TRANSLATOR GOOGLE

segunda-feira, 23 de março de 2009

LITURGIA DO DIA - 23/03

Santo do dia

Segunda-feira da 4ª semana da Quaresma
LEITURAS
Livro de Isaías 65,17-21.
Olhai, Eu vou criar um novo céu e uma nova terra; o passado não será mais lembrado e não voltará mais à memória. Alegrem-se e rejubilem para sempre por aquilo que vou criar. Olhai, vou criar uma Jerusalém cheia de alegria e um povo cheio de entusiasmo. Eu mesmo me alegrarei com esta Jerusalém e me entusiasmarei com o meu povo. Doravante não se ouvirão nela choros nem lamentos. Não haverá ali criança que morra de tenra idade, nem adulto que não chegue à velhice, pois será ainda novo aquele que morrer aos cem anos, e quem não chegar aos cem anos será como um amaldiçoado. Construirão casas e habitarão nelas, plantarão vinhas e comerão o seu fruto.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Livro de Salmos 30,2.4.5-6.11-13.
SENHOR, eu te enalteço, porque me salvaste e não permitiste que os inimigos se rissem de mim.SENHOR, livraste a minha alma da mansão dos mortos, poupaste me a vida, para eu não descer ao túmulo.Cantai salmos ao SENHOR, vós que o amais, e dai-lhe graças, lembrando a sua santidade.A sua indignação dura apenas um instante, mas a sua benevolência é para toda a vida. Ao cair da noite, vem o pranto; e, ao amanhecer, volta a alegria.Ouve me, SENHOR, tem compaixão de mim; SENHOR, vem em meu auxílio.Tu converteste o meu pranto em festa, tiraste me o luto e vestiste me de júbilo.Por isso o meu coração te cantará sem cessar. SENHOR, meu Deus, eu te louvarei para sempre.
Evangelho segundo S. João 4,43-54.
Passados aqueles dois dias, Jesus partiu dali para a Galileia. Ele mesmo tinha declarado que um profeta não é estimado na sua própria terra. No entanto, quando chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, por terem visto o que fizera em Jerusalém durante a festa; pois eles também tinham ido à festa. Veio, pois, novamente a Caná da Galileia, onde tinha convertido a água em vinho. Ora havia em Cafarnaúm um funcionário real que tinha o filho doente. Quando ouviu dizer que Jesus vinha da Judeia para a Galileia, foi ter com Ele e pediu-lhe que descesse até lá para lhe curar o filho, que estava a morrer. Então Jesus disse-lhe: «Se não virdes sinais extraordinários e prodígios, não acreditais.» Respondeu-lhe o funcionário real: «Senhor, desce até lá, antes que o meu filho morra.» Disse-lhe Jesus: «Vai, que o teu filho está salvo.» O homem acreditou nas palavras que Jesus lhe disse e pôs-se a caminho. Enquanto ia descendo, os criados vieram ao seu encontro, dizendo: «O teu filho está salvo.» Perguntou-lhes, então, a que horas ele se tinha sentido melhor. Responderam: «A febre deixou-o há pouco, depois do meio-dia.» O pai viu, então, que tinha sido exactamente àquela hora que Jesus lhe dissera: «O teu filho está salvo». E acreditou ele e todos os da sua casa. Jesus realizou este segundo sinal miraculoso ao ir da Judeia para a Galileia.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vóz Senhor
Comentário ao Evangelho do dia feito por Gregório de Narek (cerca de 944- cerca de 1010), monge e poeta arménio O Livro das Orações, 12, 1 (trad. SC 78, p. 102 rev.)

«Se não virdes sinais extraordinários e prodígios, não acreditais»

«Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo» (Jl 3,5; Rm 10,13).Quanto a mim, não apenas O invocomas, antes de tudo, creio na Sua grandeza.Não é pelos Seus presentesque persevero nas minhas súplicas:é que Ele é a Vida verdadeirae n'Ele respiro;Sem Ele não há movimento nem progresso. Não é tanto pelos laços de esperança:é pelos laços de amor que sou atraído.Não é dos dons:é do Doador que tenho perpétua nostalgia.Não é à glória que aspiro:é ao Senhor glorificado que quero abraçar.Não é de sede da vida que constantemente me consumo,é da lembrança d'Aquele que dá a vida.Não é pelo desejo de felicidade que suspiro,que do mais profundo do meu coração rompo em soluços:é porque anelo por Aquele que a prepara.Não é o repouso que procuro,é a face d'Aquele que aquietará o meu coração suplicante.Não é por causa do festim nupcial que feneço,é pelo anseio do Esposo.Na esperança certa do Seu poderapesar do fardo dos meus pecados,creio, com uma esperança inabalável,que, confiando-me na mão do Todo-Poderoso, não somente obterei o perdãomas que O verei em pessoa,graças à Sua misericórdia e à Sua piedadee que, conquanto justamente mereça ser proscrito,herdarei o Céu.

Nenhum comentário: