TRANSLATOR GOOGLE

terça-feira, 4 de novembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 04/11

Santo do dia

S. CARLOS BORROMEU. MEMÓRIA.
Ofício da memória (Paramentos brancos)
Missa própria: Prefácio Comum ou dos Pastores.

Carta aos Filipenses 2,5-11

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:
Irmãos, 5tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus. 6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas ele esvaziou-se a si mesmo assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de todo nome. 10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: "Jesus Cristo é o Senhor" para a glória de Deus Pai.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 22(21),26-27.28-30.31-32

- Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembléia!
- Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembléia!
- Cumpro meus votos ante aqueles que vos temem! Vossos pobres vão comer e saciar-se, e os que procuram o Senhor o louvarão; seus corações tenham a vida para sempre!"
- Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembléia!
- Lembrem-se disso os confins de toda a terra, para que voltem ao Senhor e se convertam, e se prostrem, adorando, diante dele todos os povos e as famílias das nações. Pois ao Senhor é que pertence a realeza; ele domina sobre todas as nações. Somente a ele adorarão os poderosos.
- Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembléia!
- Toda a minha descendência há de servi-lo; às futuras gerações anunciará, o poder e a justiça do Senhor; ao povo novo que há de vir, ela dirá: "Eis a obra que o Senhor realizou!"
- Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembléia!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 14,15-24

Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: "Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!" 16Jesus respondeu: "Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: Vinde, pois tudo está pronto. 18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas. 19Um outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas. 20Um terceiro disse: Acabo de me casar e, por isso, não posso ir. 21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. 22O empregado disse: Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar. 23O patrão disse ao empregado: Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Vai pelos caminhos e azinhagas e obriga toda a gente a entrar para que a minha casa fique cheia

Santo, santo, Tu és verdadeiramente santo, Senhor nosso Deus, e não há limite para a grandeza da Tua santidade: Tu dispuseste todas as coisas com correcção e justeza. Modelaste o homem com o barro da terra, honraste-o com a imagem do próprio Deus, colocaste-o num paraíso de delícias, prometendo-lhe - se observasse os mandamentos - a imortalidade e o gozo dos bens eternos. Mas ele transgrediu os Teus mandamentos, Deus verdadeiro, e, seduzido pela malícia da serpente, vítima do seu próprio pecado, submeteu-se à morte. Pelo Teu justo juízo, foi expulso do Paraíso para este mundo, reenviado para a terra de onde havia sido tirado.Mas Tu dispuseste para ele, no Teu Cristo, a salvação pelo novo nascimento, pois não rejeitaste para sempre a criatura que havias criado na Tua bondade; velaste por ela de muitas maneiras, na grandeza da Tua misericórdia. Enviaste profetas, fizeste milagres pelos santos que, em cada geração, Te foram agradáveis; deste-nos a Lei para nos socorrer; estabeleceste os anjos, para nos guardarem.E, ao chegar a plenitude dos tempos, falaste-nos no Teu único Filho, por Quem criaste o universo; Ele que é o esplendor da Tua glória e a imagem da Tua natureza; Ele que tudo realiza pelo poder da Sua palavra; Ele, que não preservou ciosamente a Sua igualdade com Deus mas, desde toda a eternidade, veio à terra, viveu com os homens, tomou carne na Virgem Maria, aceitou a condição de escravo, assumiu o nosso corpo miserável, para nos tornar conformes ao Seu corpo de glória (Heb 1, 2-3; Fil 2, 6-7; 3, 21).E, como foi pelo homem que o pecado entrou no mundo - e, pelo pecado, a morte -, agradou ao Filho único, a Ele que Se encontrava eternamente no Teu seio, ó Pai, mas que nasceu de mulher, condenar o pecado na Sua carne, a fim de que aqueles que haviam morrido em Adão tivessem a plenitude da vida em Cristo (Rom 5, 12; 8, 3). Enquanto viveu neste mundo, Ele deu-nos preceitos de salvação, desviou-nos do erro dos ídolos, levando-nos a conhecer-Te, a Ti, Deus verdadeiro. Desse modo, conquistou-nos para Si como povo escolhido, sacerdócio real, nação santa (1 Ped 2, 9).

Divina Liturgia de São Basílio (século IV)
Oração eucarística, I Parte
Fonte:Site A.E.

Nenhum comentário: