TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 12 de setembro de 2009

LITURGIA DO DIA - 12/09

Santo do dia

Sábado da 23ª semana do Tempo Comum


LEITURAS

1ª Carta a Timóteo 1,15-17.
Eis uma palavra digna de fé e de toda a aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. E justamente por isso alcancei misericórdia, para que, em mim primeiramente, Cristo Jesus mostrasse toda a sua magnanimidade, como exemplo para aqueles que haviam de crer nele para a vida eterna. Ao rei dos séculos, ao Deus incorruptível, invisível e único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Ámen.
Livro de Salmos 113(112),1-2.3-4.5.6-7.
Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR. Bendito seja o nome do SENHOR, agora e para sempre. Desde o nascer ao pôr-do-sol, seja louvado o nome do SENHOR. SENHOR reina sobre todas as nações, a sua majestade está acima dos céus. Quem é como o SENHOR, nosso Deus, que tem o seu trono nas alturas? Ele se inclina, lá do alto, para observar o céu e a terra. Ele levanta do pó o indigente e tira o pobre da miséria.
Evangelho segundo S. Lucas 6,43-49.
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto; não se colhem figos dos espinhos, nem uvas dos abrolhos. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o que é bom; e o mau, do mau tesouro tira o que é mau; pois a boca fala da abundância do coração.» «Porque me chamais 'Senhor, Senhor', e não fazeis o que Eu digo? Vou mostrar-vos a quem é semelhante todo aquele que vem ter comigo, escuta as minhas palavras e as põe em prática. É semelhante a um homem que edificou uma casa: cavou, aprofundou e assentou os alicerces sobre a rocha. Sobreveio uma inundação, a torrente arremessou-se com violência contra aquela casa mas não a abalou, por ter sido bem edificada. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra, sem alicerces. A torrente arremessou-se contra ela, e a casa imediatamente se desmoronou. E foi grande a sua ruína!»


Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Hilário (cc. 315-367), Bispo de Poitiers e Doutor da Igreja Comentário sobre o salmo 126, PL 9, 696 (a partir da trad. de Solesmes, Lectionnaire, t. 2, p. 877 rev.)

«A torrente arremessou-se contra aquela casa, mas não a abalou»

«Se não for o Senhor a edificar a casa, em vão trabalham os construtores» (Sl 126, 1). «Vós sois o templo de Deus e o Espírito de Deus habita em vós» (1 Cor 3, 16). A esta casa que é o templo de Deus, cheio de ensinamentos e graças de Deus, a esta morada que contém a santidade do coração de Deus, prestou o mesmo profeta a seguinte homenagem: «O Teu templo é santo, maravilhoso de justiça» (Sl 64, 6 Vulg). A santidade, a justiça, a castidade do homem são um templo para Deus.Esta casa deve, pois, ser construída por Deus. Uma construção edificada pelo trabalho dos homens não dura; o que é instituído segundo as doutrinas deste mundo não se mantém; os nossos esforços vãos e os nossos cuidados atentos são guardiões inúteis. É necessário construir de outra forma, proteger esta casa de outra maneira. Não se deve alicerçá-la sobre o solo, sobre uma areia fluida e deslizante; há que colocar os alicerces sobre os profetas e os apóstolos.Há que edificá-la com pedras vivas, sustentá-la na pedra angular, fazê-la crescer por montagens graduais até ao homem perfeito e à estatura do corpo de Cristo (1 Ped 2, 5; Ef 2, 20; 4, 12-13). Há que decorá-la com o brilho e a beleza das graças espirituais. Se ela for assim edificada por Deus, isto é, segundo os Seus ensinamentos, não se desmoronará. E esta casa desdobrar-se-á em várias outras, porque tudo aquilo que cada fiel edificar trará proveito a cada um de nós, para o embelezamento e o crescimento da cidade bem-aventurada.


Fonte: Evangelho Qutidiano

Nenhum comentário: