TRANSLATOR GOOGLE

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

LITURGIA DO DIA - 20/01

Santo do dia

Terça-feira da 2ª semana do Tempo Comum

Hoje a Igreja celebra :

S. Sebastião, mártir, +288,
S. Fabião (ou Fabiano), papa e mártir, +250

Leituras

Carta aos Hebreus 6,10-20.

De facto, Deus não é injusto, para esquecer as vossas obras e o amor que mostrastes pelo seu nome, pondo-vos ao serviço dos santos e servindo-os ainda agora. Desejamos, porém, que cada um de vós mostre o mesmo zelo para a plena realização da sua esperança até ao fim, de modo que não vos torneis preguiçosos, mas imiteis aqueles que, pela fé e pela perseverança, se tornam herdeiros das promessas. Quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha ninguém maior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: Na verdade, Eu te abençoarei e multiplicarei a tua descendência. E assim, Abraão, tendo esperado com paciência, alcançou a promessa. Ora, os homens juram por alguém maior do que eles, e o juramento é para eles uma garantia que põe fim a toda a controvérsia. Por isso, querendo Deus mostrar mais claramente aos herdeiros da promessa que a sua decisão era imutável, interveio com um juramento, para que, graças a duas acções imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, encontrássemos grande estímulo, nós os que procurámos refúgio nele, agarrando-nos à esperança proposta. Nessa esperança temos como que uma âncora segura e firme da alma, que penetra até ao interior do véu onde Jesus entrou como nosso precursor, tornando-se Sumo Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec.

-Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Livro de Salmos 111(110),1-2.4-5.9-10.

Louvarei o SENHOR de todo o coração, no conselho dos justos e na assembleia. Grandes são as obras do SENHOR, dignas de meditação para quem as ama. Deixou-nos um memorial das suas maravilhas. O SENHOR é bondoso e compassivo; dá sustento aos que o temem e jamais se esquece da sua aliança. Enviou a redenção ao seu povo, firmou com ele uma aliança para sempre; santo e venerável é o seu nome. temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; são prudentes todos os que o praticam. O seu louvor permanece eternamente.

Evangelho segundo S. Marcos 2,23-28.

Ora num dia de sábado, indo Jesus através das searas, os discípulos puseram-se a colher espigas pelo caminho. Os fariseus diziam-lhe: «Repara! Porque fazem eles ao sábado o que não é permitido?» Ele disse: «Nunca lestes o que fez David, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os que estavam com ele? Como entrou na casa de Deus, ao tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu os pães da oferenda, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e também os deu aos que estavam com ele?» E disse-lhes: «O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. O Filho do Homem até do sábado é Senhor.»

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós Senhor

Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: