TRANSLATOR GOOGLE

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

LITURGIA DO DIA - 20/02

Santo do Dia

II SEMANA DA QUARESMA

Beato Francisco Marto, vidente de Fátima, +1919
Beata Jacinta Marto, vidente de Fátima, +1920
Santo Eleutério, bispo, mártir, +532

Livro de Jeremias 18,18-20

Leitura do Livro do Profeta Jeremias:
Naqueles dias, 18disseram eles: "Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra. Vinde para atacarmos com a língua, e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras".19Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus adversários. 20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença, para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 31(30),5-6.14.15-16

- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor! Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- Ao redor, todas as coisas me apavoram; ouço muitos cochichando contra mim; todos juntos se reúnem, conspirando e pensando como vão tirar-me a vida.
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
- A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor!
- Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 20,17-28

- Salve, Cristo, Luz da vida, companheiro na partilha! (Versão brasileira) ou
- Louvor a Vós, Jesus Cristo, Rei da Eterna glória (Versão portuguesa)
- Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas mas terá a luz da vida. (Jo 8, 12)-
- Salve, Cristo, Luz da vida, companheiro na partilha! (Versão brasileira) ou
- Louvor a Vós, Jesus Cristo, Rei da Eterna glória (Versão portuguesa)

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18"Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará".20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: "Que queres?" Ela respondeu: "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda". 22Jesus, então, respondeu-lhe: "Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos". 23Então Jesus lhes disse: "De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou".24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

"Eis que subimos a Jerusalém"
Nos “Salmos da Subida”, o salmista aspira a Jerusalém, afirmando que deseja subir. Subir para onde? Desejará atingir o sol, a lua, as estrelas? Não. O que está no céu é a Jerusalém eterna, onde habitam os anjos, nossos concidadãos (Heb 12, 22). Nesta terra, nós estamos exilados, longe deles. No percurso do exílio, suspiramos; na cidade, exultaremos de alegria.Durante a viagem, encontramos alguns companheiros que já viram a cidade e que nos animam a correr para ela. Eles arrancaram ao salmista um grito de alegria: “Exultei quando me disseram: ‘Iremos para a casa do Senhor’” (Sl 121, 1). […] “Iremos para a casa do Senhor”: corramos, pois, corramos, porque chegaremos à casa do Senhor. Corramos sem parar; aqui, não há lassidão. Corramos para a casa do Senhor e exultemos de alegria com aqueles que nos chamam, os que foram os primeiros a contemplar a nossa pátria. Eles chamam de longe os que os seguem, bradando: “Iremos para a casa do Senhor; vinde, correi!” Os apóstolos viram essa casa e chamam-nos: “Correi, vinde, segui-nos! Iremos para a casa do Senhor!”E que responde cada um de nós? “Exultei quando me disseram: ‘Iremos para a casa do Senhor’”. Alegrei-me nos profetas, alegrei-me nos apóstolos, porque todos eles me disseram: “Iremos para a casa do Senhor”.

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África) e doutor da Igreja
Discurso sobre o salmo 121


Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

Nenhum comentário: