TRANSLATOR GOOGLE

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

LITURGIA DO DIA - 08/08

Santo do dia

SÃO DOMINGOS
Presbítero. Fundador.
Memória Obrigatória. Cor Branca
Ofício de Memória.
Missa com Prefácio Comum ou dos Pastores

São Domingos nasceu em Caleruega, em Castela-a-Velha, no ano de 1170. De família nobre, e de belo rosto, acostumou-se desde jovem a duras penitências. De caráter metódico e firmíssimo, deu grande importância aos estudos, como premissa indispensável ao dever apologético dos frades pregadores. Aos 14 anos de idade, foi enviado para Palência, onde estudou filosofia e teologia. Como sacerdote e cônego de Osma distinguiu-se pela rectidão, zelo, pontualidade nas funções e espírito de sacrifício. Pregou com êxito contra os hereges albigenses, que defendiam a existência de dois princípios, de duas divindades: o Bem e o Mal. Estudo e pobreza são os dois pontos principais da Ordem dominicana, o programa de vida dos frades ’mendicantes’ que vestem o hábito de São Domingos, contemporâneo de outro grande e amado santo fundador, São Francisco de Assis. São Domingos morreu em Bolonha no dia seis de Agosto do ano 1221 e foi proclamado santo, 13 anos após a morte, em 1234.

Livro de Naum 2,1.3.3,1-3.6-7

Leitura da Profecia de Naum.

2,1"Eis sobre os montes os passos de um mensageiro, que anuncia a paz. Ó Judá, celebra tuas festas, cumpre tuas promessas: nunca mais Belial pisará teu solo; ele foi aniquilado. 3O Senhor há de restaurar a grandeza de Jacó, assim como a grandeza de Israel, pois os ladrões os saquearam e devastaram suas videiras.3,1 Ai de ti, cidade sanguinária, cheia de imposturas, cheia de espoliação e de incessante rapinagem. 2 Estalo de chicotes, fragor de rodas, cavalos relinchando, ringir de carros impetuosos, cavaleiros à carga, 3 espadas brilhando e lanças reluzentes, trucidados sem conta, mortos aos montes; cadáveres sem fim, tropeça-se sobre os corpos.6 Farei cair sobre ti tuas abominações, e te lançarei em rosto merecidos insultos; de ti farei um exemplo. 7 Assim, todos os que te virem, fugirão para longe, dizendo: ‘Nínive está em ruínas! Quem terá compaixão dela? Onde achar quem a console?"

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Deut. 32,35-36.39.41

- Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
- Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
- Já vem o dia em que serão arruinados e o seu destino se apressa em chegar. Porque o Senhor fará justiça a seu povo e salvará todos aqueles que o servem.
- Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
- Saibam todos que eu sou, somente eu, e não existe outro Deus além de mim: quem mata e faz viver, sou eu somente, sou eu que firo e eu que torno a curar.
- Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
- Se eu afiar a minha espada reluzente e com as minhas próprias mãos fizer justiça, dos adversários todos hei de me vingar e vou retribuir aos que odeiam.
- Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 16,24-28.

Aclamação (Mt 5,10)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Felizes os que são perseguidos,/ por causa da justiça do Senhor,/ porque o reino dos céus há de ser deles!
- Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho (Mt 16,24-28)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.26De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com seu Reino".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor

Comentários

Tome a sua cruz e siga-Me

Durante a tua vida, Cristo não te pede que carregues com Ele todo o peso da Sua cruz, que é uma cruz pesada, mas apenas uma pequena parte, aceitando os teus sofrimentos. Nada tens a temer. Pelo contrário, considera-te muito feliz por teres sido considerado digno de participar nos sofrimentos do Homem-Deus. Não se trata de um abandono nem de um castigo de Deus; pelo contrário, Ele está a dar-te uma prova do Seu amor, do Seu grande amor. Deves agradecer-Lho e resignar-te a beber o cálice do Getsemani.Por vezes, o Senhor faz-te sentir o peso da cruz. Esse peso parece-te insuportável e, contudo, tu carrega-lo porque o Senhor, que é cheio de amor e de misericórdia, te estende a Sua mão e te dá as forças de que precisas. Perante a falta de piedade dos homens, o Senhor tem necessidade de pessoas que sofram com Ele. É por isso que me conduz às vias dolorosas de que me falas na tua carta. Mas que Ele seja bendito para sempre, porque o Seu amor transporta a doçura para o meio da amargura, e transforma os sofrimentos passageiros desta vida em méritos para a eternidade.

São [Padre] Pio de Pietrelcina (1887-1968), capuchinho
FSP, 119 ; Ep 3,441 ; CE, 21 ; Ep 3,413
Fonte: Site dos Arautos do Evangelio

Nenhum comentário: