TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 5 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 05/07

Santo do dia

XIII SEMANA DO TEMPO COMUM
Hoje a Igreja celebra :
(Memória Facultativa)

Livro de Amós 9,11-15

Leitura da Profecia de Amós:
Assim diz o Senhor: 11Naquele dia, reerguerei a tenda de Davi, em ruínas, e consertarei seus estragos, levantando-a dos escombros, e reconstruindo tudo, como nos dias de outrora; 12deste modo possuirão todos o resto de Edom e das outras nações, que são chamadas com o meu nome, diz o Senhor, que tudo isso realiza.13Eis que dias virão, diz o Senhor, em que se seguirão de perto quem ara e quem ceifa, o que pisa as uvas e o que lança a semente; os montes destilarão vinho e as colinas parecerão liquefazer-se. 14Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo; eles reconstruirão as cidades devastadas, e as habitarão, plantarão vinhas e tomarão o vinho, cultivarão pomares e comerão seus frutos. 15Eu os plantarei sobre o seu solo e eles nunca mais serão arrancados de sua terra, que eu lhes dei", diz o Senhor teu Deus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 85,9.11-12.13-14

- O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
- O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
- Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração.
- O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
- A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.
- O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
- O Senhor nos dará tudo o que é bom, e nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.
- O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 9,14-17

Aclamação (Jo 10,27)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Minhas ovelhas escutam minha voz,/ eu as conheço e elas me seguem.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho (Mt 9,14-17)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?" 15Disse-lhes Jesus: "Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.16Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

«O Esposo está com eles»

O pecado de Adão foi comunicado a todo o género humano, a todos os seus filhos [...] Portanto, é necessário que a justiça de Cristo seja comunicada a todo o género humano; tal como Adão, pelo pecado, fez perder a vida à sua descendência, também Cristo, pela justiça, dará a vida aos seus filhos [cf Rm 5,19ss) [...].No fim dos tempos, Cristo recebeu de Maria uma alma e a nossa carne. A esta carne, veio Ele salvá-la; Ele não a entregou na morada dos mortos (Sl 15,10), mas uniu-a ao seu espírito e fê-la sua. São as núpcias do Senhor, a sua união a uma só carne, a fim de que, segundo «o grande mistério», sejam «dois uma só carne»: Cristo e a Igreja (Ef 5,31). O povo cristão nasceu destas núpcias, sobre as quais desceu o Espírito do Senhor. Essas sementes vindas do céu dispersaram-se na substância das nossas almas e aí se misturaram. Desenvolvemo-nos então nas entranhas da nossa Mãe e, crescendo no seu seio, recebemos a vida em Cristo. É por isso que o apóstolo Paulo diz: «o primeiro homem, Adão, foi feito um ser vivente e o último Adão, um espírito que vivifica.»É assim que Cristo gera filhos na Igreja através dos seus padres, como o diz o mesmo apóstolo: «porque fui eu que vos gerei em Cristo Jesus, pelo Evangelho» (1 Cor 4,15). E é assim pelo Espírito de Deus: Cristo faz nascer o homem novo formado no seio da sua mãe e posto no mundo na pia baptismal, pelas mãos do padre, com a fé por testemunho. [...] É pois preciso acreditar que podemos nascer [...] e que é Cristo quem nos dá a vida. O apóstolo João o diz: «A quantos O receberam, aos que nele crêem, deu-lhes o poder de se tirnarem filhos de Deus». Ele deu o poder de serem filhos de Deus» (Jo 1,12).
São Paciano de Barcelona ( ? - c.390), bispo
Homilia sobre o batismo
Fonte: Site Arautos do Evangelho

Nenhum comentário: