TRANSLATOR GOOGLE

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 17/09

Santo do dia

XXIV SEMANA DO TEMPO COMUM

Ofício do dia de semana e Missa à escolha
ou(Branco)
S. Roberto Belarmino Bispo e Doutor,
Memória Facultativa.Ofício e
Missa da Memória.
.



São Roberto Belarmino, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja(+ Roma, 1621)
Nascido na Toscana, passou alguns anos em Louvain, na Bélgica, inicialmente como aluno e depois como professor, e desempenhou cargos de importância na Companhia de Jesus, na qual ingressou aos 18 anos de idade. Brilhante intelectual, refutou perfeitamente os erros do protestantismo nas suas Controvérsias, redigiu um catecismo popular que teve muita divulgação durante séculos e destacou-se como exegeta com magníficos e eruditos comentários aos Salmos. Refutou ainda os erros de Jaime I, rei da Inglaterra. Foi diretor espiritual de São Luís Gonzaga, assistindo-o nos seus últimos momentos. Nomeado cardeal e bispo de Cápua, entregou-se com zelo ao cumprimento dos deveres episcopais, sendo modelo de prelado e pastor de almas. Foi conselheiro de vários Papas -- aos quais, com coragem e evangélica franqueza, não hesitava em censurar respeitosamente, quando julgava necessário -- e esteve ele próprio muito próximo de ser eleito Papa.

1ª Carta aos Coríntios 12,31.13,1-13

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos, 12,31Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior. 13,1Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. 2Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse caridade, eu não seria nada. 3Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse caridade, isso de nada me serviria. 4A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; 5não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; 6não se alegra com a iniqüidade, mas regozija-se com a verdade. 7Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. 8A caridade não acabará nunca. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. 9Com efeito, o nosso conhecimento é limitado e a nossa profecia é imperfeita. 10Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito. 11Quando eu era criança, falava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. 12Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas de modo imperfeito, mas, então, conhecerei como sou conhecido. 13Atualmente permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 33(32),2-3.4-5.12.22
- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
- Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! Cantai para o Senhor um canto novo, com arte sus­tentai a louvação!
- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
- Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

- Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 7,31-35

Aclamação (Jo 6,63c.68c)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Senhor, tuas palavras são espírito, são vida;/ só tu tens palavras de vida eterna.
- Aleluia, aleluia, aleluia.


Evangelho (Lc 7,31-35)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus: 31"Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem ao colegas, dizendo: Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!33Pois veio João Batista, que não comia nem bebia vinho, e vós dissestes: Ele está com um demônio! 34Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores! 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Fonte: Site A.E.

Nenhum comentário: