TRANSLATOR GOOGLE

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 26/11

Santo do dia

XXXIV SEMANA DO TEMPO COMUM
Ofício do dia de semana e Missa à escolha ouHoje a Igreja celebra : S. João Berchmans, jovem seminarista, +1621
Beato Tiago Alberione, presbítero, fundador, +1971
S. Leonardo de Porto Maurício, presbítero, +1751 S. Bellino, bispo, mártir, +1147 S. Silvestre, abade, +1267

Livro do Apocalipse 15,1-4

Leitura do Livro do Apocalipse de São João:
Eu, João, 1vi no céu outro sinal, grande e admirável: sete anjos, com as sete últimas pragas. Com elas o furor de Deus ia-se consumar. 2Vi também como que um mar de vidro misturado com fogo. Sobre este mar estavam, de pé, todos aqueles que saíram vitoriosos do confronto com a besta, com a imagem dela e com o número do nome da besta. Seguravam as harpas de Deus. 3Entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: "Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! 4Quem não temeria, Senhor, e não glorificaria o teu nome? Só tu és santo! Todas as nações virão prostrar-se diante de Ti, porque tuas justas decisões se tornaram manifestas".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 98,1.2-3.7-8.9

- Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!
- Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!
- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
- Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!
- O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
- Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!
- Aplauda o mar com todo ser que nele vive, o mundo inteiro e toda gente! As montanhas e os rios batam palmas e exultem de alegria.
- Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!
- Na presença do Senhor, pois ele vem, vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com eqüidade.
- Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 21,12-19

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12"Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!"
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

Sereis detestados por causa do meu nome, mas nem um cabelo da vossa cabeça se perderá

Jesus prometia sempre a paz aos seus discípulos, antes da sua morte e após a sua ressurreição, sempre a paz (Jo 14,27; Lc 24,36). Os discípulos nunca obtiveram esta paz vinda do exterior mas acolheram a paz na luta e o amor no sofrimento; e na morte encontraram a vida. E encontraram sempre um jubiloso triunfo quando, antes dessa morte, os interrogavam, julgavam, condenavam. Eram verdadeiras testemunhas. Sim, há muitos homens que estão totalmente cheios de mansidão no corpo e na alma, a ponto de estarem penetrados dela até à medula e até às veias, mas, quando chegam o sofrimento, as trevas, a dispersão interior, já não sabem para onde ir. Param de repente e daí não lhes vem nada. Quando chegarem os terríveis furacões, o deserto interior, a tentação exterior do mundo, da carne ou do Inimigo, aquele que souber passar através disso encontrará a paz profunda que ninguém lhe poderá arrebatar. Mas quem não tomar este caminho fica para trás e nunca saboreará a verdadeira paz. Eis quais são as verdadeiras testemunhas de Cristo.

Jean Tauler (vers 1300-1361), dominicano em Estrasburgo
Sermão 21, para a Ascensão

Fonte: Site A.E.

Nenhum comentário: