TRANSLATOR GOOGLE

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

LITURGIA DO DIA - 10/08

Santo do dia

XXXIII SEMANA DO TEMPO COMUM
Ofício do dia de semana e Missa à escolha
Hoje a Igreja celebra :

S. Nicolau Tolentino, presbítero, +1305

1ª Carta aos Coríntios 7,25-31

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos, 25a respeito das pessoas solteiras, não tenho nenhum mandamento do Senhor. Mas, como alguém que, por misericórdia de Deus, merece confiança, dou uma opinião: 26Penso que, em razão das angústias presentes, é vantajoso não se casar, é bom cada qual estar assim. 27Estás ligado a uma mulher? Não procures desligar-te. Não estás ligado a nenhuma mulher? Não procures ligar-te. 28Se, porém, casares, não pecas. E, se a virgem se casar, não peca. Mas as pessoas casadas terão as tribulações da vida matrimonial; e eu gostaria de poupar-vos disso. 29Eu digo, irmãos: o tempo está abreviado. Então, que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; 30e os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres, como se não estivessem alegres, e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; 31e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 45(44),11-12.14-15.16-17
- Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!
- Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!
- Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: "Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
- Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!
- Majestosa, a princesa real vem chegando, vestida de ricos brocados de ouro. Em vestes vistosas ao Rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo.
- Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!
- Entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real". Deixareis vossos pais, mas tereis muitos filhos; fareis deles soberanos da terra.
- Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Lucas 6,20-26

Aclamação (Lc 6,23ab)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Meus discípulos, alegrai-vos,/ exultai de alegria, pois bem grande é a recompensa,/ que nos céus tereis, um dia!
- Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho (Lc 6,20-26)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: "Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Fonte Site A.E.

Nenhum comentário: