TRANSLATOR GOOGLE

terça-feira, 29 de setembro de 2009

LITURGIA DO DIA - 29/09






Santo do dia

S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael, Arcanjos – FestaS.
Miguel, S. Gabriel e S. Rafael, Arcanjos
LEITURAS
Livro de Daniel 7,9-10.13-14.
«Continuava eu a olhar, até que foram preparados uns tronos, e um Ancião sentou-se. Branco como a neve era o seu vestuário, e os cabelos da cabeça eram como de lã pura; o trono era feito de chamas, com rodas de fogo flamejante. Corria um rio de fogo que jorrava da parte da frente dele. Mil milhares o serviam, dez mil miríades lhe assistiam. O tribunal reuniu-se em sessão e foram abertos os livros. Contemplando sempre a visão nocturna, vi aproximar-se, sobre as nuvens do céu, um ser semelhante a um filho de homem. Avançou até ao Ancião, diante do qual o conduziram. Foram-lhe dadas as soberanias, a glória e a realeza. Todos os povos, todas as nações e as gentes de todas as línguas o serviram. O seu império é um império eterno que não passará jamais, e o seu reino nunca será destruído.»
Livro de Salmos 138(137),1-5.
Dou-te graças, SENHOR, de todo o coração, na presença dos poderosos te hei-de louvar. Inclino-me voltado para o teu santo templo e louvarei o teu nome, pela tua bondade e pela tua fidelidade, porque foste mais além das tuas promessas. Quando te invoquei, atendeste-me e aumentaste as forças da minha alma. Todos os reis da terra te louvarão, SENHOR, ao ouvirem as palavras da tua boca. Celebrarão os caminhos do SENHOR, pois grande é a sua glória.
Evangelho segundo S. João 1,47-51.
Jesus viu Natanael, que vinha ao seu encontro, e disse dele: «Aí vem um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento.» Disse-lhe Natanael: «Donde me conheces?» Respondeu-lhe Jesus: «Antes de Filipe te chamar, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira!» Respondeu Natanael: «Rabi, Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!» Retorquiu-lhe Jesus: «Tu crês por Eu te ter dito: 'Vi-te debaixo da figueira'? Hás-de ver coisas maiores do que estas!» E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo: vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo por meio do Filho do Homem.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por São Simeão, o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego Hino 2

«Os anjos nos céus vêem constantemente a face de Meu Pai» (Mt 18, 10)

Eu Te dou graças, porque me concedeste a vida, e conhecer-Te e adorar-Te, meu Deus.Porque «a vida, é conhecer-te, a Ti, único Deus verdadeiro» (Jo 17, 3),criador e autor de tudo,não gerado, não criado, sem princípio, único,e Teu Filho, gerado de ti,e o Espírito santíssimo, procedente de Ti,a trina unidade digna de todo o louvor. [...]O que há nos anjos, nos arcanjos,nas dominações, nos querubins e nos serafinse em todos os outros exércitos celestes,como glória ou como luz de imortalidade,que alegria, que esplendor de vida imaterial,senão a única luz da Santíssima Trindade? [...]Cita-me um ser incorporal ou corpóreo,e encontrarás que foi Deus que tudo fez.Se te falam de um ser qualquer, os do céu,os da terra ou os dos abismos,para esses também, para todos, não há senão uma única vida, uma glória,um desejo e um reino,uma única riqueza, alegria, coroa, vitória, paz,ou qualquer outro brilho; e consiste isto:no conhecimento do Princípio e da Causade onde tudo veio, onde tudo teve a sua origem.Lá está quem mantém as coisas nas alturas e as coisas daqui de baixo,Lá está quem põe ordem em todos os seres espirituais,Lá está quem reina sobre todos os seres visíveis. [...]Eles cresceram em conhecimento e redobraram o temorao verem Satanás caire os seus companheiros arrebatados pela presunção.Os que caíram esqueceram tudo isso, escravos do seu orgulho;enquanto que todos os que conservaram o conhecimento, elevados pelo temor e pelo amor,se uniram ao seu Senhor.Assim, o reconhecimento do senhorioproduziu também o crescimento do seu amorporque viram melhor e mais claramente o brilho fulgurante da Trindade.

Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: