TRANSLATOR GOOGLE

sábado, 23 de janeiro de 2010

LITURGIA DO DIA - 23/01





Santo do dia

Hoje a Igreja celebra : Santo Ildefonso, bispo, +667

LEITURAS

Livro de 2º Samuel 1,1-4.11-12.19.23-27.

Morto Saul, David regressou da derrota que infligiu aos amalecitas e esteve dois dias em Ciclag. Ao terceiro dia, apareceu um homem que vinha do acampamento de Saul, com as vestes rasgadas e a cabeça coberta de pó. Chegando perto de David, prostrou-se por terra e fez-lhe uma profunda reverência. David perguntou: «De onde vens?» Respondeu ele: «Escapei do acampamento de Israel.» Disse-lhe David: «Que aconteceu? Conta-me tudo.» Ele respondeu: «As tropas fugiram do campo de batalha, muitos tombaram, e Saul assim como seu filho Jónatas pereceram.» Então, David rasgou as suas vestes, e todos os que estavam com ele o imitaram. E prantearam, choraram e jejuaram até à tarde, por amor de Saul, de seu filho Jónatas, do povo do Senhor e do povo de Israel, porque tinham sido passados ao fio da espada. «A Honra de Israel pereceu sobre as colinas! Tombaram os heróis! Saul e Jónatas, amados e gloriosos, jamais se separaram, nem na vida nem na morte, mais velozes do que as águias, mais fortes do que os leões. Filhas de Israel, chorai sobre Saul! Ele vestia-vos de púrpura sumptuosa e ornava de ouro as vossas vestes. Tombaram os heróis no campo de batalha! Jónatas, morto sobre as tuas colinas! Jónatas, meu irmão, que angústia sofro por ti! Como eu te amava! O teu amor era uma maravilha para mim mais excelente que o das mulheres. Como tombaram os heróis e se destruíram as armas de guerra!»

Livro de Salmos 80(79),2-3.5-7.

Ó pastor de Israel, escuta, Tu que conduzes José como um rebanho, Tu que tens o teu trono sobre os querubiMostra a tua grandeza às tribos de Efraim, Benjamim e Manassés! Desperta o teu poder e vem salvar nos! SENHOR, Deus do universo, até quando te mostrarás indignado, apesar das súplicas do teu povo?Deste nos a comer o pão das lágrimas e a beber copioso pranto.Tornaste nos presa disputada pelas nações vizinhas, e os nossos inimigos escarnecem de nós.

Evangelho segundo S. Marcos 3,20-21.

Tendo Jesus chegado a casa, de novo a multidão acorreu, de tal maneira que nem podiam comer. E quando os seus familiares ouviram isto, saíram a ter mão nele, pois diziam: «Está fora de si!»


Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: