TRANSLATOR GOOGLE

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

LITURGIA DO DIA - 14/10



Santo do dia
Quinta-feira da 28ª semana do Tempo Comum
LEITURAS
Carta aos Efésios 1,1-10.
Paulo, Apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Bendito seja o Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que no alto do Céu nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. Foi assim que Ele nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis na sua presença, no amor. Predestinou-nos para sermos adoptados como seus filhos por meio de Jesus Cristo, de acordo com o beneplácito da sua vontade, para que seja prestado louvor à glória da sua graça, que gratuitamente derramou sobre nós, no seu Filho bem amado. É em Cristo, pelo seu sangue, que temos a redenção, o perdão dos pecados, em virtude da riqueza da sua graça, que Ele abundantemente derramou sobre nós, com toda a sabedoria e inteligência. Manifestou-nos o mistério da sua vontade, e o plano generoso que tinha estabelecido, para conduzir os tempos à sua plenitude: submeter tudo a Cristo, reunindo nele o que há no céu e na terra.
Livro de Salmos 98(97),1-6.
Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque Ele fez maravilhas! A sua mão direita e o seu santo braço lhe deram a vitória.O SENHOR anunciou a sua vitória, revelou aos povos a sua justiça.Lembrou se do seu amor e da sua fidelidade em favor da casa de Israel. Todos os confins da terra presenciaram o triunfo libertador do nosso Deus.Aclamai o SENHOR, terra inteira, exultai de alegria e cantai.Cantai hinos ao SENHOR, ao som da harpa, ao som da harpa e da lira;ao som de cornetins e trombetas, aclamai o nosso rei e SENHOR.
Evangelho segundo S. Lucas 11,47-54.
Ai de vós, que edificais os túmulos dos profetas, quando os vossos pais é que os mataram! Assim, dais testemunho e aprovação aos actos dos vossos pais, porque eles mataram-nos e vós edificais-lhes sepulcros. Por isso mesmo é que a Sabedoria de Deus disse: 'Hei-de enviar-lhes profetas e apóstolos, a alguns dos quais darão a morte e a outros perseguirão, a fim de que se peça contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias, que pereceu entre o altar e o santuário.' Sim, Eu vo-lo digo, serão pedidas contas a esta geração. Ai de vós, doutores da Lei, porque vos apoderastes da chave da ciência: vós próprios não entrastes e impedistes a entrada àqueles que queriam entrar!» Quando saiu dali, os doutores da Lei e os fariseus começaram a pressioná-lo fortemente com perguntas e a fazê-lo falar sobre muitos assuntos, armando-lhe ciladas e procurando apanhar-lhe alguma palavra para o acusarem.
Comentário ao Evangelho do dia feito por Do Missal Romano Impropérios de Sexta-feira Santa

«Começaram a pressioná-Lo fortemente [...], armando-Lhe ciladas e procurando apanhar-Lhe alguma palavra para O acusarem»

Meu povo, que te fiz Eu? Em que te contristei? Responde-Me (Mi 6, 3).Povo desvairado pelo azedume, povo de coração fechado, lembra-te!O Mestre libertou-te. Ficaria tanto amor sem resposta,Tanto amor de um Deus crucificado?Desde a aurora do universo que preparo o teu dia de hoje,E tu recusas a Vida verdadeira, que podia dar-te uma alegria sem sombra.Meu povo, responde-Me!Despedacei as correntes da tua escravidão, fiz soçobrar os teus inimigos;E tu entregas-Me aos teus adversários e preparas-Me outra Páscoa.Meu povo, responde-Me!Tomei parte no teu êxodo e conduzi-te com a nuvem densa;E tu aprisionas-Me na tua noite e nem sabes para onde se dirige a Minha glória.Meu povo, responde-Me!Enviei-te os Meus profetas, que chamaram por ti no exílio;E tu não queres converter-te, ensurdeces quando te chamo.Meu povo, responde-Me!
Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: