TRANSLATOR GOOGLE

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

LITURGIA DO DIA - 04/12

Santo do dia
Sexta-feira da 1a semana do Advento
LEITURAS
Livro de Isaías 29,17-24.
Dentro de muito pouco tempo, o Líbano converter-se-á em pomar, e o pomar será como uma floresta. Nesse dia, os surdos ouvirão as palavras do livro, e, livres da obscuridade e das trevas, os olhos dos cegos verão. Os oprimidos voltarão a alegrar-se no SENHOR, e os pobres exultarão no Santo de Israel. Foi eliminado o tirano e desapareceu o cínico, e todos os que buscam a iniquidade serão exterminados: os que acusam de crime os inocentes, os que procuram enganar o juiz, os que por uma coisa de nada condenam os outros. Por isso, o SENHOR fala aos descendentes de Jacob Ele que resgatou Abraão: «Daqui em diante, Jacob não será mais envergonhado, o seu rosto não mais ficará corado. Quando os seus filhos virem o que Eu fiz por eles, bendirão o meu nome, bendirão o Santo de Jacob e temerão o Deus de Israel. Os espíritos desencaminhados compreenderão, e os que protestavam, aprenderão a lição.»
Livro de Salmos 27,1.4.13-14.
O SENHOR é minha luz e salvação: de quem terei medo? O SENHOR é o baluarte da minha vida: quem me assustará?Uma só coisa peço ao SENHOR e ardentemente a desejo: é habitar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para saborear o seu encanto e ficar em vigília no seu templo.Creio, firmemente, vir a contemplar a bondade do SENHOR, na terra dos vivos.Confia no SENHOR! Sê forte e corajoso, e confia no SENHOR!
Evangelho segundo S. Mateus 9,27-31.
Ao sair dali, seguiram-no dois cegos, gritando: «Filho de David, tem misericórdia de nós!» Ao chegar a casa, os cegos aproximaram-se dele, e Jesus disse-lhes: «Credes que tenho poder para fazer isso?» Responderam-lhe: «Cremos, Senhor!» Então, tocou-lhes nos olhos, dizendo: «Seja-vos feito segundo a vossa fé.» E os olhos abriram-se-lhes. Jesus advertiu-os em tom severo: «Vede lá, que ninguém o saiba.» Mas eles, saindo, divulgaram a sua fama por toda aquela terra.
Comentário ao Evangelho do dia feito por São Simeão O Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego Hino 37 (a partir da trad. SC 174, p. 459 rev)

«E os olhos abriram-se-lhes»

Mestre, ó Cristo, Mestre que salvas as almas,Deus, Mestre de todas as Forças visíveis e invisíveis,Criador de tudo o que há no céu, do que existe acima do céu,do que há sob a terra,mas também do que há sobre terra. [...]
Tens tudo na Tua mão,porque é a Tua mão, ó Mestre, a grande forçaque realiza a vontade de Teu Pai,que forja, realiza, criae dirige as nossas vidas de maneira inexprimível.
A Tua mão também me crioue do nada deu-me vida.E eu, nascido neste mundoignorava-Te totalmente, a Ti bom Mestre,a Ti meu criador, a Ti que me deste forma,e estava no mundo como um cegosem ter Deus, pois ignorava o meu Deus.
Então Tu mesmo tiveste piedade, olhaste-me,converteste-me, fazendo brilhar a Tua luz na minha obscuridade,e atraíste-me a Ti, ó Criador. E, após teres-me arrancado do fundo do fosso [...] dos desejos e dos prazeres desta vida, mostraste-me o caminho, deste-me um guia,para me conduzir segundo os Teus mandamentos. Segui-o, segui-o sem preocupações. [...] Mas quando Te vi a Ti, Bom Mestre, com o meu Guia e com o meu Pai, experimentei um amor e um desejo indizíveise, ultrapassada a fé e a esperança,disse: Eis que vejo a sombra dos bens futuros (cf. Heb 10, 1),Eis o reino dos céus,que vejo diante dos meus olhos, esses bens que os olhos não viram, e os ouvidos não ouviram» (Is 64, 4; 1Cor 2, 9).
Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: