TRANSLATOR GOOGLE

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

LITURGIA DO DIA - 22/09

Santo do dia
Quarta-feira da 25ª semana do Tempo Comum
Hoje a Igreja celebra : S. Maurício e companheiros (soldados romanos), mártires, séc. III, Beato José Calasanz e companheiros, mártires, +1648
LEITURAS
Livro de Provérbios 30,5-9.
Toda a palavra de Deus é provada ao fogo, é um escudo para aqueles que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso. Peço-te duas coisas, não mas negues antes da minha morte: Afasta de mim a falsidade e a mentira, não me dês pobreza nem riqueza, concede-me o pão que me é necessário, para que, saciado, não te renegue, e não diga: «Quem é o Senhor?» Ou, empobrecido, não roube e não profane o nome do meu Deus.
Livro de Salmos 119,29.72.89.101.104.163.
Afasta-me dos caminhos da mentira; concede-me a graça da tua lei. Prezo mais a lei da tua boca do que milhões em ouro e prata. Yod SENHOR, a tua palavra permanece para sempre, mais estável do que os céus. Desviei os meus pés de todo o mau caminho para obedecer às tuas palavras. Dos teus preceitos recebi entendimento; por isso detesto os caminhos da mentira. Nun Odeio e detesto a mentira, mas amo a tua lei.
Evangelho segundo S. Lucas 9,1-6.
Tendo convocado os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demónios e para curarem doenças. Depois, enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os doentes, e disse-lhes: «Nada leveis para o caminho: nem cajado, nem alforge, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas. Em qualquer casa em que entrardes, ficai lá até ao vosso regresso. Quanto aos que vos não receberem, saí dessa cidade e sacudi o pó dos vossos pés, para servir de testemunho contra eles.» Eles puseram-se a caminho e foram de aldeia em aldeia, anunciando a Boa-Nova e realizando curas por toda a parte.
Comentário ao Evangelho do dia feito por João Paulo II Redemptoris Missio

Enviou-os a proclamar o Reino de Deus

O nosso tempo, com uma humanidade em movimento e insatisfeita, exige um renovado impulso na actividade missionária da Igreja. Os horizontes e as possibilidades da missão alargam-se, e é-nos pedida, a nós cristãos, a coragem apostólica, apoiada sobre a confiança no Espírito. Ele é o protagonista da missão! Na história da humanidade, houve numerosas viragens que estimularam o dinamismo missionário, e a Igreja, guiada pelo Espírito, sempre respondeu com generosidade e clarividência. Também não faltaram os frutos! Há pouco tempo, celebrou-se o milénio da evangelização da Rússia e dos povos eslavos, estando para se celebrar o quinto centenário da evangelização das Américas; foram entretanto comemorados, de forma solene, os centenários das primeiras missões em vários Países da Ásia, da África e da Oceânia. A Igreja deve hoje enfrentar outros desafios, lançando-se para novas fronteiras, quer na primeira missão ad gentes, quer na nova evangelização dos povos que já receberam o anúncio de Cristo. A todos os cristãos, às Igrejas particulares e à Igreja universal, pede-se a mesma coragem que moveu os missionários do passado, a mesma disponibilidade para escutar a voz do Espírito.
Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: