TRANSLATOR GOOGLE

domingo, 3 de julho de 2011

LITURGIA DO DIA - 03/07



14º Domingo do Tempo Comum - Ano A






XIV Domingo do tempo comum


A liturgia deste domingo ensina-nos onde encontrar Deus. Garante-nos que Deus não se revela na arrogância, no orgulho, na prepotência, mas sim na simplicidade, na humildade, na pobreza, na pequenez. A primeira leitura apresenta-nos um enviado de Deus que vem ao encontro dos homens na pobreza, na humildade, na simplicidade; e é dessa forma que elimina os instrumentos de guerra e de morte e instaura a paz definitiva. No Evangelho Jesus louva o Pai porque a proposta de salvação que Deus faz aos homens (e que foi rejeitada pelos «sábios e inteligentes») encontrou acolhimento no coração dos «pequeninos». Os «grandes», instalados no seu orgulho e auto-suficiência, não têm tempo nem disponibilidade para os desafios de Deus; mas os «pequenos», na sua pobreza e simplicidade, estão sempre disponíveis para acolher a novidade libertadora de Deus. Na segunda leitura, Paulo convida os crentes – comprometidos com Jesus desde o dia do baptismo – a viverem «segundo o Espírito» e não «segundo a carne». A vida «segundo a carne» é a vida daqueles que se instalam no egoísmo, orgulho e auto-suficiência; a vida «segundo o Espírito» é a vida daqueles que aceitam acolher as propostas de Deus.

Santo do dia : S. Tomé, apóstolo, mártir, S. Pdero e S. Paulo (no Brasil)


LEITURAS


Livro de Zacarias 9,9-10.


Eis o que diz o Senhor: «Exulta de alegria, filha de Sião, solta brados de júbilo, filha de Jerusalém. Eis o teu rei, justo e salvador, que vem ao teu encontro, humildemente montado num jumentinho, filho de uma jumenta. Ele exterminará os carros de guerra da terra de Efraim e os cavalos de Jerusalém; o arco de guerra será quebrado. Proclamará a paz para as nações. O seu império irá de um mar ao outro e do rio às extremidades da terra.


Livro de Salmos 145(144),1-2.8-9.10-11.13cd-14.


Quero exaltar-vos, meu Deus e meu rei, e bendizer o vosso nome para sempre. quero Bendizer-Vos, dia após dia, e louvar o vosso nome para sempre. O Senhor é clemente e compassivo, é paciente e cheio de bondade. o Senhor é bom para com todos a suamesiricórdia se estende a todas as suas obras. Graças Vos dêem Senhor, todas as criaturas e bendigam-Vos os vossos fiéis. Proclamem a glória do vosso reino e anunciem os vossos feitos gloriosos. O Senhor é fiel à sua palavra e perfeito em tods as suas obras. O Senhor ampara os que vacilam e levanta todos os oprimidos.


Carta aos Romanos 8,9.11-13.


Irmãos: Vós não estais sob o domínio da carne, mas do Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas se alguém não tem o Espírito de Cristo não Lhe pertence. E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Cristo de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que habita em vós. Portanto, irmãos, somos devedores, mas não à carne, para vivermos de acordo com a carne. É que, se viverdes de acordo com a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito fizerdes morrer as obras do corpo, vivereis.


Evangelho segundo S. Mateus 11,25-30.


Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do Céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque isso foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém conhece o Filho senão o Pai, como ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.» «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.»


Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Aelredo de Rielvaux (1110-1167), monge cistercense O Espelho da Caridade, I, 30-31

«Encontrareis descanso»

Aqueles que se queixam da severidade do jugo do Senhor talvez não tenham rejeitado completamente o pesado jugo da cobiça do mundo. [...] Dizei-me, o que há de mais doce, de mais repousante, do que deixarmos de estar agitados pelos movimentos desregulados da carne [...]? O que há de mais parecido com a tranquilidade divina do que não sermos afectados pelas afrontas que nos fazem, não recearmos tormentos nem perseguições, conservando uma calma idêntica na felicidade e na infelicidade, vendo da mesma maneira o inimigo e o amigo, tornando-nos semelhantes Àquele «que faz o sol nascer sobre os bons e os maus, e chover sobre os justos e os injustos» (Mt 5,45)?Tudo isto se encontra na caridade e apenas na caridade. É de facto nela que reside a verdadeira tranquilidade, a verdadeira doçura, pois ela é o jugo do Senhor. Se, por convite do Senhor, carregarmos com ele, encontraremos repouso para as nossas almas, pois «o jugo do Senhor é suave e o seu fardo leve». É que «a caridade é paciente, é benigna, não é invejosa; a caridade não se ufana, não se ensoberbece, não procura o seu interesse, não é ambiciosa» (1Cor 13,4-5).As outras virtudes são para nós como um veículo para um homem cansado, o alimento para um viajante, a luz para pessoas perdidas nas trevas ou as armas para um combatente. Mas a caridade – que tem de encontrar-se em todas as virtudes para que elas sejam virtudes – é em si mesma, de uma forma muito especial, o repouso do homem cansado, o descanso do viajante, a luz para aquele que chega ao fim e a coroa perfeita para aquele que alcança a vitória.


Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário: