TRANSLATOR GOOGLE

terça-feira, 20 de julho de 2010

LITURGIA DO DIA 20/07

Santo do dia

Terça-feira da 16ª semana do Tempo Comum

Hoje a Igreja celebra : Elias, profeta, séc. IX a.C., S. Apolinário, bispo, mártir, séc. II

Santo Elias

O Santo Profeta Elias, é considerado o iniciador desse nosso gênero de vida, por isso nós o chamamos de Pai. Este homem de Deus foi suscitado para ser como um fogo, através de seu ardor profético. Contemplativo solitário estava sempre na presença de Deus, foi poderoso na oração e amigo de Deus. Arrebatado num turbilhão de fogo, ele nos ensina a buscar as coisas celestes. Lemos no Livro dos Reis: “E dirigiu o Senhor a Sua palavra a Elias dizendo: Retira-te daqui e vai para a banda do oriente, e esconde-te junto da Torrente de Carit, que está defronte do Jordão. E lá beberás da Torrente; e Eu mandei aos corvos que te sustentem ali mesmo” (I Reis 17,2-4). "O Espírito Santo pôs em Elias um veemente desejo de executar o tão santo e tão conveniente mandato que lhe havia inspirado, e o escolheu e fortaleceu para que pusesse em obras tão desejadas promessas. Os religiosos Monges Eremitas tanto mais devem meditar cada uma destas palavras, não só no sentido literal histórico, senão no místico principalmente, e com tanta maior solicitude, quanto que nelas se encerra mais perfeita a Instituição, isto é: o modo de vida para chegar à perfeição profética e ao fim da vida religiosa eremítica." (Livro da Instituição dos Primeiros Monges)
LEITURAS

Livro de Miqueias 7,14-15.18-20.

Apascenta com o cajado o teu povo, o rebanho da tua herança, os que habitam isolados nas florestas no meio dos prados. Sejam eles apascentados em Basan e Guilead, como nos dias antigos. Mostra-nos os teus prodígios, como nos dias em que nos tiraste do Egipto. Qual é o Deus que, como Tu, apaga a iniquidade e perdoa o pecado do resto da sua herança? Não se obstina na sua cólera, porque prefere a bondade. Uma vez mais, terá compaixão de nós, apagará as nossas iniquidades e lançará os nossos pecados ao fundo do mar. Mostrarás a tua fidelidade a Jacob, e a tua bondade a Abraão, como juraste a nossos pais, desde os tempos antigos.

Livro de Salmos 85(84),2-4.5-6.7-8.

SENHOR, Tu abençoaste a tua terra; restauraste a prosperidade de Jacob.Perdoaste as culpas do teu povo, esqueceste todas as suas faltas;acalmaste a tua indignação, dominaste o furor da tua ira.Volta-te para nós, ó Deus, nosso salvador, afasta de nós a tua indignação!Estarás para sempre indignado contra nós, ou irás prolongar pelos séculos o teu furor?Não tornarás a dar nos a vida, para que o teu povo se alegre em ti?Mostra nos, SENHOR, a tua misericórdia, concede nos a tua salvação.

Evangelho segundo S. Mateus 12,46-50.

Estava Ele ainda a falar à multidão, quando apareceram sua mãe e seus irmãos, que, do lado de fora, procuravam falar-lhe. Disse-lhe alguém: «A tua mãe e os teus irmãos estão lá fora e querem falar-te.» Jesus respondeu ao que lhe falara: «Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos?» E, indicando com a mão os discípulos, acrescentou: «Aí estão minha mãe e meus irmãos; pois, todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está no Céu, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»

Comentário ao Evangelho do dia feito por São [Padre] Pio de Pietrelcina (1887-1968), capucinho GC, 21; AdFP,563; GC, 24 (a partir da trad. Une Pensée, Médiaspaul 1991, p. 50)

«Todo aquele que fizer a vontade de Meu Pai que está no Céu, esse é que é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe»

Maria, a Mãe de Jesus, sabia bem que seria através da morte do seu Filho que a Redenção se deveria completar; e, no entanto, também ela chorou e sofreu, e quanto!Se o Senhor Se vos manifestar, dai-Lhe graças; e se Ele Se esconder, fazei o mesmo; tudo isso é um jogo de amor. Que a Virgem Maria, na sua bondade, continue a alcançar-vos, da parte do Senhor, a graça de suportar sem vacilar as numerosas provas de amor que Ele vos dá. Desejo que chegueis ao ponto de morrer com Ele na cruz e que, com Ele, possais gritar: «Tudo está consumado». Que Maria transforme em alegria todos os sofrimentos da tua vida.

Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: