TRANSLATOR GOOGLE

segunda-feira, 21 de julho de 2008

LITURGIA DO DIA - 21/07

Santo do dia

XVI SEMANA DO TEMPO COMUM
S. Lourenço de Brindisi (Brindes),
Santa Praxedes, virgem, séc. II
S. Daniel, Profeta

Livro de Miqueias 6,1-4.6-8

Leitura da Profecia de Miquéias:
1Ouvi o que diz o Senhor: "Levanta-te, convoca um julgamento perante os montes e faze com que as colinas ouçam tua voz". 2Ouvi, montes, as razões do Senhor em juízo, escutai-o, fundamentos da terra; a pendência do Senhor é com seu povo, ele disputa em juízo contra Israel. 3"Povo meu, que é que te fiz? Em que te fui penoso? Responde-me. 4Eu te retirei da terra do Egito e te libertei da casa da servidão, e pus à tua frente Moisés, Aarão e Maria".6"Que oferta farei ao Senhor, digna dele, ao ajoelhar-me diante do Deus altíssimo? Acaso oferecerei holocaustos e novilhos de um ano? 7Acaso agradam ao Senhor carneiros aos milhares e torrentes de óleo? Porventura ofertaria eu o meu primogênito, por um crime meu, o fruto do meu sangue pelos pecados da minha vida?" 8Foi-te revelado, ó homem, o que é o bem, e o que o Senhor exige de ti: principalmente praticar a justiça e amar a misericórdia, e caminhar solícito com teu Deus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 50(49),5-6.8-9.16-17.21.23

- A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios! Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.
- A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.
- A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!
- A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Diante disso que fizeste eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.
- A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
- A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 12,38-42

Aclamação (Sl 94,8)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba!
- Aleluia, aleluia, aleluia.

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: "Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti". 39Jesus respondeu-lhes: "Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão". - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Comentários

O sinal de Jonas

Fostes conduzidos pela mão à piscina batismal, como Cristo o foi da cruz até ao túmulo que está diante de vós [nesta igreja do Santo Sepulcro]. Depois de terdes confessado a vossa fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo, fostes imersos três vezes na água e três vezes emergistes: era o símbolo dos três dias de Cristo no túmulo. Tal como o nosso Salvador passou três dias e três noites no coração da terra, também vós, ao sairdes da água depois da vossa imersão, haveis imitado Cristo... Quando imergistes, estáveis na noite, não víeis nada; mas ao sairdes da água estáveis como que em pleno dia. Num mesmo movimento, morrestes e nascestes; essa água que salva foi ao mesmo tempo o vosso túmulo e a vossa mãe... Estranho paradoxo! Não estamos verdadeiramente mortos, não fomos verdadeiramente sepultados, não fomos verdadeiramente crucificados nem ressuscitados; mas, se esta nossa imitação não é mais do que uma imagem, a salvação, essa é uma realidade. Cristo foi realmente crucificado, realmente sepultado e verdadeiramente ressuscitou, e toda esta graça nos é dada para que, participando nos seus sofrimentos e imitando-os, ganhemos na realidade a salvação. Que imenso amor pelos homens! Cristo recebeu os pregos nas suas mãos puras e sofreu; a mim, sem sofrimento e sem dor, Ele concede por esta participação a graça da salvação... Sabemo-lo bem: se é certo que o baptismo nos purifica dos pacedos e nos dá o Espírito Sanrto, ele é também a réplica da Paixão de Cristo. É por isso que Paulo proclama: "Não o sabeis? Nós todos, que fomos baptizados em Jesus Cristo, foi na sua morte que fomos baptizados. Fomos portanto sepultados com ele no baptismo"... Tudo o que Cristo suportou, foi por nós e para nosso salvação, na realidade e não em aparência... Quanto a nós, tornamo-nos participantes dos seus sofrimentos. Por isso, Paulo continua a proclamar: "Se nos tornámos um só com Crisrto, por uma morte semelhanse à sua, sê-lo-emos também por uma ressureição que se lhe assemelhe" Ro 6,3-5)
S. Cirilo de Jerusalém (313-350), bispo de Jerusalém, doutor da IgrejaCatequese nº 20 / 2ª mistagógica
Fonte : Site dos Arautos do Evangelho

Nenhum comentário: