TRANSLATOR GOOGLE

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

LITURGIA DO DIA - 03/12

Santo do dia

Sexta-feira da 1a semana do Advento

Hoje a Igreja celebra : S. Francisco Xavier, presbítero, +1552

São Francisco Xavier

Francisco nasceu no castelo de Xavier, na Espanha, a 7 de Abril de 1506, e sofreu com a guerra, onde aprendeu a nobreza e a valentia; com 18 anos foi para Paris estudar, tornando-se doutor e professor.
Vaidoso e ambicioso, buscava a glória de si até conhecer Inácio de Loyola, com quem fez amizade, e que sempre repetia ao novo amigo: “Francisco, que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?” Com o tempo, e intercessão de Inácio, o coração de Francisco foi cedendo ao amor de Jesus, até que entrou no verdadeiro processo de conversão. E tornou-se com Santo Inácio co-fundador da Companhia de Jesus.
A Igreja, que na sua essência é missionaria, teve no século XV e XVI um grande impulso do Espírito Santo para evangelizar a América e o Oriente. Já como padre, e empenhado no caminho da santidade, São Francisco Xavier foi designado por Inácio a ir em missão para o Oriente. Na Índia, fez frutuoso trabalho de evangelização que abrangeu todas as classes e idades; ao avançar para o Japão, submeteu-se a aprender a língua e os seus costumes, a fim de anunciar Cristo Vivo e Ressuscitado. Foi de tal modo o seu zelo missionário, que ficou conhecido como o “S. Paulo do Oriente”. Veio a falecer a caminho da China que sonhava evangelizar. Entrou no Céu com quarenta e seis anos de idade, com dez anos de apostolado, e tornou-se o Patrono Universal das Missões ao lado de Santa Teresinha.


LEITURAS

Livro de Isaías 29,17-24.

Dentro de muito pouco tempo, o Líbano converter-se-á em pomar, e o pomar será como uma floresta. Nesse dia, os surdos ouvirão as palavras do livro, e, livres da obscuridade e das trevas, os olhos dos cegos verão. Os oprimidos voltarão a alegrar-se no SENHOR, e os pobres exultarão no Santo de Israel. Foi eliminado o tirano e desapareceu o cínico, e todos os que buscam a iniquidade serão exterminados: os que acusam de crime os inocentes, os que procuram enganar o juiz, os que por uma coisa de nada condenam os outros. Por isso, o SENHOR fala aos descendentes de Jacob Ele que resgatou Abraão: «Daqui em diante, Jacob não será mais envergonhado, o seu rosto não mais ficará corado. Quando os seus filhos virem o que Eu fiz por eles, bendirão o meu nome, bendirão o Santo de Jacob e temerão o Deus de Israel. Os espíritos desencaminhados compreenderão, e os que protestavam, aprenderão a lição.»

Livro de Salmos 27,1.4.13-14.

O SENHOR é minha luz e salvação: de quem terei medo? O SENHOR é o baluarte da minha vida: quem me assustará?Uma só coisa peço ao SENHOR e ardentemente a desejo: é habitar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para saborear o seu encanto e ficar em vigília no seu templo.Creio, firmemente, vir a contemplar a bondade do SENHOR, na terra dos vivos.Confia no SENHOR! Sê forte e corajoso, e confia no SENHOR!

Evangelho segundo S. Mateus 9,27-31.

Ao sair dali, seguiram-no dois cegos, gritando: «Filho de David, tem misericórdia de nós!» Ao chegar a casa, os cegos aproximaram-se dele, e Jesus disse-lhes: «Credes que tenho poder para fazer isso?» Responderam-lhe: «Cremos, Senhor!» Então, tocou-lhes nos olhos, dizendo: «Seja-vos feito segundo a vossa fé.» E os olhos abriram-se-lhes. Jesus advertiu-os em tom severo: «Vede lá, que ninguém o saiba.» Mas eles, saindo, divulgaram a sua fama por toda aquela terra.

Comentário ao Evangelho do dia feito por Simeão, o Novo Teólogo (c. 949-1022), monge grego, santo das Igrejas Ortodoxas Hino 53 (a partir da trad. SC 196, pp. 221ss. rev.)

A cegueira dos homens

[Diz Cristo:]Quando criei Adão, permiti-lhe que Me visse e por isso que ficasse colocado na dignidade dos anjos. [...]Ele via tudo o que Eu havia criado com os seus olhos corpóreos,mas com os da inteligência via o Meu rosto, o rosto do seu Criador.Contemplava a Minha glóriae conversava Comigo o tempo todo.Mas quando, transgredindo as Minhas ordens,provou da árvore,ficou cego e caiu na obscuridade da morte. [...]Mas Eu tive piedade dele e vim lá do alto.Eu, o absolutamente invisível,partilhei a opacidade da carne.Recebendo da carne um começo, tornado homem, fui visto por todos.Por que aceitei fazer isso?Porque esta era a verdadeira razão para ter criado Adão: para Me ver.Quando ele ficou cegoe, na sequência dele, todos os seus descendentes,não suportei permanecerna glória divina e abandonar [...]aqueles que criara com as Minhas mãos;mas tornei-Me semelhante em tudo aos homens, corporal com os corporais,e uni-Me a eles voluntariamente.Por aqui podes ver o Meu desejo de ser visto pelos homens. [...]Como podes então dizer que Me escondo de ti,que não Me deixo ver?Na verdade, Eu brilho, mas tu não olhas para Mim.

Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: