TRANSLATOR GOOGLE

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

LITURGIA DO DIA - !3/01

Santo do Dia

Terça-feira da 3a semana do Advento

Hoje a Igreja celebra :
Santa Adelaide (ou Alice), imperatriz da Alemanha, +999

Livro de Sofonias 3,1-2.9-13.

Ai da cidade rebelde, manchada e opressora! Ela não ouviu o apelo, nem aceitou o aviso; não confiou no Senhor, nem se aproximou do seu Deus. Então, darei aos povos lábios puros, para que todos possam invocar o nome do Senhor e servi-lo de comum acordo. Do outro lado dos rios da Etiópia, os meus adoradores dispersos virão trazer-me ofertas. Naquele dia, não te envergonharás dos pecados que cometeste contra mim, porque exterminarei do meio de ti os orgulhosos e os arrogantes; e cessarás de te orgulhar na minha montanha santa. Deixarei subsistir no meio de ti um povo pobre e humilde; eles procurarão refúgio no nome do Senhor. O resto de Israel não cometerá mais a iniquidade nem proferirá mentiras; não se achará mais na sua boca uma língua enganadora. Eles apascentarão e repousarão sem que ninguém os inquiete.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Livro de Salmos 34(33),2-3.6-7.17-18.19.23.

Em todo o tempo, bendirei o SENHOR; o seu louvor estará sempre nos meus lábios.A minha alma gloria se no SENHOR! Que os humildes saibam e se alegrem. Aqueles que o contemplam ficam radiantes, não ficarão de semblante abatido.Quando um pobre invoca o SENHOR, Ele atende o e liberta o das suas angústias. A ira do SENHOR volta se contra os malfeitores, para apagar da terra a sua memória. Os justos clamaram e o SENHOR atendeu os e livrou os das suas angústias.O SENHOR está perto dos corações contritos e salva os espíritos abatidos. O SENHOR resgata a vida dos seus servos; os que nele confiam não serão condenados.

Evangelho segundo S. Mateus 21,28-32.

«Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: 'Filho, vai hoje trabalhar na vinha.’ Mas ele respondeu: 'Não quero.’ Mais tarde, porém, arrependeu-se e foi. Dirigindo-se ao segundo, falou-lhe do mesmo modo e ele respondeu: 'Vou sim, senhor.’ Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?» Responderam eles: «O primeiro.» Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo: Os cobradores de impostos e as meretrizes vão preceder vos no Reino de Deus. João veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os cobradores de impostos e as meretrizes acreditaram nele. E vós, nem depois de verdes isto, vos arrependestes para acreditar nele.»

-Palavra da Salvação
- Glória a Vós Senhor

Comentário - Isaac de l'Étoile (?- c. 1171), monge cisterciense 1º Sermão para o 2º domingo da Quaresma (trad. cf. SC 207, p. 225s)
Arrepender-se a acreditar na palavra de Deus

Irmãos, este é o momento de sair, cada um de nós por si, das vias do pecado. Saiamos da nossa Babilónia para nos reencontrarmos com Deus, nosso Salvador, como nos advertia o Profeta: «Prepara-te para comparecer diante do teu Deus, ó Israel!» (Am 4,12). Abandonemos o abismo do nosso pecado e aceitemos partir em direcção ao Senhor que assumiu «uma carne idêntica à do pecado» (Rm 8,3). Libertemo-nos do desejo do mal e façamos penitência pelos nossos erros. Assim, encontraremos Cristo, Ele que expiou o pecado que não tinha, de forma nenhuma, cometido. Então, Aquele que salva os arrependidos dar-nos-á a salvação: «Ele é misericordioso para com aqueles que se convertem» (Si 12,3 Vulg). Dir-me-ão: «Quem pode então, por si mesmo, sair do pecado?» Sim, na verdade, o maior pecado é o amor que lhe temos, o desejo de o cometer. Por isso, despoja-te do teu desejo [...], odeia o mal e assim conseguirás desapegar-te dele. Se odiares o pecado encontrarás a Cristo, em seu lugar. Cristo perdoa as faltas dos que odeiam o pecado e espera que arranquemos os maus hábitos pela raiz. Mas vós dizeis que, mesmo isso é demasiado para vós e que, sem a graça de Deus, é impossível ao homem odiar o seu pecado, desejar a justiça e querer arrepender-se: «Dêem graças ao Senhor, pelo seu amor e pelas suas maravilhas em favor dos homens.» (Sl 106, 8) [...] Senhor, salva--me da tibieza do espírito e da tempestade [...] Ó Senhor de mão firme, Jesus todo-poderoso, tu, que libertaste a minha mente do demónio da ignorância e arrancaste a minha vontade enfraquecida da doença das suas cobiças, liberta agora a minha capacidade de agir de modo que, com os santos anjos [...], possa, também eu: «cumprir as Vossas ordens, sempre dócil à Vossa palavra» (Sl 102, 20).

Fonte: Evangelho Quotidiano


Nenhum comentário: