TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 1 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 01/03

Santo do Dia

III SEMANA DA QUARESMA
Hoje a Igreja celebra :
Santo Albino, bispo, +550
S. Rosendo, bispo, +977Santa Eudócia (Eudóxia), mártir, +152
S. Suitberto, bispo, +713
Beato Miguel Carvalho e companheiros, mártires, +1624


Livro de Oseias 6,1-6

Leitura da Profecia de Oséias:
1"Vinde, voltemos para o Senhor, ele nos feriu e há de tratar-nos, ele nos machucou e há de curar-nos. 2Em dois dias, nos dará vida, e, ao terceiro dia, há de restaurar-nos, e viveremos em sua presença. 3É preciso saber segui-lo para reconhecer o Senhor. Certa como a aurora é a sua vinda, ele virá até nós como as primeiras chuvas, como as chuvas tardias que regam o solo". 4Como vou tratar-te, Efraim? Como vou tratar-te, Judá? O vosso amor é como nuvem pela manhã, como orvalho que cedo se desfaz. 5Eu os desbastei por meio dos profetas, arrasei-os com as palavras de minha boca, mas, como luz, expandem-se meus juízos; 6quero amor, e não sacrifícios, conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 51(50),3-4.18-19.20-21

- Eu quis misericórdia e não o sacrifício!
- Eu quis misericórdia e não o sacrifício!
- Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
- Eu quis misericórdia e não o sacrifício!
- Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!
- Eu quis misericórdia e não o sacrifício!
- Sede benigno com Sião, por vossa graça, reconstruí Jerusalém e os seus muros! E aceitarás o verdadeiro sacrifício, os holocaustos e oblações em vosso altar!
- Eu quis misericórdia e não o sacrifício!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 18,9-14

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10"Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda. 13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador! 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Tem piedade de mim que sou pecador

Que a vossa oração seja muito simples; uma só palavra bastou ao publicano e ao filho pródigo para obterem o perdão de Deus (Lc 15,21)... Não rebusquem as palavras da vossa oração; quantas vezes o balbuciar simples e monótono das crianças não dobrou a vontade dos seus pais?! Não se lancem, pois, em longos discursos para que o vosso espírito não se distraia na busca das palavras. Uma só palavra do publicano tocou a misericórdia de Deus; uma só palavra cheia de fé salvou o bom ladrão (Lc 23,42). O palavreado na oração enche muitas vezes o espírito de imagens e distrai-o, ao passo que uma só palavra tem, muitas vezes, o efeito de o concentrar. Sentem-se consolados, agarrados por uma palavra da vossa oração? Então, detenham-se nela porque é o vosso anjo que reza convosco. Não se convençam demais, mesmo se atingiram a pureza, mas vivam em grande humildade e então hão-de sentir grande confiança. Mesmo se já subiram a escada da perfeição, rezem para pedir o perdão dos vossos pecados; escutem o que diz S. Paulo: "Sou o primeiro dos pecadores" (1Tm 1,15)... Se estiverem revestidos de mansidão e libertos de toda a cólera, já não vos custará muito para libertarem o vosso espírito do cativeiro. Enquanto não conseguirmos uma oração verdadeira, assemelhamo-nos aos que ensinam as crianças a dar os primeiros passos. Trabalhem para elevar o vosso pensamento ou, melhor, para confiná-lo às palavras da vossa oração; se a fraqueza da infância o fizer cair, ergam-no. Porque o espírito é instável por natureza mas Aquele que pode tudo fortalecer pode estabilizar também o vosso espírito... O primeiro degrau da oração consiste, pois, em expulsar com uma palavra simples as sugestões do espírito no próprio momento em que elas se apresentam. O segundo é guardar o nosso pensamento apenas para o que dizemos e pensamos. O terceiro é a entrega da alma ao Senhor.

S. João Clímaco (c. 575 - c. 650), monge no Monte Sinai
A Escada Santa, cp. 28

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA - 29/02

Santo do Dia

III SEMANA DA QUARESMA
Hoje a Igreja celebra : Santo Osvaldo, bispo, mártir,+992
S. Gregório de Narek, religioso, +1010


Livro de Oseias 14,2-10

Leitura da Profecia de Oséias. Assim fala o Senhor: 2"Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: 'Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais 'Deuses nossos' a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia". 5Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano.8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto.
10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 81(80),6-11.14.17

- Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
- Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
- Eis que ouço uma voz que não conheço: "Aliviei as tuas costas de seu fardo, cestos pesados eu tirei de tuas mãos. Na angústia a mim clamaste, e te salvei.
- Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
- De uma nuvem trovejante te falei, e junto às águas de Meriba te provei. Ouve, meu povo, porque vou te advertir! Israel, ah! se quisesses me escutar.
- Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
- Em teu meio não exista um deus estranho, nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.
- Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
- Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos. Eu lhe daria de comer a flor do trigo, e com mel que sai da rocha o fartaria".
- Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Marcos 12,28-34

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Marcos.
- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: "Qual é o primeiro de todos os mandamentos?" 29Jesus respondeu: "O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes".32O mestre da Lei disse a Jesus: "Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios". 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: "Tu não estás longe do Reino de Deus". E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração

«Amarás o Senhor teu Deus». Teu Deus - é o que está dito e essa é uma razão para o amares ainda mais; nós amamos muito mais o que é nosso do que aquilo que nos é estranho. É certo que o Senhor teu Deus merece ser amado; ele fez-se teu servo, para que lhe pertenças e não te envergonhes de o servir... Ao longo de trinta anos, o teu Deus fez-se teu servo, por causa dos teus pecados, para te arrancar à servidão do diabo. Amarás, portanto, o Senhor teu Deus. Aquele que te fez, fez-se teu servo, por tua causa; entregou-se inteiro a ti, a fim de que tu próprio te entregues. Quando eras infeliz, ele reconstruiu a tua felicidade, entregou-se a ti para te devolver a ti mesmo.Amarás, portanto, o Senhor teu Deus «com todo o teu coração» Todo: não podes guardar para ti nenhuma parte de ti mesmo. Ele quer a oferenda de tudo o que és. Comprou-te totalmente entregando-se totalmente, para te possuir, só ele, a ti, na totalidade. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração. Não faças como Ananias e Safira, que guardaram para si uma parte deles mesmos, porque então poderias morrer como eles morreram (Act 5,1sg). Ama, pois, totalmente e não em parte. Porque Deus não tem partes; está inteiro em todo o lugar. Não quer partilhas no teu ser, ele que está todo inteiro no seu Ser. Se reservares para ti uma parte de ti mesmo, és teu e não dele. Queres então possuir tudo? Dá-lhe o que és e ele dar-te-á o que é. Não terás mais nada teu; mas tê-lo-ás inteiro em todo o teu ser.

Santo António (c. 1195-1231), franciscano, doutor da Igreja
Sermões sobre os domingos e festas dos santos

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA - 28/02

Santo do Dia

III SEMANA DO TEMPO DA QUARESMA
S. Romão, confessor, séc. VS. Torcato, bispo, séc. I
Beato Daniel Brottier, presbítero, +1936S. Teófilo, bispo

Livro de Jeremias 7,23-28

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.Assim fala o Senhor:
23"Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes.24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para frente, 25desde o dia em que seus pais saíram do Egito até o dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26mas não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais.27Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão, e, se os chamares, não te darão resposta. 28Dirás, então: Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 95(94),1-2.6-7.8-9

- Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.- Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.- Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! A seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!- Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.- Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.- Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: "Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras".- Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 11,14-23

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor

!Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: "É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios". 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa".

- Palavra da Salvação,
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Escuta eficaz da Palavra

Um povo de surdos e cegos. O texto da primeira leitura, tirada do profeta Jeremias, pertence ao seu terceiro oráculo contra o culto vazio da adesão interior que brota da escuta da palavra de Deus. Na boca do Senhor, a passagem é cheia de amargura a respeito do seu povo, obstinado na infidelidade:"A fidelidade perdeu-se, arrancaram-na da boca". Por isso, Jeremias teve de proclamar da parte de Deus a ruína iminente da nação. Fato que aconteceu nos tempos do rei Joaquim com a primeira deportação para a Babilônia (597 a. C.). Mas, como Deus mantém as suas promessas, salvará um resto do povo judeu, apesar da sua dureza de coração, como recorda o Salmo responsorial.

A história repete-se. Quando Cristo chegou a Israel encontrou a mesma obstinação, como vemos no Evangelho de hoje, Se os contemporâneos de Jeremias eram surdos à palavra de Deus, os de Jesus são cegos aos seus sinais. Depois de Cristo expulsar um demônio de um mudo, há alguns que dizem: "Se expulsa os demônios, é por arte de Belzebú, o príncipe dos demônios". Absurdo, responde Jesus: Se Satanás luta contra si mesmo, como manterá o seu Reino? "Se eu expulso os demônios com o dedo de Deus, então o reino de Deus já chegou a Vós!"

A expressão "com o dedo de Deus" – que é substituída por o "Espírito de Deus", em Mt. 12,28 - recorda a atuação de Moisés e Aarão quando das pragas do Egito, que precederam o êxodo dos Hebreus. Embora o faraó se mostrasse renitente, os fracassados magos da sua corte tiveram de reconhecer perante os prodígios de Moisés: "É o dedo de Deus" (Ex. 8,15). Implicitamente, Jesus aparece aqui como um novo Moisés, libertador do povo, que expulsa os demônios com o seu próprio poder divino. O qual é sinal, segundo Jesus, da vinda do reino de Deus ao mundo dos homens.

Mas os críticos de Jesus, seus inimigos, não detêm a sua má-fé diante de nada, até o ponto de o caluniarem como cúmplice do demônio. Calúnia que é classificada por Marcos como imperdoável "blasfêmia contra o Espírito Santo" (3, 29). Os judeus, como em geral os antigos, atribuíam à possessão diabólica as doenças mentais e os casos de epilepsia. Freqüentemente Jesus se conformou com tal mentalidade, sem disso fazer problema, pois não invalidava o alcance das curas milagrosas.

Ou por Cristo ou contra Ele. Nesta ocasião, Jesus acrescentou: "O que não está comigo, está contra mim", concretizando a profecia do velho Simeão, que proclamava Cristo como sinal de contradição e pedra de tropeço: "Será como uma bandeira discutida; assim ficará clara a atitude de muitos corações" (Lc. 2, 34 s). Na opção que temos de fazer entre os dois espíritos - para seguir a mentalidade semita - entre o bem e o mal, isto é, a favor ou contra Cristo e o seu Reino, não temos outra escolha válida senão a obediência à palavra de Deus, porque este é o único caminho que conduz à vida.

Somente, optando por Cristo, que é o mais forte e venceu o mal, será possível também a nossa vitória sobre o pecado que tenta tomar conta de nós. Toda a escolha supõe um sacrifício e uma renúncia a alguma coisa. Assim, em vez de sermos escravos do egoísmo tenebroso que quer fazer-se senhor do nosso desprezível mundo, poderemos derrotá-lo à base do amor, vencendo o mal como bem (Rm. 12,21).

Para consolidar esta opção por Cristo, temos de pôr em prática a palavra escutada. Porque o perigo do culto vazio, fruto da surdez à palavra escutada, como denunciava o profeta Jeremias, tem aplicação também hoje nas nossas comunidades cristãs. A palavra de Deus é eficaz, certamente, mas não de maneira automática, isto é, não sem nossa colaboração.

A manifestação mais profunda de Deus, a sua palavra mais pessoa, não se esgota na proclamação das leituras bíblicas nem na pregação e comentários das mesmas, embora sejam ambas importantes. O nível mais fundo da eficácia da palavra de Deus alcança-se no mistério da fé, ou seja, no mesmo acontecimento salvador que celebramos e que a palavra atualiza msteriosa mas realmente, graças à presença de Cristo ressuscitado atuando pelo seu Espírito na comunidde congregada na fé e na escuta da palavra.

A nossa geração, que consome ruídos e sons em quantidade, apenas ouve proque não escuta. Temos de voltar à oração do silêncio, dando-lhe prioridade em muitos momentos da nossa vida, especialmente na celebração litúrgica, para escutar interiormente a palavra eficaz de Deus e atuar em conformidade com ela.

A palavra de Cada Dia, de B. Caballero

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA - 27/02


Santo do Dia


III SEMANA DA QUARESMA
Hoje a Igreja celebra :
S. Gabriel de Nossa Senhora das Dores, confessor, +1862
S. Leandro, bispo, +600

Livro de Deuteronómio 4,1.5-9

Leitura do Livro do Deuteronômio:
Moisés falou ao povo, dizendo: 1"Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos dará. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse.6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que ouvindo todas as leis, digam: Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação! 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, quanto esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 147,12-13.15-16.19-20

- Glorifica o Senhor, Jerusalém!
- Glorifica o Senhor, Jerusalém!
- Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.
- Glorifica o Senhor, Jerusalém!
- Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e espalha a geada como cinza.
- Glorifica o Senhor, Jerusalém!
- Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.
- Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 5,17-19

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17"Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas". Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. - Palavra da Salvação.- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Para se cumprir totalmente a Escritura

«Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição» […] Naquele tempo, com efeito, o Senhor exerceu o poder para cumprir na sua pessoa todos os mistérios que a Lei anunciava acerca de Si. Porque, na Paixão, Ele concretizou todas as profecias. Quando, segundo a profecia do bem-aventurado David (Sl 68,22), lhe ofereceram uma esponja embebida em vinagre para acalmar a sede, Ele aceitou-a dizendo: «Tudo está consumado». Depois, inclinando a cabeça, entregou o espírito (Jo 19,30).Não só Ele realizou pessoalmente tudo o que disse, como também nos confiou os seus mandamentos, para que os puséssemos em prática. Ainda que os Antigos não tenham podido observar os mandamentos mais elementares da Lei (Act 15,10), Ele prescreveu-nos que seguíssemos os mais difíceis, por meio da graça e do poder que vêm da cruz.

Epifânio de Benevento (sécs. V-VI), bispo
Comentário sobre os quatro evangelhos, PLS 3, 852

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA - 26/02



III SEMANA DA QUARESMA

Hoje a Igreja celebra : S. Porfírio de Gaza, bispo, +420
S. Vitor de Arcis, confessor, séc. VI
Santo Alexandre, bispo, +328
S. Nestor, bispo, mártir, +250

Livro de Daniel 3,25.34-43.

Leitura da Profecia de Daniel:
Naqueles dias, 25Azarias parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a boca no meio do fogo, disse: 34"Oh! não nos desampares nunca, nós te pedimos, por teu nome, não desfaças tua aliança 35nem retires de nós tua benevolência, por Abraão, teu amigo, por Isaac, teu servo, e por Israel, teu Santo, 36aos quais prometeste multiplicar a descendência como estrelas do céu e como areia que está na beira do mar.37Senhor, estamos hoje reduzidos ao menor de todos os povos, somos hoje o mais humilde em toda a terra, por causa de nossos pecados; 38
neste tempo estamos sem chefes, sem profetas, sem guia, não há holocausto nem sacrifício, não há oblação nem incenso, não há um lugar para oferecermos em tua presença as primícias, e encontrarmos benevolência; 39mas, de alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos, e como holocaustos de carneiros e touros 40e como nos sacrifícios de milhares de cordeiros gordos, assim se efetue hoje nosso sacrifício em tua presença, e tu faças com que te sigamos até o fim; não se sentirá frustrado quem põe em ti sua confiança. 41De agora em diante, queremos, de todo o coração, seguir-te, temer-te, buscar tua face; 42não nos deixes confundidos, mas trata-nos segundo a tua imensa misericórdia; 43liberta-nos com o poder de tuas maravilhas e torna teu nome glorificado, Senhor".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 25(24),4-5.6-7.8-9

- Recordai, Senhor, a vossa compaixão!
- Recordai, Senhor, a vossa compaixão!
- Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.
- Recordai, Senhor, a vossa compaixão!
- Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!
- Recordai, Senhor, a vossa compaixão!
- O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.
- Recordai, Senhor, a vossa compaixão!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 18,21-35

- O Senhor esteja convosco.- Ele está no meio de nós.- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Mateus. Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?"22Jesus respondeu: "Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e seus filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e prostrado, suplicava: Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: Paga o que me deves. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: Dá-me um prazo! e eu te pagarei. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que ele pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste.
33Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti? 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida.35É assim que meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido» (Mt 6,12)

Cristo pede-nos portanto duas coisas: que condenemos os nossos pecados, que perdoemos os dos outros; que façamos a primeira coisa por causa da segunda, a qual nos será então mais fácil, pois aquele que pensa nos seus próprios pecados será menos severo para com o seu companheiro de miséria. E devemos perdoar não por palavras apenas, mas «do fundo do coração», para que contra nós não se vire o ferro com que pensamos bater nos outros. Que mal te pode fazer o teu inimigo, que seja comparável àquele que a ti próprio fazes? […] Se te deixas chegar à indignação e à cólera, serás ferido não pela injúria que ele fez contra ti, mas por esse teu ressentimento. Portanto não digas: «Ele ultrajou-me, caluniou-me, fez-me coisas miseráveis.» Quanto mais disseres que te fez mal, mais mostras, afinal, que te fez bem, pois deu-te ocasião para te purificares dos pecados. Assim, quanto mais ele te ofender, mais te põe em estado de obteres de Deus o perdão para as tuas faltas. Porque, se nós quisermos, ninguém nos poderá prejudicar; e até os nossos inimigos nos prestarão assim um grande serviço […] Considera portanto a vantagem que retiras das injúrias, se as sofreres com humildade e mansidão.
São João Crisóstomo (c. 345-407), bispo de Antioquia e posteriormente de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre S. Mateus, nº 61
Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA - 25/02

Santo do Dia

III SEMANA DA QUARESMA

S. Sebastião de Aparício, leigo, confessor, +1600
S. Cesário de Nazianzo, confessor, +369
S. Nestor, bispo, mártir, +250
S. Luis Versiglia, bispo, mártir, +1930
S. Calisto Caravário, presbítero, mártir, +1930
Santa Valburga, monja, missionária, séc. VIII

Livro de 2º Reis 5,1-15

Leitura do Segundo Livro dos Reis:
Naqueles dias, 1Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso. 2Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou a serviço da mulher de Naamã. 3Disse ela à sua senhora: "Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!"4Naamã foi então informar o seu senhor: "Uma moça do país de Israel disse isto e isto". 5Disse-lhe o rei Aram: "Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel". Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. 6E entregou ao rei de Israel a carta, que dizia: "Quando receberes esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra". 7O rei de Israel, tendo lido a carta, rasgou suas vestes e disse: "Sou Deus, porventura, que possa dar a morte e a vida, para que este me mande um homem para curá-lo de lepra? Vê-se bem que ele busca pretexto contra mim". 8Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado as vestes, mandou dizer-lhe: "Por que rasgaste tuas vestes? Que ele venha a mim, para que saibas que há um profeta em Israel".9Então Naamã chegou com seus cavalos e carros, e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: "Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e tua carne será curada e ficarás limpo".11Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: "Eu pensava que ele sairia para me receber e que de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12Será que os rios de Damasco, o Abana e o Fartar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?" Deu meia-volta e partiu indignado.13Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: "Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: 'Lava-te e ficarás limpo"'. 14Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado.15aEm seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: "Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda terra, senão o que há em Israel!"

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 42,2.3.43,3.4

- Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?
- Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?
- Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh'alma por vós, ó meu Deus!
- Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?
- A minh'alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?
- Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?
- Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até vossa
morada!
- Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?
- Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!
- Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 4,24-30

- O Senhor esteja convosco
- Ele está no meio de nós!
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24"Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio". 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

"Havia muitas viúvas em Israel"

Infeliz da minha alma, que se encontra nua a transida, Senhor; e que deseja ser aquecida ao calor do Teu amor. […] Na imensidão do deserto do meu coração, não apanho uns raminhos, como a viúva de Sarepta, junto apenas estas vergônteas, a fim de preparar qualquer coisa para comer, com um punhado de farinha e uma gota de azeite, e em seguida, entrando na tenda onde habito, morrer (1Rs 17, 10ss.). Mas não morrerei tão depressa; não, Senhor, antes viverei para propalar as Tuas obras (Sl 117, 17).Aqui me encontro, pois, na minha solidão […] e abro a boca para Ti, Senhor, procurando o sopro da vida. Por vezes, Senhor […] tu metes-me qualquer coisa na boca do coração; mas não me permites saber do que se trata. Provo um sabor tão doce, tão suave, tão reconfortante, que outro não busco; quando o recebo, porém, não me permites discernir de que se trata. […] Quando o recebo, tenho vontade de o reter e o ruminar, de o saborear, mas ele passa bem depressa. […]Aprendo pela experiência o que dizes do Espírito no Evangelho: “Ninguém sabe de onde vem nem para onde vai” (Jo 3, 8). Com efeito, tudo quanto tive o cuidado de confiar à minha memória, a fim de poder revê-lo quando quisesse, submetendo-o assim à minha vontade, tudo isso encontro morto e insípido. Oiço as Tuas palavras: “O Espírito sopra onde quer”, e descubro em mim que Ele não sopra quando eu quero, mas quando Ele quer. […]Para Ti, pois, Senhor, para Ti se voltam os meus olhos (Sl 122, 1). […] Quanto tempo tardarás? Quanto tempo se demorará a minha alma junto a Ti, infeliz, ansiosa, em cuidados? (Sl 12, 2). Esconde-me, peço-Te, no segredo do Teu rosto, longe das intrigas dos homens; protege-me na tenda, longe da guerra das línguas (Sl 31, 21).

Guilherme de Saint-Thierry (c. 1085-1148), monge beneditino, depois cistercienseA
Contemplação de Deus, 12

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

domingo, 24 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA - 24/02

Santo do Dia

III DOMINGO DA QUARESMA
(Semana III do Saltério)
S. Sérgio, mártir, +304

Livro de Êxodo 17,3-7

Livro do Êxodo:
Naqueles dias, 3o povo, sedento de água, murmurava contra Moisés e dizia: "Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos fazer morrer de sede, a nós, nossos filhos e nosso gado?"4Moisés clamou ao Senhor, dizendo: "Que farei por este povo? Por pouco não me apedrejam!"5O Senhor disse a Moisés: "Passa adiante do povo e leva contigo alguns anciãos de Israel. Toma a tua vara com que feriste o rio Nilo e vai. 6Eu estarei lá, diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb. Ferirás a pedra e dela sairá água para o povo beber". Moisés assim fez na presença dos anciãos de Israel. 7E deu àquele lugar o nome de Massa e Meriba, por causa da disputa dos filhos de Israel e porque tentaram o Senhor, dizendo: "O Senhor está no meio de nós ou não?"

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 95(94),1-2.6-7.8-9

— Hoje não fecheis o vosso coração,/ mas ouvi a voz do Senhor!
Hoje não fecheis o vosso coração,/ mas ouvi a voz do Senhor!
Vinde, exultemos de alegria no Senhor,/ aclamemos o Rochedo que nos salva!/ Ao seu encontro caminhemos com louvores,/ e com cantos de alegria o celebremos!
Hoje não fecheis o vosso coração,/ mas ouvi a voz do Senhor!
— Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra,/ e ajoe­lhemos ante o Deus que nos criou!/ Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,/ e nós somos o seu povo e seu rebanho,/ as ovelhas que conduz com sua mão.
Hoje não fecheis o vosso coração,/ mas ouvi a voz do Senhor!
— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:/ — "Não fecheis os corações como em Meriba,/ como em Massa, no deserto, aquele dia,/ em que outrora vossos pais me provocaram,/ apesar de terem visto as minhas obras".
Hoje não fecheis o vosso coração,/ mas ouvi a voz do Senhor!

Carta aos Romanos 5,1-2.5-8

Carta de São Paulo apóstolo aos Romanos: Irmãos: 1Justificados pela fé, estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 2Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus. 5E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 6Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. 7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa talvez alguém se anime a morrer. 8Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 4,5-42

Glória e louvor a vós, ó Cristo.
— Na verdade, sois Senhor, o Salvador do mundo. Senhor dai-me água viva a fim de eu não ter sede!
Glória e louvor a vós, ó Cristo.

— O Senhor esteja convosco!
Ele está no meio de nós.
—PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 5Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6Era aí que ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta de meio-dia. 7Chegou uma mulher de Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: "Dá-me de beber".
8Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. 9A mulher samaritana disse então a Jesus: "Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?" De fato, os judeus não se dão com os samaritanos. 10Respondeu-lhe Jesus: "Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: Dá-me de beber, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva".11A mulher disse a Jesus: "Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar água viva? 12Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?"13Respondeu Jesus: "Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. 14Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna".15A mulher disse a Jesus: "Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la". 19b"Senhor, vejo que és um profeta! 20Os nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar".21Disse-lhe Jesus: "Acredita-me, mulher: está chegando a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.23Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. 24Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade".25A mulher disse a Jesus: "Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas". 26Disse-lhe Jesus: "Sou eu, que estou falando contigo".39
a Muitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus. 40Por isso, os samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. 41E muitos outros creram por causa da sua palavra. 42E disseram à mulher: "Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho