TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 12 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 12/07

Santo do dia

XIV SEMANA DO TEMPO COMUM
Hoje a Igreja celebra : S. João Gualberto, monge, +1073
Beato João Wall, mártir, +1679
Beato João Jones, mártir, +1598

São João Gualberto, nasceu no inicio do século XI, em Florença, na Itália. Ao encontrar o assassino de seu irmão, foi tomado de ódio e de vingança e o antigo adversário, desarmado, caiu de joelhos e abriu os braços, tacitamente suplicante. Aquela atitude que projectava a sombra de uma cruz, dissuadiu o feroz cavaleiro. Com um gesto inesperado e generoso, ergueu da terra o assassino de seu irmão, abraçou-o em sinal de perdão e disse: "Perdôo-te pelo sangue que Cristo hoje derramou na Cruz". Era uma sexta-feira santa.Uma grande paz invadiu a sua alma e, a partir desse momento, sua vida mudou completamente. Decidiu abandonar o mundo e foi bater na porta do mosteiro beneditino, vencendo as desculpáveis resistências do pai. Tempos depois, ameaçado pelo próprio abade e pelo bispo de Florença, os quais o acusaram de corrupção, teve de se refugiar entre as selvas dos Apeninos, no monte Vallombrosa, que se tornaria famoso pelo mosteiro que São João Gualberto aí edificou segundo a Regra beneditina. No lugar do trabalho manual colocou muito estudo, leitura e meditação.De Vallombrosa descem os monges, temperados da Regra beneditina reformada, primeiro à vizinha Florença, depois a várias cidades da Itália, operando a benéfica transfusão de operosa santidade, seguindo o exemplo do santo abade: corrigir com os costumes as próprias instituições civis. Os florentinos confiaram aos monges valombrosianos até as chaves do tesouro e o sigilo da República. O Papa Leão XI realizou uma longa viagem para fazer-lhe uma visita.São João Gualberto morreu no ano de 1073 e, antes de sua morte, disse aos seus monges: "Quando quiserem eleger um abade, escolham entre os irmãos o mais humilde, o mais doce, o mais mortificado".

Livro de Isaías 6,1-8

Leitura do Livro do Profeta Isaías.:1No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 2Havia serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas, duas cobriam-lhes o rosto, duas, os pés e, com duas, eles podiam voar. 3Eles exclamavam uns para os outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória". 4Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos e o templo encheu-se de fumaça. 5Disse eu então: "Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos".6Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 7e tocou minha boca, dizendo: "Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado". 8Ouvi a voz do Senhor que dizia: "Quem enviarei? Quem irá por nós?". Eu respondi: "Aqui estou! Envia-me".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 93(92),1-2.5

- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e esplendor!
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 10,24-33

Aclamação (1Pd 4,14)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Felizes sereis vós, se fordes ultrajados,/ por causa de Jesus, pois repousa sobre vós,/ o Espírito de Deus.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Mt 10,24-33)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24"O discípulo não está acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus."

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

«Mas Eu digo-vos: amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem» (Mt 5, 44)

«A partir do momento em que vos declarardes Meus servidores, tendes de esperar perseguições. Eu fui perseguido durante toda a vida. Ao nascer, Herodes quis Matar-me; mal comecei a pregar, os Meus concidadãos quiseram matar-Me; mal Me livrei das mãos deles, vi-Me sujeito às emboscadas dos fariseus e de Herodes [Antipas], que Me perseguiram de cidade em cidade e, durante três anos, todos os dias Me lançavam novas armadilhas para Me dar a morte. [...]Tendes de receber as perseguições com alegria, como sinais preciosos da vossa semelhança Comigo, como imitação do vosso bem-amado; de as suportar com calma, cientes de que elas acontecem porque Eu as permito, e de que só vos atingirão na medida em que Eu o permitir, de que, sem Minha autorização, nem um cabelo da vossa cabeça pode cair. De as aceitar [...] dando as boas-vindas a tudo quanto vos acontece, dado que tudo aquilo que acontece contribui, de uma maneira ou de outra, para a glória de Deus. De as sofrer com coragem, oferecendo os vossos sacrifícios a Deus como holocausto para Sua glória. [...] De as sofrer rezando pelos vossos perseguidores, dado que também eles são filhos de Deus, que Deus quer que se salvem, e que Eu dei o meu sangue para os salvar. Eu próprio vos dei o exemplo de rezar por todos os homens, incluindo os que são nossos perseguidores e nossos inimigos.»Beato Charles de Foucauld (1858-1916), eremita e missionário no Saara
Meditações sobre o Evangelho de São Lucas, 1898
Fonte: Site Arautos do Evangelho

sexta-feira, 11 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 11/07

Santo do dia

SÃO BENTO ABADE
São Bento, abade, patrono da Europa, +547

Livro de Oseias 14,2-10

Leitura da Profecia de Oséias:Assim fala o Senhor: 2Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: "Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios.4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais Deuses nossos a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia". 5"Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano.7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão com a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 51(50),3-4.8-9.12-13.14.17

- Minha boca anunciará o vosso louvor!
- Minha boca anunciará o vosso louvor!
- Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
- Minha boca anunciará o vosso louvor!
- Mas vós amais os corações que são sinceros, na intimidade me ensinais sabedoria. Aspergi-me e serei puro do pecado, e mais branco do que a neve ficarei.
- Minha boca anunciará o vosso louvor!
- Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
- Minha boca anunciará o vosso louvor!
- Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!
- Minha boca anunciará o vosso louvor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 10,16-23

Aclamação (Jo 16,13a; 14,26d)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Quando o Paráclito vier, o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade, lembrar-vos-á de tudo o que eu tenho falado.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Mt 10,16-23)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16"Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

«Sede prudentes como as serpentes e cândidos como as pombas»

preciso tratar toda a gente com respeito, com prudência e com uma simplicidade evangélica... É conforme com o exemplo de Jesus fazer prova da mais atraente simplicidade, sem contudo se abdicar da prudência dos sábios e dos santos que Deus ajuda. A simplicidade pode suscitar, não digo o desprezo, mas uma consideração mínima por parte dos maus. Pouco importa se os maus, de quem não se deve fazer caso, podem inflingir alguma humilhação pelos seus julgamentos e pelos seus gracejos; tudo reverte em seu prejuizo e confusão. Aquele que é «simples, recto e temente a Deus» é sempre o mais digno e o mais forte. Na condição, evidentemente, de se firmar numa prudência sábia e afável. É simples aquele que não se envergonha de confessar o Evangelho, mesmo diante dos homens que não vêem nEle mais do que uma fraqueza e uma infantilidade, e de o confessar em todas as suas partes e em todas as ocasiões, na presença de não importa quem. Ele não se deixa enganar ou conduzir no seu julgamente pelo próximo, e não perde a serenidade da sua alma, qualquer que seja a atitude que os outros tomem para consigo.O prudente é aquele que sabe calar uma parte da verdade que seria inoportuno manifestar, e que pode calar-se sem que o seu silêncio altere ou falsifique a parte de verdade que diz; é aquele que sabe atingir as boas finalidades que se propõe, escolhendo os meios mais eficazes...; é aquele que, em todas as circunstâncias, distingue o essencial e não se deixa embaraçar pelo acessório...; é aquele que, à partida de tudo isto, espera o sucesso em Deus, apenas...A simplicidade não contradiz em nada a prudência, nem inversamente. A simplicidade é amor; a prudência é pensamento. O amor reza, a inteligência vela. «Vigiai e orai» (Mt 26,41). Numa conciliação perfeita. O amor é como a pomba que geme; a inteligência, voltada para a acção, é como a serpente que nunca cai por terra nem se magoa, porque vai tacteando com a cabeça todas as irregularidades do seu caminho.
Bem-aventurado João XXIII (1881-1963), Papa
Diário da Alma
Fonte: Site Arautos do Evangelho

quinta-feira, 10 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 10/07

Santo do dia

Santíssima Eucaristia
(Paramentos brancos)
Hoje a Igreja celebra :

Santa Verónica de Giulliani, religiosa, +1727,
Santa Felicidade e seus sete filhos, mártires, +162
Beato Pacífico, religioso, poeta, +1230
Santa Rufina, mártir, séc. III
S. Silvano, bispo, mártir, +311

Santa Verónica de Giulliani, nascida em Itália no ano de 1660 recebeu o nome de Úrsula e era uma menina normal, de temperamento vivo. A jovem Úrsula sempre teve liberdade religiosa em casa e assim cresceu o seu amor a Nossa Senhora e a sua devoção à Paixão e Morte de Jesus. Com 17 anos entrou para a Ordem das Religiosas Capuchinhas da cidade de Castelo e mudou seu nome para Verónica em tributo à Verónica que enxugou o rosto do Cristo; já dentro da comunidade, aprofundou tanto a sua devoção que começou a ter experiências místicas com a Virgem Maria e com o Menino Jesus. Com o pedido do bispo diocesano, um prudente sacerdote foi estudar de perto os acontecimentos sobrenaturais e êxtases, submetendo-a a diferentes exames, além de a fazer escrever tudo ao ponto de preencher 44 volumes. Santa Verônica uniu-se perfeitamente ao Cristo sofredor, ao ponto de receber numa sexta-feira santa as marcas da paixão do Cristo, que perduraram até à sua morte com 67 anos: na autópsia percebeu-se no seu coração um lado aberto, sinal de sua fé e total oferta pela salvação das Almas.

Felicidade foi martirizada em Roma durante o reinado de Marco Aurélio, depois de ter animado e exortado ao martírio seus sete filhos, Januário, Félix, Filipe, Silvano, Alexandre, Vital e Marcial. A respeito da heróica matrona, assim escreveu Pedro Crisólogo: "No meio dos cadáveres mutilados e sangrentos daquelas ofertas queridas, passava mais alegre do que antigamente ao lado dos seus berços, porque via com os olhos da fé uma palma em cada ferida, em cada suplício uma recompensa e sobre cada vítima uma coroa".

Livro de Oseias 11,1.3-4.8-9

Leitura da Profecia de Oséias:

Assim fala o Senhor: 1"Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. 2Quanto mais eu os chamava tanto mais eles se afastavam de mim; imolavam aos Baals e sacrificavam aos ídolos. 3Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles. 4Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer. 8cMeu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror".

- Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

Livro de Salmos 80,2.3.15-16

- Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor! - Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!- Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós, que sobre os querubins vos assentais, despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!
- Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor! - Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!
- Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 10,7-15

Aclamação (Mc 1,15) - Aleluia, aleluia, aleluia. - Aleluia, aleluia, aleluia.- Convertei-vos e crede no Evangelho,/ pois o Reino de Deus está chegando!
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Mt 10,7-15) - O Senhor esteja convosco. - Ele está no meio de nós.- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus. - Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7"Em vosso caminho, anunciai: O Reino dos Céus está próximo. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida.12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz. 14Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo".

- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Comentários


"Recebestes de graça, dai de graça"

Na pessoa dos Bispos, assistidos pelos presbíteros, está presente no meio dos fiéis o Senhor Jesus Cristo, pontífice máximo. Sentado à direita de Deus Pai, não deixa de estar presente ao corpo dos seus pontífices, mas, antes de mais, por meio do seu exímio ministério, prega a todas as gentes a palavra de Deus, administra continuamente aos crentes os sacramento da fé, incorpora por celeste regeneração e graças à sua acção paternal (cfr. 1 Cor. 4,15) novos membros ao Seu corpo e, finalmente, com sabedoria e prudência, dirige e orienta o Povo do Novo Testamento na peregrinação para a eterna felicidade... Para desempenhar tão elevadas funções, os Apóstolos foram enriquecidos por Cristo com uma efusão especial do Espírito Santo que sobre eles desceu (cfr. Act. 1,8; 2,4; Jo. 20, 22-23), e eles mesmos transmitiram este dom do Espírito aos seus colaboradores pela imposição das mãos (cfr. 1 Tim. 4,14; 2 Tim. 1, 6-7), o qual foi transmitido até aos nossos dias através da consagração episcopal. Ensina, porém, o sagrado Concílio que, pela consagração episcopal, se confere a plenitude do sacramento da Ordem, aquela que é chamada sumo sacerdócio e suma do sagrado ministério na tradição litúrgica e nos santos Padres. A consagração episcopal, juntamente com o poder de santificar, confere também os poderes de ensinar e governar, os quais, no entanto, por sua própria natureza, só podem ser exercidos em comunhão hierárquica com a cabeça e os membros do colégio episcopal. De facto, consta pela tradição... que a graça do Espírito Santo é conferida pela imposição das mãos e pelas palavras da consagração, e o carácter sagrado é impresso de tal modo que os Bispos representam de forma eminente e conspícua o próprio Cristo, mestre, pastor e pontífice, e actuam em vez dEle. Pertence aos Bispos assumir novos eleitos no corpo episcopal por meio do sacramento da Ordem.
Concílio Vaticano II - Constituição Dogmática sobre a Igreja, « Lumen Gentium », 21
Fonte: Site Arautos Do Evangelho

quarta-feira, 9 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 09/07

Santo do dia

XIV SEMANA DO TEMPO COMUM
Hoje a Igreja celebra : Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (Madre Paulina)
Nossa Senhora, Mãe da Esperança
Santos Nicolau Pick, João de Colónia, Wilhaldi e companheiros, mártires de Gorcum, +1572
S. Agostinho Zhao Rong, presbítero, +1815, e companheiros mártires
S. João de Colónia, presbítero, e companheiros, mártires, +1572
Beata Joana Scopelli, virgem, +1491

Livro de Oseias 10,1-3.7-8.12

Leitura da Profecia de Oséias:
1Israel era uma vinha exuberante e dava frutos para seu consumo; na medida de sua produção erguia os numerosos altares; na medida da fertilidade da terra, embelezava seus ídolos. 2Com o coração dividido, deve agora receber castigo; o Senhor mesmo derrubará seus altares, destruirá os seus simulacros. 3Decerto, dirão agora: "Não temos rei; não temos medo do Senhor. Que poderia o rei fazer por nós?" 7Samaria está liquidada, seu rei vai flutuando como palha em cima da água. 8Será desmantelada a idolatria dos lugares altos, pecado de Israel; ali crescerão espinhos e abrolhos sobre seus altares; então se dirá aos montes: "Cobri-nos!" e às colinas: "Caí sobre nós!" 12Semeai justiça entre vós, e colhereis amor; desbravai uma roça nova. É tempo de procurar o Senhor, até que ele venha e derrame a justiça em vós".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 105(104),2-3.4-5.6-7

- Buscai constantemente a face do Senhor!
- Buscai constantemente a face do Senhor!
- Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!
- Buscai constantemente a face do Senhor!
- Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!
- Buscai constantemente a face do Senhor!
- Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.
- Buscai constantemente a face do Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 10,1-7

Aclamação (Mc 1,15)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Convertei-vos e crede no Evangelho,/ pois o Reino de Deus está chegando!
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: "Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: O Reino dos Céus está próximo".
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!

Comentários

"Jesus enviou estes doze em missão"

A missão divina confiada por Cristo aos Apóstolos durará até ao fim dos tempos (cfr. Mt. 28,20), uma vez que o Evangelho que eles devem anunciar é em todo o tempo o princípio de toda a vida na Igreja. Pelo que os Apóstolos trataram de estabelecer sucessores, nesta sociedade hierarquicamente constituída.Assim, não só tiveram vários auxiliares no ministério (Act 6,2-6;11,30), mas, para que a missão que lhes fora entregue se continuasse após a sua morte, confiaram a seus imediatos colaboradores, como em testamento, o encargo de completarem e confirmarem a obra começada por eles, recomendando-lhes que velassem por todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo os restabelecera para apascentarem a Igreja de Deus (cfr. Act. 20, 28). Estabeleceram assim homens com esta finalidade e ordenaram também que após a sua morte fosse o seu ministério assumido por outros homens experimentados. Entre os vários ministérios que na Igreja se exercem desde os primeiros tempos, consta da tradição que o principal é o daqueles que, constituídos no episcopado em sucessão ininterrupta são transmissores do múnus apostólico. E assim, como testemunha santo Ireneu, a tradição apostólica é manifestada em todo o mundo e guardada por aqueles que pelos Apóstolos foram constituídos Bispos e seus sucessores.Portanto, os Bispos receberam, com os seus colaboradores os presbíteros e diáconos, o encargo da comunidade, presidindo em lugar de Deus ao rebanho de que são pastores como mestres da doutrina, sacerdotes do culto sagrado, ministros do governo. E assim como permanece o múnus confiado pelo Senhor singularmente a Pedro, primeiro entre os Apóstolos, e que se devia transmitir aos seus sucessores, do mesmo modo permanece o múnus dos Apóstolos de apascentar a Igreja, o qual deve ser exercido perpetuamente pela sagrada Ordem dos Bispos. Ensina, por isso, o sagrado Concílio que, por instituição divina, os Bispos sucedem aos Apóstolos, como pastores da Igreja; quem os ouve, ouve a Cristo; quem os despreza, despreza a Cristo e Aquele que enviou Cristo (cfr. Luc. 10,16).
Concílio Vaticano II
Constutuição Dogmática sobre a Igreja, « Lumen Gentium », 20
Fonte: Site Arautos do Evangelho

terça-feira, 8 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 08/07

Santo do dia

XIV SEMANA DO TEMPO COMUM
Hoje a Igreja celebra : Beato Gregório Grassi, bispo, e companheiros, mártires, +1900
Santo Áquila e Santa Priscila, amigos de S. Paulo

BEATO GREGORIO GRASSI, (Castellazzo Bormida, diocese de Alessandria, Itália, 13.XII.1833 – Tai-yuang-fu 9.VII.1900), Bispo totular de Ortosia na Fenicia, membro da Ordem dos Frades Menores, mártir na China). Em 1848 entra para os Frades Menores Franciscanos de Observância. Em 1856 foi ordenado sacerdote. Em 1861 parte para a China onde permanece durante quarenta anos a exercer o apostolado como missionário e mais tarde, em 1876, como bispo titular de Ortosia, coadjutor com direito de sucessão. Torna-se em 1891 vigário apostólico do Shan-si setentrional onde promove um notável desenvolvimento às conquistas missionárias. Na perseguição de 1900, organizada por Tse-Hsi, mãe do Imperador, com o apoio da seita dos Boxers, que fez milhares de mártires, foi feito prisioneiro na sua residência de Tai-yuang-fu no dia 5 de Julho e morto por ódio à fé a 9 de Julho.

Santo Áquila e Santa Priscila moravam em Corinto e eram casados. Paulo encontrou-se com eles e ficou morando e trabalhando com o casal na fabricação de tendas. Eram originários do Ponto, e foram para Corinto quando os hebreus foram expulsos de Roma por Cláudio (41-54). Em Actos dos Apóstolos 18, temos a informação que Aquila e Priscila acompanharam Paulo de Éfeso e ali instruiram na fé em Jesus Cristo. Arriscaram a própria vida para salvar São Paulo, conforme está escrito na Epistola aos Romanos 16,3s.: "Saudai Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus, que para salvar minha vida expuseram suas cabeças. Não somente eu lhes devo gratidão, mas também todas as igrejas da gentilidade. Saudai também a Igreja que se reúne em sua casa."

Livro de Oseias 8,4-7.11-13

Leitura da Profecia de Oséias:

Assim fala o Senhor: 4Eles constituíram reis sem minha vontade; constituíram príncipes sem meu consentimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição.5Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? 6Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um Deus; será feito em pedaços esse bezerro da Samaria. 7Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão.11Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 12Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. 13Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 115(113B),3-4.5-6.7-8.9-10

- Confia Israel no Senhor.
- Confia Israel no Senhor.
- É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.
- Confia Israel no Senhor.
- Têm boca e não podem falar, têm olhos e não podem ver; têm nariz e não podem cheirar, têm ouvidos, não podem ouvir.
- Confia Israel no Senhor.
- Têm mãos e não podem pegar, têm pés e não podem andar; Como eles serão seus autores, que os fabricam e neles confiam.
- Confia Israel no Senhor.
- Confia, Israel, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo! Confia, Aarão, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo!
- Confia Israel no Senhor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 9,32-38

Aclamação (Jo 10,14)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas/ e elas me conhecem, assim fala o Senhor.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Mt 9,32-38)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: "Nunca se viu coisa igual em Israel". 34Os fariseus, porém, diziam: "É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios". 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!"

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

«Pedi ao senhor da messe que envie trabalhadores para a sua messe»

Há muita gente que, por ter o exterior bem cuidado e o interior cheio de grandes sentimentos de Deus, se fica por aí...; contenta-se com as doces conversas que mantém com Deus na oração... Não nos enganemos: todo o nosso dever consiste em passar aos actos. E isso é de tal modo verdade que o apóstolo S. João nos declara que nada, além das nossas obras, nos acompanha para a outra vida (Ap 14,13). Tenhamos pois atenção a isto; tanto mais que, neste século, há muitos que parecem virtuosos e que, na verdade, o são, e que, no entanto, pendem mais para uma voz doce e mole do que para uma devoção laboriosa e sólida.A Igreja compara-se a uma grande ceifa que precisa de trabalhadores, mas de trabalhadores que trabalhem. Não há nada de mais conforme com o Evangelho do que, por um lado, amassar as luzes e as forças para a alma, na oração, na leitura e na solidão; e, depois, ir partilhar com os homens esse alimento espiritual. É fazer como Nosso Senhor fez, e, depois dEle, os apóstolos; é juntar a acção de Marta com a de Maria; é imitar a pomba que digere até meio a comida que apanhou e, depois, mete o resto no bico das crias para as alimentar. É assim que devemos fazer, é assim que devemos testemunhar a Deus, pelas nossas obras, o quanto O amamos. Todo o nosso dever consiste em passar aos actos.
S. Vicente de Paulo (1581-1660), fundador de comunidades religiosas
Conversas Espirituais com os Missionários
Fonte: Site Arautos do Evangelho

segunda-feira, 7 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 07/07

Santo do dia

XIV SEMANA DO TEMPO COMUM
Beato Diogo de Carvalho, presbítero, mártir, +1624
São Marcos Kitien Siang, mártir, +1900
Beato Bento IX, papa, +1304
Beata Maria Romero

Beato Diogo de Carvalho, nasceu em Coimbra onde se fez jesuita apenas com 16 anos, mas foi em Macau que terminou os estudos de teologia e foi ordenado sacerdote. Em 1609 era missionário no Japão.A fim de poder evangelizar em tempo de grande perseguição, refugiou-se numa região mineira até ao dia em que umas pegadas na neve o denunciaram e foi preso com 10 dos seus fiéis seguidores. No inverno de 1624, foram os onze prisioneiros submetidos ao tormento dos tanques de água gelada, morrendo um após outro. O Padre Diogo de Carvalho sobreviveu ainda cinco dias à morte do último.Pio IX beatificou-o em 1867.

São Marcos Kitien Siang. De antiga família cristã convertida em 1650, irmão de um sacerdote, pai de familia, culto, hábil médico, adiministrador da pequena comunidade cristã de Ye-Tcang-Ten, era universalmente estimado e amado pelos seus exelentes dotes e pela sua generosidade. Muito fiel às práticas relegiosas, queria que todos o fossem na sua familia. Tantas qualidades eram, porém, obscurecidas pelo vício do ópio. Resistiu, caiu, volta a resistir, recaiu muitas vezes, até que o ópio o dominou. Os missionários, no princípio, absolveram-no repetidas vezes, mas, por último, sendo grave o escãndalo, proibiram-no de receber a comunhão. "Ah -exclamou -, tenho apenas uma esperança de salvação, o martírio, sem o martírio não conseguirei encontrar a porta do paraíso." Esse comportamento, que se diria paradoxal, durou 30 anos. Na manhã de 7 de Julho de 1900, cerca de 200 boxers entraram na sua aldeia. Marcos e os seus, em número de 13 pessoas, refugiaram-se num cemitério local, mas foram traídos e levados presos para uma cidade vizinha, comparecendo diante do mandarim. Uma grande multião de amigos e beneficiados imploravam para ele a graça de ser perdoado, mas esta só poderia ser-lhe concedida com a condíçao de renuciar à fé. Foi incitado pelos amigos para que o fizesse, para defender a vida e os seus. "O nosso cristianismo vai tão longe como a dinastia Ming, disse ele. Preferimos a morte à apostasia. Não podemos renegar a nossa fé".Não só não quis renunciar à fé, mas nem mesmo entregar, como uma simulação de apostasia, as medalhas e os escapulários que ele e seus familiares levavam. Dignamente agradeceu aos presentes, reafirmou a sua fé e a dos presentes,cantando a ladainha de Nossa Senhora. Num dos carros que o transportavam, o neto de 8 anos, Francisco, perguntou: "Para onde nos levam, avô?" O velho apontou para o céu e respondeu: "Voltamos para casa, meu menino." Chegando ao lugar do suplício, Marcos disse aos seus: "Meus filhos, não temais. O paraíso está aberto e próximo." Depois, pediu como favor ser decapitado em último lugar. Queria estar certo de que ninguém faltaria ao encontro no além. Por fim dobrou a sua cabeça diante da espada. Era o dia 7-7-1900. Marcos tinha 61 anos.


Livro de Oseias 2,16.17-18.21-22

Leitura da Profecia de Oséias:

Assim fala o Senhor: 16Eis que eu a vou seduzir, levando-a à solidão, onde lhe falarei ao coração; 17be ela aí responderá ao compromisso, como nos dias de sua juventude, nos dias da sua vinda da terra do Egito.18Acontecerá nesse dia, diz o Senhor, que ela me chamará Meu marido, e não mais chamará Meu Baal. 21Eu te desposarei para sempre; eu te desposarei conforme as sanções da justiça e conforme as práticas da misericórdia. 22Eu te desposarei para manter fidelidade e tu conhecerás o Senhor.

- Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

Livro de Salmos 145(144),2-3.4-5.6-7.8-9

- Misericórdia e piedade é o Senhor. - Misericórdia e piedade é o Senhor. - Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.
- Misericórdia e piedade é o Senhor. - Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!
- Misericórdia e piedade é o Senhor. - Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.
- Misericórdia e piedade é o Senhor. - Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
- Misericórdia e piedade é o Senhor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 9,18-26

Aclamação (2Tm 1,10) - Aleluia, aleluia, aleluia. - Aleluia, aleluia, aleluia. - Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte;/ fez brilhar pelo Evangelho/ a luz e a vida imperecíveis.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Mt 9,18-26) - O Senhor esteja convosco. - Ele está no meio de nós. - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus. - Glória a vós, Senhor.

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: "Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá".19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra de seu manto. 21Ela pensava consigo: "Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada". 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: "Coragem, filha! A tua fé te salvou". E a mulher ficou curada a partir daquele instante.23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: "Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo". E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Comentários

«Ele entrou e pegou na mão da menina»

Assim que Cristo entrou em nós pela sua própria carne, nós revivemos inteiramente; é inconcebível, ou mais ainda, impossível, que a vida não faça viver aqueles nos quais ela se introduziu. Como se cobre um tição ardente com um montão de palha para guardar intacto o germe do fogo, assim nosso Senhor Jesus Cristo esconde a vida em nós pela sua própria carne e coloca aí como uma semente de imortalidade que afasta toda a corrupção que trazemos em nós.Não é pois apenas pela sua palavra que ele realiza a ressurreição dos mortos. Para mostrar que o seu corpo dá a vida, como tínhamos dito, ele toca os cadáveres e pelo seu corpo dá a vida a esses corpos já em vias de desintegração. Se o simples contacto da sua carne sagrada restitui a vida a esses mortos, que beneficio não encontraremos nós na sua eucaristia vivificante quando a recebemos!... Não será suficiente que apenas a nossa alma seja regenerada pelo Espírito para uma vida nova. O nosso corpo denso e terrestre também deve ser santificado pela sua participação num corpo também denso e da mesma origem que o nosso e deve ser chamado também à incorruptibilidade.

S. Cirilo de Alexandria (380-444), bispo, doutor da Igreja Comentário ao evangelho de João, 4; pg 73, 560
Fonte: Arautos do Evangelho

domingo, 6 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 06/07

Santo do dia

XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Hoje a Igreja celebra :
Santa Maria Goretti, virgem, mártir, +1902
Isaías, profeta
Beata Maria Teresa Ledochówska, religiosa, fundadora, +1922

Santa Maria Goretti ou Marieta, como também era chamada, foi uma daquelas santas que morreram pelo facto de não quererem cometer pecado. Nascida na cidade de Corinaldo, província de Ancona, Itália, Maria Goretti e sua família foram obrigados a mudar-se para o inóspito Agro Pontino, na localidade de Ferrieri di Conca, em busca de trabalho.Seus pais trabalhavam na lavoura enquanto Maria cuidava dos seus quatro irmãos mais novos.Poucoo tempo depois, quando a menina tinha dez anos, seu pai morreu de doença grave. Sua mãe, Assunta, trabalhava duramente no campo para ganhar o sustento da casa. Além de cuidar da casa e dos irmãos, Maria aproveitava o tempo que lhe restava para correr até à Igreja mais próxima e aprender o catecismo. Aos doze anos, num domingo de Maio, pôde fazer a primeira comunhão. Apesar de ter somente doze anos, Maria Goretti era muito crescida, o que chamou a atenção de um jovem garoto de 18 anos, Alexandre Serenelli. Um dia, aproveitando um momento em que Maria estava sozinha com sua irmã mais nova, Alexandre procurou seduzí-la. Diante da resistência da jovem menina, Alexandre apunhalou-a com vários golpes. A santa foi transportada ao hospital e antes de morrer perdoou ao assassino com as seguintes palavras: "Por amor a Jesus perdôo e quero que venha comigo para o paraíso". Alexandre foi condenado a trabalhos forçados até os 27 anos, altura em que foi absolvido por boa conduta. Ele conta ter tido uma visão da pequena mártir, que o fez mudar de vida. Maria Goretti foi canonizada em 1950.

Livro de Zacarias 9,9-10

Leitura da Profecia de Zacarias:

Assim diz o Senhor: 9"Exulta, cidade de Sião! Rejubila, cidade de Jerusalém! Eis que vem teu rei ao teu encontro; ele é justo, ele salva; é humilde e vem montado num jumento, um potro, cria da jumenta. 10Eliminará os carros de Efraim, os cavalos de Jerusalém; ele quebrará o arco de guerreiro, anunciará a paz às nações. Seu domínio se estenderá de um mar a outro mar, e desde o rio até os confins da terra".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 145(144),1-2.8-9.10-11.13-14

- Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!
- Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!
- Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei,/ e bendizer o vosso nome pelos séculos./ Todos os dias haverei de bendizer-vos,/ hei de louvar o vosso nome para sempre.
- Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!
- Misericórdia e piedade é o Senhor,/ ele é amor, é paciência, é compaixão./ O Senhor é muito bom para com todos,/ sua ternura abraça toda criatura.
- Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!
- Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,/ e os vossos santos com louvores vos bendigam!/ Narrem a glória e o esplendor do vosso reino/ e saibam proclamar vosso poder!
- Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!
- O Senhor é amor fiel em sua palavra,/ é santidade em toda obra que ele faz./ Ele sustenta todo aquele que vacila/ e levanta todo aquele que tombou.
- Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!

Carta aos Romanos 8,9.11-13

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 9Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. 11E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós. 12Portanto, irmãos, temos uma dívida, mas não para com a carne, para vivermos segundo a carne. 13Pois, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se, pelo Espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 11,25-30

Aclamação
- Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
Eu te louvo, ó Pai Santo,/ Deus do céu, Senhor da terra:/ os mistérios do teu Reino/ aos pequenos, Pai, revelas!
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Anúncio do Evangelho
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós.
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: 25"Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

-Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Vinde a mim, todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei

«Tu és grande, Senhor e digno de louvor» (Sl 144,3). «Grande e poderoso é o nosso Deus, a sua sabedoria não tem limites» (Sl 146, 5), e no entanto o homem quer louvar-te, o homem que é apenas uma pequena parcela da tua criação, o homem que leva com ele por toda a parte a sua mortalidade, que leva com ele o testemunho do seu pecado e que reconhece que «tu te opões ao orgulhoso». Contudo, parcela insignificante da tua criação, o homem quer louvar-te. És tu quem o impulsionas a procurar a sua alegria no teu louvor, porque tu nos fizeste para ti, e o nosso coração não descansa enquanto não repousa em ti...«Louvarão o Senhor aqueles que o buscam» (Sl 21,27). Os que o procuram encontrá-lo-ão, e os que o encontram louvá-lo-ão. Portanto, que eu te procure, Senhor, invocando-te, e que te invoque, acreditando em ti! Porque tu nos foste revelado pela pregação. Ela invoca-te, Senhor, esta fé que tu me deste, esta fé que me inspiraste pela humanidade do teu Filho, pelo ministério do teu pregador. E como te invocarei, ó meu Deus e meu Senhor? Quando te invocar, pedir-te-ei para vires a mim. Mas há em mim um lugar onde o meu Deus possa vir, esse Deus «que fez o céu e a terra» (Gn 1,1)? Sim, Senhor meu Deus, há em mim alguma coisa que te possa abarcar? O céu e a terra que tu criaste, e nos quais me criaste, podem conter-te?... Dado que eu mesmo existo, posso eu pedir-te que venhas a mim, eu que não existiria se tu não existisses em mim?...Quem me concederá que repouse em ti? Quem me concederá que venhas ao meu coração, que o entusiasmes para que eu esqueça os meus males e possa escutar-te, a ti, meu único bem? Quem és tu para mim? Tem piedade de mim, para que eu possa falar. Que sou eu a teus olhos, para que tu me mandes amar-te?... Na tua misericórdia, Senhor meu Deus, diz-me o que é que tu és para mim. «Dizei à minha alma: eu sou a tua salvação» (Sl 34,3); que eu o perceba. Aqui está a orelha do meu coração à escuta diante de ti. Senhor, faz com que ela te oiça, e «dizei à minha alma: eu sou a tua salvação». Eu quero acorrer a esta palavra e apreendê-la finalmente.
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hippona (África do Norte) e doutor da Igreja
Confissões, I, 1-5
Fonte: Arautos do Evangelho