TRANSLATOR GOOGLE

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA - 19/02

LITURGIA DO DIA

Santo do Dia

II SEMANA DA QUARESMA
S. Conrado de Placência, confessor, +1351
S. Bonifácio, bispo, +1265S.
Flaviano, patriarca de Constantinopla, mártir, +449Livro de Isaías 1,10.16-20

Leitura do Livro do Profeta Isaías:
10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos - diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. 19Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 50(49),8-9.16-17.21.23

- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Como ousar a repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 23,1-12

- Salve, ó Cristo, Imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
- Lançai para bem longe toda a vossa iniqüidade! Criai em vós um novo espírito e um novo coração!
- Salve, ó Cristo, Imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2"Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentários

«Quem se humilha será exaltado»
Hoje, as duas leituras (a primeira e os salmos) incidem sobre a hipocrisia religiosa e, mais especialmente ainda, o Evangelho. O Profeta Isaías diz que o verdadeiro culto deve traduzir-se principalmente na conversão pessoal, numa vida dedicada ao Senhor e aos irmãos. O salmo responsorial salienta que só quem segue o caminho da verdade (sem hipocrisia) alcançará a salvação de Deus. Na primeira leitura o profeta increpa o povo pecador, a quem chama simbolicamente Sodoma e Gomorra. A palavra do Senhor será o fogo purificador que converterá os corações à sinceridade (não hipocrisia) com Deus.Jesus recrimina, na mesma linha, escribas e fariseus pela sua falta de sinceridade. O mero cumprimento externo da lei é uma tentação permanente para o cristão medíocre. O coração (o interior) é que deve converter-se, para que a conduta seja perfeita.A vida dupla, que os escribas e fariseus (guias religiosos, embora leigos) "porque não fazem o que dizem", e a vaidade, "porque fazem tudo para que sejam vistos pelos homens" e os aplaudam, são as duas principais recriminações do Divino Mestre lhes atira em rosto. Porém, Cristo não os desautoriza diante do povo: fazei e cumpri o que vos dizem, pois explicam a lei de Moisés. Pior seria se pregassem o que praticavam.A admoestação dEle tem um público alvo bem mais amplo que o clero ou os líderes religiosos, atinge toda a gente que quer rumar para a perfeição. Os sacerdotes e os pastores da Igreja não são mais que substitutos de Cristo, Ele não falha. O Seu exemplo acompanhou a Sua doutrina. A nossa fé não depende dos homens, mas de Deus e da Sua palavra, que é verdade perene.Neste sentido é que a segunda parte do Evangelho constitui uma catequese para todos os cristãos: "Vós não deixeis que vos chamem mestre, pai ou chefe, porque todos sois irmãos, filhos do mesmo Pai, e um só é o vosso Mestre e Senhor". Há duas máximas paradoxais, que dão a plena autenticidade ao mestre, ensinadas por Jesus: "O primeiro entre vós seja vosso servidor; o que se enaltece será humilhado e o que se humilha será enaltecido".A hipocrisia não foi só monopólio dos fariseus, pois todo o crente é candidato à falsidade mentirosa, que se manifesta de muitas maneiras. Por exemplo: na dissociação entre no que acredita e a sua conduta; no divórcio entre a fé e a vida; no orgulho religioso de quem se crê bom e despreza os outros, porque falham; no contentar-se com a estrita observância legal dos mandamentos, esquecendo a conversão de coração; em manifestar apreço pela ortodoxia moral, teológica e cultural, pondo em segundo plano, esquecido em sótão empoeirado, o amor ao próximo, que deve começar pelos da casa.Numa palavra, a condenação da hipocrisia por parte de Jesus é um aviso extensivo a todos os membros da comunidade cristã, mais especialmente aos praticantes habituais, para evitar a duplicidade, isto é, que o fingimento e a impostura malogrem a sua boa vontade e o fulgor de seu exemplo quotidiano.- Um dia, regressava Padre Macário do pântano para a cela levando umas folhas de palmeira. No caminho o diabo veio ao seu encontro, com uma gadanha: quis feri-lo com ela, mas não conseguiu. Disse-lhe então: «Macário, por tua causa passo por muitos tormentos, pois não posso vencer-te. No entanto, faço tudo o que tu fazes: tu jejuas, e eu nunca como; fazes vigília, e eu nada durmo. Só me suplantas num aspecto». «Em qual?», perguntou Macário. «Na humildade, é ela que não me deixa vencer-te».


Máximas dos Padres do deserto (sécs. IV e V)
Macário 11 (a partir da trad. Solesmes 1966, p.217)

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho


Nenhum comentário: