TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 23 de agosto de 2008

LITURGIA DO DIA - 23/08

Santo do dia

FESTA DE SANTA ROSA DE LIMA, PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA
("æque principalis" com Nossa Senhora de Guadalupe)
Hoje a Igreja celebra :
Santa Rosa de Lima, virgem, +1617,
padroeira da América Latina

Santa Rosa de Lima

Isabel Flores y de Oliva era o nome de baptismo de Santa Rosa de Lima que nasceu em 1586 em Lima, Peru. Os seus pais eram espanhois, que se haviam mudado para a rica colônia do Peru. O nome Rosa foi-lhe dado carinhosamente por uma empregada índia, Mariana, pois a mulher, maravilhada pela extraordinária beleza da menina, exclamou admirada: Você é bonita como uma rosa!Levada à miséria com a sua família, ganhou a vida com duro trabalho da lavoura e costura, até alta noite. Aos vinte anos, ingressou na Ordem Terceira de São Francisco, pediu e obteve licença de fazer os votos religiosos em sua própria casa, como terceira dominicana. Construiu para si uma pequena cela no fundo do quintal da casa de seus pais. A cama era um saco de estopa, levando uma vida de austeridade, de mortificação, de abandono à vontade de Deus. Vivia em contínuo contacto com Deus, alcançando um alto grau de vida contemplativa e de experiência mística. Soube compreender em profundidade o mistério da paixão, morte de Jesus, completando na sua própria carne o que faltava à redenção de Cristo. Era muito caridosa e em especial com os índios e com os negros.Todos os anos, na festa de São Bartolomeu, passava o dia inteiro em oração: "Este é o dia das minhas núpcias eternas", dizia. E foi exactamente assim. Morreu depois de grave enfermidade no dia 24 de agosto de 1617, com apenas 31 anos de idade.

Livro de Ezequiel 43,1-7

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.

- Palavra do Senhor. - Graças a Deus.

Livro de Salmos 85(84),9-10.11-12.13-14

- Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor! - Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor! - Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!
- Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor! - Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.
- Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor! - A majestade e o esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra! Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.
- Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 23,1-12

Aclamação (Jo 15,9b.5b) - Aleluia, aleluia, aleluia. - Aleluia, aleluia, aleluia. - Ficai em meu amor, assim fala o Senhor;/ quem em mim permanece e no qual permaneço,/ esse dá muito fruto!
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho - O Senhor esteja convosco. - Ele está no meio de nós. - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus. - Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44"O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola".

- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Fonte: Site dos Arautos do Evangelho

Nenhum comentário: