TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 31 de maio de 2008

LITURGIA DO DIA - 31/05


Ofício festivo próprio.
Na Hora Média, antífona. e salmos do dia de semana.
Missa própria: Glória, Prefácio de Nossa Senhora I
("e na Visitação") ou II.

Livro de Sofonias 3,14-18.

Leitura da Profecia de Sofonias:
14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: "Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido pelo amor; exultará por ti, entre louvores, 18como nos dias de festa. Afastarei de ti a desgraça, para que nunca mais te cause humilhação".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Ou escolhe-se:

(Rm 12,9-16b)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos, 9o amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. 10Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções recíprocas. 11Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, 12alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações, perseverantes na oração. 13Socorei os santos em suas necessidades, persisti na prática da hospitalidade. 14Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. 15Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. 16bMantende um bom entendimento uns com os outros; não vos deixeis levar pelo gosto de grandeza, mas acomodai-vos às coisas humildes.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Is. 12,2-3.4.5-6.

- O Santo de Israel é grande entre vós.
- O Santo de Israel é grande entre vós.
- Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação.
- O Santo de Israel é grande entre vós.
- E direis naquele dia: "Dai louvores ao Senhor, invocai seu Santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
- O Santo de Israel é grande entre vós.
- Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!"
- O Santo de Israel é grande entre vós.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 1,39-56

Aclamação (Lc 1,45)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- És feliz, porque creste, Maria,/ pois, em ti, a Palavra de Deus/ vai cumprir-se, conforme ele disse.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Lc 1,39-56)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!" 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45"Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu".46Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre". 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

A minha alma exulta no Senhor

Desde há vinte séculos, a fonte da alegria cristã não cessou de jorrar na Igreja e, especialmente, no coração dos santos... Na primeira fila, está a Virgem Maria, cheia de graças, a Mãe do Salvador. Acolhedora do anúncio do alto, serva do Senhor, esposa do Espírito Santo, mãe do Filho eterno, ela deixa explodir a sua alegria diante da sua prima Isabel que lhe celebra a fé: "A minha alma exalta o Senhor e o meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador... Doravante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada".Ela compreendeu, melhor do que todas as outras criaturas, que Deus faz maravilhas: o seu nome é santo, Ele mostra a sua misericórdia, ergue os humildes, é fiel às suas promesas. Não que, para Maria, o desenrolar visível da sua vida saia da trama habitual, mas ela medita nos menores sinais de Deus, rememorando-os no seu coração (Lc 2, 19.51). Não que os sofrimentos lhe tenham sido poupados: ela está de pé, junto da cruz, eminentemente associada ao sacrifício do Salvador inocente, mãe das dores. Mas ela está também aberta, sem medida, à alegria da Ressurreição; também ela foi elevada, em corpo e alma, à glória do céu. Primeira a ser resgatada, imaculada desde o momento da sua conceição, incomparável morada do Espírito, habitáculo puríssimo do Redentor dos homens, ela é ao mesmo tempo a Filha bem-amada de Deus e, em Cristo, a Mãe universal. Ela é o símbolo perfeito da Igreja terrestre e glorificada.Na sua existência singular de Virgem de Israel, que ressonância maravilhosa adquirem as palavras proféticas a respeito da nova Jerusalém: "Eu exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, porque me revestiu com as vestes da salvação, envolveu-me no manto da justiça, tal como um jovem esposo se orna com um diadema, tal como uma noiva se enfeita com as suas joias" (Is 61,10)!

Fonte: Arautos do Evangelho

sexta-feira, 30 de maio de 2008

LITURGIA DO DIA - 30/05



Santo do dia

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Ofício solene próprio.Missa própria: Glória, Credo, Prefácio próprio
Hoje a Igreja celebra : Santa Joana d'Arc, virgem, mártir, (+ Rouen, França, 1431)
.


Santa Joana d'Arc


Clique na imagem, para conhecer um
pouco da história de Santa Joana d'Arc,
a Santa Guerreira, Padroeira da França




Livro de Deuteronómio 7,6-11

Leitura do Livro do Deuteronômio:
Moisés falou ao povo, dizendo: 6"Tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu dentre os povos da terra, para seres o seu povo preferido. 7O Senhor se afeiçoou a vós e vos escolheu, não por serdes mais numerosos que os outros povos - na verdade sois o menor de todos - 8mas, sim, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa, e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito.9Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e observam seus mandamentos; 10mas castiga diretamente aquele que o odeia, fazendo-o perecer; e não o deixa esperar: mas dá-lhe imediatamente o castigo merecido. 11Guarda, pois, os mandamentos, as leis e os decretos que hoje te prescrevo, pondo-os em prática".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 103(102),1-2.3-4.6-7.8.10

- O amor do Senhor Deus, para todos que o respeitam, existe desde sempre e para sempre existirá.
- O amor do Senhor Deus, para todos que o respeitam, existe desde sempre e para sempre existirá.
- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
- O amor do Senhor Deus, para todos que o respeitam, existe desde sempre e para sempre existirá.
- Pois ele te perdoa toda a culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.
- O amor do Senhor Deus, para todos que o respeitam, existe desde sempre e para sempre existirá.
- O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.
- O amor do Senhor Deus, para todos que o respeitam, existe desde sempre e para sempre existirá.
- O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.
- O amor do Senhor Deus, para todos que o respeitam, existe desde sempre e para sempre existirá.

1ª Carta de S. João 4,7-16

Leitura da Primeira Carta de São João:
7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós.13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 11,25-30

Aclamação (Mt 11,25)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores.

Evangelho (Mt 11,25-30)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer:
"Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos

Tu, que por mim fizeste tão grandes e belas coisas, que me obrigaste a ficar ao Teu serviço para sempre, que Te darei eu por tão grandes benefícios? Que louvores, que acções de graças poderia oferecer-Te, ainda que me gastasse mil vezes? O que sou eu, pobre criatura, em comparação Contigo, que és a minha abundante redenção? Assim, pois, oferecer-Te-ei por inteiro a minha alma que Tu resgataste, entregar-Te-ei o amor do meu coração. Sim, transporta a minha vida em Ti, leva-me toda inteira em Ti e, encerrando-me em Ti, faz com que eu seja uma única coisa Contigo.
Ó amor, o teu ardor divino abriu-me o doce coração do meu Jesus. Ó coração fonte de doçura, coração transbordante de bondade, coração superabundante de caridade, coração de onde corre, gota a gota, a benevolência, coração cheio de misericórdia [...], coração tão amado, peço-te que absorvas todo o meu coração em ti. Pérola preciosíssima do meu coração, convida-me para o Teu festim que dá vida; serve-me os vinhos da consolação [...], a fim de que as ruínas do meu espírito se encham da Tua caridade divina, e de que a abundância do Teu amor supra a pobreza e a miséria da minha alma.
Ó coração amado acima de todas as coisas [...], tem piedade de mim. Suplico-Te que a doçura da Tua caridade dê coragem ao meu coração. Que, pela Tua bondade, as entranhas da Tua misericórdia se comovam a meu favor; porque os meus deméritos são numerosos, e nulos são os meus méritos. Meu Jesus, que o mérito da Tua morte preciosa, que foi o único que teve o poder de compensar a dívida universal, me redima de todo o mal que eu fiz [...]; que ele me atraia a Ti, de maneira tão poderosa que, totalmente transformada pela força do Teu amor divino, eu encontre graça a Teus olhos. [...] E concede-me, querido Jesus, que Te ame, só a Ti em todas as coisas, que a Ti me ligue com fervor, que espere em Ti e não coloque limites à minha esperança.

Santa Gertrudes de Helfta (1256-1301), monja beneditina
Exercícios 7

Fonte:Arautos do Evangelho

quinta-feira, 29 de maio de 2008

LITURGIA DO DIA - 29/05

Santo do dia

VIII SEMANA DO TEMPO COMUM

Ofício do dia de semana e Missa à escolha
Hoje a Igreja celebra :


Beato Félix de Nicósia, nasceu em Nicosia, Sicília, no ano de 1715, de uma família pobre, mas animada de profunda fé e temor a Deus, unidos a uma grande laboriosidade. O pai começava o dia participando da missa e o encerrava com uma visita ao SS. Sacramento. A mãe, quando dava um pedaço de pão aos filhos, convidava-os a deixar um pouco para os pobres, educando-os desse modo, no amor aos mais necessitados. Félix com a idade de 20 anos pediu para ser admitido no convento dos frades Capuchinhos. Obteve resposta negativa. Mas não desistiu: rezou, implorou, pediu novamente até que, depois de sete anos de provas, em 1743, é admitido na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.Frei Félix não precisou de uma transformação no noviciado: pobreza, penitência, humildade, obediência, união com Deus na oração e no trabalho, toda uma vida animada e iluminada no amor de Deus e ao próximo, ele procurou viver também na vida religiosa, numa atmosfera franciscana. Passou quarenta e três anos de vida religiose e gostava de se chamar “o jumentinho do convento”. Passava dia após dia pelas ruas e becos da cidade e pelas localidades próximas, com uma batina velha e remendada, os pés descalços, cabeça descoberta sob a chuva ou sol quente da Sicília, sacola nos ombros o terço nas mãos e o coração em Deus. Era afável e cordial com grandes e pequenos, ricos e pobres, autoridades e gente simples, tendo sempre uma palavra boa para todos, ora consolando, ora admoestando. Sempre agradecia com um alegre "Deo gratias" não só as esmolas, mas também as ofensas e repulsas. Frei Félix dedicava o dia ao apostolado e a noite às orações e penitências.No fim de maio de 1787, adoece de uma febre forte e, no último dia do mês de Nossa Senhora, a quem tinha amado e venerado desde a infância, entrou na paz eterna.

1ª Carta de S. Pedro 2,2-5.9-12

Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

Caríssimos, 2como criancinhas recém-nascidas, desejai o leite legítimo e puro, que vos fará crescer na salvação. 3Pois já provastes que o Senhor é bom. 4Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus. 5Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. 9Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa.10Vós sois aqueles que "antes não eram povo, agora porém são Povo de Deus; os que não eram objeto de misericórdia, agora porém alcançaram misericórdia".11Amados, eu vos exorto como a estrangeiros e migrantes: afastai-vos das humanas paixões, que fazem guerra contra vós mesmos. 12Tende bom procedimento no meio dos gentios. Deste modo, mesmo vos caluniando, como se fôsseis malfeitores, eles poderão observar a vossa boa atuação e glorificar a Deus, no dia de sua visitação.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 100,2.3.4.5

- Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
- Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
- Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!
- Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
- Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.
- Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
- Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!
- Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
- Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!
- Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Marcos 10,46-52

Aclamação (Mc 10,45)

- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Eu sou a luz do mundo,/ aquele que me segue,/ não caminha entre as trevas,/ mas terá a luz da vida.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Mc 10,46-52)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!".48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem piedade de mim!" 49Então Jesus parou e disse: "Chamai-o". Eles o chamaram e disseram: "Coragem, levanta-te, Jesus te chama!" 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: "Que queres que eu te faça?" O cego respondeu: "Mestre, que eu veja!" 52Jesus disse: "Vai, a tua fé te curou". No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Bartimeu: o cego de Jericó

A cena passa-se entre Jericó e Jerusalém, à saída da cidade das palmeiras, a uns oito quilômetros a oeste do rio Jordão e a uns 30 a nordeste de Jerusalém, no segundo ano do ministério público de Jesus, por volta do que seria hoje o mês de novembro.Vê-se que a origem do relato pode reportar-se a uma testemunha ocular, pois S. Marcos não costumava citar nomes próprios. Ao fazê-lo parece que Bartimeu chegou a ser discípulo conhecido na primitiva comunidade, pois no fim da narração diz-se dele que, depois de curado, "seguiu Jesus pelo caminho", glorificando a Deus, acrescenta Lucas (18,43).São Mateus conta que eram dois os cegos, que estavam sentados à beira do caminho, e imploravam a cura. S. Lucas e S. Marcos referem-se a um, porque foi o curado era bem conhecido, chegando a ser citado por seu nome. Talvez o outro tivesse desistido e cedido ao clamor da multidão adversa..."Fé" e "seguimento" são dois conceitos chave neste episódio. S. Marcos relatava os milagres, tão abundantes, em função dos ensinamentos de Jesus e como ilustração dos mesmos. Por isso, a primeira comunidade cristã pôde ver no presente milagre o esboço de uma catequese batismal.Bartimeu, ao inteirar-se de que pelo caminho vinha Jesus, começou a gritar: "Filho de David, Jesus, tem compaixão de mim!" A multidão repreendia-o, mas ele gritava com mais força. Cristo, que tinha sido enviado para anunciar a salvação aos pobres, deteve-se e mandou-o chamar. Por este fato se nota quem nem sempre a maioria tem a opinião certa, sobretudo quando não tem os corações consonantes com o Coração de Jesus.O Divino Salvador longe de o proibir de proclamar um título messiânico referido à sua pessoa - filho de David - como o fez outras vezes, pergunta-lhe: Que queres que faça por ti? Jesus, embora soubesse desde toda a eternidade o que o cego desejava, incitou-o à resposta, para realçar ainda mais a fé dele e se entregasse de coração à oração e aquele que iria ser curado, era digno de sê-lo. A resposta era óbvia: Mestre, que eu possa ver. Ao que Jesus replicou: Vai, a tua fé de curou. E nesse instante recuperou a vista. Era o que Jesus queria deixar patente: a fé do suplicante que lhe alcança o favor divino.Nos evangelhos vemos freqüentes curas de cegos feitas por Jesus; era um dos sinais messiânicos da chegada do reino de Deus. Pois bem, se todo o milagre é um "sinal", talvez mais que nenhum outro o é uma cura da cegueira. Pela antítese (contraste) entre trevas e luz, passam a ser a cegueira e vista um símbolo da incredulidade e da fé, respectivamente. A incredulidade consciente e o ateísmo ativo constituem uma cegueira de espírito que deixa a vida do homem totalmente às escuras, sem que possa discernir a vocação superior, a sua própria dignidade e o seu destino final.Há algo mais a figura de Bartimeu. Ele é um fiel expoente ou representante do gênero humano, desamparado e cego. Em maior ou menor escala, todos estamos refletidos nele.O cego Bartimeu é também um modelo de fé resoluta e tenaz, um homem que não se envergonha de se reconhecer limitado e grita, ainda que a multidão o repreenda. Quando se lhe apresenta a sua oportunidade, tira os estorvos, soltando a capa e de um pulo aproxima-se de Jesus. É bom notar que para chegar até Jesus é preciso sacrifício, vencer as opiniões erradas do mundo, deitar fora tudo o que estorva, das mantas daquelas recordações nocivas do mundo (a manta das esmolas, do seu tesouro material). Ele não andou, mas pulou, correu. Estava mais leve depois de sua renúncia, tanto de alma quanto de corpo.Uma vez curado, segue-se a entrega total, como a mesma fé que o conduziu à sua cura. Embarca numa vida totalmente nova, como pessoa livre e responsável que glorifica a Deus pelas suas maravilhas nele operadas.Ele agora vai atrás do grande tesouro por que vale a pena sacrificar tudo, segue Jesus, leve e alegre, enchendo-se da sabedoria do Divino Mestre. Com a luz para os olhos, enche-se a alma da luz da fé, que o faz ver as pessoas e as coisas com outros critérios: os de Deus e não os dos homens. Eram impressões de apalpadelas, agora são realidades superiores, sobrenaturais, mais autênticas que a própria realidade corpórea.Este episódio também nos abre os olhos para ver que os acontecimentos de cada dia, aparentemente, poderão parecer-nos meros sucessos fortuitos, quando não absurdos, simples resultados de circunstâncias casuais, e não como de fato são história em que Deus que nos ama e nos salva, abrindo-nos os olhos da alma para a Sua divina presença nos sinais dos tempos, dentro do emaranhado das opinões contrárias, quando não adversas à Sua Lei.Sem perder a fé, repitamos continuamente: "Rabboni, ut videam". Mestre que eu veja! Porque Ele sempre nos estará perguntando: "quid tibi vis faciam?" Que quereis que eu faça? E não deixemos, sobretudo, de gritar, quando o vozerio exterior for contrário à nossa fé em Cristo, ou cristã.Neste particular é bom seguir sempre a boa conselheira de todas as horas, Maria Santíssima, Poderá parecer que Jesus não iria atendê-la, mas com a suavidade maternal que lhe é própria ordenou isso aos serventes das bodas de Caná: "fazei o que ele vos disser" (Jo. 2,4). Ela sabia que veria o milagre, sem mesmo tê-lo pedido explicitamente. Ela antecipa-se aos necessitados e vai a Jesus, antes dos cegos gritarem, inclinando Seu Divino Filho a ter misericórdia de todos os pecadores. Apenas imitemos os serventes: enchamos confiantes a talha do Coração Imaculado de Maria com todas nossas perplexidades e cegueiras, que ao menor olha dela, Jesus transformará tudo no mais precioso vinho agradável a Deus que jamais houve na história dos homens.

Fonte: Arautos do Evangelho

quarta-feira, 28 de maio de 2008

LITURGIA DO DIA - 28/05

Santo do dia

VIII SEMANA DO TEMPO COMUM


Ofício do dia de semana e Missa à escolha
Santa Maria Ana de Paredes, virgem, +1645



Santa Maria Ana de Paredes nasceu em Quito, Equador, no dia 31 de Outubro de 1618. Órfã de pai aos quatro anos e de mãe dois anos mais tarde. Foi educada pela irmã mais velha. Jovem ainda, foi iniciada nos Exercícios de Santo Inácio de Loyola. Por várias vezes tentou abraçar a vida religiosa, quer como missionária no meio aos índios, quer como reclusa em algum convento. Por fim, foi apoiada pelos irmãos, que lhe deram alguns aposentos da casa, que Santa Maria Ana transformou em clausura. Passou ali a vida inteira recolhida, dedicando-se à penitência e à oração, saindo apenas para assistir à missa e para ajudar os pobres, os necessitados e consolar os infelizes. Em 1645, ofereceu a sua vida pelas vítimas da epidemia que assolava a cidade de Quito. Caindo gravemente enferma, morreu nesse mesmo ano. Foi canonizada por Pio XII, em 1950. É a primeira santa do Equador. Foi proclamada também heroína nacional.

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.:

Caríssimos, 18sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por meio de coisas perecíveis, como prata ou o ouro, 19mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito. 20Antes da criação do mundo, ele foi destinado para isso, e neste final dos tempos, ele apareceu, por amor de vós.21Por ele é que alcançastes a fé em Deus. Deus o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, e assim, a vossa fé e esperança estão em Deus. 22Pela obediência à verdade, purificastes as vossas almas, para praticar um amor fraterno sem fingimento. Amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor. 23Nascestes de novo, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a palavra de Deus, viva e permanente.24Com efeito, "toda a carne é como erva, e toda a sua glória como a flor da erva; secou-se a erva, cai a sua flor. 25Mas a palavra do Senhor permanece para sempre". Ora, esta palavra é a que vos foi anunciada no Evangelho.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 147,12-13.14-15.19-20

- Glorifica o Senhor, Jerusalém!
- Glorifica o Senhor, Jerusalém!
- Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tua portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.
- Glorifica o Senhor, Jerusalém!
- A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.
- Glorifica o Senhor, Jerusalém!
- Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos suas leis a Israel. Nenhum outro revelou os seus preceitos.
- Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Marcos 10,32-45

Aclamação (Mc 10,45)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Veio o Filho do Homem, a fim de servir/ e dar sua vida em resgate por muitos.
- Aleluia, aleluia, aleluia.


Evangelho (Mc 10,32-45)
-O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
- Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 32os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33"Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará". 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: "Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir". 36Ele perguntou: "Que quereis que eu vos faça?" 37Eles responderam: "Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!"38Jesus então lhes disse: "Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?" 39Eles responderam: "Podemos". E ele lhes disse: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado". 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos."

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

«O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir»

O Evangelho de hoje contém três partes em mútua conexão. começa com Jesus anunciando, pela terceira vez, a sua paixão e termina como comçea: referindo-se à entrega da vida por parte de Cristo. o evangelista S. Marcos segue aqui o mesmo esquema que seguiu no segundo anúncio da paixão (9,29 ss), como vimos na semana passada: anúncio, discussão entre os doze sobre quem era o mais importante e instrução de Jesus sobre a verdadeira grandeza.
Na primeira parte do Evangelho, Jesus anuncia uma vez mais aos apóstolos a sua futura paixão, morte e ressurreição em Jerusalém, a cidade que mata os profetas e para a qual se encaminha resolutamente: "Jesus ia à frente, os discípulos estavam assustados e seguiam-no com medo". Este anúncio prévio repete-se três vezes em cada um dos sinóticos: Marcos, Mateus e Lucas. Jesus dizia-lhe claramente e sem rodeios, mas eles não o entendiam, como se vê a seguir.
Na segunda parte, e em conexão paradoxal com a primeira, os filhos de Zebedeu, João e Tiago, fazem a Jesus um pedido surpreendente e absurdo se se tiver em conta que isso acontece imediatamente a seguir ao reiterado anúncio da paixão. "Concede-nos sentarmo-nos, na tua glória, um à tua direita e outro à tua esquerda". Tal aspiração corresponde à sua ignorância sobre o futuro do Reino do messias, que não seria político como eles imaginavam, tal com o resto dos judeus.
Por isso, Jesus lhes responde: "Não sabeis o que pedis. Sois capazes de beber o cálice que eu hei-de beber, ou de vos batizardes com o batismo com qu eu me vou batizar?". Jesus fala em chave: cálice e criptograficamente: cálice e batismo, para se referir à sua própria paixão e morte. Efetivamente, com o correr do tempo os dois apóstolos, tal como os outros, participarão na paixão de Jesus; mas os primeiros lugares estão reservados pelo Pai.
Todos na Igreja somos servos, no sentido que estamos ao serviço da comum missão eclesial de serviço a Jesus, embora com carismas diferenciados, todos membros dEla. Hierarquia e fiéis têm de corresponder a esta vocação de serviço que é a de Nosso Senhor Jesus Cristo. A razão última desta proposta baseia-se no exemplo de Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por todos. A púrpura cardinalícia assinala quão maravilhosamente esta disposição de ser servo até o sangue, se for preciso, na união com o Santo Padre, visível Vigário de nosso Redentor. Seguindo as pegadas de nosso doce Salvador, todo o cristão, tal como a Igreja a que pertence, tem uma missão de serviço para a salvação do mundo.
(A Palavra de Cada dia, de B. Caballero, adaptada)
O homem tinha sido criado para servir o seu criador. Haverá coisa mais justa, que servir Aquele que nos pôs no mundo, sem o qual não teríamos existência? E haverá coisa mais feliz que servi-Lo, pois que servi-Lo, é reinar? Mas o homem disse ao seu Criador: «Não servirei» (Jr 2,20). «Então servir-te-ei Eu», disse o Criador ao homem. «Senta-te, servir-te-ei, lavar-te-ei os pés» [...].Sim, Cristo, «servo bom e fiel» (Mt 25,21), tu foste verdadeiramente servo, servo em fé e verdade, em paciência e constância. Sem tibieza, lançaste-Te, qual gigante que corre, na via da obediência (Sl 18,6); sem fingimento, deste-nos sobretudo, depois de tantos cansaços, a tua própria vida; maltratado, inocente, humilhaste-Te e não abriste a boca (Is 53,7). Está escrito e é verdade: «O servo que, conhecendo a vontade do seu senhor, não se preparou e não agiu conforme os seus desejos, será castigado com muitos açoites» (Lc 12,47). Mas, pergunto-vos, que acções dignas deixou por cumprir este servo? Que omitiu Ele do que devia ter feito? «Fez tudo bem feito», dizem aqueles que observavam a sua conduta; «fez ouvir os surdos e falar os mudos» (Mc 7,37). Pois se cumpriu todas as acções que são dignas de recompensa, como sofreu então tanta indignidade? Ofereceu as costas ao chicote, recebeu uma quantidade inimaginável de chicotadas atrozes, por todo o lado o seu sangue correu. Foi interrogado no meio de opróbrios e de tormentos, como escravo ou malfeitor que é submetido a interrogatórios para que lhe seja arrancada a confissão de um crime. Ó detestável orgulho do homem que desdenha servir, a quem tão só humilha o máximo exemplo da servidão do seu próprio Deus!Sim, meu Senhor, pois muito sofreste Tu a servir-me; seria justo e equitativo que de ora em diante tivesses repouso, e que o teu servo, por seu turno, te servisse agora; chegou a sua vez [...] Venceste, Senhor, este servo rebelde; estendo as mãos para que a Ti mas ligues, curvo a cabeça para receber o teu jugo. Permite que Te sirva. Recebe-me como teu servo para sempre, ainda que servo inútil se não tiver em mim a tua graça; envia-a pois do teu santo céu, para que me assista nos meus trabalhos (Sb 9,10).

Beato Guerric dIgny (c. 1080-1157), abade cisterciense
Primeiro sermão para o Domingo de Ramos

Fonte: Arautos do Evangelho

terça-feira, 27 de maio de 2008

LITURGIA DO DIA - 27/05

Santo do dia

VIII SEMANA DO TEMPO COMUM

Ofício do dia de semana e
Missa à escolha ou
Santo Agostinho de Cantuária,
Bispo, Memória Facultativa


Santo Agostinho de Cantuária viveu no século VI. Em 597, São Gregório Magno enviou-o, com mais 40 monges, como missionários para a Inglaterra. Chegados a Lerins, ficaram de tal modo intimidados com o que se dizia dos saxões que pediram ao Papa que mudasse os planos. São Gregório, para incentivar Santo Agostinho, nomeou-o abade e deu-lhe cartas de recomendação. Pouco tempo depois, nomeou-o bispo. Ao contrário do que imaginavam, foram bem recebidos pelo rei Etelberto. Receberam como residência na cidade de Cantuária ou Canterbury, uma capela que será, mais tarde, a abadia de Santo Agostinho, necrópole dos soberanos e dos bispos de Kent. Etelberto fez-se baptizar e com ele muitas outras pessoas se converteram ao cristianismo. Santo Agostinho foi nomeado então arcebispo primaz da Inglaterra, consolidando assim o cristianismo nessa nação. Santo Agostinho de Cantuária partiu para o paraíso no ano de 605.

1ª Carta de S. Pedro 1,10-16

Leitura da Primeira Carta de São Pedro:
Caríssimos, 10esta salvação tem sido objeto das investigações e meditações dos profetas. Eles profetizaram a respeito da graça que vos estava destinada. 11Procuraram saber a que época e a que circunstâncias se referia o Espírito de Cristo, que estava neles, ao anunciar com antecedência os sofrimentos de Cristo e a glória conseqüente.12Foi-lhes revelado que, não para si mesmos, mas para vós, estavam ministrando estas coisas, que agora são anunciadas a vós por aqueles que vos pregam o evangelho em virtude do Espírito Santo, enviado do céu; revelações essas, que até os anjos desejam contemplar! 13Por isso, aprontai a vossa mente; sede sóbrios e ponde toda a vossa esperança na graça que vos será oferecida na revelação de Jesus Cristo. 14Como filhos obedientes, não modeleis a vossa vida de acordo com as paixões de antigamente, do tempo da vossa ignorância. 15Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós, em todo o vosso proceder. 16Pois está na Escritura: "Sede santos, porque eu sou santo".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 98,1.2-3.3-4

- O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
- O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
- O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
- O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
- O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
- Os confins do universo contemplam a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
- O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Marcos 10,28-31

Aclamação (Mt 11,25)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra,/ pois, revelaste: os mistérios do teu Reino/ aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Mc 10,28-31)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: "Eis que nós deixamos tudo e te seguimos" 29Jesus respondeu: "Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições - e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Cem vezes mais

A narrativa do homem jovem rico, que se acabou de ouvir ontem, o qual apegado aos seus bens, descarta o seguimento de Jesus, faz contraste com esta outra de hoje, que se desenvolve a partir da pergunta de S. Pedro, que professa ao mesmo tempo sua fé neste seguimento, declarando seu desapego a tudo. Nos evangelhos, S. Pedro é comumente visto representando a comunidade dos discípulos, quando fala a Jesus.
O nosso primeiro Papa quer tirar conseqüências pessoais da declaração de Jesus a respeito do seu seguimento mediante o total desapego dos bens: "Já vês que nós deixamos tudo e seguimos-te". S. Mateus acrescenta: "O que vamos receber" (19,27). Em resposta, Jesus promete para o presente a recompensa centuplicada e para o futuro a vida eterna.
Mas é preciso entender as palavras de Jesus: "Em verdade vos digo que quem deixar casa, irmãos ou irmãs, mãe ou pai, filhos ou terras, por minha causa ou por causa do evangelho, receberá agora, neste tempo, cem vezes mais... com perseguições; e no mundo futuro, a vida eterna". Esse cêntuplo temporal é mais qualitativo que quantitativo. Após a renúncia aos afetos familiares e aos seus bens materiais, o discípulo encontrará na comunidade do Reino, na comunidade dos irmãos de fé, relações pessoais e até apoio material muito mais gratificante que as pequenas pertenças a que renunciou. Até cem vezes mais. Hipérbole que acentua a desproporção generosa da recompensa.
A pequena frase "com perseguições" é exclusiva de S. Marcos. Seria um toque de radicalismo - talvez uma adição posterior - , alusivo à experiência temporã das perseguições que Jesus anunciou aos seus. Por outro lado, essa limitação a tanta bonança prometida é uma advertência de que, pelo seguimento de Cristo, o discípulo está longe de ter todos os problemas resolvidos. Embarcar com ele não aventura do Reino supõe estar dispostos a enfrentar as tempestades que acompanham toda a travessia durante a vida.
De uma forma ou de outra, a cruz é consubstancial ao seguimento de Cristo pelo caminho do reino de Deus, como Jesus disse repetidas vezes. Mas, também, é segura a vida eterna no futuro como culminância de uma libertação já iniciada mediante o desprendimento e a pobreza. Deste modo, o discipulado cristão não é caminho obscuro para a morte, mas para a vida; não é pobreza solitária, mas fecundidade humana e ganho presente e futuro. Os discípulos, que agora estão na categoria dos últimos, um dia passarão a ser os primeiros.
O convite a seguir Jesus na pobreza é uma chamada sua para acreditar nas riquezas maiores de Deus. O seguidor de Cristo sabe em quem confia, e a sua total dependência de Deus ver-se-á cumulada abundantemente pela sua generosidade que ultrapassa toda a medida. Não é muito necessária, indispensável, a esperança cristã para entender que "tal como Cristo realizou a obra da redenção em pobreza e perseguição, a Igreja está destina a percorrer o mesmo caminho, a fim de comunicar aos homens os frutos da salvação" (LG. 8,3).
A pobreza evangélica que Jesus propõe é uma norma libertadora para todos quantos queiram segui-lo. A pobreza de espírito e a pobreza efetiva são fé em ação e fonte de liberdade. Fé, porque declaram que quem confia em Deus não necessita de seguro contra todos os riscos; e liberdade, porque, sem bagagem e libertada da sedução da riqueza, a pessoa está mais disponível para servir a Deus e abrir-se aos irmãos.
Os estudos psicológicos sobre a felicidade humana concluem que esta não é proporcional à soma de dinheiro, riqueza, ócio e gozo da vida que alguém possa acumular. Antes, consiste em sentir-se realizado como pessoa. Tal sensação de plenitude pessoal não pode adquirir-se nem comprar-se com todo ouro do mundo. Pois bem, Jesus ensinou isso há dois mil anos ao falar do desprendimento como condição para o seguir, alcançando assim a vida plena pela entrada no reino de Deus.
Não se renuncia pelo gosto de renunciar, mas em vista, mas em vista de uma vida e de bens mais perfeitos e abundantes, ou seja, a aquisição de uma vida mais plena de amor de Deus, já nesta terra, e a vida eterna, no Paraíso.
Na primeira Carta de S. Pedro, que foi escolhida para a primeira leitura deste dia, contém um apelo à santidade "sede santos, porque eu sou santo". Este apelo à santidade não diz respeito apenas ao Deus de majestade, inefável, transcendente, perfeito, infinito, volve-se para Jesus, santo e justo, cuja santidade está ao alcance dos homens, modelo vivo que nos dá as normas ou bem-aventuranças e nos fornece os meios, o Espírito Santo e a graça. A configuração do discípulo com Jesus é já um prêmio inapreciável nesta terra, objeto da própria bem-aventurança, a qual se poderia aplicar a cada um de nós, com inteira justiça a promessa, feita a Abraão: "ego protector tuus sum et merces tua magna nimis" (eu sou o teu escudo e a tua recompensa demasiadamente grande") (Ex. 15, 1).

Fonte: Arautos do Evangelho

segunda-feira, 26 de maio de 2008

LITURGIA DO DIA - 26/05

Santo do dia

VII SEMANA DO TEMPO COMUM

S. FELIPE NERI, Presbítero (+1595).
Memória Obrigatória.

Ofício e Missa da Memória.


São FELIPE NERI

Neste dia recordamos a santidade de vida do Santo da Alegria, que encantou a Igreja com seu jeito criativo e excêntrico de viver o Evangelho. Nascido em 1515, São Filipi Néri, foi morar com um tio negociante, que colocou diante de seus olhos a proposta de assumir os empreendimentos, mas acolheu as proposta do Senhor que eram bem outras.Ao ir para Roma estudou Filosofia e Teologia, sem pensar no sacerdócio. Sendo um homem de caridade, vendeu toda a sua biblioteca e deu tudo aos pobres; visitava as catacumbas tinha devoção aos mártires e tudo fazia para ganhar os jovens para Deus, já que era afável, modesto e alegre, por isso fundou ainda como leigo, a irmandade da Santíssima Trindade.São Filipe Néri que muito acolhia peregrinos em Roma, foi dócil em acolher o chamamento ao sacerdócio que o despertou para as missões nas Índias, porém, o seu Bispo esclareceu-lhe que a sua Índia era Roma. Como Santo da Jovialidade, simplicidade infantil e confiança na Divina Providência, Filipe fundou a Congregação do Oratório; foi vítima de calúnias; esquivou-se de ser cardeal, mas não da Salvação das Almas e do seu lema: Pecados e melancolia estejam longe de minha casa.

1ª Carta de S. Pedro 1,3-9

Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Em sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ele nos fez nascer de novo, para uma esperança viva, 4para uma herança incorruptível, que não estraga, que não se mancha nem murcha, e que é reservada para vós nos céus.5Graças à fé, e pelo poder de Deus, vós fostes guardados para a salvação que deve manifestar-se nos últimos tempos. 6Isto é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que agora fiqueis por algum tempo aflitos, por causa de várias provações. 7Deste modo, a vossa fé será provada como sendo verdadeira - mais preciosa que o ouro perecível, que é provado no fogo - e alcançará louvor, honra e glória, no dia da manifestação de Jesus Cristo. 8Sem ter visto o Senhor, vós o amais. Sem o ver ainda, nele acreditais. Isso será para vós fonte de alegria indizível e gloriosa, 9pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 111(110),1-2.5-6.9.10

- O Senhor se lembra sempre da Aliança!
- O Senhor se lembra sempre da Aliança!
- Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!
- O Senhor se lembra sempre da Aliança!
- Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.
- O Senhor se lembra sempre da Aliança!
- Enviou libertação para seu povo, confirmou sua Aliança para sempre. Seu nome é santo e é digno de respeito. Permaneça eternamente o seu louvor.
- O Senhor se lembra sempre da Aliança!


Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Marcos 10,17-27

Aclamação (2Cor 8,9)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico,/ para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos,/ mediante sua pobreza.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Mc 10,17-27)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
- Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: "Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?" 18Jesus disse: "Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!"20Ele respondeu: "Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude". 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: "Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!" 22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: "Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!" 24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: "Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!" 26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: "Então, quem pode ser salvo?" 27Jesus olhou para eles e disse: "Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível".


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Fonte: Arautos do Evangelho

domingo, 25 de maio de 2008

LITURGIA DO DIA - 25/05

Santo do dia

VIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

(IV Semana do Saltério)
Ofício Dominical Comum
Missa própria, com Glória, Credo e Prefácio dos Domingos comuns

Livro de Isaías 49,14-15

Livro do profeta Isaías:
14Disse Sião: "O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!" 15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 62(61),2-3.6-7.8-9

- Só em Deus a minha alma tem repouso,/ só ele é meu rochedo e salvação.
- Só em Deus a minha alma tem repouso,/ só ele é meu rochedo e salvação.
- Só em Deus a minha alma tem repouso,/ porque dele é que me vem a salvação!/ Só ele é meu rochedo e salvação,/ a fortaleza, onde encontro segurança!
- Só em Deus a minha alma tem repouso,/ só ele é meu rochedo e salvação.
- Só em Deus a minha alma tem repouso,/ só ele é meu rochedo e salvação.
- Só em Deus a minha alma tem repouso,/ só ele é meu rochedo e salvação.
- Só em Deus a minha alma tem repouso,/ porque dele é que me vem a salvação!/ Só ele é meu rochedo e salvação,/ a fortaleza, onde encontro segurança!
- Só em Deus a minha alma tem repouso,/ só ele é meu rochedo e salvação.
- A minha glória e salvação estão em Deus;/ o meu refúgio e rocha firme é o Senhor!/ Povo todo, esperai sempre no Senhor,/ e abri diante dele o coração.
- Só em Deus a minha alma tem repouso,/ só ele é meu rochedo e salvação.

1ª Carta aos Coríntios 4,1-5

Primeira Carta de São Paulo apóstolo aos Coríntios:

Irmãos: 1Que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. 2A este respeito, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis.3Quando a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. 4É verdade que minha consciência não me acusa de nada. Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo. 5Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que tiver merecido.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 6,24-34

Aclamação
- Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia (bis)
A palavra do Senhor é viva e eficaz/ ele julga os pensamentos/ e as intenções do coração.

Anúncio do Evangelho (Mt 6,24-34)
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24"Ninguém pode servir a dois senhores; pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? 27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? 31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia bastam seus próprios problemas".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Fonte: Arautos do Evangelho