)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- O homem não vive somente de pão,/ mas de toda palavra da boca de Deus.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Evangelho (Jo 6,22-29)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor.

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: "Rabi, quando chegaste aqui?" 26Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo". 28Então perguntaram: "Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?" 29Jesus respondeu: "A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

O reino de Deus é que acreditais naquele que ele enviou

Vós, filhos da luz verdadeira, fugi das querelas e das más doutrinas. Como ovelhas, segui o vosso pastor. Porque muitas vezes os lobos aparentemente dignos de fé extraviam os que correm na corrida de Deus, mas se permanecerdes unidos, eles não encontrarão lugar entre vós.
Tende pois cuidado em participar numa única eucaristia; não há, com efeito, senão uma só carne de Nosso Senhor, um só cálice para nos unir no seu sangue, um só altar, como não há senão um só bispo rodeado de padres e de diáconos. Assim, tudo o que fizerdes, vós o fareis segundo Deus... Meu refúgio é o Evangelho, que é para mim o próprio Jesus na carne, e os apóstolos, que incarnam o presbitério da Igreja. Amemos também os profetas, porque também eles anunciaram o Evangelho; eles esperaram em Cristo e esperam-no; acreditando nele, foram salvos e, permanecendo unidos a Jesus Cristo, santos dignos de amor e admiração, mereceram receber o testemunho de Jesus Cristo e ter lugar no Evangelho, nossa esperança comum...Deus não habita onde reina a divisão e a cólera. Mas o Senhor perdoa a todos os que se arrependem, se o arrependimento os levar à união com Cristo que nos libertará de toda a opressão. Suplico-vos, não ajam no espírito de querela, mas segundo os ensinamentos de Cristo. Ouvi que diziam: «O que não encontro nos arquivos, não o acredito no Evangelho»... Para mim, os meus arquivos, é o Cristo; os meus arquivos invioláveis são a cruz, a sua morte e a sua ressurreição, e a fé que vem dele. Eis donde espero, com a ajuda das vossas orações, toda a minha justificação.

Santo Inácio de Antioquia (? - cerca 110), bispo e mártir
Carta aos naturais de Filadélfia

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

domingo, 6 de abril de 2008

LITURGIA DO DIA - 06/04

Santo do dia

III DOMINGO DA PÁSCOA
(Paramentos de cor branca)
Hoje a Igreja celebra :
S. Marcelino de Cartago, pai de família, mártir, +411
S. Prudêncio, bispo, +861

Livro dos Actos dos Apóstolos 2,14.22-28

Livro dos Atos dos Apóstolos:
No dia de Pentecostes, 14Pedro de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 22"Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis.23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse.25Pois Davi dele diz: Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção. 28Deste-me a conhecer os caminhos da vida, e a tua presença me encherá de alegria. 29Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu sepulcro está entre nós até hoje. 30Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono.31É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção. 32Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas. 33E agora, exaltado pela direita de Deus, Jesus recebeu o Espírito Santo que fora prometido pelo Pai, e o derramou, como estais vendo e ouvindo".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 16(15),1-2.5.7-8.9-10.11

- Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós felicidade sem limites!
- Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós felicidade sem limites!
- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!/ Digo ao Senhor: "Somente vós sois meu Senhor:/ nenhum bem eu posso achar fora de vós!"/ Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,/ meu destino está seguro em vossas mãos!
- Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós felicidade sem limites!
- Eu bendigo o Senhor, que me aconselha,/ e até de noite me adverte o coração./ Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,/ pois se o tenho a meu lado não vacilo.
- Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós felicidade sem limites!
- Eis por que meu coração está em festa,/ minha alma rejubila de alegria,/ e até meu corpo no repouso está tranqüilo;/ pois não haveis de me deixar entregue à morte,/ nem vosso amigo conhecer a corrupção.
- Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós felicidade sem limites!
- Vós me ensinais vosso caminho para a vida;/ junto a vós, felicidade sem limites,/ delícia eterna e alegria ao vosso lado!
- Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós felicidade sem limites!

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

1ª Carta de S. Pedro 1,17-21

Primeira Carta de São Pedro:
Caríssimos: 17Se invocais como Pai aquele que sem discriminação julga a cada um de acordo com as suas obras, vivei então respeitando a Deus durante o tempo de vossa migração neste mundo.18Sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por meio de coisas perecíveis, como a prata ou o ouro, 19mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito.20Antes da criação do mundo, ele foi destinado para isso, e neste final dos tempos, ele apareceu, por amor de vós. 21Por ele é que alcançastes a fé em Deus. Deus o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, e assim, a vossa fé e esperança estão em Deus. - Palavra do Senhor

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 24,13-35

Aclamação
- Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
- Revelai-nos o sentido da Escritura;/ Fazei o nosso coração arder, quando falardes.
- Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!

Anúncio do Evangelho (Lc 24,13-35)
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós!
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!
13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém.14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. 15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: "O que ides conversando pelo caminho?" Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: "Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?"19Ele perguntou: "O que foi?" Os discípulos responderam: "O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu". 25Então Jesus lhes disse: "Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?" 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. 28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: "Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!" Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. 31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: "Não estava ardendo o nosso coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?"33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: "Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!"35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Não vos esqueçais da hospitalidade
Dois dos discípulos caminhavam juntos. Eles não acreditavam, e no entanto falavam sobre o Senhor. De repente Este apareceu-lhes, mas sob uns traços que não lhes permitia reconhecê-Lo. [...] Convidam-No para partilhar da sua pousada, como é costume entre viajantes [...] Põem então a mesa, apresentam os alimentos, e a Deus, que eles não tinham ainda reconhecido na explicação das Escrituras, descobrem-No quando da fracção do pão. Não foi portanto ao escutarem os preceitos de Deus que foram iluminados, mas ao cumpri-los: «Não são os que ouvem a Lei que são justos diante de Deus, mas os que praticam a Lei é que serão justificados» (Rm 2,13). Se quisermos compreender o que ouvimos, apressemo-nos a pôr em prática o que conseguimos perceber. O Senhor não foi reconhecido enquanto falava; Ele dignou-Se manifestar-Se quando Lhe ofereceram de comer. Ponhamos pois amor no exercício da hospitalidade, queridos irmãos; pratiquemos de coração a caridade. Diz Paulo sobre este assunto: «Que permaneça a caridade fraterna. Não vos esqueceis da hospitalidade, pois, graças a ela, alguns, sem o saberem, hospedaram anjos.» (He 13,1; Gn 18,1ss). Também Pedro diz: «Exercei a hospitalidade uns para com os outros, sem queixas» (1 Pe 4,9). E a própria Verdade nos declara: «Era peregrino e recolhestes-Me» [...] «Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes» (Mt 25,35.40) [...] E apesar disto, somos tão preguiçosos diante da graça da hospitalidade! Avaliemos, irmãos, a grandeza desta virtude. Recebamos Cristo à nossa mesa, para que possamos ser recebidos no seu festim eterno. Dêmos neste preciso momento a nossa hospitalidade a Cristo que no estrangeiro está, para que no momento do julgamento não sejamos como estrangeiros que Ele não sabe de onde vêm (Lc 13,25), mas sejamos irmãos que em seu Reino Ele recebe.

São Gregório Magno (c. 540-604), papa e doutor da Igreja
Homilia 23

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho