TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 5 de abril de 2008

LITURGIA DO DIA - 05/04

Santo do dia

II SEMANA DA PÁSCOA
Hoje a Igreja celebra :

S. Vicente Ferrer, presbítero, +1419
Santa Juliana de Cornillon, virgem, +1258

Livro dos Actos dos Apóstolos 6,1-7

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
1Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário. 2Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: "Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra".5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles.7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 33(32),1-2.4-5.18-19

- Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!- Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!- Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!- Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!- Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
- Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! - O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.- Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 6,16-21

Aclamação
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Ressurgiu Cristo, o Senhor, que criou tudo,/ ele teve compaixão da humanidade.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Jo 6,16-21)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor.

16Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. 17Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.18Soprava um vento forte e o mar estava agitado. 19Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo. 20Mas Jesus disse: "Sou eu. Não tenhais medo". 21Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Sou Eu. Não temais

- Senhor, como são altas as ondas,E tão escura a noite !Não poderias dar-lhe alguma claridade ?É que velo solitária na noite !- Segura o leme com mãos firmes,Tem confiança, mantém a calma.A tua barca é-Me preciosa,A bom porto a levarei.Mantém, sem desistires,Os olhos na bússola.É ela que ajuda a chegar ao destinoNo meio de noites e tempestades.A agulha da bússolaoscila mas mostra segura a direcção.Ela te indicará o caboAonde quero que arribes.Tem confiança, mantém a calma : Por noites e tempestadesA vontade de Deus, fiel, te guiará,Se vigilante for teu coração.

Santa Teresa Benedita da Cruz [Edith Stein] (1891-1942), carmelita, mártir, co-padroeira da Europa
Poema « Am Steuer » / « A Tempestade », 1940

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

sexta-feira, 4 de abril de 2008

LITURGIA DO DIA - 04/04

Santo do dia

II SEMANA DA PÁSCOA
(Prefácio Pascal; Paramentos de cor branca)
Hoje a Igreja celebra:
Santo Isidoro de Sevilha, bispo, Doutor da Igreja, +636
Santa Irene, virgem, séc. IV

Livro dos Actos dos Apóstolos 5,34-42

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 34um fariseu chamado Gamaliel, levantou-se no Sinédrio. Era mestre da Lei e todo o povo o estimava. Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante. 35Depois disse: "Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens. 36Algum tempo atrás apareceu Teudas, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram, e nada restou.37Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele morreu e todos os seus seguidores se dispersaram. 38Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. 39Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!" E os membros do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel.40Chamaram então os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41Os apóstolos saíram do Conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus. 42E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 27,1.4.13-14

- Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.
- Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.
- O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu temerei?
- Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.
- Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.
- Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.
- Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!
- Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 6,1-15

Aclamação (Mt 4,4b)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- O homem não vive somente de pão,/ mas de toda palavra da boca de Deus.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Evangelho (Jo 6,1-15)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galiléia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. 5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: "Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?" 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: "Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um". 8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9"Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?" 10Jesus disse: "Fazei sentar as pessoas". Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: "Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!"13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: "Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo". 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Aquela gente, ao ver o sinal milagroso que Jesus tinha feito, dizia: ‘Este é realmente o Profeta que devia vir ao mundo!’

Com efeito, governar o universo é um milagre maior do que saciar a fome a cinco mil homens com cinco pães. E, contudo, ninguém se espanta com isso, ao passo que as pessoas se extasiam perante um milagre de menor importância, porque sai do habitual. De facto, quem é que, ainda hoje, alimenta o universo, a não ser aquele que, com alguns grãos, criou as colheitas? Cristo fez, pois, aquilo que Deus faz. Recorrendo ao poder que tem de multiplicar as colheitas a partir de alguns grãos, multiplicou os cinco pães nas mãos deles. Porque o poder se encontrava nas mãos de Cristo e estes cinco pães eram como que sementes que o Criador da terra multiplicava, sem chegar a confiá-las à terra.Esta obra foi, pois, colocada sob os nossos sentidos para nos elevar o espírito. [...] Tornou-se-nos, pois, possível admirar o Deus invisível considerando pela inteligência as Suas obras visíveis (Rom 1, 20). Depois de termos sido despertados para a fé e purificados por ela, podemos mesmo desejar ver sem os olhos do corpo o Ser invisível que conhecemos a partir das coisas visíveis. [...] Com efeito, Jesus fez este milagre para que fosse visto por aqueles que ali se encontravam, e eles relataram-no para que nós tivéssemos conhecimento dele. Aquilo que os olhos fizeram por eles, fá-lo a fé por nós. Assim, reconhecemos na nossa alma aquilo que os nossos olhos não viram e recebemos um elogio mais belo, porque foi sobre nós que foi dito: "Bem-aventurados os que, sem terem visto, acreditam!" (Jo, 20, 29).

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África) e doutor da Igreja
Sermões sobre São João, 24, 1.6.7

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

quinta-feira, 3 de abril de 2008

LITURGIA DO DIA - 03/04

Santo do dia

II SEMANA DA PÁSCOA
(Prefácio Pascal)
(Paramentos de Cor Branca)
Hoje a Igreja celebra:
Santa Engrácia, Virgem e Mártir (+1050)
S. Ricardo de Chischerter, Bispo (+1253)
Santas Ágape, Quilónia e Irene, irmãs, mártires, +304
S Sisto I, papa, +129
S. Sisto II, papa, mártir, +258
S. Sisto III, papa, +440

Livro dos Actos dos Apóstolos 5,27-33

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 27eles levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: "Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!"29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que a Ele obedecem". 33Quando ouviram isto, ficaram furiosos e queriam matá-los.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 34,2.9.17-18.19-20

- Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
- Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
- Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
- Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
- Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.
- Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
- Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.
- Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 3,31-36

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor.

31"Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida.35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Testemunhas de Cristo, na perseguição

Apresenta-se aqui um autêntico resumo do pensamento de S. João Evangelista sobre a pessoa de Cristo e a salvação que dele dimana, enriquecendo as idéias do Evangelho de ontem: "O Pai ama o Filho e pôs tudo na sua mão. O que crê no Filho possui a vida eterna; o que não crê no Filho não verá a vida; pelo contrário, a ira de Deus pesa sobre ele". Crer ou não crer é o dilema radical que apresenta o quarto Evangelho; e viver ou não viver é o resultado. Eis aqui o resumo de todo o Evangelho de S. João.
Como vemos na primeira leitura de hoje, a opção pela incredulidade foi a dos obstinados membros do Sinédrio que se opõem ao anúncio pascal dos Apóstolos. Estes estão novamente presos e diante do conselho. São reincidentes segundo a autoridade judaica, que os havia proibido de falar de Cristo. A desobediência agrava-se, porque do ensino dos Apóstolos depreende-se a responsabilidade do conselho na morte de Jesus.
A resposta dos detidos a estas autoridades demonstra de novo a audácia de quem cheio da força do Espírito Santo: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens". E anunciam uma vez mais Cristo ressuscitado e exaltado por Deus como "chefe e salvador para conceder a Israel a conversão e o perdão dos pecados. Testemunhas disto somos nós e o Espírito Santo, que Deus concede aos que lhe obedecem. Esta resposta exasperou-os e decidiram acabar com eles".
Amanhã, veremos que a intervenção do rabino Gamaliel, fariseu e mestre de S. Paulo, inclinou a balança a favor da libertação dos Apóstolos, não sem antes os flagelarem. Mas, estes alegraram-se por se considerarem dignos de sofrer aquela afronta pelo nome de Cristo.
Como em todo o processo era necessário o aval de duas testemunhas, os Apóstolos apresentaram-se a si mesmo como primeiras testemunhas e ao Espírito Santo como segunda. Assim testemunharam a sua interpretação religiosa do desígnio salvador de Deus por Cristo. Mas, estão conscientes de que o Espírito não é monopólio do grupo apostólico. Deus concede a todo o que lhe obedece. Desta forma, também a comunidade cristã, enquanto Igreja, tem igualmente a responsabilidade de testemunhar Cristo ressuscitado. E, assim, o fizeram os autênticos cristãos de todos os tempos, já desde o princípio, por meio da sua caridade, da sua pobreza, da sua solidariedade humana, da sua alegria e, às vezes, do seu martírio.
O itinerário da perseguição religiosa repete-se ao longo da História. Tal como Jesus e os seus apóstolos, os discípulos de Cristo têm sido com freqüência objeto da inimizade dos homens, em especial dos que governam e dos poderosos. Mas, a Igreja, a comunidade cristã, não deve temer as acusações e invectivas do mundo, se servir com fidelidade a causa de Cristo e do seu Evangelho, porque o seu testemunho será confirmado pelo Espírito de Deus.
S. Paulo prevenia o seu discípulo Timóteo: Todo o que se proponha viver cristãmente será perseguido. Porque os seus critérios e conduta destoarão necessariamente dos do mundo, submerso no mal, no egoísmo e no pecado.
A celebração eucarística, tal como os sacramentos do Batismo e da Reconciliação, é o momento por excelência em que participamos do mistério pascal, isto é, da Morte e Ressurreição de Cristo. Partilhando a sua palavra e o seu pão, que é o Corpo glorioso, passamos continuamente da condição de pecadores à de penitentes. Embora, o mundo nos sente no banco dos réus, sabemos que a vitória definitiva está com os que seguem Cristo pela cruz para a ressurreição.

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

quarta-feira, 2 de abril de 2008

LITURGIA DO DIA - 02/04

Santo do dia

II SEMANA DA PÁSCOA
Hoje a Igreja celebra :
S. Francisco de Paula, eremita, fundador, +1519
Santa Maria do Egipto (Egipcíaca), eremita, séc. V

Livro dos Actos dos Apóstolos 5,17-26

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 17levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido - isto é, o partido dos saduceus - cheios de raiva e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública. 19Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20"Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver". 21Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com seus partidários e convocou o Sinédrio e o Conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos na prisão. 22Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram dizendo: 23"Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro". 24Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25Chegou alguém que lhes disse: "Os homens que vós pusestes na prisão estão no Templo ensinando o povo!" 26Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 34(33),2-3.4-5.6-7.8-9

- Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
- Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
- Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
- Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
- Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
- Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
- Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.
- Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
- O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
- Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 3,16-21

Aclamação (Jo 3,16)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho,/ para que todo o que nele crer, encontre vida eterna.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Evangelho (Jo 3,16-21)

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor.
16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

terça-feira, 1 de abril de 2008

LITURGIA DO DIA - 01/04

Santo do dia

II SEMANA DA PÁSCOA
Santo Hugo de Grenoble, bispo, +1152S.
Venâncio, bispo e mártir
S. Valério, abade, +619

Livro dos Actos dos Apóstolos 4,32-37

Leitura dos Atos dos Apóstolos:A multidão era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos. 34Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas, vendiam-nas, levavam o dinheiro, e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que significa filho da consolação, levita e natural de Chipre, possuía um campo. Vendeu e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 93(92),1-2.5

- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 3,7-15

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos:
7b"Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito".9Nicodemos perguntou: "Como é que isso pode acontecer?" 10Respondeu-lhe Jesus: "Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Não sabes de onde ele vem nem para onde vai
Deus todo poderoso, o apóstolo Paulo diz que o teu Espírito Santo «perscruta e conhece as profundezas do teu ser» (1Cor 2, 10-11), e que intercede por mim, fala-te por mim através de «gemidos inefáveis» (Rom 8, 26)... Nada exterior a ti sonda o teu mistério, nada estranho a ti é tão poderoso para medir a profundidade da tua majestade infinita. Tudo o que penetra em ti provém de ti; nada do que é exterior a ti tem o poder de te sondar...Creio firmemente que o teu Espírito Santo vem de ti pelo teu Filho único; ainda que não compreenda este mistério, tenho dele uma profunda convicção. É que, nas realidades espirituais que são o teu domínio, o meu espírito é limitado, tal como assegura o teu Filho único: «Não te admires se te disse: Deves nascer do alto, pois o Espírito Santo sopra onde quer; ouves a sua voz, mas não sabes nem de onde vem nem para onde vai. Assim acontece a quem quer que nasça da água e do Espírito».Creio no meu novo nascimento sem o compreender, e apoio na fé aquilo que me escapa. Sei que tenho o poder de renascer, mas não sei como isso acontece. Nada limita o Espírito. Ele fala quando quer, diz o que quer e onde quer. A razão da sua partida e da sua chegada permanece incógnita para mim, mas tenho a convicção profunda da sua presença.

Santo Hilário(c. 315-367), bispo de Poitiers doutor da Igreja
La Trinité, 12, 55s; PL 10, 472

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

segunda-feira, 31 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 31/03

Santo do dia

ANUNCIAÇÃO DO SENHOR
(Festa transferida) (Ofício Próprio)
(Solenidade: Glória, Credo, Prefácio Próprio, Paramentos de Cor Branca)
Hoje a Igreja celebra : S. Benjamim, diácono, mártir, +422
Santo Acácio, bispo, +250
S. Cornélia, mártir
Santo Amós, profeta
S. Benedito, religioso, +1589
Beata Isabel Vendramini, virgem, fundadora, +1860

Livro de Isaías 7,10-14

Leitura do Profeta Isaías:

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11"Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu". 12Mas Acaz respondeu: "Não pedirei nem tentarei o Senhor". 13Disse o profeta: "Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, 8,10porque Deus está conosco".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 40(39),7-8.8-9.10.11

- Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
- Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
- Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, e então eu vos disse: "Eis que venho!"
-
Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
- Sobre mim está escrito no livro: "Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!"
-
Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
- Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembléia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!
-
Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
- Proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração; vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembléia.
- Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

Carta aos Hebreus 10,4-10

Leitura da Carta aos Hebreus:
Irmãos, 4é impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: "Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade". 8Depois de dizer: "Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado" - coisas oferecidas segundo a Lei - 9ele acrescenta: "Eu vim para fazer a tua vontade". Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 1,26-38

Aclamação (Jo 1,14ab)

- Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!
- Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!
- A palavra se fez carne e habitou entre nós./ E nós vimos sua glória que recebe de Deus Pai.
- Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!

Evangelho (Lc 1,26-38)

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim". 34Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" 35O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível". 38Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

"Eu te saúdo, ó cheia de graça"

Do céu foi enviado um arcanjo eminente para dizer à Mãe de Deus: "Alegra-te!"Mas quando te viu, ó Senhora, a sua voz ganhou corpo e ele gritou a sua surpresa e o seu encantamento:

"Alegra-te: em ti brilha a alegria da salvação.
Alegra-te: por ti o mal desapareceu.
Alegra-te, porque ergues Adão da sua queda.
Alegra-te, porque Eva também já não chora.
Alegra-te, montanha inacessível aos pensamentos dos homens.
Alegra-te, abismo insondável aos próprios anjos.
Alegra-te, porque te tornas o trono e o palácio do Rei.
Alegra-te: tu levas em ti Aquele que tudo pode.
Alegra-te, estrela que anuncias o nascer do Sol.
Alegra-te, porque em teu seio Deus tomou a nossa carne.
Alegra-te: por ti, toda a criação é renovada.
Alegra-te: por ti, o Criador fez-se menino.
Alegra-te, Esposa que não foste desposada.

"A Puríssima, conhecendo o seu estado virginal, respondeu confiadamente ao anjo Gabriel: "Que estranha maravilha essa que dizes! Ela parece incompreensível à minha alma; como conceberei sem semente para engravidar, como tu está a dizer?" Aleluia, aleluia, aleluia!

Para compreender este mistério desconhecido, a Virgem dirige-se ao servo de Deus e pergunta-lhe como é que um Filho poderia ser concebido nas suas castas entranhas. Cheio de respeito, o anjo aclama-a:

"Alegra-te: a ti Deus revela os seus desígnios inefáveis.
Alegra-te, confiança dos que rezam em silêncio.
Alegra-te: tu és a primeira das maravilhas de Cristo.
Alegra-te: em ti são recapituladas as doutrinas divinas.
Alegra-te, escada pela qual Deus desce do Céu.
Alegra-te, ponte que nos conduz da terra ao Céu.
Alegra-te, inesgotável admiração dos anjos.
Alegra-te, ferida incurável para os demónios.
Alegra-te: tu geras a luz de forma inexprimível.
Alegra-te: tu não revelas o segredo a ninguém.
Alegra-te: tu ultrapassas a sabedoria dos sábios.
Alegra-te: tu iluminas a inteligência dos crentes.
Alegra-te, Esposa que não foste desposada."

O poder do Altíssimo cobriu então com a sua sombra a Virgem que não tinha sido desposada, para a levar a conceber. E o seu seio fecundado tornou-se um jardim de delícias para os que nele querem colher a salvação, cantando: "Aleluia, aleluia, aleluia!"

Da liturgia bizantina
Hino "acatistos" à Mãe de Deus (séc. VII)

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

domingo, 30 de março de 2008

LITURGIA DO DIA - 30/03

Santo do dia

II DOMINGO DA PÁSCOA
DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA
(Paramentos de cor Branca)
Hoje a Igreja celebra :
S. João Clímaco, religioso, +615
S. Leonardo Murialdo, confessor, +1900
Beato Amadeu de Sabóia, duque, confessor, +1472
S. Zózimo, bispo, +662
Santa Irene, virgem (séc. IX)
Beato Luis de Casoria, presbítero, fundador, 1885
São Pedro Regalato, presbítero, +1456

Livro dos Actos dos Apóstolos 2,42-47

Livro dos Atos dos Apóstolos:

Os que se haviam convertido 42eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações.43E todos estavam cheios de temor por causa dos numerosos prodígios e sinais que os apóstolos realizavam. 44Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e colocavam tudo em comum; 45vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um.46Diariamente, todos freqüentavam o Templo, partiam o pão pelas casas e, unidos, tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração. 47Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E, cada dia, o Senhor acrescentava ao seu número mais pessoas que seriam salvas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 118(117),2-4.13-15.22-24

- Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom;/ eterna é a sua misericórdia!
- Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom;/ eterna é a sua misericórdia!
- A casa de Israel agora o diga:/ "Eterna é a sua misericórdia!"/ A casa de Aarão agora o diga:/ "Eterna é a sua misericórdia!"/ Os que temem o Senhor agora o digam:/ "Eterna é a sua misericórdia!"
- Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom;/ eterna é a sua misericórdia!
- Empurram-me, tentando derrubar-me,/ mas veio o Senhor em meu socorro./ O Senhor é minha força e o meu canto,/ e tornou-se para mim o Salvador./ "Clamores de alegria e de vitória/ ressoem pelas tendas dos fiéis".
- Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom;/ eterna é a sua misericórdia!
- "A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora a pedra angular."/ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:/ Que maravilhas ele fez a nossos olhos!/ Este é o dia que o Senhor fez para nós,/ alegremo-nos e nele exultemos!
- Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom;/ eterna é a sua misericórdia!

1ª Carta de S. Pedro 1,3-9

Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Em sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ele nos fez nascer de novo, para uma esperança viva, 4para uma herança incorruptível, que não se mancha nem murcha, e que é reservada para vós nos céus.5Graças à fé, e pelo poder de Deus, vós fostes guardados para a salvação que deve manifestar-se nos últimos tempos. 6Isto é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que agora fiqueis por algum tempo aflitos, por causa de várias provações.7Deste modo, a vossa fé será provada como sendo verdadeira - mais preciosa que o ouro perecível, que é provado no fogo - e alcançará louvor, honra e glória no dia da manifestação de Jesus Cristo.8Sem ter visto o Senhor, vós o amais. Sem o ver ainda, nele acreditais. Isso será para vós fonte de alegria indizível e gloriosa, 9pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 20,19-31

Aclamação

Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Acreditaste, Tomé, porque me viste/ Felizes os que crerem sem ter visto!
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!



Anúncio do Evangelho (Jo 20,19-31)

- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós!

- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
- Glória a vós, Senhor!

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: "A paz esteja convosco". 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio". 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos". 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!" Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei". 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". 27Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel". 28Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" 29Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

Comentários

Felizes os que acreditam sem terem visto

1. A paz, o Espírito e a missão. O evangelho deste dia relata duas aparições de Jesus ressuscitado. Ambas acontecem no domingo, o dia de culto: a primeira na tarde do próprio dia da sua ressurreição, estando ausente o apóstolo Tomé; a segunda com Tomé presente, oito dias depois da primeira, razão pela qual se escolheu este evangelho para hoje. Na primeirao aparição, destaca-se o envio apostólico por meio do dom do Espírito e, na segunda, a bem-aventurança da fé.
a) A parição no dia de Páscoa. Depois da morte de Jesus, o estado de ânimo dos discípulos era deplorável: porta fechadas com medo dos judeus, tristeza, falta de comunicação e dúvida radical sobre Jesus de Nazaré, em quem tinham posto tantas esperanças e que acabou morto na cruz pelos inimigos. Neste contexto comunitário tem lugar a inesperada aparição de jesus ao entardecer. Cristo saúda-os: A paz esteja convosco. E de seguida mostra-lhes as mãos e o peito com as chagas da paixão, como provas da identidade pessoal. Os discípulos estão conscientes de que não se trata de uma alucinação coletiva. A pessoa que têm perante si é o próprio Jesus que conviveu com eles e que morreu crucificado, mas que agora vive porque ressuscitou. Assim pressagiava o sepulcro vazio, anunciava a mensagem sobrenatural das mulheres que foram ao túmulo e afirmava Maria Madalena, a quem tinham aparecido naquele dia, pela manhã.
b) A missão e o dom do Espírito Santo. Continuando, acontece aquilo a que podemos chamar «transmissão de poderes» de Cristo para a Igreja, representada nos discípulos: como o Pai Me enviou, assim Eu vos envio. E, de seguida, Jesus infunde o Espírito sobre os seus discípulos - ou seja, sobre os crentes, em linguagem joânica - com um rito «sacramental», isto é, com um gesto que acompanha a palavra eficaz. Soprou sobre eles e disse: «Recebi o Espírito Santo». Este pormenor recorda o sopro criador de Deus sobre Adão. Estamos perante a segunda criação do homem novo em Cristo ressuscitado
c) O perdão dos pecados. Ao dar-lhes o Espírito, Jesus acrescenta: «Àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos». Somente Ele podia dar tal poder à comunidade eclesial, pois advém do seu pleno senhorio no céu e na terra.
2. A bem-aventurança da fé. A segunda parte do evangelho narra uma segunda aparição de Jesus, oito dias depois da primeira, no dia da ressurreição. Esta nova aparição tem um destinatário muito concreto: o apóstolo Tomé que não esteve presente na primeira e estava reticente em acreditar nos companheiros. Ele exige provas fidedignas: «Se não vir, se não tocar, não acreditarei». Na verdade, o destinatário somos nós, pela conclusão que Jesus pronunciará no final da cena.
Tomé é um modelo parodoxal de fé, pois, se a princípio, é paradigma da falta de fé, da dúvida e da crise racionalista, hoje tão freqüente, posteriormente é o modelo de fé absoluta. Ao aparecer pela segunda vez, Jesus, depois de os saudar de novo com a paz, convida Tomé a realizar as provas empíricas. E é então que dos lábios de Tomé, antes incrédulo e agora crente, brota a mais profunda confissão de fé em Cristo que lemos em todo o Novo Testamento: «Meu Senhor e meu Deus». A fé vai mais longe e afirma muito mais do que o que vê, porque não é fruto da razão nem da evidência, mas de um coração rendido ao amor.
Depois de tão esplêndida confissão de fé pelo Seu discípulo, Jesus conclui: «Porque Me viste, acreditaste; felizes o que acreditam sem terem visto». Com isto Jesus afirma que a fé não é conclusão de uma demonstração ou de um raciocínios. Temos de acrescentar esta nova bem-aventurança, a da fé, às oito do sermão da Montanha. Foi dita para nós, que não vimos Cristo e O amamos, que não O conhecemos pessoalmente, mas acreditamos nEle como fundamento da nossa esperança. É o que vem dizer o apóstolo Pedro na sua primeira carta, como eco desta bem-aventurança.
3. Fé e amor: amar para crer. O apóstolo Tomé encarna atitudes muito atuais e sempre perenres em relação à fé: o racionalismo e a comprovação empírica, aplicadas ao objeto da fé. Quando aparecem dúvidas ou crises de fé, aparece também, mesmo nos crentes, a tendência para procurar provas seguranças. No fundo do nosso ser existe uma resistência a acreditar. É isso que provoca a «incredulidade do crente».
Não há dúvida de que acreditar em Cristo morto e ressuscitado é o núcleo central da mensagem cristã, a que a fé se refere constantemente como fonte original. Conscientes disto, percebemos que ser crente implica conseqüências práticas muito sérias, pois não se fica na passividade teórica do «eu não compreendo, mas acredito». Por isso, surge a tensão dialética, não exclusiva de Tomé, entre fé e razão, fé e descrença, fé e insegurança, fé e escuridão. Então, «logicamente», pedimos luz e provas para acreditar e aceitar Deus na nossa vida pessoal, moral, afectiva, familiar, social, laboral ou de negócios. Tão ruins e desconfiados!
Sejamos sinceros: por que nos custa tanto acreditar a sério? Basicamente, por causa de um destes motivos: por hipercrítica racionalista, por medo do risco, por falta de compromisso e generosidade. Em última análise, por falta de amor. Na medida em que tomarmos contato com a dor e o sofrimento nossos e do de nossos irmãos doentes, pobres, humilhados e oprimidos, descobriremos o Senhor. Sem O ver fisicamente, vê-lO-emos pela fé e nEle acreditaremos. Felizes os que acreditam sem terem visto!

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho