TRANSLATOR GOOGLE

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA - 27/02


Santo do Dia


III SEMANA DA QUARESMA
Hoje a Igreja celebra :
S. Gabriel de Nossa Senhora das Dores, confessor, +1862
S. Leandro, bispo, +600

Livro de Deuteronómio 4,1.5-9

Leitura do Livro do Deuteronômio:
Moisés falou ao povo, dizendo: 1"Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos dará. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse.6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que ouvindo todas as leis, digam: Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação! 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, quanto esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 147,12-13.15-16.19-20

- Glorifica o Senhor, Jerusalém!
- Glorifica o Senhor, Jerusalém!
- Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.
- Glorifica o Senhor, Jerusalém!
- Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e espalha a geada como cinza.
- Glorifica o Senhor, Jerusalém!
- Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.
- Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 5,17-19

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17"Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas". Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. - Palavra da Salvação.- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Para se cumprir totalmente a Escritura

«Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição» […] Naquele tempo, com efeito, o Senhor exerceu o poder para cumprir na sua pessoa todos os mistérios que a Lei anunciava acerca de Si. Porque, na Paixão, Ele concretizou todas as profecias. Quando, segundo a profecia do bem-aventurado David (Sl 68,22), lhe ofereceram uma esponja embebida em vinagre para acalmar a sede, Ele aceitou-a dizendo: «Tudo está consumado». Depois, inclinando a cabeça, entregou o espírito (Jo 19,30).Não só Ele realizou pessoalmente tudo o que disse, como também nos confiou os seus mandamentos, para que os puséssemos em prática. Ainda que os Antigos não tenham podido observar os mandamentos mais elementares da Lei (Act 15,10), Ele prescreveu-nos que seguíssemos os mais difíceis, por meio da graça e do poder que vêm da cruz.

Epifânio de Benevento (sécs. V-VI), bispo
Comentário sobre os quatro evangelhos, PLS 3, 852

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

Nenhum comentário: