TRANSLATOR GOOGLE

quinta-feira, 21 de maio de 2009

LITURGIA DO DIA - 21/05

Santo do dia


Quinta-feira da 6ª semana da Páscoa - Rogações

Rogações

Hoje a Igreja celebra : Santa Catarina de Génova, viúva, penitente,+1510

LEITURAS

Livro dos Actos dos Apóstolos 18,1-8.

Depois disso, Paulo afastou-se de Atenas e foi para Corinto. Encontrou ali um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália com Priscila, sua mulher, porque um édito de Cláudio ordenara que todos os judeus se afastassem de Roma. Paulo foi procurá-los e, como eram da mesma profissão isto é, fabricantes de tendas ficou em casa deles e começou a trabalhar. Todos os sábados dissertava na sinagoga e esforçava-se por convencer, tanto a judeus como a gregos. Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedónia, Paulo entregou-se à pregação, afirmando e provando aos judeus que Jesus era o Messias. Mas, perante a oposição e as blasfémias deles, sacudiu as suas vestes e disse-lhes: «Que o vosso sangue recaia sobre as vossas cabeças. Eu não sou responsável por isso. De futuro, dirigir-me-ei aos pagãos.» Retirou-se dali e foi para casa de um certo Tício Justo, homem temente a Deus, cuja casa era contígua à sinagoga. No entanto, Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor, ele e todos os da sua casa; e muitos dos coríntios que ouviam Paulo pregar abraçavam também a fé e recebiam o Baptismo.

Livro de Salmos 98(97),1-4.

Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque Ele fez maravilhas! A sua mão direita e o seu santo braço lhe deram a vitória.O SENHOR anunciou a sua vitória, revelou aos povos a sua justiça.Lembrou se do seu amor e da sua fidelidade em favor da casa de Israel. Todos os confins da terra presenciaram o triunfo libertador do nosso Deus.Aclamai o SENHOR, terra inteira, exultai de alegria e cantai.

Evangelho segundo S. João 16,16-20.

«Ainda um pouco, e deixareis de me ver; e um pouco mais, e por fim me vereis.» Disseram entre si alguns dos discípulos: «Que é isso que Ele nos diz: 'Ainda um pouco, e deixareis de me ver, e um pouco mais, e por fim me vereis'? E também: 'Eu vou para o Pai'?» Diziam, pois: «Que quer Ele dizer com isto: 'Ainda um pouco'? Não sabemos o que Ele está a anunciar!» Jesus, percebendo que o queriam interrogar, disse-lhes: «Estais entre vós a inquirir acerca disto que Eu disse: 'Ainda um pouco, e deixareis de me ver, e um pouco mais, e por fim me vereis'? Em verdade, em verdade vos digo: haveis de chorar e lamentar-vos, ao passo que o mundo há-de gozar. Vós haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há-de converter-se em alegria!

Comentário ao Evangelho do dia feito por Liturgia Síria (trad. Bouchet, Leccionário p. 232 rev.)

«Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida» (Lc 15, 6)

No dia da tua Ascensão, ó Cristo Rei,os anjos e os homens proclamam:«Senhor, tu és Santo porque desceste e salvaste, do abismo da morte e do pecado, a Adão,o homem feito do pó (Gn 2, 7),e pela tua santa Ascensão, ó Filho de Deus,os céus e a terra entram em paz.Glória Àquele que te enviou!»A Igreja viu o seu Esposo na glória,e esqueceu os sofrimentos suportados no Gólgota.Em vez do peso da cruz que Ele levavaé uma nuvem de luz que O leva. Eis que se eleva, vestido de esplendor e de glória. Um grande prodígio se cumpre hoje no Monte da Oliveiras:Quem é capaz de o dizer ? [...] O nosso Mestre tinha descido à procura de Adãoe, depois de ter encontrado aquele que estava perdido, levou-o aos ombros e introduziu-o Consigo na glória do céu (cf. Lc 15, 4ss.). Veio e mostrou-nos que era Deus; revestiu-Se de um corpo e mostrou que era homem; Desceu aos infernos e mostrou que estava morto;subiu e foi exaltado e mostrou que era grande. Bendita seja a Sua exaltação!

No dia do Seu nascimento, Maria alegra-se,no dia da Sua morte, a terra treme, no dia da Sua ressurreição, o inferno aflige-se, no dia da Sua Ascensão, o céu exulta. Bendita seja a Sua Ascensão!

Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: