TRANSLATOR GOOGLE

domingo, 13 de abril de 2008

LITURGIA DO DIA - 13/04

Santo do dia

IV DOMINGO DA PÁSCOA
(Ano A, IV Semana do Saltério)
Domingo do Bom Pastor
Dia Mundial de Orações pelas Vocações
Sacerdotais e Religiosas


Livro dos Actos dos Apóstolos 2,14.36-41

No dia de Pentecostes, 14aPedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 36"Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes".37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, o que devemos fazer?"38Pedro respondeu: "Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si".40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: "Salvai-vos dessa gente corrompida!"41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

- Palavra do Senhor. - Graças a Deus!

Livro de Salmos 23(22),1-3.3-4.5.6

- O Senhor é o pastor que me conduz;/ para as águas repousantes me encaminha.
- O Senhor é o pastor que me conduz,/ para as águas repousantes me encaminha.
- O Senhor é o pastor que me conduz,/ não me falta coisa alguma./ Pelos prados e campinas verdejantes/ ele me leva a descansar./ Para as águas repousantes me encaminha,/ e restaura as minhas forças.
- O Senhor é o pastor que me conduz,/ para as águas repousantes me encaminha.
- Ele me guia no caminho mais seguro,/ pela honra do seu nome./ Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,/ nenhum mal eu temerei;/ estais comigo com bastão e com cajado;/ eles me dão a segurança!
- O Senhor é o pastor que me conduz,/ para as águas repousantes me encaminha.
- Preparais à minha frente uma mesa,/ bem à vista do inimigo,/ e com óleo vós ungis minha cabeça;/ e o meu cálice transborda.
- O Senhor é o pastor que me conduz,/ para as águas repousantes me encaminha.
- Felicidade e todo bem hão de seguir-me/ por toda a minha vida;/ e, na casa do Senhor, habitarei/ pelos tempos infinitos.
- O Senhor é o pastor que me conduz,/ para as águas repousantes me encaminha.

1ª Carta de S. Pedro 2,20-25

Primeira Carta de São Pedro apóstolo: Caríssimos: 20bSe suportais com paciência aquilo que sofreis por terdes feito o bem, isto vos torna agradáveis diante de Deus. 21De fato, para isto fostes chamados. Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. 22Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. 23Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça. 24Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. 25Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas.
— Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 10,1-10

- Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! - Eu sou o bom pastor, diz o Senhor,/ Eu conheço minhas ovelhas/ e elas me conhecem a mim! – Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!

- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós!
- PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João.
- Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus: 1"Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos". 6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: "Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!

Comentários

O Bom Pastor

Este é o «Domingo do Bom Pastor» nos três anos litúrgicos. Cristo audodefine-se na parábola como Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas, para que tenham a vida eterna. Dentro da parábola global temos várias imagens parciais ou cmparações menores ao serviço da mesma idéia: a autenticidade da missa e autoridade de Jesus, que é serviço até à entrega da própria vida.
Sistematizando, podemos distinguir estas três imagens que são etapas de desenvolvimento no conjunto da parábola do bom pastor:1.ª , A porta (evangelho de hoje). 2.ª O pastor (este mesmo domingo no Ano B). 3.ª As ovelhas (ano C).
A parábola é tão sugestiva que a imagem de Cristo como bom pastor se empregou profusamente na Igreja nos primeiros séculos, tanto na iconografia como nos comentários escriturísticos dos Padres. Mesmo hoje, ocupa muitos quadros e estampas, apesar dos sérios inconvenientes que uma imagem rural e bucólica pode encontrar na sociedade urbana e industrial, e até apesar do gregarismo "carneirista", próprio de uma manada de ovelhas.
A imagem tem um fundo bíblico e oriental que vem de muito longe. Porque inicialmente a cultura semita foi uma cultura de pastores transumantes, até bastante tempo depois da saída do Egito, são freqüentes no Antigo Testamento as imagens pastoris para descrever as relações de Deus (pastor) como o seu povo (o rebanho). Em relação a isto, um lugar já clássico e que está subjacente à parábola que nos ocupa é o capítulo 34 do profeta Ezequiel: Deus compromete-Se a ser, Ele mesmo, pastor do seu povo, explorado por maus pastores.

A porta das ovelhas. A estrutura do evangelho de hoje tem duas secções: 1.ª , Jesus começa com três imagens parciais da parábola global: porta, pastor e ovelhas. 2.ª , Explicação da primeira imagem. A porta das ovelhas adquire um relevo especial desde a primeira frase de Jesus, que Se identifica com ela por duas vezes. A porta define o pastor autêntico por três razões:
1) O verdadeiro pastor entra pela porta do redil, enquanto que o que salta por outra parte, com manhas e habilidades, se denuncia como bandido e ladrão de ovelhas. 2) Contacta individualmente com as ovelhas, chamando-as pelo nome para as levar ao pasto. 3) Quando tiver tirado todas as ovelhas, caminha adiante delas, que o seguem porque conhecem a sua voz; não é isso que sucede com um estranho que vem para as explorar.
Cristo expôs a comparação, mas os destinatários dela não a compreendem. Por isso, passa a explicar os termos da parábola, embora sem esmiuçar o ataque frontar aos eus inimigos, os dirigentes judeus, que não parecem dar pela alusão a eles próprios na figura do ladrão e do bandido que saltam a vedação do aprisco. A sua explicação aleg´roia começa com a fórmula bíblica de auto-revelação que João tanto repete na boa de Jesus: Eu sou porta das ovelhas.
Somente depois da ressurreição do Senhor, os apóstolos compreenderam todo o alcance da parábola do bom pastor, cuja segunda parte aponta abertamente para a morte de jeus ao dar a vida pelas suas ovelhas. Isto constituiu a mensagem central da pregação, como vemos no discurso missionário ou kerigma de Pedro, no dia de Pentecostes, cuja primeira parte lemos no Domingo passado e se conclui hoje na primeira leitura. O apóstolo Pedro anuncia que Jesus foi constituído Senhor e Messias por Deus. Dois títulos cristológicos fundamentais na confissão primitiva de fé. Reconhecer Jesus, morto e ressuscitado, como Senhor e Messias, leva à conversão de fé e ato batismo em seu nome para a salvação de qualquer crente.

O salmo responsorial de hoje resume perfeitamente a gozosa espiritualidade bíblica do cristão que celebra a ressurreição de Cristo: O Senhor é meu Pastor, nada me falta. A grande oração do crente, o fundamento da sua esperança, a utopia e o projeto do crente, o fundamento da sua esperança, a utopia e o projeto cristãos que movem a História, é "venha a nós o vosso reino" combinando o exato equilíbrio da atividade com a espera paciente. A nossa alegria e esperança pascais hão-de ser um não rotundo, não só ao derrotismo enervante e ao conformismo resignado, mas também à pressa desesperada e à revolução do ódio.
Não nos podemos esquecer que agora a nossa vida está escondida em Deus e que a salvação definitiva, ainda que já iniciada, verá a luz plena, quando, vivendo para a justiça, nos encontrarmos com Cristo, o pastor e guardião das nossas vidas (2.ª leitura). Assim saberemos dar razões da nossa fé e esperança a quem nos interpelar, e colocar-nos-emos no ponto médio entre a evasão futurista que se converte em absentismo presente e a impaciência temporal que queima etapas, sem olhar a meios nem a pessoas. Sabemo-nos "já" libertados, mas "ainda não" totalmente.
O bom pastor, que nos conhece pessoalmente pelo nome e nos abre a porta da vida, é Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitado da nossa fé, o mesmo Jesus histórico de Nazaré. Ele não fica numa mera fórmula ou artigo do Credo, mas dá-nos alento para uma esperança indestrutível que nos impele à conversão do amor sem limites, à paciência otimista e uma ação sempre a caminho.
Assim, compreenderemos o amor de Deus manifestado em Jesus Cristo e procuraremos os bens do alto onde Ele está, sem nos alhearmos do mundo onde Deus nos quer por agora, caminhando como testemunha da ressurreição de Jesus e da nossa esperança nEle.

Fornecido via e-mail pelo site Arautos do Evangelho

Nenhum comentário: