TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 20 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 20/09

Santo do dia

Santos André Kim Taegón, presbítero, Paulo Chóng Hasang e companheiros, mártires, +1846

Ofício da memória.Missa própria: Prefácio Comum ou dos Mártires.

Santos André Kim Taegón, presbítero, Paulo Chóng Hasang e companheiros, mártires
No início do século XVII, por iniciativa de alguns leigos, entrou pela primeira vez a fé cristã na Coreia. Assim se formou uma comunidade forte e fervorosa, sem pastores, quase só conduzida por leigos, até ao ano 1836, durante o qual chegaram os primeiros missionários, vindos de França, que entraram furtivamente na região. Nas perseguições dos anos 1839, 1846 e 1866, surgiram desta comunidade 103 santos mártires, entre os quais se distinguem o primeiro presbítero e ardente pastor de almas André Kim Taegon e o insigne apóstolo leigo Paulo Chong Hasang. Os outros são quase todos leigos, homens e mulheres, casados ou não, anciãos, jovens e crianças, que, suportando o martírio, consagraram com o seu glorioso sangue os florescentes primórdios da Igreja coreana.

1ª Carta aos Coríntios 15,35-37.42-49.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos, 35alguém perguntará? Como ressuscitam os mortos? 36Insensato! O que semeias não nasce sem antes morrer. 37E, quando semeias, não semeias o corpo da planta, que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou de alguma outra planta.42Pois assim será também a ressurreição dos mortos. Semeia-se em corrupção e ressuscita-se em incorrupção. 43Semeia-se em ignomínia, e ressuscita-se em glória. Semeia-se em fraqueza, e ressuscita-se em vigor. 44Semeia-se um corpo animal, e ressuscita-se um corpo espiritual. Se há um corpo animal, há também um espiritual.45Por isso está escrito: o primeiro homem, Adão, "foi um ser vivo". O segundo Adão é um espírito vivificante. 46Veio primeiro não o homem espiritual, mas o homem natural; depois é que veio o homem espiritual. 47O primeiro homem, tirado da terra, é terrestre; o segundo homem vem do céu. 48Como foi o homem terrestre, assim também são as pessoas terrestres; e como é o homem celeste, assim também vão ser as pessoas celestes. 49E como já refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 56(55),10-12.13-14

- Na presença do Senhor, andarei na luz da vida!
- Na presença do Senhor, andarei na luz da vida!
- Meus inimigos haverão de recuar em qualquer dia em que eu vos invocar; tenho certeza: o Senhor está comigo.
- Na presença do Senhor, andarei na luz da vida!
- Confio em Deus e louvarei sua promessa; é no Senhor que eu confio e nada temo: que poderia contra mim um ser mortal?
- Na presença do Senhor, andarei na luz da vida!
- Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, e vos oferto um sacrifício de louvor, porque da morte arrancastes minha vida e não deixastes os meus pés escorregarem, para que eu ande na presença do Senhor, na presença do Senhor na luz da vida.
- Na presença do Senhor, andarei na luz da vida!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 8,4-15

Aclamação (Lc 8,15)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Felizes os que observam a palavra do Senhor, de reto coração, e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes!
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Lc 8,4-15)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola:
5"O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. 6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um". Dizendo isso, Jesus exclamou: "Quem tem ouvidos para ouvir ouça".9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. 10Jesus respondeu:"A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. 11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. 13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Parábola do semeador

O que o profeta-rei David havia predito de Cristo: "abrirei minha boca em parábolas" (Sl. 77, 2), mais uma vez se cumpre nesta parábola do semeador. O Senhor falava por meio de parábolas para que o povo O ouvisse com mais atenção, já que os orientais daqueles tempos eram costumados a exercitar-se em enigmas, desprezando as coisas postas às claras, e, também, para que os indignos não compreendessem o que Jesus dizia misticamente aos seus discípulos.
Esta parábola é de tríplice tradição, ou seja, consta também na pena dos outros dois evangelistas sinópticos.
O que se realça na parábola não é o semeador, nem tampouco o terreno, mas a própria semente, ou seja, a Palavra de Deus, cuja eficácia está assegurada, embora submetida à contingência da resposta do destinatário e aos diversos condicionalismos e graus de aceitação por parte do ouvinte.
O Divino Mestre ensina que há dois graus entre aqueles que recebem a semente. O primeiro se compõe daqueles que se fizeram dignos da vocação do céu, mas que perdem a graça por negligência e tibieza. O segundo abrange aqueles que multiplicam a semente por meio de bons frutos. Além disso, S. Mateus estabelece três diferenças em cada um destes graus. Porque aqueles que sufocam a semente não procedem de igual modo para perdê-la e os que frutificam com ela não recebem a mesma abundância. Por isso, dá a conhecer as ocasiões em que se perde a semente. Uns, sem ter pecado, perdem a semente saudável que há em suas almas, subtraída à sua atenção e à sua memória pelos espíritos malignos e pelos demônios dos ares, ou por homens enganadores e astutos, que chamou de voláteis. Por isso, acrescenta: "Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho".
Na verdade, alguns também sufocam a semente escondida em seus corações com as riquezas e prazeres, que são como que espinhas agudas: "e a que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer." É interessante ver com o Senhor chamou às riquezas espinhos, sendo que estes puncionam e aquelas deleitam. Na realidade, são espinhos, porque ferem a inteligência com as punções de seus pensamentos e, quando a conduzem até o pecado, acabam fazendo uma terrível ferida na alma. As riquezas levam consigo duas coisas: os cuidados e as satisfações, porque oprimem a inteligência com o afã dos cuidados e a dissipam com a sua chegada. Sufocam também a semente, porque interceptam o caminho da inteligência com vãos pensamentos, e não permitem que entre no coração nenhum bom desejo, fecham a porta à inspiração divina.
Do conjunto da parábola, facilmente se nota que Deus ofereceu gratuitamente ao homem a salvação que o Reino traz, mas esta não se alcança de maneira automática e fulminante, mas com a colaboração do ser humano. Primeiro e fundamental é a iniciativa de Deus e, depois, a resposta afirmativa do homem ou da mulher, a quem Deus ama gratuitamente.
O Senhor não impõe ao homem nem violenta a sua liberdade, que Ele lhe deu e respeita-a em qualquer momento. Ainda que a Palavra de Deus seja sempre eficaz, pede em qualquer caso resposta e sempre nos julga, ou seja, sua eficácia positiva sujeita-se ao querer do homem, que pode aceitar ou rejeitar o convite de Deus. Essa é a nossa responsabilidade, que poderá redundar na nossa grandeza ou na nossa miséria.
Para que frutifique em nós a Palavra de Deus, temos de nos despojar de tudo o que asfixia: superficialidade, oportunismo, inconstância, ânsia de riqueza e idolatria do prazer, para poder oferecer-lhe um terreno cavado, com a profundidade da humildade suficiente e o calor do amor de que a semente necessita para germinar e dar grão.
Vejamos o exemplo de uma alma boa, analisada na pena de S. Teodoro Estudita, tirada de sua segunda homilia para a Natividade de Maria, 4, 7, p. 96, 683 ss:
É a Maria, creio, que se dirige o profeta Joel, ao dizer: "Não temas, tu, a terra; canta e rejubila, porque o Senhor faz grandes coisas" (2,21). Porque Maria é a terra: a terra onde Moisés, homem de Deus, recebeu ordem para tirar as sandálias dos pés (Ex 3,5), uma imagem da Lei que a graça virá substituir. Ela é também a terra onde, pelo Espírito Santo, se fixou Aquele acerca de quem cantamos que "fundou a terra sobre bases sólidas" (Sl 103,5). É uma terra que, sem ter sido semeada, faz brotar o fruto que dá alimento a todo o ser vivo (Sl 135,25). Uma terra onde não cresceu o espinheiro do pecado: pelo contrário, nela nasceu quem desde a raiz o arrancou. Terra que é, enfim, não maldita, como a primeira, de campos onde abundavam espinhos e abrolhos (Gn 3,18), mas sobre a qual repousa a bênção do Senhor, e que traz em seu seio um "fruto bendito", como diz a palavra sagrada (Lc 1,42). [...]Exulta pois, Maria, casa do Senhor, terra que Deus marcou com seus passos [...]. Exulta, paraíso mais feliz que o jardim do Éden, onde toda a virtude germinou e onde cresceu a árvore da Vida.

Fonte: A.E.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 19/09

Santo do dia

XXIV SEMANA DO TEMPO COMUM
Ofício do dia de semana e Missa à escolha ou
(Vermelho) S. Januário Bispo e Mártir, Memória Facultativa
Ofício e Missa da Memória. NOSSA SENHORA DA SALETTE

Toda a história de: NOSSA SENHORA DA SALETTE

1ª Carta aos Coríntios 15,12-20

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos, 12ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns dizer entre vós que não há ressurreição dos mortos? 13Se não há ressurreição dos mortos, então Cristo não ressuscitou. 14E se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vã e a vossa fé é vã também. 15Nesse caso, nós seríamos testemunhas mentirosas de Deus, porque teríamos atestado - contra Deus - que ele ressuscitou Cristo, quando, de fato, ele não o teria ressuscitado - se é verdade que os mortos não ressuscitam. 16Pois, se os mortos não ressuscitam, então Cristo também não ressuscitou. 17E se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor e ainda estais nos vossos pecados. 18Então, também os que morreram em Cristo pereceram. 19Se é para esta vida que pusemos a nossa esperança em Cristo, nós somos - de todos os homens - os mais dignos de compaixão. 20Mas, na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 17,1.6-7.8.15

- Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor.
- Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor.
- Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios!
- Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor.
- Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! Mostrai-me vosso amor maravilhoso, vós que salvais e libertais do inimigo quem procura a proteção junto de vós.
- Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor.
- Protegei-me qual dos olhos a pupila e guardai-me à proteção de vossas asas. Mas eu verei, justificado, a vossa face e ao despertar me saciará vossa presença.
- Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor .

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 8,1-3

Aclamação (Mt 11,25)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra,/ pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os, aos doutores.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Lc 8,1-3)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Acompanhavam-No os Doze, e também mulheres

Sabemo-lo, de entre os seus discípulos Jesus escolheu doze homens como Pais do novo Israel, e escolheu-os para «estarem com Ele e para os enviar a pregar» (Mc 3, 14). Este facto é evidente mas, além dos Doze, colunas da Igreja, pais do novo Povo de Deus, também muitas mulheres são escolhidas no número dos discípulos. Posso apenas brevemente mencionar aquelas que se encontram no caminho do próprio Jesus, a começar pela profetisa Ana, até à Samaritana, à mulher sírio-fenícia, à hemorroísa e à pecadora perdoada. Não me referirei sequer às protagonistas de algumas eficazes parábolas, por exemplo a uma dona de casa que amassa o pão, à mulher que perde a dracma, à viúva que importuna o juiz. Mais significativas nesta nossa reflexão são aquelas mulheres que desenvolveram um papel activo no contexto da missão de Jesus. Em primeiro lugar, pensamos naturalmente na Virgem Maria que, com a sua fé e a sua obra materna, colaborou de modo único para a nossa Redenção, e de tal forma que Isabel veio a proclamá-la «bendita [...] entre as mulheres», acrescentando: «Feliz de ti que acreditaste» (Lc 1, 45). Tornando-se discípula do Filho, Maria manifestou em Caná total confiança nele e seguiu-O até à Cruz, onde recebeu dele uma missão materna para com todos os seus discípulos de todos os tempos, representados por João. Surgem depois várias mulheres que, a diversos títulos, gravitaram em torno da figura de Jesus, com funções de responsabilidade. São exemplo eloquente disso as mulheres que seguiam Jesus para o assistir com os seus bens e das quais Lucas nos transmite alguns nomes: Maria de Magdala, Joana, Susana e «muitas outras». Depois, os Evangelhos informam-nos que as mulheres, diversamente dos Doze, não abandonaram Jesus na hora da Paixão. Entre elas destaca-se, em particular, Madalena, que presenciou a Paixão, mas que para além disso foi também a primeira testemunha do Ressuscitado e quem O anunciou. É precisamente para Maria de Magdala que S. Tomás de Aquino reserva a singular qualificação de «apóstola dos apóstolos», dedicando-lhe este bonito comentário: «Como uma mulher tinha anunciado ao primeiro homem palavras de morte, assim uma mulher foi a primeira a anunciar aos apóstolos palavras de vida».

Fonte: Site A.E.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 18/09

Santo do dia

XXIV SEMANA DO TEMPO COMUM
Ofício do dia de semana e Missa à escolha
Hoje: São José de Cupertino, Confessor

São José de Cupertino, Confessor (+ Itália, 1663)
Teve uma das vidas mais maravilhosas e surpreendentes que se encontram no calendário litúrgico. Filho de camponeses do sul da Itália, sabia-se tão pouco dotado intelectualmente que a si mesmo dava, com humildade, o nome de Frei Asno; mas pela santidade, e pelos dons sobrenaturais que recebia, compensou largamente a pouca inteligência. Diversas vezes tentou ingressar na vida religiosa sem o conseguir, por notória incapacidade. Só à custa de muita insistência foi admitido num convento franciscano. Quando se preparava para o sacerdócio, era ajudado sobrenaturalmente em todas as provas e exames. Certa vez, somente conseguira estudar e assimilar uma frase da Escritura: "Bem-aventuradas as entranhas que te trouxeram". Por milagre, no exame lhe pediram que explicasse exatamente essa frase, e ele se saiu maravilhosamente. É por isso considerado o patrono dos estudantes em apuros. Ordenado sacerdote, vivia arrebatado em êxtases e era objeto de fenômenos místicos extraordinários. Era comum ser visto em levitação, erguido do solo a alturas elevadas. Praticava milagres espantosos, curando doentes de todos os gêneros. Embora pouco inteligente, era iluminado pelo Divino Espírito Santo e dava conselhos acertadíssimos, sendo procurado, por isso, por pessoas altamente colocadas, que desejavam consultá-lo. Até o Papa quis conhecê-lo, e aconteceu que, durante a audiência com o Pontífice, o humilde franciscano entrou num êxtase e deixou o Papa admirado. Em suma, aquele que quase não fora admitido no convento, atingiu um santidade tão consumada e maravilhosa que se transformou numa das glórias da Ordem franciscana.

1ª Carta aos Coríntios 15,1-11

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo teríeis abraçado a fé em vão.3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras, 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.9Na verdade, eu sou o menor dos apóstolos, nem mereço o nome de apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. 10É pela graça de Deus que eu sou o que sou. Sua graça para comigo não foi estéril: prova é que tenho trabalhado mais do que os outros apóstolos - não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo.11É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado e é isso o que crestes.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 118(117),1-2.16-17.28

- Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom!
- Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom!
- Dai graças ao Senhor porque ele é bom. Eterna é a sua misericórdia. A casa de Israel agora o diga: Eterna é a sua misericórdia.
- Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom!
- A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas. Não morrerei, mas ao contrário, viverei para cantar as grandes obras do Senhor.
- Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom!
- Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço. Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores.
- Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 7,36-50

Aclamação (Lc 7,16)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Vinde a mim, todos vós que estais cansados,/ e descanso eu vos darei, diz o Senhor.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Lc 7,36-50)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: "Se este homem fosse um profeta, saberia que 40tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora". Jesus disse então ao fariseu: "Simão, tenho uma coisa para te dizer". Simão respondeu: "Fala, mestre"! 41"Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinqüenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?" 43Simão respondeu: "Acho que é aquele ao qual perdoou mais". Jesus lhe disse: "Tu julgaste corretamente". 44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: "Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor". 48E Jesus disse à mulher: "Teus pecados estão perdoados". 49Então, os convidados começaram a pensar: "Quem é este que até perdoa pecados?" 50Mas Jesus disse à mulher: "Tua fé te salvou. Vai em paz".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Fonte: Site A.E.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 17/09

Santo do dia

XXIV SEMANA DO TEMPO COMUM

Ofício do dia de semana e Missa à escolha
ou(Branco)
S. Roberto Belarmino Bispo e Doutor,
Memória Facultativa.Ofício e
Missa da Memória.
.



São Roberto Belarmino, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja(+ Roma, 1621)
Nascido na Toscana, passou alguns anos em Louvain, na Bélgica, inicialmente como aluno e depois como professor, e desempenhou cargos de importância na Companhia de Jesus, na qual ingressou aos 18 anos de idade. Brilhante intelectual, refutou perfeitamente os erros do protestantismo nas suas Controvérsias, redigiu um catecismo popular que teve muita divulgação durante séculos e destacou-se como exegeta com magníficos e eruditos comentários aos Salmos. Refutou ainda os erros de Jaime I, rei da Inglaterra. Foi diretor espiritual de São Luís Gonzaga, assistindo-o nos seus últimos momentos. Nomeado cardeal e bispo de Cápua, entregou-se com zelo ao cumprimento dos deveres episcopais, sendo modelo de prelado e pastor de almas. Foi conselheiro de vários Papas -- aos quais, com coragem e evangélica franqueza, não hesitava em censurar respeitosamente, quando julgava necessário -- e esteve ele próprio muito próximo de ser eleito Papa.

1ª Carta aos Coríntios 12,31.13,1-13

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos, 12,31Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior. 13,1Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. 2Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse caridade, eu não seria nada. 3Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse caridade, isso de nada me serviria. 4A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; 5não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; 6não se alegra com a iniqüidade, mas regozija-se com a verdade. 7Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. 8A caridade não acabará nunca. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. 9Com efeito, o nosso conhecimento é limitado e a nossa profecia é imperfeita. 10Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito. 11Quando eu era criança, falava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. 12Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas de modo imperfeito, mas, então, conhecerei como sou conhecido. 13Atualmente permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 33(32),2-3.4-5.12.22
- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
- Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! Cantai para o Senhor um canto novo, com arte sus­tentai a louvação!
- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
- Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

- Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 7,31-35

Aclamação (Jo 6,63c.68c)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Senhor, tuas palavras são espírito, são vida;/ só tu tens palavras de vida eterna.
- Aleluia, aleluia, aleluia.


Evangelho (Lc 7,31-35)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus: 31"Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem ao colegas, dizendo: Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!33Pois veio João Batista, que não comia nem bebia vinho, e vós dissestes: Ele está com um demônio! 34Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores! 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Fonte: Site A.E.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 15/09

Santo do dia

NOSSA SENHORA DAS DORES. MEMÓRIA.
IV semana do Saltério. Ofício próprio da memória.Missa própria: Seqüência facultativa, Prefácio de Nossa Senhora I ou II.Hoje a Igreja celebra : Nossa Senhora das Dores

Carta aos Hebreus 5,7-9

Leitura da Carta aos Hebreus:
7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido por causa de sua entrega a Deus. 8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se a causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 31(30),2-3.3-4.5-6.15-16.20

- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- Senhor, eu ponho em vós minha esperança; que eu não fique envergonhado eternamente. Porque sois justo, defendei-me e libertai-me; apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor! Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor!
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, que reservastes para aqueles que vos temem! Para aqueles que em vós se refugiam, mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 19,25-27

Seqüência (Facultativa - Forma breve)
- Ó Santa Mãe, por favor, faze que as chagas do amor em mim se venham gravar.
- O que Jesus padeceu venha a sofrer também eu, causa de tanto penar.
- Ó dá-me, enquanto vier, com Jesus Cristo sofrer, contigo sempre chorar!
- Quero ficar junto à cruz, vela contigo a Jesus, e o teu pranto enxugar.- Virgem Mãe tão Santa e pura, vendo eu a tua amargura, possa contido chorar.
- Que do Cristo eu traga a morte, sua paixão me conforte, sua cruz possa abraçar!
- Em sangue as chagas me lavem e no meu peito se gravem, para não mais se apagar.
- No julgamento consegue que às chamas não seja entregue quem soube em ti se abrigar.
- Que a Santa cruz me proteja, que eu vença a dura peleja, possa do mal triunfar!
- Vindo, ó Jesus, minha hora, por essas dores de agora, no céu mereça um lugar.

Aclamação
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Feliz a Virgem Maria, que sem passar pela morte,/ do martírio ganha a palma,/ ao pé da cruz do Senhor!
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Lc 2,33-35)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33o pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: "Este menino vai ser causa tanto de queda quanto de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma".Ou (escolhe-se um dos evangelhos)Jo 19,25-27Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: "Mulher, este é o teu filho". 27Depois disse ao discípulo: "Esta é a tua mãe". Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Comentários

E desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua

Quando Jesus se pôs a percorrer as cidades e as aldeias para anunciar a Boa Nova (Mt 9,35), acompanhava-o Maria, a seus passos presa de maneira inseparável, suspensa de seus lábios sempre que Ele abria a boca para ensinar. A tal ponto assim era que nem a tempestade da perseguição nem o horror do suplício a fizeram abandonar a companhia do Filho, os ensinamentos do seu Mestre. «Aos pés da cruz de Jesus estava Maria, sua mãe». Ela é mãe, verdadeiramente mãe, a que nem nos terrores da morte abandonava o Filho. Como poderia ela ter sido assustada pela morte, esta cujo «amor era forte como a morte» (Ct 8,6), e mais forte até que a própria morte. Sim, de pé ela se mantinha aos pés da cruz de Jesus e a dor desta cruz crucificava-a em seu próprio coração, também; todas as chagas que via no corpo ferido de seu Filho eram gládios que lhe trespassavam a alma (Lc 2,35). É pois com toda a justiça que ali mesmo é proclamada Mãe, e lhe seja designado um protector bem escolhido que a tome a seu cuidado, porque foi de facto ali que se manifestaram o amor perfeito da mãe para com o Filho e a verdadeira humanidade que o Filho recebera da mãe [...].Tendo-a Jesus amado, levou o seu amor «até ao extremo» (Jo 13,1). Não só os seus últimos momentos de vida foram para ela, como também as suas últimas palavras: acabando por assim dizer de ditar o seu testamento, Jesus confiou a mãe aos cuidados do seu mais querido herdeiro [...]. Pedro recebeu a Igreja; e João, recebeu Maria. Esta parte da herança coube a João como um sinal do amor privilegiado de que era objecto, mas também devido à sua castidade [...] Porque convinha que à mãe do Senhor só prestasse serviços o discípulo bem amado de seu Filho, e mais ninguém [...] E por tal disposição providencial, poderia o futuro evangelista de tudo se ocupar com familiaridade juntamente com a que tudo sabia, aquela que, desde sempre, observava tudo o que a seu Filho dizia respeito e «conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração» (Lc 2,19).

Fonte: Site A.E.

domingo, 14 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 14/09

Santo do dia

XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM
(IV Semana do Saltério)
EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ. FESTA.
Ofício festivo próprio. Missa próprio: Glória, Credo, Prefácio próprio.

Livro de Números 21,4-9

Leitura do Livro dos Números:
Naqueles dias, 4bos filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem o povo começou a impacientar-se, 5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: "Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável". 6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7O povo foi ter com Moisés e disse: "Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes".Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: "Faze uma serpente de bronze e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá". 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 78(77),1-2.34-35.36-37.38

- Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!
- Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!
- Escuta, ó meu povo, a minha Lei,/ ouve atento as palavras que eu te digo;/ abrirei a minha boca em parábolas,/ os mistérios do passado lembrarei.
- Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!
- Quando os feria, eles então o procuravam,/ convertiam-se correndo para ele;/ recordavam que o Senhor é sua rocha/ e que Deus, seu Redentor, é o Deus Altíssimo.
- Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!
- Mas apenas o honravam com seus lábios/ e mentiam ao Senhor com suas línguas;/ seus corações enganadores eram falsos/ e, in­fiéis, eles rompiam a Aliança.
- Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!
- Mas o Senhor, sempre benigno e compassivo,/ não os matava e perdoava seu pecado;/ quantas vezes dominou a sua ira/ e não deu largas à vazão de seu furor.
- Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!

Carta aos Filipenses 2,6-11

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:
6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome.10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: "Jesus Cristo é o Senhor" - para a glória de Deus Pai.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 3,13-17

- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós!
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
- Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13"Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Fonte: Site A.E.