TRANSLATOR GOOGLE

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

LITURGIA DO DIA - 06/01/2011

Santo do dia
Quinta-feira depois da Epifania
LEITURAS
1ª Carta de S. João 4,19-21.5,1-4.
Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro. Se alguém disser: «Eu amo a Deus», mas tiver ódio ao seu irmão, esse é um mentiroso; pois aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. E nós recebemos dele este mandamento: quem ama a Deus, ame também o seu irmão. Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus; e todo aquele que ama quem o gerou ama também quem por Ele foi gerado. É por isto que reconhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e cumprimos os seus mandamentos; pois o amor de Deus consiste precisamente em que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são uma carga, porque todo aquele que nasceu de Deus vence o mundo. E este é o poder vitorioso que venceu o mundo: a nossa fé.
Livro de Salmos 72,2.14-15.17.
Para que julgue o teu povo com justiça e os teus pobres com equidade.Há de livrá los da opressão e da violência, porque o seu sangue é precioso a seus olhos.Enquanto viver, ser lhe á dado ouro de Sabá! Por ele hão de rezar sempre e todos os dias será abençoado.O seu nome permanecerá pelos séculos e durará enquanto o Sol brilhar; todos nele se sentirão abençoados.
Evangelho segundo S. Lucas 4,14-22.
Impelido pelo Espírito, Jesus voltou para a Galileia e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e todos o elogiavam. Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.» Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.» Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam com as palavras repletas de graça que saíam da sua boca. Diziam: «Não é este o filho de José?»
Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Ireneu de Lião (c. 130-v. 208), bispo, teólogo e mártir Contra as heresias, III, 17 (a partir da trad. Cerf 19898, p. 356)

«O Espírito do Senhor está sobre Mim»

O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Me ungiu» (Is 61, 1). Ele é o Espírito de quem o Senhor disse: «Não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai que falará em vós» (Mt 10, 20). Do mesmo modo, quando deu aos Seus discípulos o poder de fazer os homens renascerem em Deus, disse-lhes: «Ide, ensinai todas as nações, baptizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo» (Mt 28, 19). Com efeito, Ele prometera através dos profetas difundir este Espírito sobre os Seus servos e servas nos últimos tempos, a fim de que eles profetizassem (Jl 3, 1-2). Eis a razão por que este Espírito desceu sobre o Filho de Deus tornado Filho do Homem: deste modo, habituou-Se a partilhar o género humano, a repousar nos homens, a residir na obra moldada por Deus. Realizou neles a vontade do Pai e renovou-os fazendo-os trocar o seu antigo modo de vida pela novidade de Cristo.
Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: