TRANSLATOR GOOGLE

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

LITURGIA DO DIA - 01/08

Santo do dia

SANTO AFONSO MARIA LIGÓRIO
Hoje a Igreja celebra : Santo Afonso Maria de Ligório, bispo, Doutor da Igreja, +1787
Ofício de Memória
(Missa Própria: Prefácio Comum ou
dos Pastores)

Livro de Jeremias 26,1-9

1No início do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi comunicada da parte do Senhor, esta palavra, que dizia: 2"Assim fala o Senhor: Põe-te de pé no átrio da casa do Senhor e fala a todos os que vêm das cidades de Judá, para adorar o Senhor no templo, todas as palavras que eu te mandei dizer. Não retires uma só palavra; 3talvez eles as ouçam e voltem do mau caminho, eu me arrependa da decisão de castigá-los por suas más obras. 4A eles então dirá: Isto diz o Senhor: Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vois dei, 5a escutar as palavras dos meus serviços, os profetas, que eu vos tenho enviado com solicitude e para vossa orientação, e que vós não tendes escutado, 6farei desta casa uma segunda silo e farei desta uma cidade amaldiçoada por todos os povos da terra".
7Os sacerdotes e profetas, e todo o povo presente ouviram Jeremias dizer estas palavras na casa do Senhor. 8Quando Jeremias acabou de dizer tudo o que o Senhor lhe ordenara falasse a todo o povo, prenderam-no os sacerdotes, os profetas e o povo, dizendo: "Este homem tem que morrer! 9Por que dizes, em nome do Senhor, a profecia: Esta casa será como Silo, e esta cidade será devastada e vazia de habitantes? Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor.

– Palavra do Senhor!
Graças a Deus!

Livro de Salmos 69,6.8-10.14

Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.
– 5Mais numerosos que os cabelos da cabeça, * são aqueles que me odeiam sem motivo; meus inimigos são mais fortes do que eu; * contra mim eles se voltam com mentiras! Por acaso poderei restituir * alguma coisa que de outros não roubei?
Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.
– 8Por vossa causa é que sofri tantos insultos, * e o meu rosto se cobriu de confusão; 9eu me tornei como um estranho a meus irmãos, * como estrangeiro para os filhos de minha mãe. 10Pois meu zelo e meu amor por vossa casa * me devoram como fogo abrasador; e os insultos de infiéis que vos ultrajam recaíram todos eles sobre mim!
Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.
14Por isso elevo para vós minha oração, * neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, * pela vossa salvação que nunca falha!
Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 13,54-58

Aclamação ao Evangelho (1 Pd 1,25)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
A palavra do Senhor permanece eternamente, e esta é a palavra que vos foi anunciada
Aleluia, Aleluia, Aleluia.

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54 dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: "De onde lhe vêm essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?" 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: "Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!" 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

– Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Comentários

«Não é o filho do carpinteiro?... Ele não fez muitos milagres neste lugar, em virtude da falta e fé deles»

Por tanto tempo quanto eu goze do sopro de vida que me concedeste, Pai santo, Deus todo poderoso, proclamar-te-ei Deus eterno, e também Pai eterno. Nunca eu me farei juiz do teu poder supremo e dos teus mistérios; nunca eu farei passar o meu conhecimento limitado à frente da noção verdadeira do teu infinito; nunca eu afirmarei que outrora exististe sem a tua Sabedoria, sem o teu Poder e o teu Verbo, Deus, o Unigénito, meu Senhor JESUS Cristo. É que mesmo sendo a linguagem humana fraca e imperfeita, ao falar de ti, ela não limitará o meu espírito ao ponto de reduzir a minha fé ao silêncio, por falta de palavras capazes de exprimir o mistério do teu ser...Também nas realidades da natureza, há muitas coisas das quais não conhecemos a causa, sem contudo lhes ignorarmos os efeitos. E, quando, pela nossa natureza, não sabemos o que dizer dessas coisas, a nossa fé cora de adoração. Quando contemplo o movimento das estrelas..., o fluxo e refluxo do mar..., o poder escondido na mais pequena semente..., a minha ignorância ajuda-me a contemplar-te, pois, se não compreendo essa natureza que está ao meu serviço, distingo nela a tua bondade, mesmo pelo facto de existir para me servir. Eu próprio, apercebo-me de que não me conheço, mas admiro-te tanto mais... Deste-me a razão e a vida e os meus sentidos de homem que me causam tantas alegrias, mas não consigo compreender qual foi o meu começo de homem.É, pois, não conhecendo aquilo que me cerca, que capto aquilo que és; e, percebendo aquilo que és, adoro-te. Por isso, quando se trata dos teus mistérios, o não os compreender, não diminui a minha fé no teu poder supremo... O nascimento o teu Filho eterno ultrapassa a própria noção de eternidade, é anterior aos tempos eternos. Nunca exististe sem ele... És o Pai eterno do teu Unigénito, antes dos tempos eternos.

Santo Hilário (c. 315-367), bispo de Poitiers, Doutor da Igreja
A Trindade, 12,52-53
Fonte: Site dos Arauos do Evangelho

Nenhum comentário: