TRANSLATOR GOOGLE

quinta-feira, 23 de abril de 2009

LITURGIA DO DIA - 23/04

Santo do dia

Quinta-feira da 2ª semana da Páscoa

Hoje a Igreja celebra : S. Jorge, mártir, +303
LEITURAS

Livro dos Actos dos Apóstolos 5,27-33.
Trouxeram-nos, pois, e levaram-nos à presença do Sinédrio. O Sumo Sacerdote, interrogando-os, disse: «Proibimo-vos formalmente de ensinardes nesse nome, mas vós enchestes Jerusalém com a vossa doutrina e quereis fazer recair sobre nós o sangue desse homem.» Mas Pedro e os Apóstolos responderam: «Importa mais obedecer a Deus do que aos homens. O Deus dos nossos pais ressuscitou Jesus, a quem matastes, suspendendo-o num madeiro. Foi a Ele que Deus elevou, com a sua direita, como Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. E nós somos testemunhas destas coisas, juntamente com o Espírito Santo, que Deus tem concedido àqueles que lhe obedecem.» Enraivecidos com tal linguagem, pensaram a sério em matá-los.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Livro de Salmos 34,2.9.17-18.19-20.
Em todo o tempo, bendirei o SENHOR; o seu louvor estará sempre nos meus lábios.Saboreai e vede como o SENHOR é bom; feliz o homem que nele confia!A ira do SENHOR volta se contra os malfeitores, para apagar da terra a sua memória.Os justos clamaram e o SENHOR atendeu os e livrou os das suas angústias.O SENHOR está perto dos corações contritos e salva os espíritos abatidos.Muitas são as tribulações do justo, mas o SENHOR o livra de todas elas.
Evangelho segundo S. João 3,31-36.
Aquele que vem do Alto está acima de tudo. Quem é da terra à terra pertence e fala da terra. Aquele que vem do Céu está acima de tudo e dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho reconhece que Deus é verdadeiro; pois aquele que Deus enviou transmite as palavras de Deus, porque dá o Espírito sem medida. O Pai ama o Filho e tudo põe na sua mão. Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vóz Senhor

Comentário ao Evangelho do dia feito por São Simeão, o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego Catequeses, 3 (trad. Delhougne, Les Pères commentent, p. 293 rev; cf SC 96, p. 305)

«Aquele que Deus enviou transmite as palavras de Deus»

O Senhor disse-nos: «Esquadrinhai as Escrituras» (Jo 5, 39). Esquadrinhai-as então e retende com muita exactidão e fé tudo o que elas dizem. Deste modo, conhecendo claramente a vontade de Deus [...], sereis capazes de distinguir, sem vos enganardes, o bem do mal, em lugar de ouvir qualquer espírito e de serdes levados por pensamentos nocivos.Estai certos, meus irmãos, de que nada é tão favorável à nossa salvação como o cumprimento dos preceitos divinos do Senhor. [...] Precisaremos, no entanto, de muito temor, paciência e perseverança na oração para nos ser revelado o sentido de uma só palavra do Mestre, para conhecermos o grande mistério oculto nas suas mais pequenas palavras, e para estarmos preparados para dar a nossa vida pelo mais pequeno traço dos mandamentos de Deus (cf. Mt 5, 18).Porque a palavra de Deus é como uma espada de dois gumes (Heb 4, 12) que penetra e retira da alma toda a cobiça e todo o instinto carnal. Mais do que isso, ela torna-se também como que um fogo devorador (Jer 20, 9), quando reanima o ardor da nossa alma, quando nos faz desprezar todas as tristezas da vida e considerar as provações uma alegria (Tg 1,2), quando, perante a morte que os homens temem, ela nos faz desejar e abraçar a vida ao dar-nos o meio de a alcançar.

Nenhum comentário: