TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 23 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA - 23/02


Santo do Dia


II SEMANA DA QUARESMA
S. Policarpo, Bispo e Mártir, + 155
Beata Rafaela Ibarra, leiga, fundadora, +1900
Beata Josefina Vanini, religiosa, co-fundadora, +1911


Livro de Miqueias 7,14-15.18-20

Leitura da Profecia de Miquéias:

14Apascenta o teu povo com o cajado da autoridade, o rebanho de tua propriedade, os habitantes dispersos pela mata e pelos campos cultivados. 15E, como nos dias em que nos fizeste sair do Egito, faze-nos ver novos prodígios. 18Qual Deus existe, como tu, que apagas a iniqüidade e esqueces o pecado daqueles que são resto de tua propriedade? Ele não guarda rancor para sempre, o que ama é a misericórdia. 19Voltará a compadecer-se de nós, esquecerá nossas iniqüidades e lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados. 20Tu manterás fidelidade a Jacó e terás compaixão de Abraão, como juraste a nossos pais, desde tempos remotos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 103(102),1-2.3-4.9-10.11-12

- O Senhor é indulgente e favorável.
- O Senhor é indulgente e favorável.
- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
- O Senhor é indulgente e favorável.
- Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda sua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão;
- O Senhor é indulgente e favorável.
- Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.
- O Senhor é indulgente e favorável.
- Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.
- O Senhor é indulgente e favorável.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 15,1-3.11-32

- Salve, ó Cristo, Imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
- Vou voltar e encontrar o meu Pai e direi: meu Pai, eu pequei contra o céu e contra ti.
- Salve, ó Cristo, Imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai"

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: "Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles". 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11"Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: Pai, dá-me a parte da herança que me cabe. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. 17Então caiu em si e disse: Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados.20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho. 22Mas o pai disse aos empregados: Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés.
23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado. E começaram a festa.25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde.28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado. 31Então o pai lhe disse: Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado".-

Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

A parábola do filho pródigo

A parábola é, por certo, a mais bela de Jesus.
Bem poderia também chamar-se a parábola do pai bom ou dos dois irmãos. Já na primeira leitura e no salmo responsorial a característica de Deus que sobressai é o amor, a misericórdia. Jesus revela a bondade de Seu Coração espelhada no coração daquele pai. Jesus identifica a sua bondade para com os pecadores com a bondade do pai e que todas as palavras postas na boca do pai, Ele mesmo as diz às pessoas piedosas.
A parábola é uma síntese da história pessoal de cada um de nós, descrevendo o processo psicológico de ida (afastamento de Deus depois do pecado) e volta, fuga e retorno. O filho infiel reflete o retrato do homem pecador que se afasta de Deus e logo volta para Ele: "pai, pequei contra o céu e contra ti, já não mereço ser chamado teu filho". O pai recebe-o com imensa alegria, sem recriminar sua conduta, tratando-o como filho, como se nada tivesse acontecido, chegando ao ponto de organizar um banquete para celebrar o seu regresso. Bastou-lhe o arrependimento sincero de seu filho.
Já o irmão mais velho, ao voltar do campo, se nega a participar da festa. Parece que esta parte da parábola é supérflua. Por que Jesus fala deste irmão? Para responder à situação criada. Este irmão é o espelho do coração dos escribas e fariseus, críticos da conduta de Jesus. É a figura do ressentido que chama seu pai de injusto. Tal protesto é fruto da inveja, do egoísmo e da pseudo-intransigência, e não filha da justiça e da honradez, como a do coração do pai. Embora o irmão mais velho pareça ter razão, à primeira vista, desempenha um papel antipático, ao ponto de reclamar ao pai um cabrito, quanto tudo o que há em casa é seu.
Tal como os fariseus, o filho mais velho representa a pessoa "irrepreensível", "perfeita", cumpridora dura e insensível da lei, fiel mas sem amor. É o tipo de gente com estreiteza de vistas quanto à bondade de Deus, cuja medida só cabe dentro de sua mesquinhez.
Nosso querido Papa, Bento XVI, em seu livro "Jesus de Nazaré" interpretando magistralmente esta parábola diz a dado passo: "Para ele e para os fariseus, Deus é sobretudo Lei. Sentem-se em relação jurídica com Deus e, sob este aspecto, estão em pé de igualdade com Ele. Mas, Deus é maior: devem converter-se do Deus-Lei ao Deus maior, ao Deus do amor. Então, não abandonarão a sua obediência, mas esta brotará de fontes mais profundas e, por isso, será maior, mais sincera e pura, sobretudo mais humilde. Acrescentamos, como novo ponto de vista, um dado a que já antes aludimos: no ressentimento interior pela obediência prestada, que denuncia as limitações da mesma: no fundo de si mesmos, teriam desejado também eles ir para a grande liberdade. Há uma inveja escondida por aquilo que o outro se pôde permitir. Não percorreram o caminho que purificou o irmão mais novo e lhe deu a conhecer o que significa a liberdade, o que significa ser filho. Em última análise, gerem a sua liberdade como uma escravidão e não amadurecem até ser verdadeiramente filhos. Também eles têm ainda necessidade de um caminho. Mas só o podem encontrar se derem razão a Deus, aceitando a sua festa como se fosse também a deles. Deste modo, através da parábola, o Pai por meio de Cristo fala-nos a nós, que ficámos em casa, para que também nos convertamos verdadeiramente e rejubilemos com a nossa fé."

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA - 22/02


Santo do Dia

II SEMANA DA QUARESMA
Festa Da Cátedra de S. Pedro
Cadeira de São Pedro

Beato Diogo Carvalho, presbítero, mártir, +1624
Beata Isabel de França, religiosa, +1270
Santa Margarida de Cortona, viúva, séc. XIII
Santa Joana Maria, religiosa, +1670

1ª Carta de S. Pedro 5,1-4
Leitura da Primeira Carta de São Pedro:
Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Livro de Salmos 23(22),1-3.3-4.5.6

- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
- O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
- Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
- Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
- Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 16,13-19

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
-Tu és Pedro e sobre esta pedra, eu irei construir a minha Igreja. E as portas do inferno não irão derrotá-la.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" 14Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". 17Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".- Palavra da Salvação.- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Petrus non moritur

A festa da Cátedra de S. Pedro não é uma novidade instroduzida pela recente reforma litúrgica. Trata-se, na verdade, de uma das mais antigas festas da Igreja, "pois se vem celebrando desde o século IV, para significar a unidade da Igreja, fundada sobre o Apóstolo" (Liturgia da Horas, 22 de fevereiro).
Embora seja digna de veneração, não é, contudo, a cadeira (cátedra) material, de onde Pedro falou aos fiéis, que se quer exaltar com esta festa, mas sim o que a cátedra simboliza: o magistério de Pedro, a sua autoridade e a dos seus sucessores.
Jesus Cristo, que inaugurou um magistério infinitamente superior ao de todos aqueles que se sentaram na "cátedra de Moisés" (Mt. 23,3), confiou a Pedro a missão de Chefe do Colégio Apostólico e de mestre supremo da verdade. Por instituição divina, Pedro tem, portanto, o "poder" sobre toda a Igreja, não só como cabeça e pastor, mas também como mestre e "doutor" da verdade. Daí a sua investidura da parte de Cristo e a sua missão de transmitir, com autoridade e segurança, o pensamento, a vontade e os ensinamentos de Cristo.
Este carisma não é um privilégio pessoal: foi concedido a todos os que lhe sucedessem na Cadeira. Sucedendo na igreja primacial, que foi do Príncipe dos Apóstolos, o Romano Pontífice herda de Pedro o primado pastoral e magisterial. Por isso, o Concílio Vaticano II pôde afirmar, com toda a firmeza:
"O Romano Pontífice, como sucessor de Pedro, é perpétuo e visível fundamento da unidade, não só dos Bispos, mas também da multidão dos Fiéis" (LG. 23).
Como toda a razão se pode dizer: "Petrus non moritur" (Pedro não morre)". É sempre Pedro que fala, por Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI. No ensinamento do Papa ressoa o ensinamento de Pedro e, portanto, o ensinamento de Cristo, que anima e assiste a Sua Igreja, até ao fim dos tempos, com o Espírito Santo.
Aceitar hoje o ensinamento do Papa é a melhor maneira de honrar a Cátedra de Pedro. É também a mais firme segurança contra as investidas do erro.

Missal Popular Ferial
3.ª edição atualizada
(pp. 1291-1291)
Gráfica Coimbra; 1997

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA - 21/02

Santo do Dia

II SEMANA DA QUARESMA
S. Pedro Damião, bispo, Doutor da Igreja, +1072

Livro de Jeremias 17,5-10

Leitura do Livro do Profeta Jeremias:5Isto diz o Senhor:

"Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar-se na secura do ermo, em região salobra e desabitada.7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, e por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos.9Em tudo é enganador o coração, e isto é incurável; quem poderá conhecê-lo? 10Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 1,1-2.3.4.6.

- É feliz quem a Deus se confia!
- É feliz quem a Deus se confia!
- Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
- É feliz quem a Deus se confia!
- Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
- É feliz quem a Deus se confia!
- Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersa pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.
- É feliz quem a Deus se confia!
Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 16,19-31

- Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!
- Felizes os que observam a palavra do Senhor, de reto coração; e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes!
- Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19"Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. 20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. 22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas.25Mas Abraão respondeu: Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós.27O rico insistiu: Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento. 29Mas Abraão respondeu: Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!30O rico insistiu: Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter. 31Mas Abraão lhe disse: Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

"Não vos esqueçais da hospitalidade"
A propósito desta parábola, convém perguntarmos a nós próprios por que motivo o rico vê Lázaro no seio de Abraão e não em companhia de outro justo. É que Abraão foi hospitaleiro. Aparece, pois, ao lado de Lázaro, para acusar o rico de não ter sido hospitaleiro. Com efeito, o patriarca procurava reter os mais simples transeuntes, dando-lhes acesso à sua tenda (Gn 18, 1ss.). O rico, pelo contrário, apenas mostrara desdém por aquele que vivia diante de sua casa. Ora, tratava-se de um homem que, dispondo de tanto dinheiro, podia dar segurança ao pobre. Mas continuou a ignorá-lo, dia após dia, não lhe proporcionando a ajuda de que ele tinha necessidade.O patriarca não agiu desta forma, bem pelo contrário! Sentado à entrada da tenda, estendia a mão a quantos passavam, qual pescador que lança a rede ao mar para apanhar o peixe, apanhando muitas vezes também ouro e pedras preciosas. Assim, apanhando os homens na sua rede, aconteceu a Abraão apanhar também anjos, e – coisa espantosa! – sem disso se precaver.O próprio Paulo se mostra espantado, tendo-nos deixado a seguinte exortação: “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque, por ela, alguns, sem o saberem, hospedaram anjos” (Heb 13, 2). E Paulo tem razão em dizer “sem o saberem”. Se Abraão tivesse sabido que aqueles que acolhia com tanta benevolência eram anjos, nada teria feito de extraordinário ou de admirável em assim os acolher. Se recebe este elogio é, pois, porque ignorava a identidade daquelas personagens. Com efeito, tomou por homens vulgares estes viajantes que tão generosamente convidou para sua casa. Também tu sabes mostrar-te apressado em receber uma personagem célebre, mas tal não é motivo de espanto. […] Em contrapartida, é realmente admirável reservar um acolhimento cheio de bondade à gente normal que não conhecemos.

São João Crisóstomo (c. 345-407), bispo de Antioquia, depois de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilia sobre Lázaro

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA - 20/02

Santo do Dia

II SEMANA DA QUARESMA

Beato Francisco Marto, vidente de Fátima, +1919
Beata Jacinta Marto, vidente de Fátima, +1920
Santo Eleutério, bispo, mártir, +532

Livro de Jeremias 18,18-20

Leitura do Livro do Profeta Jeremias:
Naqueles dias, 18disseram eles: "Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra. Vinde para atacarmos com a língua, e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras".19Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus adversários. 20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença, para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 31(30),5-6.14.15-16

- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor! Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- Ao redor, todas as coisas me apavoram; ouço muitos cochichando contra mim; todos juntos se reúnem, conspirando e pensando como vão tirar-me a vida.
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor!
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 20,17-28

- Salve, Cristo, Luz da vida, companheiro na partilha! (Versão brasileira) ou
- Louvor a Vós, Jesus Cristo, Rei da Eterna glória (Versão portuguesa)
- Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas mas terá a luz da vida. (Jo 8, 12)-
- Salve, Cristo, Luz da vida, companheiro na partilha! (Versão brasileira) ou
- Louvor a Vós, Jesus Cristo, Rei da Eterna glória (Versão portuguesa)

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18"Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará".20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: "Que queres?" Ela respondeu: "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda". 22Jesus, então, respondeu-lhe: "Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos". 23Então Jesus lhes disse: "De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou".24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

"Eis que subimos a Jerusalém"
Nos “Salmos da Subida”, o salmista aspira a Jerusalém, afirmando que deseja subir. Subir para onde? Desejará atingir o sol, a lua, as estrelas? Não. O que está no céu é a Jerusalém eterna, onde habitam os anjos, nossos concidadãos (Heb 12, 22). Nesta terra, nós estamos exilados, longe deles. No percurso do exílio, suspiramos; na cidade, exultaremos de alegria.Durante a viagem, encontramos alguns companheiros que já viram a cidade e que nos animam a correr para ela. Eles arrancaram ao salmista um grito de alegria: “Exultei quando me disseram: ‘Iremos para a casa do Senhor’” (Sl 121, 1). […] “Iremos para a casa do Senhor”: corramos, pois, corramos, porque chegaremos à casa do Senhor. Corramos sem parar; aqui, não há lassidão. Corramos para a casa do Senhor e exultemos de alegria com aqueles que nos chamam, os que foram os primeiros a contemplar a nossa pátria. Eles chamam de longe os que os seguem, bradando: “Iremos para a casa do Senhor; vinde, correi!” Os apóstolos viram essa casa e chamam-nos: “Correi, vinde, segui-nos! Iremos para a casa do Senhor!”E que responde cada um de nós? “Exultei quando me disseram: ‘Iremos para a casa do Senhor’”. Alegrei-me nos profetas, alegrei-me nos apóstolos, porque todos eles me disseram: “Iremos para a casa do Senhor”.

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África) e doutor da Igreja
Discurso sobre o salmo 121


Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA - 19/02

LITURGIA DO DIA

Santo do Dia

II SEMANA DA QUARESMA
S. Conrado de Placência, confessor, +1351
S. Bonifácio, bispo, +1265S.
Flaviano, patriarca de Constantinopla, mártir, +449Livro de Isaías 1,10.16-20

Leitura do Livro do Profeta Isaías:
10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos - diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. 19Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 50(49),8-9.16-17.21.23

- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Como ousar a repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 23,1-12

- Salve, ó Cristo, Imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
- Lançai para bem longe toda a vossa iniqüidade! Criai em vós um novo espírito e um novo coração!
- Salve, ó Cristo, Imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2"Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentários

«Quem se humilha será exaltado»
Hoje, as duas leituras (a primeira e os salmos) incidem sobre a hipocrisia religiosa e, mais especialmente ainda, o Evangelho. O Profeta Isaías diz que o verdadeiro culto deve traduzir-se principalmente na conversão pessoal, numa vida dedicada ao Senhor e aos irmãos. O salmo responsorial salienta que só quem segue o caminho da verdade (sem hipocrisia) alcançará a salvação de Deus. Na primeira leitura o profeta increpa o povo pecador, a quem chama simbolicamente Sodoma e Gomorra. A palavra do Senhor será o fogo purificador que converterá os corações à sinceridade (não hipocrisia) com Deus.Jesus recrimina, na mesma linha, escribas e fariseus pela sua falta de sinceridade. O mero cumprimento externo da lei é uma tentação permanente para o cristão medíocre. O coração (o interior) é que deve converter-se, para que a conduta seja perfeita.A vida dupla, que os escribas e fariseus (guias religiosos, embora leigos) "porque não fazem o que dizem", e a vaidade, "porque fazem tudo para que sejam vistos pelos homens" e os aplaudam, são as duas principais recriminações do Divino Mestre lhes atira em rosto. Porém, Cristo não os desautoriza diante do povo: fazei e cumpri o que vos dizem, pois explicam a lei de Moisés. Pior seria se pregassem o que praticavam.A admoestação dEle tem um público alvo bem mais amplo que o clero ou os líderes religiosos, atinge toda a gente que quer rumar para a perfeição. Os sacerdotes e os pastores da Igreja não são mais que substitutos de Cristo, Ele não falha. O Seu exemplo acompanhou a Sua doutrina. A nossa fé não depende dos homens, mas de Deus e da Sua palavra, que é verdade perene.Neste sentido é que a segunda parte do Evangelho constitui uma catequese para todos os cristãos: "Vós não deixeis que vos chamem mestre, pai ou chefe, porque todos sois irmãos, filhos do mesmo Pai, e um só é o vosso Mestre e Senhor". Há duas máximas paradoxais, que dão a plena autenticidade ao mestre, ensinadas por Jesus: "O primeiro entre vós seja vosso servidor; o que se enaltece será humilhado e o que se humilha será enaltecido".A hipocrisia não foi só monopólio dos fariseus, pois todo o crente é candidato à falsidade mentirosa, que se manifesta de muitas maneiras. Por exemplo: na dissociação entre no que acredita e a sua conduta; no divórcio entre a fé e a vida; no orgulho religioso de quem se crê bom e despreza os outros, porque falham; no contentar-se com a estrita observância legal dos mandamentos, esquecendo a conversão de coração; em manifestar apreço pela ortodoxia moral, teológica e cultural, pondo em segundo plano, esquecido em sótão empoeirado, o amor ao próximo, que deve começar pelos da casa.Numa palavra, a condenação da hipocrisia por parte de Jesus é um aviso extensivo a todos os membros da comunidade cristã, mais especialmente aos praticantes habituais, para evitar a duplicidade, isto é, que o fingimento e a impostura malogrem a sua boa vontade e o fulgor de seu exemplo quotidiano.- Um dia, regressava Padre Macário do pântano para a cela levando umas folhas de palmeira. No caminho o diabo veio ao seu encontro, com uma gadanha: quis feri-lo com ela, mas não conseguiu. Disse-lhe então: «Macário, por tua causa passo por muitos tormentos, pois não posso vencer-te. No entanto, faço tudo o que tu fazes: tu jejuas, e eu nunca como; fazes vigília, e eu nada durmo. Só me suplantas num aspecto». «Em qual?», perguntou Macário. «Na humildade, é ela que não me deixa vencer-te».


Máximas dos Padres do deserto (sécs. IV e V)
Macário 11 (a partir da trad. Solesmes 1966, p.217)

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho