TRANSLATOR GOOGLE

terça-feira, 1 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 01/07

Santo do dia

XIII SEMANA DO TEMPO COMUM
Hoje a Igreja celebra o Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo Santo Aarão, irmão de Moisés

Preciosíssimo Sangue de Cristo

Em 1848, o Papa Pio IX foi expulso de Roma pelas forças revolucionárias. No ano seguinte, os exércitos franceses permitiram-lhe voltar à Cidade Eterna, após um ataque que durou de 28 de Julho a 1 de Julho. Invocando e dando graças pelo sangue derramado por Jesus por amor aos homens de todos os tempos, o Sumo Pontífice criou esta festa, situando-a no dia em que lhe foi possível voltar a Roma. S. Pio X alargou a festa à Igreja Universal. Nos nossos dias é celebrada solenemente em algumas congregações religiosas.


Livro de Amós 3,1-8.4,11-12

Leitura da Profecia de Amós:
3,1Ouvi, filhos de Israel, a palavra que disse o Senhor para vós e para todas as tribos que eu retirei do Egito: 2"Dentre todas as nações da terra, somente a vós reconheci; por isso usarei o castigo por todas as vossas iniqüidades. 3Se duas pessoas caminham juntas, não é porque estão de acordo? 4Se o leão ruge na selva, não é porque encontrou a presa? Se no covil rosna o filhote do leão, não é porque agarrou sua parte?5Acaso, sem armadilha, se prende uma ave no chão? Acaso dispara a armadilha, antes de capturar a presa? 6Se ressoa na cidade o toque da trombeta, não fica a população apavorada? Se acontece uma desgraça na cidade, não foi o Senhor que fez? 7Pois nada fará o Senhor Deus, que não revele o plano a seus servos, os profetas. 8Ruge o leão, quem não terá medo? Falou o Senhor Deus, quem não será seu profeta?"4,11"Eu arrasei-vos, como arrasei Sodoma e Gomorra, e ficastes como um tição, retirado da fogueira; e, contudo, não voltastes para mim", diz o Senhor. 12Por isso, assim te tratarei, Israel; e, porque sabes como te vou tratar, prepara-te, Israel, para ajustar contas com o teu Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 5,4-6.6-7.8

- Na vossa justiça, guiai-me, Senhor!
- Na vossa justiça, guiai-me, Senhor!
- Não sois um Deus a quem agrade a iniqüidade, não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos.
- Na vossa justiça, guiai-me, Senhor!
- Detestais o que pratica a iniqüidade e destruís o mentiroso. Ó Senhor, abominais o sanguinário, o perverso e enganador.
- Na vossa justiça, guiai-me, Senhor!
- Eu, porém, por vossa graça generosa, posso entrar em vossa casa. E, voltado reverente ao vosso templo, com respeito vos adoro.
- Na vossa justiça, guiai-me, Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 8,23-27

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. 25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: "Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!" 26Jesus respondeu: "Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?" Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: "Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?"

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

"Quem é este?"

Se alguém quer honrar a Deus, que se prostre diante de seu Filho. Sem isso, o Pai não aceita ser adorado. Do alto do céu, o Pai fez ouvir as suas palavras: «Este é o meu filho muito querido, em quem pus todo o meu amor». O Pai encontra a sua alegria no Filho. Se também tu não achares a tua alegria nele, não terás a vida... Depois de ter reconhecido que há um só Deus, reconhece também que há o Filho único de Deus: «crê num só Senhor Jesus Cristo» (Credo). Dizemos «um só» porque só ele é Filho, mesmo que tenha muitos nomes... «Ele é chamado Cristo» (quer dizer, ungido), um Cristo que não recebeu a sua unção de mãos humanas, mas que foi ungido desde toda a eternidade pelo Pai, para exercer em favor dos homens o sacerdócio supremo... É chamado o «Filho do Homem», não porque tenha a sua origem na terra, como cada um de nós, mas porque há-de vir sobre as nuvens para julgar os vivos e os mortos. É chamado «Senhor», não abusivamente como os senhores humanos, mas porque a senhoria lhe pertence por natureza desde toda a eternidade. É chamado, muito correctamente, «Jesus» (quer dizer, «O Senhor salva»), pois Ele salva curando. É chamado «Filho», não só porque uma adopção o elevou a esse título, mas porque foi gerado segundo a sua natureza.Há ainda muitas outras denominações do nosso Salvador... No interesse de cada um, Cristo mostra-se sob diversos aspectos. Para os que precisam de alegria, faz-se «vinha», para os que precisam de entrar, é «a porta»; e, para os que querem apresentar as suas orações, aí está ele, «Sumo Sacerdote» e «Mediador». Para os pecadores, fez-se também «cordeiro», para ser imolado por eles. Faz-se «tudo para todos», permanecendo ele mesmo aquilo que é por natureza.
(Referências bíblicas: Mt 3,17; Mt 1,16; Mt 24,30; Dn 7,13; Mt 24,30; Lc 2,11; Mt 1,21; Mt 3,17; Jo 15,1; Jo 10, 7; Hb 7,26; 1Tm 2,5; Act 8,32; 1Cor 9,22)
S. Cirilo de Jerusalém (313-350), bispo de Jerusalém, doutor da IgrejaCatequeses baptismais, nº 10

Fonte: Arautos do Evangelho

Nenhum comentário: