TRANSLATOR GOOGLE

terça-feira, 8 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 08/07

Santo do dia

XIV SEMANA DO TEMPO COMUM
Hoje a Igreja celebra : Beato Gregório Grassi, bispo, e companheiros, mártires, +1900
Santo Áquila e Santa Priscila, amigos de S. Paulo

BEATO GREGORIO GRASSI, (Castellazzo Bormida, diocese de Alessandria, Itália, 13.XII.1833 – Tai-yuang-fu 9.VII.1900), Bispo totular de Ortosia na Fenicia, membro da Ordem dos Frades Menores, mártir na China). Em 1848 entra para os Frades Menores Franciscanos de Observância. Em 1856 foi ordenado sacerdote. Em 1861 parte para a China onde permanece durante quarenta anos a exercer o apostolado como missionário e mais tarde, em 1876, como bispo titular de Ortosia, coadjutor com direito de sucessão. Torna-se em 1891 vigário apostólico do Shan-si setentrional onde promove um notável desenvolvimento às conquistas missionárias. Na perseguição de 1900, organizada por Tse-Hsi, mãe do Imperador, com o apoio da seita dos Boxers, que fez milhares de mártires, foi feito prisioneiro na sua residência de Tai-yuang-fu no dia 5 de Julho e morto por ódio à fé a 9 de Julho.

Santo Áquila e Santa Priscila moravam em Corinto e eram casados. Paulo encontrou-se com eles e ficou morando e trabalhando com o casal na fabricação de tendas. Eram originários do Ponto, e foram para Corinto quando os hebreus foram expulsos de Roma por Cláudio (41-54). Em Actos dos Apóstolos 18, temos a informação que Aquila e Priscila acompanharam Paulo de Éfeso e ali instruiram na fé em Jesus Cristo. Arriscaram a própria vida para salvar São Paulo, conforme está escrito na Epistola aos Romanos 16,3s.: "Saudai Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus, que para salvar minha vida expuseram suas cabeças. Não somente eu lhes devo gratidão, mas também todas as igrejas da gentilidade. Saudai também a Igreja que se reúne em sua casa."

Livro de Oseias 8,4-7.11-13

Leitura da Profecia de Oséias:

Assim fala o Senhor: 4Eles constituíram reis sem minha vontade; constituíram príncipes sem meu consentimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição.5Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? 6Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um Deus; será feito em pedaços esse bezerro da Samaria. 7Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão.11Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 12Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. 13Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 115(113B),3-4.5-6.7-8.9-10

- Confia Israel no Senhor.
- Confia Israel no Senhor.
- É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.
- Confia Israel no Senhor.
- Têm boca e não podem falar, têm olhos e não podem ver; têm nariz e não podem cheirar, têm ouvidos, não podem ouvir.
- Confia Israel no Senhor.
- Têm mãos e não podem pegar, têm pés e não podem andar; Como eles serão seus autores, que os fabricam e neles confiam.
- Confia Israel no Senhor.
- Confia, Israel, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo! Confia, Aarão, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo!
- Confia Israel no Senhor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 9,32-38

Aclamação (Jo 10,14)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas/ e elas me conhecem, assim fala o Senhor.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Mt 9,32-38)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: "Nunca se viu coisa igual em Israel". 34Os fariseus, porém, diziam: "É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios". 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!"

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

«Pedi ao senhor da messe que envie trabalhadores para a sua messe»

Há muita gente que, por ter o exterior bem cuidado e o interior cheio de grandes sentimentos de Deus, se fica por aí...; contenta-se com as doces conversas que mantém com Deus na oração... Não nos enganemos: todo o nosso dever consiste em passar aos actos. E isso é de tal modo verdade que o apóstolo S. João nos declara que nada, além das nossas obras, nos acompanha para a outra vida (Ap 14,13). Tenhamos pois atenção a isto; tanto mais que, neste século, há muitos que parecem virtuosos e que, na verdade, o são, e que, no entanto, pendem mais para uma voz doce e mole do que para uma devoção laboriosa e sólida.A Igreja compara-se a uma grande ceifa que precisa de trabalhadores, mas de trabalhadores que trabalhem. Não há nada de mais conforme com o Evangelho do que, por um lado, amassar as luzes e as forças para a alma, na oração, na leitura e na solidão; e, depois, ir partilhar com os homens esse alimento espiritual. É fazer como Nosso Senhor fez, e, depois dEle, os apóstolos; é juntar a acção de Marta com a de Maria; é imitar a pomba que digere até meio a comida que apanhou e, depois, mete o resto no bico das crias para as alimentar. É assim que devemos fazer, é assim que devemos testemunhar a Deus, pelas nossas obras, o quanto O amamos. Todo o nosso dever consiste em passar aos actos.
S. Vicente de Paulo (1581-1660), fundador de comunidades religiosas
Conversas Espirituais com os Missionários
Fonte: Site Arautos do Evangelho

Nenhum comentário: