TRANSLATOR GOOGLE

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA - 28/02

Santo do Dia

III SEMANA DO TEMPO DA QUARESMA
S. Romão, confessor, séc. VS. Torcato, bispo, séc. I
Beato Daniel Brottier, presbítero, +1936S. Teófilo, bispo

Livro de Jeremias 7,23-28

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.Assim fala o Senhor:
23"Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes.24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para frente, 25desde o dia em que seus pais saíram do Egito até o dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26mas não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais.27Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão, e, se os chamares, não te darão resposta. 28Dirás, então: Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 95(94),1-2.6-7.8-9

- Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.- Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.- Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! A seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!- Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.- Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.- Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: "Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras".- Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 11,14-23

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor

!Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: "É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios". 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa".

- Palavra da Salvação,
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Escuta eficaz da Palavra

Um povo de surdos e cegos. O texto da primeira leitura, tirada do profeta Jeremias, pertence ao seu terceiro oráculo contra o culto vazio da adesão interior que brota da escuta da palavra de Deus. Na boca do Senhor, a passagem é cheia de amargura a respeito do seu povo, obstinado na infidelidade:"A fidelidade perdeu-se, arrancaram-na da boca". Por isso, Jeremias teve de proclamar da parte de Deus a ruína iminente da nação. Fato que aconteceu nos tempos do rei Joaquim com a primeira deportação para a Babilônia (597 a. C.). Mas, como Deus mantém as suas promessas, salvará um resto do povo judeu, apesar da sua dureza de coração, como recorda o Salmo responsorial.

A história repete-se. Quando Cristo chegou a Israel encontrou a mesma obstinação, como vemos no Evangelho de hoje, Se os contemporâneos de Jeremias eram surdos à palavra de Deus, os de Jesus são cegos aos seus sinais. Depois de Cristo expulsar um demônio de um mudo, há alguns que dizem: "Se expulsa os demônios, é por arte de Belzebú, o príncipe dos demônios". Absurdo, responde Jesus: Se Satanás luta contra si mesmo, como manterá o seu Reino? "Se eu expulso os demônios com o dedo de Deus, então o reino de Deus já chegou a Vós!"

A expressão "com o dedo de Deus" – que é substituída por o "Espírito de Deus", em Mt. 12,28 - recorda a atuação de Moisés e Aarão quando das pragas do Egito, que precederam o êxodo dos Hebreus. Embora o faraó se mostrasse renitente, os fracassados magos da sua corte tiveram de reconhecer perante os prodígios de Moisés: "É o dedo de Deus" (Ex. 8,15). Implicitamente, Jesus aparece aqui como um novo Moisés, libertador do povo, que expulsa os demônios com o seu próprio poder divino. O qual é sinal, segundo Jesus, da vinda do reino de Deus ao mundo dos homens.

Mas os críticos de Jesus, seus inimigos, não detêm a sua má-fé diante de nada, até o ponto de o caluniarem como cúmplice do demônio. Calúnia que é classificada por Marcos como imperdoável "blasfêmia contra o Espírito Santo" (3, 29). Os judeus, como em geral os antigos, atribuíam à possessão diabólica as doenças mentais e os casos de epilepsia. Freqüentemente Jesus se conformou com tal mentalidade, sem disso fazer problema, pois não invalidava o alcance das curas milagrosas.

Ou por Cristo ou contra Ele. Nesta ocasião, Jesus acrescentou: "O que não está comigo, está contra mim", concretizando a profecia do velho Simeão, que proclamava Cristo como sinal de contradição e pedra de tropeço: "Será como uma bandeira discutida; assim ficará clara a atitude de muitos corações" (Lc. 2, 34 s). Na opção que temos de fazer entre os dois espíritos - para seguir a mentalidade semita - entre o bem e o mal, isto é, a favor ou contra Cristo e o seu Reino, não temos outra escolha válida senão a obediência à palavra de Deus, porque este é o único caminho que conduz à vida.

Somente, optando por Cristo, que é o mais forte e venceu o mal, será possível também a nossa vitória sobre o pecado que tenta tomar conta de nós. Toda a escolha supõe um sacrifício e uma renúncia a alguma coisa. Assim, em vez de sermos escravos do egoísmo tenebroso que quer fazer-se senhor do nosso desprezível mundo, poderemos derrotá-lo à base do amor, vencendo o mal como bem (Rm. 12,21).

Para consolidar esta opção por Cristo, temos de pôr em prática a palavra escutada. Porque o perigo do culto vazio, fruto da surdez à palavra escutada, como denunciava o profeta Jeremias, tem aplicação também hoje nas nossas comunidades cristãs. A palavra de Deus é eficaz, certamente, mas não de maneira automática, isto é, não sem nossa colaboração.

A manifestação mais profunda de Deus, a sua palavra mais pessoa, não se esgota na proclamação das leituras bíblicas nem na pregação e comentários das mesmas, embora sejam ambas importantes. O nível mais fundo da eficácia da palavra de Deus alcança-se no mistério da fé, ou seja, no mesmo acontecimento salvador que celebramos e que a palavra atualiza msteriosa mas realmente, graças à presença de Cristo ressuscitado atuando pelo seu Espírito na comunidde congregada na fé e na escuta da palavra.

A nossa geração, que consome ruídos e sons em quantidade, apenas ouve proque não escuta. Temos de voltar à oração do silêncio, dando-lhe prioridade em muitos momentos da nossa vida, especialmente na celebração litúrgica, para escutar interiormente a palavra eficaz de Deus e atuar em conformidade com ela.

A palavra de Cada Dia, de B. Caballero

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

Nenhum comentário: