TRANSLATOR GOOGLE

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

LITURGIA DO DIA -13/01/2011

Santo do dia
Quinta-feira da 1ª semana do Tempo Comum
LEITURAS

Carta aos Hebreus 3,7-14.
Por isso, como diz o Espírito Santo: Hoje, se escutardes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como no tempo da revolta, no dia da tentação no deserto, quando os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, depois de verem as minhas obras, durante quarenta anos. Por isso me indignei contra esta geração e disse: ‘Erram sempre no seu coração; não conheceram os meus caminhos.’ Assim, jurei na minha ira: ‘Não entrarão no meu repouso.’ Tende cuidado, irmãos, que não haja em nenhum de vós um coração mau, a ponto de a incredulidade o afastar do Deus vivo. Exortai-vos, antes, uns aos outros, cada dia, enquanto dura a proclamação do «hoje», a fim de que não se endureça nenhum de vós, enganado pelo pecado. De facto, tornamo-nos companheiros de Cristo, desde que mantenhamos firme até ao fim a confiança inicial.
Livro de Salmos 95(94),6-7.8-9.10-11.
Vinde, prostremo nos por terra, ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou.Ele é o nosso Deus e nós somos o seu povo, as ovelhas por Ele conduzidas. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:"Não endureçais os vossos corações, como em Meribá, como no dia de Massá, no deserto,quando os vossos pais me provocaram e me puseram à prova, apesar de terem visto as minhas obras.Durante quarenta anos essa geração desgostou-me, e Eu disse: 'É um povo de coração transviado, que não compreendeu os meus caminhos!'Então jurei na minha ira: 'Não entrarão no lugar do meu repouso'."
Evangelho segundo S. Marcos 1,40-45.
Um leproso veio ter com Ele, caiu de joelhos e suplicou: «Se quiseres, podes purificar-me.» Compadecido, Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: «Quero, fica purificado.» Imediatamente a lepra deixou-o, e ficou purificado. E logo o despediu, dizendo-lhe em tom severo: «Livra-te de falar disto a alguém; vai, antes, mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que foi estabelecido por Moisés, a fim de lhes servir de testemunho.» Ele, porém, assim que se retirou, começou a proclamar e a divulgar o sucedido, a ponto de Jesus não poder entrar abertamente numa cidade; ficava fora, em lugares despovoados. E de todas as partes iam ter com Ele.
Comentário ao Evangelho do dia feito por Odes de Salomão (texto cristão hebraico do começo do século II) Nos. 21 et 25 (a partir da trad. Hamman, DDB 1981, pp. 43, 48)

Ele, porém, assim que se retirou, começou a proclamar e a divulgar o sucedido

Ergui os braços para o céu, em direcção à graça do Senhor. Ele lançou as correntes para longe de mim. O meu protector elevou-me segundo a Sua graça e a Sua salvação. Libertei-me da obscuridade e revesti-me da luz; os meus membros já não sentem aflição, nem angústia, nem dor. O pensamento do Senhor socorreu-me; a Sua luz exaltou-me; caminhei na Sua presença; aproximar-me-ei d'Ele louvando-O e glorificando-O. O meu coração transbordou, invadiu a minha boca, brotou dos meus lábios. A alegria do Senhor e o Seu louvor fazem desabrochar o meu rosto. Aleluia! Escapei das minhas correntes e fugi para Ti, oh meu Deus! Tu foste o meu caminho, a minha salvação e o meu auxílio. Detiveste aqueles que se erguiam contra mim e eles desapareceram. O Teu rosto estava comigo e a Tua graça salvou-me. Fui desprezado e rejeitado aos olhos da multidão. Mas Tu deste-me força e ajuda. Colocaste a luz à minha direita e à minha esquerda. Que tudo em mim seja apenas luz! Vesti as vestes do Teu Espírito, e Tu removeste de mim as vestes de pele (Gn 3, 21). A Tua direita elevou-me e afastou a doença para longe de mim. A Tua verdade tornou-me robusto e a Tua justiça santificou-me. Fui justificado pelo Teu amor tão doce, e repousarei em Ti pelos séculos dos séculos. Aleluia!
Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: