TRANSLATOR GOOGLE

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

LITURGIA DO DIA - 24/09

Santo do dia

Quinta-feira da 25ª semana do Tempo Comum

Hoje a Igreja celebra : Nossa Senhora das Mercês, S. Vicente Maria Strambi, bispo, +1824, Beata Rita Amada de Jesus, religiosa, fundadora

LEITURAS

Livro de Ageu 1,1-8.

No segundo ano do reinado de Dario, no primeiro dia do sexto mês, a palavra do Senhor foi dirigida, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Joçadac, Sumo Sacerdote, nestes termos: «Eis o que diz o Senhor do universo: Este povo diz: ‘Não chegou ainda o momento de reedificar o templo do Senhor.’» E a palavra do Senhor foi dirigida por meio do profeta Ageu, nestes termos: «É então tempo para vós habitardes em casas confortáveis, enquanto esta casa está em ruínas?» Eis, pois, o que declara o Senhor do universo: «Reflecti, no vosso coração, sobre o caminho que tomastes. Semeastes muito mas recolhestes pouco; comestes mas não vos saciastes; bebestes mas não apagastes a vossa sede; vestistes-vos mas não vos aquecestes. O operário ganhou o seu salário mas meteu-o em saco roto.» Assim fala o Senhor do universo: «Reflecti no vosso coração, sobre o caminho que tomastes. Subi à montanha, trazei madeira e reedificai a casa; ela me será agradável e nela serei glorificado – diz o Senhor.

Livro de Salmos 149(148),1-2.3-4.5-6.9.

Cantai ao SENHOR um cântico novo; louvai-o na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel no seu criador; regozije-se o povo de Sião no seu rei! Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe ao som de harpas e tambores! SENHOR ama o seu povo e honra os humildes com a vitória! Exultem de alegria os fiéis pelo triunfo de Deus e cantem jubilosos em seus leitos! Entoem bem alto os louvores de Deus, com a espada de dois gumes na mão, para lhes aplicarem a sentença que estava determinada. Esta é a glória de todos os seus fiéis.

Evangelho segundo S. Lucas 9,7-9.

O tetrarca Herodes ouviu dizer tudo o que se passava; e andava perplexo, pois alguns diziam que João ressuscitara dos mortos; outros, que Elias aparecera, e outros, que um dos antigos profetas ressuscitara. Herodes disse: «A João mandei-o eu decapitar, mas quem é este de quem oiço dizer semelhantes coisas?» E procurava vê-lo.

Comentário ao Evangelho do dia feito por São Clemente de Roma, papa de cerca de 90 a 100 Carta aos Coríntios; oração universal (a partir da trad. de col. Icthus, vol. 2, p. 68)

Deus torna-Se visível em Jesus, Seu Filho bem-amado

Que o Artesão do Universo conserve intacto na terrao número dos Seus eleitos,pelo seu Filho bem-amado, Jesus Cristo.Por Ele nos chamou das trevas à luzda ignorância ao conhecimento da glória do Seu nome. Em Ti pomos a nossa esperança, princípio de toda a criação.Abriste os olhos do nosso coração, a fim de Te reconhecessem,a Ti, o único Altíssimo nos céus, Santo que repousa entre os santos.Tu abates a insolência dos soberbos, alteras os cálculos das nações, elevas os humildes e derrubas os poderosos,Tu nos enriqueces e nos empobreces, tomas e dás a vida.Único benfeitor dos espíritose Deus de toda a carne,perscrutas as profundezas,vigias as obras dos homens,és socorro nos perigos,Salvador dos desesperados,Criador e Guardião de todo o espírito vivente. [...]Nós Te pedimos, ó Todo-Poderoso, sê nosso auxílio e nosso defensor. Salva os oprimidos,tem piedade dos pequenos, levanta os que caíram.Mostra-Te aos que estão em necessidade,cura os enfermos,reconduz os que do Teu povo se perderam,dá alimento aos que têm fome,a liberdade aos prisioneiros;corrige os fracos, consola os pusilânimes;e que todos os povos reconheçam,que só Tu és Deus,que Jesus Cristo é Teu Filho,que somos o Teu povo, as ovelhas do Teu redil.

Fonte: Evangelho Qotidiano

Nenhum comentário: