TRANSLATOR GOOGLE

terça-feira, 23 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 23/09

Santo do dia

SÃO PIO DE PIETRELCINA, PRESBÍTERO. MEMÓRIA
Ofício da memória. Paramentos brancos.
Missa própria: Prefácio Comum ou do Santo.

Livro de Provérbios 21,1-6.10-13

Leitura do Livro dos Provérbios:
1O coração do rei nas mãos do Senhor é como água corrente; ele o dirige para onde quer. 2O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem sonda os corações. 3Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios. 4Olhar arrogante e coração orgulhoso, a lâmpada dos malvados não é senão o pecado. 5Os projetos do homem aplicado produzem abundância, mas todos os apressados só alcançam indigência. 6Tesouros adquiridos com língua mentirosa são ilusão passageira dos que procuram a morte. 10A alma do malvado deseja o mal, ele olha sem piedade para o seu próximo. 11Quando se castiga o zombador, aprende o imbecil, e quando o sábio é instruído, ele adquire mais saber. 12O justo observa a casa do ímpio e leva os ímpios à desgraça. 13Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre, também há de clamar, mas não será ouvido.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 119,1.27.30.34.35.44

- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei quanto um presente!
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- É eterna, ó Senhor, vossa palavra, ela é tão firme e estável quanto o céu.
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- De todo mau caminho afasto os passos, para que eu siga fielmente as vossas ordens.
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- De vossa lei eu recebi inteligência, por isso odeio os caminhos da mentira.
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!
- Eu odeio e detesto a falsidade, porém amo vossas leis e mandamentos!
- Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 8,19-21

Aclamação (Lc 11,28)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus!
- Aleluia, aleluia, aleluia.


Evangelho (Lc 8,19-21)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver". 21Jesus respondeu: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Ela vivia de fé como nós

Como eu gostava de ser padre para pregar acerca da Virgem Santa! Uma só vez bastava-me para dizer tudo o que penso a esse respeito.Teria, primeiro, feito entender a que ponto se conhece mal a sua vida Não precisaria de dizer coisas inacreditáveis ou que não se sabem; por exemplo, que muito pequenita, aos três anos, a Virgem Santa foi ao Templo oferecer-se a Deus com sentimentos ardentes de amor e absolutamente extraordinários; quando ela lá foi talvez simplesmente para obedecer a seus pais... Para que um sermão sobre a Virgem me agrade e me faça bem, preciso de ver a sua vida real, não a sua vida suposta; e estou certa de que a sua vida real devia ser muito simples. Mostram-na inabordável, era preciso mostrá-la imitável, fazer ressaltar as suas virtudes, dizer que ela vivia de fé, como nós; dar provas pelo Evangelho onde lemos: «eles não compreenderam o que lhes dizia» (Lc 2,50). E esta outra, não menos misteriosa: «Os seus pais ficavam admirados com o que diziam dele» (Lc 2,33). Essa admiração supõe uma certa estranheza, não acham?Sabe-se bem que a Virgem é a rainha do Céu e da terra, mas é mais mãe que rainha, e não é preciso dizer, por causa das suas prerrogativas, que ela eclipsa a glória de todos os santos, como o sol ao nascer faz desaparecer as estrelas. Meu Deus! Eu penso exactamente o contrário, creio que ela aumentará muito o esplendor dos eleitos. Está certo falar das suas prerrogativas, mas não é preciso dizer que isso... Quem sabe se alguma alma não iria mesmo sentir um certo afastamento em relação a uma criatura tão superior e não diria para consigo: «Se assim é, mais vale brilhar tanto quanto se possa num cantinho».O que a Virgem tinha a mais do que nós é que ela não podia pecar, que estava isenta de pecado original, mas, por outro lado, teve muito menos sorte do que nós porque não tinha Virgem Santa para amar, e é uma grande doçura a mais para nós.

Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, doutora da IgrejaÚltimos Diálogos, 21/08/1897
Fonte: Site A.E.

Nenhum comentário: