TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 30 de agosto de 2008

LITURGIA DO DIA - 30/08

Santo do dia

XXI SEMANA DO TEMPO COMUM
Ofício do dia de semana e Missa à escolha ouBr. Nossa Senhora do Sábado, MFac.Ofício e Missa da memória de Nossa Senhora
Hoje a Igreja celebra : Beata Joana Jugan, religiosa, +1879
Santa Tecla, virgem, mártir, séc. I

1ª Carta aos Coríntios 1,26-31

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
26Irmãos, considerai , considerai vós mesmos como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres. 27Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte.28Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, 29para que ninguém possa gloriar-se diante dele. 30É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação, 31para que, como está escrito, "quem se gloria, glorie-se no Senhor".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 33(32),12-13.18-19.20-21

- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
- Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.
- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
- Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
- No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança.
- Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 25,14-30

Aclamação (Jo 13,34)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Eu vos dou novo preceito:/ que uns aos outros vos ameis,/ como eu vos tenho amado.

Evangelho (Mt 25,14-30)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 14"Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco.17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhes mais cinco, dizendo: Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei.21O patrão lhe disse: Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria! 22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei. 23O patrão lhe disse: Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence. 26O patrão lhe respondeu: Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence.28Em seguida, o patrão ordenou: Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!"
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Fonte: Site dos Arautos do Evangelho

Nenhum comentário: